Santeria
Bam-bam-bam
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Não terminei nenhum Zelda fora Ocarina of Time, mas considerando que esse é o melhor Zelda segundo quase todo mundo, te afirmo que se o resto segue o nível, acho bem inferior à Dark Souls. Só que, claro, existem mais de 10 anos separando os jogos, então eu nem cobro que tenha o level design tão bom quanto, até porque o Dark Souls bebe da fonte de um monte de coisa que Ocarina criou.Menos aí...
Level design de Dark Souls 1 na segunda metade é bem zuada (Lost Izalith sendo a pior delas), vai ficando cada vez mais fácil (tanto os bosses quanto as áreas em si), e tem várias áreas não interconectadas.
Também não é jogo Open World, você tem que ativar dois sinos e ir derrotando bosses pra ativar todo o mapa.
É mais ou menos parecido com os Metroidvanias, com a diferença que você não ganha novas habilidades pra ir procedendo.
Sobre "na época praticamente não tinha precedentes", existem jogos mais antigos com level design bem melhor.
Um deles é Super Metroid, jogo quase não tem defeito nesse sentido (e em vários outros também), mapa é bem mais pensado, continua sendo melhor do que muitos jogos modernos.
Dá pra dizer que Castlevania Symphony of the Night também ; mesmo o castelo invertido não sendo grandes coisas, ainda considero superior à segunda metade do Souls.
Outros jogos são Castlevania Aria of Sorrow, Zelda A Link to the Past (bom lembrar que Zelda serviu de inspiração pra Souls), Zelda Ocarina of Time, Zelda Majora's Mask, Metroid Zero Mission, Metroid Prime...
A menos que você esteja falando apenas de Action RPG, nesse sentido aí concordo que não existia outro melhor (ao menos no momento eu não lembro de nenhum).
Super Metroid não joguei e Castlevania é obra prima mesmo, mas acho complicado comparar metroidvanias com jogos 3D. Acho muito diferente, tanto que acho o level design de Hollow Knight completamente fenomenal mas não consigo botar no mesmo balaio de Dks, não por ser melhor ou pior, mas por ser muito diferente mesmo. Aliás, tá aí um jogo que se inspirou fortemente em Dark Souls, e é uma das obras primas da geração passada.
Quanto à segunda metade de Dks, eu concordo contigo. Lost Izalith e Demon Ruins são 2 mapas horríveis, principalmente Lost Izalith, que culmina com um dos principais personagens da lore sendo enfrentada em uma das piores boss fights da história. Inclusive, eu mesmo já falei aqui no fórum que acho Bloodborne superior a Dark Souls, por ser um jogo mais redondo, justamente porque o final do Dark Souls claramente foi rushado (se não me engano, o jogo teve problemas no desenvolvimento com relação à data de lançamento etc). E eu acho uma pena, pois a primeira metade do jogo é simplesmente impecável.
Agora, quanto à áreas não interconectadas, não lembro disso em Dark Souls, tirando Anor Londo, que tu tem que pegar uma carona pra ir ou ir pela bonfire depois do lordvessel. Não entendi de quais áreas você está falando.
Nunca vou esquecer da primeira vez que eu peguei um elevador em blighttown e acabei indo parar em firelink shrine. A quantidade de portas e atalhos que tu ia abrindo, que iam culminando em mapas que até então tu nem tinha te ligado que eram tão próximos... isso foi muito foda no primeiro jogo da série. Uma pena que tenha se perdido nas sequências.