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Quanto a enquete, é simples: x/y = 10, onde:
x = erros da Cega
y = fatores externos.
Estava debatendo com @Sony-AMD sobre os possíveis motivos da bancarrota da Sega aqui nesse tópico:
Acho o assunto tão rico que merece um tópico a parte, então cá estou.
DO SEXO DE MARKETING, PORTANTO MINHA VISÃO SEMPRE VAI TER ESSE VIÉS. E NÃO FIZ NENHUMA PESQUISA APROFUNDADA, AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PODEM CONTER ERROS.
Alguns, dentre os quais meu amigo @Sony-AMD , tem uma visão mais "vitismista" da queda da Sega, atribui isso mais a fatores externos, ou seja, fatores que fugiam do controle da Sega do que responsabilidade dela própria.
Eu já penso justamente o contrário: a história mostra que os consecutivos erros históricos de tão amada e importante empresa culminaram no seu fim (considerando fabricação de consoles de mesa, obviamente) e essa sucessão de erros foi na esmagadora maioria dos casos culpa dela própria.
Eu fiz uma espécie de infográfico temporal, com os lançamentos da Cega e seus maiores concorrentes (novamente: pode conter um ou outro erro):
Fica claro que um dos principais erro das fabricantes de consoles, de maneira macro, é o erro no timing do lançamento, sobretudo no que chamo de "intra-gerações". 3DO, Dreamcast e WiiU são alguns dos exemplos. Isso traz junto também, em muitos casos, erro de precificação, ou seja, de posicionamento mercadológico.
Vejam o NES, por exemplo: em sua vida útil ele enfrentou de igual pra igual simplesmente 3 consoles da Sega. Vejam, também, como historicamente a Sega lança seus consoles no "limbo intra geracional", com isso não ocorrendo SOMENTE com o Saturn, casualmente um dos maiores fracassos da empresa.
Trazendo isso tudo pra Cega, considerando o "infográfico" acima e seguindo uma linha do tempo (fazendo uma analogia com a vida de uma pessoa):
A empresa surge pro mundo com o SG 1000, logo após o reino absoluto do Atari 2600 e em meio ao crash dos games, com a indústria completamente descredenciada. Os arcades também borbulhavam, então a Cega já nasceu com a ideia de "trazer os arcades pra casa". Nesse espaço de tempo nasce também "apenas" o NES, superior em absolutamente todos os quesitos, desnecessário comentar. SG 1000 não fez frente com o NES e tinha praticamente um hardware da geração passada, tanto que é considerado um console de 2ª geração e não 3ª. Pra piorar, o SG 1000 era em torno de 300 ienes mais caro (mesmo vindo com o game Conco Bongo), o que não fazia sentido. Logo, tivemos erro de timing e / ou posicionamento mercadológico.
Depois de algumas tentativas de salvar o SG 1000, resumidamente falando, a Cega enxerga a necessidade de lançar um console que fizesse parte genuinamente da geração 8bits e não um console posicionado na "transição". O console chegou no JP no final de 86 e 87 nos EUA, já em meio ao reinado ABSOLUTO do NES, a 199 dólares (enquanto o NES custava pouco mais da metade disso). Aqui a Sega salta da água pro vinho, errando novamente no timing e, por consequência, na precificação / posicionamento. De um console completamente defasado pularam pro console mais avançado (e caro) da geração, o que deu certo em partes, já que criou um bom alicerce pra chegada do MD.
Com o TurboGrafx inaugurando a geração 16 bits e depois com o PC Engine começando bombar, a Sega se vê obrigada a entrar na geração 16 bits, mesmo que apenas 2 anos antes tivesse lançado o Master System. Tinha apenas um tiro pra acertar a lua e acertou, mas de raspão. Como a Nintendo teve 2 anos pra sentir o mercado até lançar o Snes, conseguiu agir em cima de gaps importantes que a Sega deixava com o Mega Drive, não demorando pra tomar conta de mais uma geração. Aqui tivemos o erro de timing, mas não tão explícito, já que o console foi o maior sucesso da história da empresa.
Mesmo que história já carregasse erros estratégicos, aqui, pra mim, é o início do fim, o caixão estava encomendado. Mais uma vez a Sega tropeça nas pernas em uma tentativa de pioneirismo (ou algo semelhante), confundindo o mercado com os periféricos 32X e Mega CD). Isso, no meu ver, tirou o foco do desenvolvimento do Saturn, que como sabemos, foi lançado com muitos problemas.
Se a intra-geração anterior foi a encomenda do caixão, aqui foi a compra. Já tínhamos o 3DO como um importante marco da geração 32 bits, Sônia se mobilizando pra lançar o monstro e a Nintendo, como sempre, plantando através dos seus consoles longevos e preparando o terreno pro N64. Dentre vários erros, podemos destacar o lançamento do console a 400 dólares e um marketing ineficaz, enquanto o PS fora lançado a 299 dólares e cobrindo todas as arestas da recém chegada geração. O console também simplesmente não teve um Sonic 3D e focou em grande parte na ideia de "trazer o arcade pra casa", faltando leitura de um mercado já em significativa mudança. Muito se fala também da briga EUA x JP dentro da Cega, mas isso acredito que seja muito mais um reflexo da desorganização da empresa do que uma causa.
Então o Saturn, no meu ver, representa mais o erro de posicionamento mercadológico do que de timing.
Se a geração anterior foi a compra do caixão, aqui foi o fechamento da tampa. Assim como aconteceu na migração dos 8 pros 16 bits, a Sega se viu desesperada com o fracasso do Saturn e novamente vê como saída pular na frente na geração. Lançou o espetacular Dreamcast, com um preço exorbitante, novamente o foco em "games arcades", falta de thirds etc etc . Isso deu 2 anos de terreno pra Sônia lançar o PS2, que foi "apenas" o console mais vendido da história. Pra mim é mais ou menos o seguinte: a Sega cavou a própria cova, entrou nela, tomou um veneno de rato e bastou apenas a Sony disparar o tiro de misericórdia, pra concorrente não ficar agonizando. Pra piorar, a MS adentra no mundo dos consoles e Nintendo dá continuidade através do GC, o que rebaixa a zero a chance de a Cega continuar concorrendo ativamente no mercado de consoles de mesa.
Sim, a empresa (@Sony-AMD tem boas contribuições sobre) sofreu muito com movimentos alheios, que não estavam sob sua gestão, mas muitos desses movimentos concorrentes foram possibilitados apenas por espaços deixados por ela própria.
Pra vocês, como é essa balança?
x = erros da Cega
y = fatores externos.
Estava debatendo com @Sony-AMD sobre os possíveis motivos da bancarrota da Sega aqui nesse tópico:
Hoje faz 20 anos de um momento triste na história dos videogames.
Acho uma visão completamente vitimista. Se as concorrentes chegaram de peito estufado, é pq a própria Cega deixou que isso acontecesse. eu acho que é a visão mais correta pois num mercado a empresa não está sozinha, para que todos os movimentos sejam de responsabilidade dela, falar em erro da...
forum.outerspace.com.br
Acho o assunto tão rico que merece um tópico a parte, então cá estou.
IMPORTANTE:
LEMBRANDO QUE SOU UM PROFISSIONAL DA ÁREA Alguns, dentre os quais meu amigo @Sony-AMD , tem uma visão mais "vitismista" da queda da Sega, atribui isso mais a fatores externos, ou seja, fatores que fugiam do controle da Sega do que responsabilidade dela própria.
Eu já penso justamente o contrário: a história mostra que os consecutivos erros históricos de tão amada e importante empresa culminaram no seu fim (considerando fabricação de consoles de mesa, obviamente) e essa sucessão de erros foi na esmagadora maioria dos casos culpa dela própria.
Eu fiz uma espécie de infográfico temporal, com os lançamentos da Cega e seus maiores concorrentes (novamente: pode conter um ou outro erro):
- "transição" refere-se ao tempo que tivemos consoles de duas gerações distintas em um mesmo período;
- o gráfico não expõe o ciclo completo do console, é apenas para ilustrar a transição de gerações dentro de uma mesma marca;
Fracasso do console = erro na data do lançamento? [+ lançamentos "intra-gerações"]
Tava discutindo aqui sobre isso e resolvi criar esse tópico: http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/as-perolas-de-videogame-quem-nunca-soltou-uma.387770/page-4#post-10917953 Confesso que eu precisaria pesquisar mais pra não cometer nenhuma gafe aqui, então 99% do que eu...
forum.outerspace.com.br
Fica claro que um dos principais erro das fabricantes de consoles, de maneira macro, é o erro no timing do lançamento, sobretudo no que chamo de "intra-gerações". 3DO, Dreamcast e WiiU são alguns dos exemplos. Isso traz junto também, em muitos casos, erro de precificação, ou seja, de posicionamento mercadológico.
Vejam o NES, por exemplo: em sua vida útil ele enfrentou de igual pra igual simplesmente 3 consoles da Sega. Vejam, também, como historicamente a Sega lança seus consoles no "limbo intra geracional", com isso não ocorrendo SOMENTE com o Saturn, casualmente um dos maiores fracassos da empresa.
Trazendo isso tudo pra Cega, considerando o "infográfico" acima e seguindo uma linha do tempo (fazendo uma analogia com a vida de uma pessoa):
A empresa surge pro mundo com o SG 1000, logo após o reino absoluto do Atari 2600 e em meio ao crash dos games, com a indústria completamente descredenciada. Os arcades também borbulhavam, então a Cega já nasceu com a ideia de "trazer os arcades pra casa". Nesse espaço de tempo nasce também "apenas" o NES, superior em absolutamente todos os quesitos, desnecessário comentar. SG 1000 não fez frente com o NES e tinha praticamente um hardware da geração passada, tanto que é considerado um console de 2ª geração e não 3ª. Pra piorar, o SG 1000 era em torno de 300 ienes mais caro (mesmo vindo com o game Conco Bongo), o que não fazia sentido. Logo, tivemos erro de timing e / ou posicionamento mercadológico.
Depois de algumas tentativas de salvar o SG 1000, resumidamente falando, a Cega enxerga a necessidade de lançar um console que fizesse parte genuinamente da geração 8bits e não um console posicionado na "transição". O console chegou no JP no final de 86 e 87 nos EUA, já em meio ao reinado ABSOLUTO do NES, a 199 dólares (enquanto o NES custava pouco mais da metade disso). Aqui a Sega salta da água pro vinho, errando novamente no timing e, por consequência, na precificação / posicionamento. De um console completamente defasado pularam pro console mais avançado (e caro) da geração, o que deu certo em partes, já que criou um bom alicerce pra chegada do MD.
Com o TurboGrafx inaugurando a geração 16 bits e depois com o PC Engine começando bombar, a Sega se vê obrigada a entrar na geração 16 bits, mesmo que apenas 2 anos antes tivesse lançado o Master System. Tinha apenas um tiro pra acertar a lua e acertou, mas de raspão. Como a Nintendo teve 2 anos pra sentir o mercado até lançar o Snes, conseguiu agir em cima de gaps importantes que a Sega deixava com o Mega Drive, não demorando pra tomar conta de mais uma geração. Aqui tivemos o erro de timing, mas não tão explícito, já que o console foi o maior sucesso da história da empresa.
Mesmo que história já carregasse erros estratégicos, aqui, pra mim, é o início do fim, o caixão estava encomendado. Mais uma vez a Sega tropeça nas pernas em uma tentativa de pioneirismo (ou algo semelhante), confundindo o mercado com os periféricos 32X e Mega CD). Isso, no meu ver, tirou o foco do desenvolvimento do Saturn, que como sabemos, foi lançado com muitos problemas.
Se a intra-geração anterior foi a encomenda do caixão, aqui foi a compra. Já tínhamos o 3DO como um importante marco da geração 32 bits, Sônia se mobilizando pra lançar o monstro e a Nintendo, como sempre, plantando através dos seus consoles longevos e preparando o terreno pro N64. Dentre vários erros, podemos destacar o lançamento do console a 400 dólares e um marketing ineficaz, enquanto o PS fora lançado a 299 dólares e cobrindo todas as arestas da recém chegada geração. O console também simplesmente não teve um Sonic 3D e focou em grande parte na ideia de "trazer o arcade pra casa", faltando leitura de um mercado já em significativa mudança. Muito se fala também da briga EUA x JP dentro da Cega, mas isso acredito que seja muito mais um reflexo da desorganização da empresa do que uma causa.
Então o Saturn, no meu ver, representa mais o erro de posicionamento mercadológico do que de timing.
Se a geração anterior foi a compra do caixão, aqui foi o fechamento da tampa. Assim como aconteceu na migração dos 8 pros 16 bits, a Sega se viu desesperada com o fracasso do Saturn e novamente vê como saída pular na frente na geração. Lançou o espetacular Dreamcast, com um preço exorbitante, novamente o foco em "games arcades", falta de thirds etc etc . Isso deu 2 anos de terreno pra Sônia lançar o PS2, que foi "apenas" o console mais vendido da história. Pra mim é mais ou menos o seguinte: a Sega cavou a própria cova, entrou nela, tomou um veneno de rato e bastou apenas a Sony disparar o tiro de misericórdia, pra concorrente não ficar agonizando. Pra piorar, a MS adentra no mundo dos consoles e Nintendo dá continuidade através do GC, o que rebaixa a zero a chance de a Cega continuar concorrendo ativamente no mercado de consoles de mesa.
Dito isso tudo,
no meu ver, faz com que a balança entre culpa da própria Cega X fatores externos seja de 8 / 2.
Sim, a empresa (@Sony-AMD tem boas contribuições sobre) sofreu muito com movimentos alheios, que não estavam sob sua gestão, mas muitos desses movimentos concorrentes foram possibilitados apenas por espaços deixados por ela própria.
Pra vocês, como é essa balança?
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