O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dark Souls é eleito "Ultimate Game of All Time" no Golden Joystick Awards 2021

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.176
Reações
42.095
Pontos
1.003
E não citaram o clássico dos clássicos



1527763051_preview_default_giant_dad.png
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Dark Souls refinou oque Demon's Souls já tinha feito.
A fórmula Souls está inteira em Demon's Souls.
Oque Dark Souls fez diferente foi ser lançado em várias plataformas e popularizar a fórmula.

Enviado de meu Xiaomi Poco F3 usando o Tapatalk Mod sem anúncios
Bullshit gigante.
Primeiro que bosses e estilo são totalmente distintos. 80% dos bosses do demons são bem mal elaborados e tentativa de aplicar "gimmick único" que literalmente nunca funciona.
Dark souls que colocou as batalhas épicas(junto com OST epica e bem distinta da demons) que formou diria que 30% da força da franquia(e dos seus memes)

Segundo que tem level design que por favor vou nem comentar. Totalmente distintos em complexidade e estilos.

Terceiro que tem monte de mecânica que está em estado quase alpha, como stats(principalmente ausência total de poise que é algo fundamental pro resto da franquia)/itens(principalmente cura total quebrada)/spells(também total quebrada em termos de carga e dano)

Quarto o pvp não faz nem sombra a todos covenants do ds1 e obviamente mecânica de combates sem polimento algum do demons, outro fator que formou + 20% da força da franquia(nesse caso mais longevidade e crescimento de comunidade)

Reforço o que já falaram várias vezes ai, demons é um beta/alpha da franquia. Muita coisa estava bem crua e muita coisa que definiria a franquia nem existia.



A from "nasceu" no dark souls e principalmente quando veio para o PC(que vendeu mais que ps3 e x360 combinados já na época)
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.471
Pontos
1.269
Bullshit gigante.
Primeiro que bosses e estilo são totalmente distintos. 80% dos bosses do demons são bem mal elaborados e tentativa de aplicar "gimmick único" que literalmente nunca funciona.
Dark souls que colocou as batalhas épicas(junto com OST epica e bem distinta da demons) que formou diria que 30% da força da franquia(e dos seus memes)

Segundo que tem level design que por favor vou nem comentar. Totalmente distintos em complexidade e estilos.

Terceiro que tem monte de mecânica que está em estado quase alpha, como stats(principalmente ausência total de poise que é algo fundamental pro resto da franquia)/itens(principalmente cura total quebrada)/spells(também total quebrada em termos de carga e dano)

Quarto o pvp não faz nem sombra a todos covenants do ds1 e obviamente mecânica de combates sem polimento algum do demons, outro fator que formou + 20% da força da franquia(nesse caso mais longevidade e crescimento de comunidade)

Reforço o que já falaram várias vezes ai, demons é um beta/alpha da franquia. Muita coisa estava bem crua e muita coisa que definiria a franquia nem existia.



A from "nasceu" no dark souls e principalmente quando veio para o PC(que vendeu mais que ps3 e x360 combinados já na época)
Tudo oque você falou só confirma oque eu falei.

Enviado de meu Xiaomi Poco F3 usando o Tapatalk Mod sem anúncios
 


Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
Jogo de paciência, tô fora. Não é ruim, mas ser melhor de todos os tempos é piada. Kkk

"Ah, mas o lore é bom.". Tão bom que precisa ir na internet para entender, pois se for só pelo jogo é mais bagunçado que o cabelo do Monark do flow podcast. O lore é tão bagunçado que nem o autor sabe e ele mesmo admitiu.

Jogar o primeiro dark sous hoje é tipo jogar jogo de ps1, tudo é ruim: gráfico, jogabilidade e etc. É um sacrifício dar um pulo entre um lugar para outro

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
O problema é a peça entre a tv e a cadeira com o controle :coolface no mais, lindo choro continue chorando que não da pra pular em tartaruga :klolwtf
va jogar Super trava world :coolface
 

Pistolero sem-dedo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.067
Reações
901
Pontos
294
o maior jogo de todos os tempos da última semana através de votação popular... super relevante...

por isso que prefiro listas fechadas de TOP jogos influentes montadas por pessoal que manja realmente da história desse nosso hobby... é uma leitura ou uma visão muito mais elucidativa sobre game design e evolução da indústria como um todo...
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.372
Reações
10.639
Pontos
703
eu só não concordo com quem diz que Dark Souls criou tudo, uma vez que ele é praticamente uma versão melhroada de Demon's Souls. Praticamente todo o core da série já estava no primeiro jogo do PS3. o
 

Indariuma

Ser evoluído
Mensagens
31
Reações
110
Pontos
43
Gosto muito de Dark Souls 3, mas acredito que na parte do level design, o 1 seja superior mesmo. Acho que por mais que algumas áreas no 3 sejam conectadas, o jogo não tem aquela exploração orgânica do primeiro, com o caminho sendo muito mais "linear". Acredito que muito disso se dê, como você bem falou, por firelink funcionar quase que como um Nexus do Demon's ou um Hunter's Dream do Blood, com você apenas se teleportando pras outras áreas do jogo a partir dela. Prefiro muito mais a forma como funciona a Firelink do DS 1 ou até Majula, do Dark 2.

Mas eu gosto bastante de Dark Souls 3, acho um grande jogo.

O level design do 1 é superior ao do 2 e ao do 3 em sua primeira metade, o Dark Souls 3 é reto (mais parecido com jogos beat em up no quesito e levels, onde vem um level depois do outro em sequencia sempre com um boss no final). Mas a jogabilidade de Dark Souls 3 é mais rapida uma vez que veio depois de bloodborne.
É justamente o level design que faz com que o Dark Souls 1, apesar de mais lento, continuar sendo cultuado, mesmo existindo Bloodborne e Dark Souls 3 (ao contrario do 2 que traz um level design deveras fraco na minha opinião).

Agora perceba que jogos com level designs realmente caprichados como Dark Souls 1 (na sua primeira metade) e Castlevania Symphony of the Night tem o teletransporte apenas habilitado da metade do jogo em diante e você nem nota.

Esse negocio de teletransporte sempre habilitado mata muito do quesito exploração de um jogo... para explorar, é necessaria a noção de poder se perder no mapa. O teletransporte onipresente é uma ferramenta que ajuda a transformar a exploração numa mera lista de tarefas.

Eu acredito que o teletransporte foi habilitado assim no Dark Souls 2 pq sabiam que o level design não era muito bom e sem ele o jogo seria maçante (e é mais facil isso do que perder recursos para refazer tudo), e no 3 pq não quiseram se dar ao trabalho de fazer um mundo interconectado, preferindo fazer um jogo reto que era mais fácil (apesar de ser visualmente interconectado de fato).

Agora sobre esse prêmio...
Demons/Dark Souls foi, na minha opinião, o grande jogo de RPG dessa decada (tenho meus motivos e argumentos para defender essa tese, mas mesmo assim, dessa decada apenas)... mas o título desse premio "Ultimate game of all time" é bastante "bullshit", nenhum jogo poderia de fato vir a usar um titulo desses (talvez algum clássico dos primordios da industria, como tetris, pacman, Super Mario Bros...).
O que eu não concordo mesmo é um prêmio assim existir.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Nunca existirá nenhuma eleição ou opinião definitiva sobre “O Melhor Jogo de Todos os Tempos”. O que dá pra se discutir é se o vencedor da vez merece figurar, no mínimo, na lista de melhores. E na minha opinião Dark Souls merece.
 

Indariuma

Ser evoluído
Mensagens
31
Reações
110
Pontos
43
Menos aí...
Level design de Dark Souls 1 na segunda metade é bem zuada (Lost Izalith sendo a pior delas), vai ficando cada vez mais fácil (tanto os bosses quanto as áreas em si), e tem várias áreas não interconectadas.
Também não é jogo Open World, você tem que ativar dois sinos e ir derrotando bosses pra ativar todo o mapa.
É mais ou menos parecido com os Metroidvanias, com a diferença que você não ganha novas habilidades pra ir procedendo.

Sobre "na época praticamente não tinha precedentes", existem jogos mais antigos com level design bem melhor.
Um deles é Super Metroid, jogo quase não tem defeito nesse sentido (e em vários outros também), mapa é bem mais pensado, continua sendo melhor do que muitos jogos modernos.
Dá pra dizer que Castlevania Symphony of the Night também ; mesmo o castelo invertido não sendo grandes coisas, ainda considero superior à segunda metade do Souls.
Outros jogos são Castlevania Aria of Sorrow, Zelda A Link to the Past (bom lembrar que Zelda serviu de inspiração pra Souls), Zelda Ocarina of Time, Zelda Majora's Mask, Metroid Zero Mission, Metroid Prime...

A menos que você esteja falando apenas de Action RPG, nesse sentido aí concordo que não existia outro melhor (ao menos no momento eu não lembro de nenhum).

Eu acredito que Dark Souls (nesse caso não o Demons Souls, mas Dark Souls 1 mesmo) foi o primeiro jogo a satisfatoriamente conseguir traduzir o level design tipico dos jogos metroidvania para o 3D. Mesmo os Castlevanias do PS2, na minha opinião, passaram longe de conseguir isso.

Ademais, Dark Souls não é mesmo open world (esse o Elden Ring será), ele é mais metroidvania, um estilo de mapa focado em recompensar a exploração e o backtracking através de um labirinto gigante dividido em áreas menores interconectadas entre si.

"É mais ou menos parecido com os Metroidvanias, com a diferença que você não ganha novas habilidades pra ir procedendo. "

É pq ao contrario de jogos como Castlevania (qualquer um eles), Zelda e God of War; Dark Souls é um RPG. Ou seja, a melhoria do personagem e dos seus controles tem que não só existir (dos controles talvez), como estar em completo controle do jogador (tanto em questão de "quando" quanto em questão de "se").
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.752
Reações
62.458
Pontos
1.253
Eu acredito que Dark Souls (nesse caso não o Demons Souls, mas Dark Souls 1 mesmo) foi o primeiro jogo a satisfatoriamente conseguir traduzir o level design tipico dos jogos metroidvania para o 3D. Mesmo os Castlevanias do PS2, na minha opinião, passaram longe de conseguir isso.
Só que não:
Metroid_Prime_capa.png


Ademais, Dark Souls não é mesmo open world (esse o Elden Ring será), ele é mais metroidvania, um estilo de mapa focado em recompensar a exploração e o backtracking através de um labirinto gigante dividido em áreas menores interconectadas entre si.

"É mais ou menos parecido com os Metroidvanias, com a diferença que você não ganha novas habilidades pra ir procedendo. "

É pq ao contrario de jogos como Castlevania (qualquer um eles), Zelda e God of War; Dark Souls é um RPG. Ou seja, a melhoria do personagem e dos seus controles tem que não só existir (dos controles talvez), como estar em completo controle do jogador (tanto em questão de "quando" quanto em questão de "se").

Castlevanias do Iga tem inúmeros elementos de RPG e tem esses mesmos requisitos.
Inclusive tu não finaliza o castelo invertido no SOTN se tu não souber controlar o personagem direito, tem parte que simplesmente não dá pra avançar sem isso.

Não sei se você sabe, mas os Igavanias beberam bastante da fonte de Zelda 2, que por sua vez é outro jogo que serviu de inspiração pra Souls.
Só pra citar aqui algumas semelhanças.
Tinha sistema de XP, tinha sistema de MP, conversas com NPCs que davam dicas crípticas (opa), quando você morria perdia todo o XP que havia juntado (opa de novo), tinha sistema de combate e magia em tempo real (se não me engano foi o primeiro jogo assim), dificuldade alta que obrigava você a aprender o padrão dos inimigos...

É o único jogo da série Zelda que pode ser considerado RPG.
 
Ultima Edição:

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
eu só não concordo com quem diz que Dark Souls criou tudo, uma vez que ele é praticamente uma versão melhroada de Demon's Souls. Praticamente todo o core da série já estava no primeiro jogo do PS3. o
mas não pode pq ai tem o nome da sony no meio, logo tem que ser desvalorizado :coolface
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.526
Reações
18.716
Pontos
503



Bom, parabéns para Dark Souls, game que salvou o mercado japonês da desgraça que estava indo, graças a ele o ocidente voltou os olhos para os jogos orientais, e como é dito no vídeo o "jogo não se curva perante o jogador" ou você aprende a jogá-lo ou desiste...
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Rapaz... tá osso essa indústria gamer.
Street Fighter 2 foi muito mais influenciador na indústria que Dark Souls, e nada contra ao gênero Souls-like mas acho que só levou porque o esse gênero tá na moda.

Exato.
É engraçado pensar que o sistema de invasão dos Dark Sônias é basicamente "entrar contra" nos jogos de luta, coisa que o SF2 não foi pioneiro mas foi o primeiro a fazer de forma significante.
Você "invadia" o jogo do outro, na cara dura, ou outro invadia, e você tinha que defender o SEU DINHEIRO cara! O seu dinheiro!
A sua ficha, e se o cara roubasse a sua ficha, era questão de honra: você tinha que pegar de volta, e quando você defendia as fichas você se sentia "eu sou fod@"

e foi isso que deu sobrevida aos arcades, não obstante o concorrente direto da capcom só tinha jogo de luta praticamente.

Parece que o pessoal não lembra não quer lembrar ou não viveu Street Fighter 2 na época.
Mortal Kombat também quando lançou, mesma coisa.

Cara eu lembro nitidamente, eu lembro de ta indo pra escola... tinha uma locadora, tinha saído Street pro Super... uma fila de uns 20 moleque no minimo (que deveriam ta indo pra escola também né), 6 hora da manhã, esperando abrir locadora pra jogar Street 2 no Super. Um bagulho assim insano.
E ainda é um jogo bom de se jogar. Você consegue entender porquê.

Eu não entendo quando dizem que "Dark Souls salvou a indústria". A indústria não ia acabar sem o DS. Ia fazer falta! Com certeza, mas não ia acabar.
Não como o Street Fighter 2 salvou os arcades. Não como Street Fighter 2 ajudou vender Super Nintendo que nem banana. Ou o Super Mario/Nintendinho salvou a indústria (que deveria estar em qualquer lista do tipo, não só 3).
Ou mesmo o Doom mudou a indústria de jogos pra PC, ou jogos online como um todo.

Pouco jogos merecem esse "título" "Salvou a indústria" e ironicamente da lista Street Fighter 2 talvez seja o único desse grupo seleto, ou o próprio Doom, ou o primeiro Super Mario

Command & Conquer, Warcraft, aliás, não tem um jogo de estratégia na lista parece, só o Simcity.

O Sônia é um RPG de ação com combate sólido, ele tem espaço pra builds, é muito GOXTOSO de se jogar, mas que ainda sim tem muitas brechas e erros.
E pior! Não é pra todo mundo. E isso NÃO é bom. Você pode gostar, eu gosto, mas de ponto de vista de acessibilidade, de natureza de "jogo", isso não é bom.
O jogo "perfeito" é aquele que tem significado pra quem não sabe jogar, e tem UM OUTRO, pra quem sabe.

É o Street Fighter, por exemplo.

Mas é um jogão mesmo, dos melhores. Eu demorei muito pra jogar, eu pensei "como eu demorei tanto pra jogar isso?". Eu achava que era um jogo de terror, e eu sou cagão.

Mas enfim, essas listas são feitas só pra fazer nerdola ficar de mal com o abigo
Daqui a dez ano sai outra

away
 
Ultima Edição:
Mensagens
144
Reações
255
Pontos
138
Excelente franquia, com certeza foi muito importante para a indústria e trouxe diversas mudanças, mas não concordo com essa premiação.
Para um game ter esse título, uma das principais características que deve apresentar é ser um jogo acessível, e como todos sabemos, Dark Souls não é nada acessível, muito pelo contrário, tem uma taxa de drop alta.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.863
Reações
21.144
Pontos
1.434
É um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, sem dúvida.

Se a lista fosse de jogo mais perfeito que existe, aí o contemplado deveria ser o Tetris.

Ao contrário de todos os outros jogos da lista, Tetris não tem onde ser melhorado.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.450
Reações
23.027
Pontos
803
Curioso Dark Souls, um game de 4 milhões de cópias por plataforma, levar pelo voto popular, quando esguichos de perereca ardida do naipe de Porqueirão Gorfo aparecem nos róis

Esse negócio de um só GOAT é obviamente uma macaquice, Dark Souls é um deles, assim como Demon’s e outros. Mais correta é uma lista dos melhores. Interpretemos que todos os arrolados são, ou quase todos, bem decente.

Um detalhe que precisa ser citado é que mesmo a lista de indicados veio do voto popular, não só a decisão final. Daqui a 50 anos, essa lista será outra, metade vai mofar.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Concordo com o primeiro, sempre disse isso aqui. Mas o resto da lista não. Talvez Mario 64... ocarina of time foi muito mais foda e mais importante que breath of Wilde.
Depois de dark souls eu colocaria super metroid.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
os unicos dessa lista que entraria na minha de melhores de todos os tempos seria Half Life 2 e MGS
 

CrivesRaid

Bam-bam-bam
Mensagens
2.926
Reações
5.795
Pontos
453
Adoro Dark Souls, está no topo da minha lista.
Mas eu não esqueço, muitos anos atrás, quando entrei no buteco da rua de baixo e vi um fliperama com Street Fighter 2.
Meus amigos foi uma sensação inexplicável. Que jogo!
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.998
Reações
21.741
Pontos
999
Praise the sun, bitches!

No mais, Dark souls não é o meu melhor game de todos os tempos, mas chega muito perto disso.

Zelda oot ainda segue imbatível no meu coração, foi mal aí Solaire.

Ufa ainda bem que falou de Ocarina. Se tivesse citado Majora's Mask, Wind Waker e Twilight Princess teria pedido seu ban. Ô tríade de joguinhos inssossos esses três put* m****. E nem vou citar aquelas merdas que saíram para DS que tinham que jogar com caneta uahahahhaah. Que lixo.

Link to The Past, Ocarina, Minish Cap, por outro lado, fazem jus a jogos fodas da série Zelda.

O único aspecto fraco do level design de Ocarina of Time é a Hyrule Field e o lance das botas no Water Temple.

Tirando isso, o resto do jogo inteiro é de altíssimo nível e se mantém consistente.
Por isso digo que é superior.

Concordo com o negrito. Tanto é que Water Temple em Ocarina manchou o jogo para mim. put* dungeon escrota e chata do c***lho.

Mas ainda adiciono como negativos alguns mini games imbecis. Para mim os Zeldas deveriam se inspirar em A Link to The Past, pois era um Zelda "direto ao ponto". Não tinha historinha, não tinha NPC'S IMBECIS para fazer side-quests IMBECIS, os itens, armas, Heart Pieces eram conseguidos na raça e não atrelados a side-quests e minigames IMBECIS, não tinha nhem nhem nhem. A Link to The Past era exploração do início ao fim, tinha muitas dungeons e até o World Map pode ser considerado uma enorme dungeon. Ocarina of Time tinha um world map bem insosso para ficar andando para cima e para baixo.


O que acha de Nioh?

Nioh não tem 1/3 do level design da série Souls, mas ainda assim é um Soul-like de respeito no quesito combate. Aquilo ali é coisa fina, puro ouro. Tenho mais de 1500 horas no 1 e no 2 graças a jogabilidade excelente aliada a um coop também excelente. Se Nioh tivesse a grandiosidade de Dark Souls no quesito mundo e level design seria primoroso demais.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.752
Reações
62.458
Pontos
1.253
Concordo com o negrito. Tanto é que Water Temple em Ocarina manchou o jogo para mim. put* dungeon escrota e chata do c***lho.

Mas ainda adiciono como negativos alguns mini games imbecis. Para mim os Zeldas deveriam se inspirar em A Link to The Past, pois era um Zelda "direto ao ponto". Não tinha historinha, não tinha NPC'S IMBECIS para fazer side-quests IMBECIS, os itens, armas, Heart Pieces eram conseguidos na raça e não atrelados a side-quests e minigames IMBECIS, não tinha nhem nhem nhem. A Link to The Past era exploração do início ao fim, tinha muitas dungeons e até o World Map pode ser considerado uma enorme dungeon. Ocarina of Time tinha um world map bem insosso para ficar andando para cima e para baixo.
ih cara aqui vamos ter que concordar em discordar, porque eu sempre fui fã dos minigames, embora eu respeite sua opinião.
 
Topo Fundo