O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


D e n g u e

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
Leia Mais

Combate


O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada. Portanto, considerando essa facilidade de disseminação, podemos imaginar o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença - o que só é possível com a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença. Na eventualidade de uma epidemia de dengue numa comunidade ou município, há a necessidade de serem executadas medidas de controle como o uso de inseticidas aplicados através de carro-fumacê ou nebulização, para diminuir o número de mosquitos adultos transmissores e interromper a disseminação da epidemia. Nessa oportunidade, a comunidade deve cooperar com o processo de nebulização, mantendo as portas e janelas das casas abertas, de modo a permitir a entrada do inseticida.


Medidas para eliminar o foco


Tampar os grandes depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.

Remover o lixo:
O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública - ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.

Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento - este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por várias secretarias municipais de saúde e é realizado pelos agentes de controle da dengue.

Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

Qualidade e quantidade da água:
um eficiente tratamento da água e sua disponibilidade à população são importantes para a prevenção da dengue. Entre outros motivos, a falta d'água força as pessoas a armazená-la em recipientes, que podem tornar-se criadouros para os mosquitos transmissores.

Coleta de lixo:
a coleta regular de lixo também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

Inspeção domiciliar para controle da reprodução de mosquitos: quando isto for necessário, visitas domiciliares determinam se está havendo reprodução de mosquitos dentro e em volta das casas. Os inspetores de saúde podem ensinar aos moradores os meios para impedir a reprodução dos mosquitos.

Campanhas de educação em saúde:
o primeiro passo para uma adequada ação contra o mosquito da dengue é informar às comunidades sobre a doença, bem como as medidas adequadas para combatê-la.

Preparação para emergências:
no caso de disseminação da dengue, as comunidades e municípios devem adotar medidas preparatórias para a proteção contra surtos da doença, principalmente a hemorrágica. Planos de ação devem ser formulados e implantados em conjunto pelas autoridades sanitárias nacionais, estaduais e locais, incluindo o treinamento dos médicos e enfermeiros, a identificação de unidades de saúde de referência para dengue, a obtenção de equipamentos para a aplicação de inseticida, sua estocagem, fornecimento de veículos para realizar o tratamento e a nebulização e outras medidas consideradas necessárias pelos líderes sanitários e comunitários.

Campanhas de remoção de lixo:
as atividades de remoção de lixo têm efeitos duradouros e amplos, não apenas sobre o mosquito da dengue como também sobre moscas, roedores e baratas.

Campanhas escolares:
a participação das escolas no processo de promoção da saúde e de uma comunidade sem dengue é de grande importância. Os estudantes podem participar ativamente das campanhas de limpeza e informação, levando para sua família e seus vizinhos as mensagens educativas recebidas. Inicialmente, participam limpando a própria escola; posteriormente, adotam a mesma iniciativa em suas casas e arredores.

Sintomas

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:· Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

testeira_dengue_2006_xx.jpg


Aqui no Rio,
A cada 42 segundos há um caso de dengue.
Ja foram mais de 40 mortos.
27 só de crianças.

Todo lugar que voce vai,
Tem um local onde pode-se encontrar foco da dengue.
Os bombeiros não estão fazendo seu trabalho direito?
É a população que faz os focos aumentarem?

Acesse mais: G1

Ajude voce também nessa luta. Faça sua parte. :D
 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.539
Reações
601
Pontos
1.174
Agora vão culpar os bombeiros
Tem que fazer a sua parte, o que mantem o mosquito da dengue é o próprio homem
FDP esse mosquito, mata seu próprio criador
 

galati

Ser evoluído
Mensagens
1.084
Reações
2
Pontos
31
~L~;2907278 disse:
De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

Pra vc ver....

Querem reduzir o numero pra 1%.

5% de mortos é triste, mas 1% dá pra aguentar!

[kjoinha]
 

Sururu

Habitué da casa
Mensagens
1.368
Reações
0
Pontos
61
Eu achei ridiculo colocarem as forças armadas pra ajudar no combate e prevenção da dengue, forças armadas não foi criada para isso... Governo não tem capacidade de fazer as coisas e fica colocando setores que deveriam estar fazendo outra coisa no meio dessa m**** ae.
 


helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Dengue é foda mesmo, pior que vc vai lá, limpa teu terreno, cuida da tua casa, etc, o FDP do vizinho não faz a parte dele, vc se fode....

já peguei essa doença 2 vezes e, podem ter certeza, é MUUUUUITO SUX!!!
 

llqs

Bam-bam-bam
Mensagens
13.655
Reações
1.351
Pontos
414
Esse povinho ridículo...
Outro dia uma mulher aqui do lado pegou dengue, quando viram o quintal da própria era um criadouro de mosquito, a culpa é do governo?
No jornal apareceu uma casa que a dona não deixava os agentes do governo entrar, a piscina da casa tava verde! Imagina o resto da casa se não ia ter foco.
 

THE_PLAYER

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.244
Reações
11.671
Pontos
759
Seria bom se o mosquito picasse somente o dono da propriedade irregular. Pena que, mesmo sendo 100% eficiente, você ainda corre o risco por causa de algum vizinho porco e vagabundo.
 

Bizon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.195
Reações
77
Pontos
789
galati;2907334 disse:
Pra vc ver....

Querem reduzir o numero pra 1%.

5% de mortos é triste, mas 1% dá pra aguentar!

[kjoinha]

Quando criar uma medida magica para eliminar a doença manda para eles para não morrer 1% [kong]
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
[COLOR="Navy"]Quem não se cuida devia pegar dengue mesmo, tem coisas que o ser humano só aprende sentindo na própria pele.

O pior é que, muitas vezes, quem acaba se f**end0 é quem pegou dengue por descuido de vizinhos sem noção.[/COLOR]
 

Strikerzin

Bam-bam-bam
Mensagens
8.260
Reações
20
Pontos
262
É tão fácil de não deixar proliferar esse mosquito ...

E mesmo assim o povo "porco", não ta nem ae.
 

John Kabira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.021
Reações
7.767
Pontos
1.229
llqs;2907444 disse:
No jornal apareceu uma casa que a dona não deixava os agentes do governo entrar, a piscina da casa tava verde! Imagina o resto da casa se não ia ter foco.

Eu já vi alguns destes casos na tv, e olha que isso me irrita profundamente. Acontece que um FDP desses não está colocando apenas a vida dele em risco, mas de todos os vizinhos tbm [:grr]
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
Isso é culpa da população por n cuidar da propria casa , o governo tem culpa na hr do hospital n ter material, equipamento e profissionais pra atender a população.
 

Don_Raphael

Bam-bam-bam
Mensagens
6.213
Reações
3.768
Pontos
449
O verão passado minha cidade teve um problema muito maior e não teve essa proporção nacional.
tivemos + de 45 mil pessoas com dengue isso que a pop daqui e de 800 mil habitantes...
no rio de janeiro acho que são 24 mil casos até agora...
Mas se eu não me engano quando teve problema de dengue aqui na minha cidade, o rio ficava em segundo lugar no país... ou seja, o problema não vem e hoje e ninguém toma uma providência é foda.
aqui o número de notificações foram reduzidos drasticamente.
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/fevereiro-2008/o-recorde-da-dengue/
esse link eu acho bom também...
http://pmcg.ms.gov.br/index.php?idNot=8627&location=2&s=30
http://www.pmcg.ms.gov.br/index.php?s=2&location=2&idNot=9807
 

oldgandalf

Bam-bam-bam
Mensagens
21.877
Reações
103
Pontos
369
Dengue é um caso de estupidez humana, típico de pessoa preguiçosa. Prefere ficar sem se prevenir ( e olha que é muito fácil ) e pegar uma doença que pode levar a morte.

Lamentável [kong].
 
Topo Fundo