O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DAO] Primeira Organização Descentralizada prestes a se tornar o maior crowdfunding da história

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Estou criando este tópico porque estou bastante confuso com o que está acontecendo e gostaria de saber se alguém está por dentro. O DAO arrecadou até o presente momento da criação deste tópico cerca de 102 milhões de dólares em 14 dias, quase alcançando o crowdfunding de Star Citizien com 113 milhões de dólares. O Crowdfunding vai até dia 28 de maio.

Lista dos projetos em estilo crowdfunding com maior arrecadação da história
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_highest_funded_crowdfunding_projects

Site para obtenção dos token DAO e que obtém algumas explicações
https://daohub.org/index.html

Uma das poucas matérias sobre o assunto que eu vi até o momento (em inglês, não achei matéria em português falando sobre o assunto)
http://www.coindesk.com/the-dao-just-raised-50-million-but-what-is-it/

O que me espanta é que esse valor foi obtido de forma extremamente rápida e sem nenhum envolvimento da mídia em larga escala. Um projeto que é somente um experimento, ninguém sabe o que será dele, como será feito.

Para deixar as pessoas um pouco situadas.
A maioria aqui deve conhecer o bitcoin, a primeira moeda virtual descentralizada lançada, criando a tecnologia blockchain. O bitcoin teve seu lançamento em 2009 e seu boom em 2013, tendo uma valorização nunca antes visto na história. Logo depois teve uma grande desvalorização, chegando a custar 1/4 do seu ápice em 2013, porém vem valorizando do último ano pra cá.

bitcoin-price2.png


Após o Boom do Bitcoin em 2013, muitas outras moedas virtuais vieram a ser criadas utilizando a tecnologia blockchain. Uma boa parte dessas moedas promete entregar alguma coisa diferente do Bitcoin, que até o momento serve mais para fazer transferência de dinheiro entre 2 endereços.
Pois então, após este boom, teve uma outra moeda virtual que ganhou destaque entre as demais. A moeda Ethereum, criada por Vitalik Buterin, na qual obteve um dos maiores crowdfunding da história também com 18 milhões de dólares arrecadados. O Ethereum foi lançado há apenas 11 meses, e teve seu boom no começo deste ano, chegando a valorizar mais de 1000% em 2 meses.

Ethereum-Price-Chart-3-months.png


Vilalik Buterin, criador do Ethereum
18851e6ac54e3f71f4da2cc4c0271e1f.jpg



O que exatamente ethereum tem de diferente do bitcoin? Os chamados contratos inteligentes. Não vou explicar o que é isso, pois não saberia explicar muito bem. Então deixo o vídeo e se quiserem mais informações tem vários lugares falando, incluindo no wikipedia.



Enfim, tudo isto para chegar no DAO, o assunto do tópico. O DAO é o nome que se está dando para a organização, porém, DAO significa também (Decentralized Autonomous Organization) e pode ser qualquer organização autônoma descentralizada.
O DAO vem utilizar a moeda Ethereum que através do sistema de contrato inteligente, pretende fazer com que qualquer um que tenha o token possa votar para onde o dinheiro vai, onde ele será aplicado.
Até aí tudo bem, o que me espantou realmente é como um projeto experimento, no qual recebe diversas criticas, no qual ninguém direito sabe como vai funcionar, se torna o maior crowdfunding da história. O que se passa. Seria uma enorme bolha? Seria uma resposta da população de querer mudanças? Será que grandes investidores estão investindo nisso? O que não faria qualquer sentido, já que é algo extremamente incerto, ninguém iria investir milhões em um projeto que tem grandes chances de não dar certo.

E aí. Alguém está por dentro do DAO? Não vi nenhuma notícia em nenhum portal de notícias. Nem se pesquisar no google consegue-se achar direito sobre o assunto.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
entrei, li tudo, não entendi porra nenhuma.
ainda não to sabendo oq diabos é dao
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
entrei, li tudo, não entendi porra nenhuma.
ainda não to sabendo oq diabos é dao
Esse é o problema. :eek::eek:

Mas acho que seria basicamente você ser um acionista anônimo com direito a votos sobre basicamente todos os projetos que a empresa vai fazer.

Imagine hipoteticamente por exemplo que este sistema fosse empregado para governar o país. Todo cidadão brasileiro possuiria um Token, um direito de voto. A nação possuiria um cofre, onde estaria guardado todo dinheiro nosso. Qualquer projeto necessitaria de aprovação da população, através de um contrato inteligente que votaria com um simples "sim" ou "não". A qualquer momento a população insatisfeita com os resultados obtidos do contratado, poderia parar de imediato o envio de dinheiro para financiar o projeto e então realocar em outro lugar. Pelo meu entendimento seria basicamente isso só que aplicado em forma de uma organização bem menor no momento. Talvez alguém com mais conhecimento no assunto tenha uma resposta melhor.
 
Ultima Edição:

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.661
Pontos
1.689
Esse é o problema. :eek::eek:

Mas acho que seria basicamente você ser um acionista anônimo com direito a votos sobre basicamente todos os projetos que a empresa vai fazer.

Imagine hipoteticamente por exemplo que este sistema fosse empregado para governar o país. Todo cidadão brasileiro possuiria um Token, um direito de voto. A nação possuiria um cofre, onde estaria guardado todo dinheiro nosso. Qualquer projeto necessitaria de aprovação da população, através de um contrato inteligente que votaria com um simples "sim" ou "não". A qualquer momento a população insatisfeita com os resultados obtidos do contratado, poderia parar de imediato o envio de dinheiro para financiar o projeto e então realocar em outro lugar. Pelo meu entendimento seria basicamente isso só que aplicado em forma de uma organização bem menor no momento. Talvez alguém com mais conhecimento no assunto tenha uma resposta melhor.

Abertura de capital via crowdfunding então?
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Abertura de capital via crowdfunding então?
Mais ou menos isso. Só que bem mais complexo e complicado. E não seria abertura de capital, seria levantamento de capital como qualquer crowdfunding.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Esse é o problema. :eek::eek:

Mas acho que seria basicamente você ser um acionista anônimo com direito a votos sobre basicamente todos os projetos que a empresa vai fazer.

Imagine hipoteticamente por exemplo que este sistema fosse empregado para governar o país. Todo cidadão brasileiro possuiria um Token, um direito de voto. A nação possuiria um cofre, onde estaria guardado todo dinheiro nosso. Qualquer projeto necessitaria de aprovação da população, através de um contrato inteligente que votaria com um simples "sim" ou "não". A qualquer momento a população insatisfeita com os resultados obtidos do contratado, poderia parar de imediato o envio de dinheiro para financiar o projeto e então realocar em outro lugar. Pelo meu entendimento seria basicamente isso só que aplicado em forma de uma organização bem menor no momento. Talvez alguém com mais conhecimento no assunto tenha uma resposta melhor.
se for isso mesmo, é praticamente a forma que meu governo utópico imaginário funcionaria.
daí é bacana e potencialmente mudador de mundo
 


Kamilion

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
2.048
Pontos
303
O mais triste é Star Citzen 100 milhões de dólares e o jogo tem o mesmo nível de desenvolvimento que um jogo beta. Tirando que tu tem que pagar ainda pelo jogo e pelas "naves". Para mim esse pessoal que ta desenvolvendo está roubando a grana. Era pra ter muito mais que tem com 113 milhões.
 

*Splash*

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.743
Reações
39.015
Pontos
1.414
O mais triste é Star Citzen 100 milhões de dólares e o jogo tem o mesmo nível de desenvolvimento que um jogo beta. Tirando que tu tem que pagar ainda pelo jogo e pelas "naves". Para mim esse pessoal que ta desenvolvendo está roubando a grana. Era pra ter muito mais que tem com 113 milhões.
Virou piada já.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.377
Reações
71.574
Pontos
1.763
Isso é um mega esquema que os Illuminatti em conjunto com os Reptilianos e o Brasão de Brasília tão fazendo. Fica frio que vc vive mais.

:coolface

frabz-Its-a-conspiracy-of-your-mind-128427.jpg
 
Topo Fundo