Tentei me esforçar para encontrar um jeito de não cometer injustiças...
Vamos lá.....em se tratando de Bowie, considero um dos músicos que possuem a discografia mais consistente do Rock. O que me resta é citar os meus álbuns preferidos na ordem e fazer comentários....
1 – Diamond Dogs (aqui o Bowier faz quase tudo, inclusive toca guitarra, coisa que nunca foi muito a praia dele. Mas o brilhantismo do álbum está na atmosfera e conceito. Um contexto que versa sobre o niilismo, e degradação social, ao mesmo tempo que mantem uma esperança nostálgica aqui e ali. Imagina Blade Runner ou Brazil o Filme, em forma de música....temos Diamond Dogs, disco inspirado na obra do George Wells, claro. Eu não vou escrever mais pq esse álbum poderia dar um texto gigante, então, deixa pra lá)
2 – The Rise And Fall Of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars – (Ok...o álbum que “catapultou” Bowie para além da estratosfera. Merecidamente. Poderia ser o álbum número 1, mas tem pequenas nuances que estão faltando em comparação ao meu preferido Diamond Dogs. De qualquer forma, quem não se arrepia todo ao ouvir o solo de Moonage Daydream? Ou a “Bossa Nova” Soul Love? E a música que personificou Bowie naquele período, Ziggy Stardust...nem dá para comentar racionalmente. Emocionante mesmo. Ah, sem contar o “Astronauta de Mármore....trollface)
3 – Hunky Dory (provavelmente o álbum mais “filosófico” do Bowie, mas não aquela filosofia de buteco...e sim uma filosofia existencial Basta ouvir Quicksand!)
4 – Heroes (o álbum mais famoso, mas nem por isso superestimado. Soa bizarro quando alguém ouve o álbum pela primeira vez. Mas instrumentalmente, o álbum é riquíssimo.)
5 – Low – (muitos consideram o álbum mais revolucionário do Bowie. E não é por menos. Pois o álbum antecipa a New wave, pós-punk. Não é a toa que foi o álbum que mais influenciou Ian Curtis, um dos grandes nomes entre os artistas da música dos anos 80)
6 – Space Oddity (minha música preferida do Bowie....Space Oddity, que tbm nomeia o álbum...para mim é o álbum mais injustiçado do Bowie. Enquanto possui uma sonoridade “comum” para o padrão Bowie, desafio qualquer um a não colocar o álbum pra ouvir e não se questionar por que a mídia não considera o álbum entre os melhores do Bowie)
7– Aladdin Sane (se álbuns como Ziggy Stardust ou Hunky Dory nunca tivessem existido, muitos fãs considerariam este álbum o ponto alto da carreira do Bowie. É o álbum clássico que mais 'soa bem', no sentido literal )
8 – Station To Station (Aqui o Bowie tinha uma aura mais fria. Além disso, o próprio Bowie disse que não lembra de ter gravado o álbum, exceto que lembrava de ter composto algumas das músicas do álbum. O cara estava mesmo sob fortes entorpecentes nessa época...rsrsrs. Mas isso prova mais uma vez a genialidade do Bowie...passando por uma fase existencial em crise, consegue criar mais uma obra-prima)
9 – Scary Monsters (a adição do lendário guitarrista Robert Fripp, do King Crimson, caiu como uma luva nesse disco. Tanto que é nítida a influência do guitarrista no álbum. Basta ouvir a música Teenage Wildlife. Esse álbum marca o fim da era clássica do Bowie)
10 – The Man Who Sold the World (Aqui Bowie já mostrava todo o potencial. Não que o álbum anterior, 'Space Oddity', já não demonstrasse muito bem. Acontece que musicalmente, o Space Oddity não era nada parecido com Bowie, exceto pela faixa-título, claro. Enquanto que The Man Who Sold The World já era um álbum mais provocativo e mais “in your face”, com um feeling mais Rock N Roll)
11 – Blackstar (o álbum que tbm é um tipo de epitáfio do Bowie. Para quem parou de ouvir Bowie há muito tempo achando que ele caiu de qualidade desde o Scary Monsters, recomendo ouvir esse álbum, e tbm o “Next Day”. Blackstar é um álbum denso, quase como se vc conseguisse visualizar uma nevoa sem fim, ao andar numa rua de madrugada, debaixo de muito frio....isso acho que resume o álbum. )
12 – Next Day (Retorno magnífico depois de um hiato de 10 anos!. Um disco cheio de ideias e todas elas funcionam. Inclusive, uma das músicas do álbum, 'The Stars (Are Out Tonight)', já se tornou uma das minhas músicas preferidas de toda a carreira do Bowie)
13 – Reality (provavelmente o álbum mais cheio de energia do Bowie desde o Scary Monsters. Um álbum que muitos fãs esquecem, mas acho que nunca ouviram o álbum com cuidado. É uma obra-prima perto de qualquer coisa que ele lançou nos anos 80 ou 90, Falo memo)
14 – Heathen (o álbum já abandona aquela experimentação excessiva que o Bowie teve nos álbuns anteriores, como o The Buddha Of Suburbia, Outside ou Earthling. Aqui é o Bowie mais “grandioso”, ao mesmo tempo que mais acessível, o que não significa que o álbum é radiofônico. Longe disso)
15 – The Lodger (confesso que eu poderia tranquilamente colocar esse álbum mais acima, mas em termos de importância fica um pouco atrás. O problema é que o Lodger é um álbum sem grandes clássicos e tbm é o álbum menos inspirado da trilogia de Berlin, na minha opinião. De todo modo, eu considero o álbum clássico pq as músicas possuem qualidade muito acima de qualquer coisa que o Bowie fez nos anos 80. Lembrando que Scary Monsters tecnicamente é um álbum dos anos 70)
16 – Earthling (Música eletrônica e Bowie! Digo, não a música eletrônica pura, mas o fato é que esse álbum é pulsante, e acho que é o álbum que mais subiu no meu conceito nos últimos anos)
17 – Young Americans (Aqui até o John Lennon dá as caras....rsrs...na parceria dele com o Bowie na música Fame. O álbum é o mais comum de todos na carreira do Bowie. Mas o estilo que o Bowie adotou foi o Soul....geralmente só os negos sabem fazer Soul de qualidade....Marvin Gaye que o diga, mas Bowie foi um bom aluno e o álbum é legal, sem dúvida.)
18 – Outside (o álbum mais experimental da carreira. E Eu considero um álbum complicado de ouvir. Mas tem ali pelo menos 2 músicas fodas pra c***lho... que é The Hearts Filthy Lesson e Strangers When We Meet, esta que é uma versão muito superior da mesma música contida do álbum Buddha of Suburbia)
19 - Buddha of Suburbia (Bowie estava tentando alguma coisa, talvez se reencontrar. É um álbum apagado, mas tem boas canções individualmente. Para mim, soa melhor que qualquer álbum da fase comercial)
20 – Let´s Dance (veja bem, o álbum é comercial, muito comercial. Mas é bom? Sim, tem lá as queridinhas “Modern Love”, a faixa-título e “China Girl”. Mas a melhor do álbum é Cat People. De qualquer forma, é um álbum sem graça....mas as músicas manjadas são boas, para o estilo)
21 – Tonight (nem tenho vontade de comentar. Álbum ruim para o padrão Bowie. Pleno anos 80, roupas cafonas, ideias muito esparsas....mas confesso que a música Loving the Alien é ótima!)
22 – Never Let Me Down (Beo Deos....sem comentários.....)
Uma coisa interessante do Bowie é que sua genialidade não advém de sua originalidade estilística, pq Bowie não criou um estilo propriamente dito, pq ele era conhecido como Camaleão e podia se adaptar a qualquer "ambiente", no caso, adaptar-se e meio que personalizar estilo ou tendência musical vigente e, assim, criar suas próprias músicas, ainda com caracteristicas de determinado estilo, mas com uma personalidade que só o Bowie possuía. Mas engane-se que Bowie não foi revolucionário...basta pesquisarem sobre álbuns como “Low”, “Ziggy Stardust”, etc...Bowie na década de 70 sempre pensava à frente no mundo da música...enquanto o Hard Rock clássico se fechada naquele mundo, e a Soul Music, Blues, etc, continuavam bem, obrigado, é fato que Bowie foi uma inspiração para toda uma geração por ter feito algo “fora dos eixos”, por ter criado personas carismáticas (Ziggy, The Duke, etc) e tudo embalado por muita inspiração no que fazia musicalmente.