O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Dúvida] Thin Client

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal, na empresa queremos eliminar alguns desktops no balcão e colocar uma solução mais barata e menos "robusta", pois não é necessário.
Eu vejo bastatnte em mercado, algo parecido com um mini pc e em um dos mercado a caixa me disse que é um aparelho que só funciona o sistema do mercado, não tem mais nada.
Pesquisando lelo que entendi ele é uma estação em flash que precisa de um servidor do sistema operacional, e achei o tal do thin client. Isso seria perfeito para nosso objetivo, mas não estou dw como funciona exatamente e os preços e modelos são muito variáveis, fora que ba busca, vem muitas mini estações de trabalho que foge da busca thin client.

Hoje temos um servidor Dell, que adquirimos há menos de 6 meses, é o T130 da dell e nele está o banco de dados de nosso sistema.

Alguém sabe me informar como funciona esse thin client e se é possível colocar 6 unidades nesse servidor?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Esse thin client é um hardware mínimo, geralmente só o necessário pra rodar um SO pra fazer RDP com um servidor Windows. Depois disso todo o processamento acontece apenas no servidor. Lembro que quando eu trabalhava num hospital tínhamos thin clients rodando Windows CE, hoje em dia não sei se tem algo mais novo. Talvez uma alternativa, dependendo do preço, seria um raspberry pi. Teria o necessário pra fazer RDP e se for um sistema web também tem navegador.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Fico bem inseguro em adquirir algo e não ser o que preciso, quando busco rapibery ou thin client, não tenho o retorno da forma que me falaram que funciona, mas obrigado, vou estudar melhor.
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.870
Reações
20.773
Pontos
1.059
Na ultima vez que mexi com um, a uns 10 anos atrás, era muito bom para o que servia.
Rodavam Windows XP Embedded, e o hardware era de responsa. Jogava CS na hora do almoço nele.

Hoje eu não sei como se comportam mais, mas pelo que você quer creio que seja mais que necessário.

Concelho: compra um desse e testa. No mínimo vai ficar com um PC para deixar pro estágio usar. Mesmo falando que vai funcionar para você, nada melhor do que testar para uma solução em massa. Sem contar que não é tão caro.

https://www.americanas.com.br/produ...012-windows-server-2016-preto?WT.srch=1&epar={ifpla%3A{_epar}}{ifdyn%3A{_epar}}{ifdbm%3Ads_at_ov_db_acom%24{CAMPAIGN_ID}}&opn=YSMESP&sellerId=6174332000179
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Fico bem inseguro em adquirir algo e não ser o que preciso, quando busco rapibery ou thin client, não tenho o retorno da forma que me falaram que funciona, mas obrigado, vou estudar melhor.
Comentei sobre o raspberry pi, mas ele não é uma solução pronta. Você teria que fazer desde a instalação do SO a configuração dos softwares e tudo mais. Se quer praticidade é melhor o thin client mesmo.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Acho que fica difícil te ajudar sem saber o que você pretende fazer exatamente.

Seu servidor roda o que? Windows? Linux?
Quais serviços estão disponíveis nele?

--

Qual seria a responsabilidade dos terminais?
O que eles rodam atualmente ou precisariam rodar?

Se você explicar melhor o cenário, dá pra te ajudar.

[]'s
 


Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Obrigado pessoal.
Vou dar andamento em um para teste como recomendado e ver no que dá.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Acho que fica difícil te ajudar sem saber o que você pretende fazer exatamente.

Seu servidor roda o que? Windows? Linux?
Quais serviços estão disponíveis nele?

--

Qual seria a responsabilidade dos terminais?
O que eles rodam atualmente ou precisariam rodar?

Se você explicar melhor o cenário, dá pra te ajudar.

[]'s
Boa, segue o que temos:

Seu servidor roda o que?
  • Windows Server 2016 Essencial - 64bits.
  • É um dell T130 com Xeon E3-1220 v6 / 8gb DDR4 / HD 1TB (em raid)

Quais serviços estão disponíveis nele?
  • Microsoft SQL Server 2017
  • Softwares de monitoramento e backup
  • Banco de dados de nosso sistema que roda em SQL
  • Pastas compartilhadas na rede corporativa.

Qual seria a responsabilidade dos terminais? / O que eles rodam atualmente ou precisariam rodar?
- Seria uma estação básica de trabalho em windows, preciso que ele tenha uma autonomia de um desktop, mas nada robusto:
-- Rodar o sistema (creio que em windows)
-- Navegador de internet (para acessar e-mail)
-- Programas padrões em windows: pct office, leitor de pdf, etc
-- instalar impressora e compartilhar
-- acessar pastas compartilhadas na rede (deste mesmo servidor)
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Boa, segue o que temos:

Seu servidor roda o que?
  • Windows Server 2016 Essencial - 64bits.
  • É um dell T130 com Xeon E3-1220 v6 / 8gb DDR4 / HD 1TB (em raid)
Quais serviços estão disponíveis nele?
  • Microsoft SQL Server 2017
  • Softwares de monitoramento e backup
  • Banco de dados de nosso sistema que roda em SQL
  • Pastas compartilhadas na rede corporativa.
Qual seria a responsabilidade dos terminais? / O que eles rodam atualmente ou precisariam rodar?
- Seria uma estação básica de trabalho em windows, preciso que ele tenha uma autonomia de um desktop, mas nada robusto:
-- Rodar o sistema (creio que em windows)
-- Navegador de internet (para acessar e-mail)
-- Programas padrões em windows: pct office, leitor de pdf, etc
-- instalar impressora e compartilhar
-- acessar pastas compartilhadas na rede (deste mesmo servidor)

Se você optar por "rodar" esses computadores como thin clients através do RDP do Windows.
Você precisa ajustar a licença do seu servidor, você precisa contratar mais CALs.

  • Licença Windows Server 2016 CAL por Usuário – R$ 161,00
  • Licença Windows Server 2016 CAL por Dispositivo – R$ 127,00

Esses preços eu tirei do google ai, não sei nem se estão corretos, é só uma base.
Você teria que ligar lá na Microsoft e descobrir quem ainda vende isso hahahah...

Sem contar que você tem um servidor com apenas 8gb de ram que roda um banco de dados e você quer que 6 pessoas acessem simultaneamente...
Parecem tarefas leves, mas são 6x e num PC com 8gb de ram eu sinceramente, considero uma péssima idéia.

PS: Fora que tem a questão do licenciamento do cliente (RDS CAL).
PS2: É extremamente difícil achar o preço dessas coisas, a maioria é tudo "sob consulta".

[]'s
 
Ultima Edição:

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.870
Reações
20.773
Pontos
1.059
Boa, segue o que temos:

Seu servidor roda o que?
  • Windows Server 2016 Essencial - 64bits.
  • É um dell T130 com Xeon E3-1220 v6 / 8gb DDR4 / HD 1TB (em raid)
Quais serviços estão disponíveis nele?
  • Microsoft SQL Server 2017
  • Softwares de monitoramento e backup
  • Banco de dados de nosso sistema que roda em SQL
  • Pastas compartilhadas na rede corporativa.
Qual seria a responsabilidade dos terminais? / O que eles rodam atualmente ou precisariam rodar?
- Seria uma estação básica de trabalho em windows, preciso que ele tenha uma autonomia de um desktop, mas nada robusto:
-- Rodar o sistema (creio que em windows)
-- Navegador de internet (para acessar e-mail)
-- Programas padrões em windows: pct office, leitor de pdf, etc
-- instalar impressora e compartilhar
-- acessar pastas compartilhadas na rede (deste mesmo servidor)

Se você optar por "rodar" esses computadores como thin clients através do RDP do Windows.
Você precisa ajustar a licença do seu servidor, você precisa contratar mais CALs.



Esses preços eu tirei do google ai, não sei nem se estão corretos, é só uma base.
Você teria que ligar lá na Microsoft e descobrir quem ainda vende isso hahahah...

Sem contar que você tem um servidor com apenas 8gb de ram que roda um banco de dados e você quer que 6 pessoas acessem simultaneamente...
Parecem tarefas leves, mas são 6x e num PC com 8gb de ram eu sinceramente, considero uma péssima idéia.

PS: Fora que tem a questão do licenciamento do cliente (RDS CAL).
PS2: É extremamente difícil achar o preço dessas coisas, a maioria é tudo "sob consulta".

[]'s

Cara, eu acho agora que isso já não vai dar certo.
Pelo que passou é um desktop normal que precisa, e para fazer o que o mano comentou ali seu servidor deveria ser muito mais porrada para aguentar todas as sessões, pois quase todo o processamento vai ficar no servidor.
Acho que precisaria de licenças para o Office no servidor também, não uma licença única. Eu acho.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Um T130 não é bom para RDS.
Tem dois pontos importantes ai: o servidor e o licenciamento do ambiente.
Essa arquitetura de RDS não é muito boa, hoje em dia, para quem quer economizar com recursos. Ela é mais recomendada para ambientes que você precisa mudar as aplicações nas máquinas com frêquencia e agilidade, como em uma escola, por exemplo. O servidor para rodar isso, tem que ter suporte à virtualização, boa quantidade de memória RAM e um processador razoável (uns 10C ou 12C, pelo menos).
Tem que ver a plataforma que você vai fazer a virtualização, pode ser Vmware, Microsoft ou Citrix (os mais conhecidos).
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Bom, vou solicitar uma analise de infraestrutura de uma empresa de TI antes e, ver se é melhor comprar logo um um desktop do que ter que comprar um depois e ficar com dor de cabeça durante esse processo.

Obrigado a todos.
 
Topo Fundo