O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DEATH STRANDING] Análise e update da platina: um dos meus jogos favoritos de todos os tempos

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Vou falar mais do gameplay porque foi o que mais me agradou, surpreendentemente.

1) Minha história com esse jogo;
Reconheço a história e a importância do trabalho dele, mas nunca fui um grande fã de Hideo Kojima antes de Death Stranding. Joguei alguns dos seus jogos. Não joguei MGS4. Joguei 2 horas de MGSV e parei. Joguei os primeiros MGS sem entender nada, apenas por jogar.
Quando vi o trailer de revelação na E3 2016, o jogo automaticamente despertou minha curiosidade. Era bizarro demais. Misterioso. Até hoje escuto "I'll Keep Coming". A partir de então, a cada grande evento ficava na espera de um novo trailer (e de uma nova música)



Acabei achando uns vídeos no YouTube do Blader Koyotte (que são excelentes) e aí que me interessei de vez pelo jogo. Além da curiosidade, eu também me identificava com o protagonista conforme os trailers. É isso.


2) Narrativa e personagens;

A escrita tem problemas, mas é uma das histórias mais originais e criativas que já acompanhei em um jogo. Um jogo de "cordas" e não de "paus" (é a primeira coisa que aparece quando iniciamos o jogo)
A quantidade de referências científicas, literárias e históricas é algo que impressiona. Muitas delas eu só fui perceber nos vídeos do Blader Koyotte que eu havia citado.
E os personagens? Não consigo escolher um favorito. Todos são criativos demais e a atuação dos atores faz toda a diferença. Eu destacaria o ator que faz o Die-Hardman que não é muito famoso. Tem uma cena dele que é talvez a minha favorita de todo o jogo. Virei fã daquele ator. Mas todos os outros foram incríveis.

94647

Foi inexplicavelmente satisfatório rever a cena desse trailer, mas dessa vez com contexto. E que contexto...




3) Visual;

Um dos jogos mais bonitos da geração. Os personagens são assustadoramente realistas. O mundo do jogo é muito bonito e variado. Eu diria que é um jogo bastante "contemplativo", apesar de ser um país destruído. A água que era bem feia no HZD ficou bem melhor nesse jogo. Acho que esse vídeo explica bem. Não tem spoiler. Mostra apenas partes dos primeiros capítulos.




4) Som;

Os sons desse jogo são excelentes. Todos os sons. E a trilha sonora é uma das minhas favoritas da geração.

5) Gameplay;

Variedade
e liberdade. Essas são as características que definem o gameplay de Death Stranding.
Liberdade porque o jogador decide o caminho que vai seguir e os equipamentos e itens que vai levar.
Variedade porque o jogo tem uma grande quantidade de mecânicas que só vai aumentando conforme progredimos.

Essa variedade de elementos pode ser dividida em 3 grupos:

As necessárias para a progressão - Exemplo: uma máscara necessária para atravessar uma área com vog (forma de poluição do ar que é o resultado da junção do dióxido de enxofre e outros gases emitidos por um vulcão em erupção reagem com o oxigênio e a umidade na presença da luz solar, lógico que pesquisei isso no Google)

As que facilitam a vida do jogador - Um exoesqueleto de velocidade, por exemplo;

Aquelas que simplesmente são divertidas de usar - como uma arma com munição escorregadia.

Nada disso aí é encheção de linguiça. Quase todos os equipamentos ou habilidades que usei foram úteis, necessárias ou divertidas. As vezes as 3 ao mesmo tempo.

O jogo inteiro não para de te apresentar novos elementos. Com dezenas de horas de jogo estava ganhando novas habilidades e opções.

Sem contar que são recompensas para continuar progredindo. Isso deixou o gameplay viciante para mim.

É um jogo sobre unir pessoas, como todo mundo sabe. Mas também tem ação, apesar de não ser o foco. Claro que esse arsenal serve para alguma coisa.

94651


Ainda sobre variedade, tem arma com 4 tipos diferentes de munição, e olha que nem é o foco:

94654


Acho que a recepção seria muito melhor se o foco fosse nisso:

94653

Mas fico feliz que não foi assim. Teríamos mais um desses 300 shooters anuais. Nada contra, mas sempre valorizei o diferente.

Um GIF bacana que eu fiz. Como é algo que acontece em um capítulo avançado, decidi colocar em spoiler:



6) Conclusão.

Como perceberam, não é uma análise aprofundada nem nada. Nunca analisei nenhum jogo e não vai ser dessa vez, com esse jogo tão complexo, que sairia alguma coisa. Mas acho que consegui explicar o que achei do jogo de um modo geral e porque ele é tão especial para mim, já que tem sido uma experiência desde 2016. Estava alguns meses sem jogar videogame e essa foi a primeira vez na vida que tirei folga no trabalho por causa de um jogo. Teve um dia que fiquei jogando até 6 horas da manhã :klol

Um jogo que me divertiu e me fez feliz e com certeza lembrarei dessa jornada por bons anos, revisitando esse mundo ou mesmo ouvindo uma de suas músicas. Como eu disse, nunca fui o maior fã de Hideo Kojima, mas depois desse jogo ficarei de olho no seu próximo trabalho. Achei o ápice da criatividade, nunca tinha visto tantas mecânicas em um jogo, sem contar a premissa única que ousadamente se opõe a natureza conflituosa dos games, não permitindo interações negativas entre os jogadores.

95458

index.php


Dicas


Como tem a ver com o tema do jogo, decidi escrever algumas dicas simples de alguém que nem tem tanta experiência assim com o jogo e apenas terminou o conteúdo principal. Peguei apenas 60% dos troféus. Tem muita coisa que eu nem devo fazer ideia, tipo um item que estavam comentando que funciona como uma vara de pescar?!

1) O que fazer durante as "andanças": aproveite esses momentos pra coletar criptobiontes, cristais quirais e cargas perdidas de outros jogadores, além de fazer construções que podem ser úteis no caminho;

2) Entenda os menus e o mapa: levei um susto nos primeiros contatos com os menus do jogo. Pareciam complexos demais e pouco intuitivos. Mas entender os menus é fundamental para aproveitar todas as possibilidades.

3) Ajude o próximo: além do "game over" outra inovação do jogo é o social strand system. Quase sempre ajudamos outros jogadores apenas por prosseguir, já que os equipamentos e itens que usamos pelo caminho também vão para os mundos de outros jogadores. Porém, ajude também intencionalmente, através de construções e placas porque será recompensado;

4) Escalando: Sam não é um Link de Zelda BotW, mas é capaz de escalar bastante usando as mãos. Observe bem o cenário e segure X para continuar subindo. Isso evita o desperdício de escadas.


5) Stamina: fique de olho naquela barra azul, principalmente quando estiver atravessando um rio, subindo uma montanha ou prendendo a respiração perto de BTs. Quando estiver esvaziando, fique parado por alguns segundos até a barra encher. Isso evita escorregar ou fazer muito barulho.

6) Organizando sua carga: se preferir, não precisa perder tempo com isso. É só apertar triângulo no menu de carga que o peso será distribuído automaticamente de modo que Sam consiga se equilibrar com mais facilidade;

7) Planejamento: Tenha uma estratégia na hora de selecionar equipamentos, armas e veículos que vai levar em uma missão. O jogo dá muita liberdade, permitindo que o jogador decida sua rota. Equipe bem o Sam conforme os desafios que encontrará (travessia ou inimigos)
Eu gostava de levar um esqueleto de velocidade e um item de construção lvl 2 para poder construir um gerador para quando a minha bateria descarregava, permitindo que eu continuasse correndo.

8) De olho no seu Odradek: o scanner de Sam, que leva o nome de uma figura criada por Kafka, é uma das ferramentas mais úteis do jogo. Ele ganha mais utilidade conforme progredimos. Nunca se esqueça de usar o Odradek para analisar o cenário. Lembrando que ele está conectado ao BB e não se preocupe em acalmar o seu BB toda hora. Pode parecer crueldade, mas com o tempo ele para de chorar :klolz

9) Preste bastante atenção na história: no começo parece tudo muito simples, mas assim como o gameplay, também vai ganhando muita complexidade. Tem que prestar bastante atenção para entender tudo. Tem uns documentos que enriquecem o mundo do jogo, mas não parei para ver direito;

10) Troféus e platina: já deve ter guias na internet. Não se preocupe com troféus. Nenhum é perdível. Também não há troféu de dificuldade, mas recomendo jogar no Hard pra pegar Rank S com mais facilidade. Parece ser uma platina simples. Só é demorada porque o jogo é grande.

Se alguém tiver mais dicas é só postar. Algumas dessas aí talvez foram até meio óbvias.

TOMORROW IS IN YOUR HANDS :kluv

Atualização depois da platina...

Finalmente platinado.
Minha conclusão depois de fazer 100%: a maioria deve ter jogado errado.
Eu também joguei errado por um bom tempo.

O gameplay desse jogo é bem complexo e diferenciado, tirando o combate, já que o foco é justamente o contrário e o combate só está lá pra dar uma variada.
São inúmeros elementos de gameplay: equipamentos, armas, itens, recursos, construções, etc.
Tenho certeza que a maioria não deve ter lido a descrição de um veículo, por exemplo, indicando que aquilo não era apropriado para terrenos irregulares.
Ou a descrição de um dos exoesqueletos, especificando seu uso.

A verdade é que essas "andanças" podem ser drasticamente reduzidas. Você nunca precisará andar até o mesmo local duas vezes se criar tirolesas.

137504


Todos os centros de distribuição podem ser ligados com estradas. E estrada tem rede elétrica, o que significa que a bateria não será usada.

137505

137506


Meu último troféu foi o de pegar os chips de memória. Geralmente detesto troféus de coletáveis, mas nesse foi legal que outros jogadores colocam placas indicando a localização do chip e essas placas aparecem no mapa

Entendo perfeitamente quem não gostou de um jogo nada convencional, mas hoje tenho certeza que não foi todo mundo que jogou direito.
Acontece que esse jogo não pune com a morte, já que o Sam é um repatriado e não tem foco em combate. Pune com a frustração de chegar no objetivo aos trancos e barrancos após uma andança que poderia ser otimizada ou até mesmo evitada. Qualquer um pode zerar, mas uma boa experiência exige que o sujeito jogue direito.
Pode ser culpa do jogo que não orientou como deveria. O Die-Hardman poderia falar menos bobagens no seu ouvido e sugerir a reconstrução de determinada estrada ou levar alguns CQPs para ir usando no caminho.

Gostaria de ver mais jogos com alguns desses elementos de gameplay no futuro.

index.php
 
Ultima Edição:

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
To no final do cap 3 ainda, jogando devagar, pois to jogando o último assassins tbm (que tbm é um jogo grande) Eu ia pegar a platina, mas deposi de descobrir que são quase 200h eu desisti. No mais é um excelente jogo mesmo.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Boa análise. Sempre que eu passo no tópico do jogo ou vejo a opinião dos users eu fico com vontade de comprar, to quase parcelando no cartão mesmo e f**a-se. Anyway, me diz uma coisa, será que esse jogo tem prazo de validade? Digo pq pelo jeito o sistema online é essencial e claro, depois de sei lá, 2 anos(?) provavelmente não vai ter mta gente jogando ficando o jogo vazio e assim perdendo parte do seu propósito?
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Boa análise. Sempre que eu passo no tópico do jogo ou vejo a opinião dos users eu fico com vontade de comprar, to quase parcelando no cartão mesmo e f**a-se. Anyway, me diz uma coisa, será que esse jogo tem prazo de validade? Digo pq pelo jeito o sistema online é essencial e claro, depois de sei lá, 2 anos(?) provavelmente não vai ter mta gente jogando ficando o jogo vazio e assim perdendo parte do seu propósito?
A colaboração entre os jogadores é um dos maiores diferenciais, mas não é algo imprescindível para aproveitar o jogo. Por exemplo, quando eu estava nos últimos capítulos, apenas 0,4% dos jogadores tinham chegado no mesmo lugar que eu. Então eu não usei muito os elementos online nessas partes.

Porém, isso é algo que facilita muito a sua vida e torna a experiência ainda mais diferenciada, então é melhor aproveitar enquanto tem muita gente jogando. Na minha lista de amigos tinha 20 pessoas jogando Death Stranding.
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Eu pensei em comprar mas 250 ta osso rs. Vou esperar alguma promo e quem sabe né...

E vcs não acharam o jogo muito parado? Tipo eu não teria muita vontade de ficar só caminhando sem nada acontecer.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Eu pensei em comprar mas 250 ta osso rs. Vou esperar alguma promo e quem sabe né...

E vcs não acharam o jogo muito parado? Tipo eu não teria muita vontade de ficar só caminhando sem nada acontecer.
Essa história de walking simulator é uma besteira sem tamanho. As coisas acontecem, vc passa perrengue por causa de peso e terreno, rios... vc passa por áreas de inimigos querendo roubar sua carga, enfrenta os BT's que são uma espécie de fantasma/espírito... Enfim, fora que o jogo vau te apresentando várias e várias mecanicas novas o tempo todo. Mas enfim, aó vc jogando mesmo pra saber do que to falando, DF é um jogo difícil de descrever/analisar.
 


kaduabc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
775
Reações
422
Pontos
794
Fui por analises antes de comprar e não compraria, me arrisquei e comprei, resumindo, jogo bom demais. Minha análise depois de jogar é igual a sua, trilha sonora espetacular e jogo em si nem se fala. NÃO É JOGO PARA CRIANÇA....rs
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Esse jogo é muito bom, mas a pessoa tem que tá avisada que tem que ter uma paciência de jó!
Depende.

No meu caso, eu teria que ter "uma paciência de jó" pra jogar Grande Roubo de Automóveis 5:

Com 2 horas de jogo eu já estava com raiva do jogo e de todos os personagens;
Jogo de matança com mira horrível não faz sentido;
Tem 3 protagonistas e curiosamente são os 3 piores protagonistas que já vi em qualquer mídia;
Não sei como consegui zerar no Xbox 360.
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.304
Reações
11.448
Pontos
1.224
Não gostei do game, sem falar que é pior que TW3 com aquele monttttttttttteeeeeeee de filmes durante a gameplay.
bom jogo mas não me pegou, acontece.

sua analise foi bem legal cara, faça de mais games.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Não gostei do game, sem falar que é pior que TW3 com aquele monttttttttttteeeeeeee de filmes durante a gameplay.
bom jogo mas não me pegou, acontece.

sua analise foi bem legal cara, faça de mais games.
Realmente, acontece.

Eu, por exemplo, não gostei de TW3 (talvez porque eu tinha acabado de sair de Dark Souls 2 e Bloodborne que são bons em jogabilidade)

Sobre as mini cutscenes: eu pulava todas.
 
Mensagens
18
Reações
12
Pontos
13
Consegui chegar no quinto capítulo e perdi toda minha vontade de prosseguir.

Quando finalmente achei que a história fosse dar uma acelerada, ela deu como os dois pés no freio, e me senti sendo obrigado a trocar duas horas de caminhada in-game por 30 segundos de cutscene que fariam a história sair do lugar, isso matou o jogo para mim.

Conheço o trabalho do Kojima e passei pelo mesmo perrengue com Phantom Pain, após umas vinte horas de jogo. Ser obrigado a gerenciar uma base ao estilo The Sims/Age of Empires para ver a narrativa sair do lugar foi algo que considerei completamente fora de escopo para um game do estilo espionagem. Me morgou legal.

No mais, apesar de tudo dito acima ser completamente subjetivo, ate onde joguei achei a trama bastante envolvente, os diálogos bem trabalhados, os gráficos bastante realistas (principalmente as expressões) e me diverti com as cenas "de gozação" do Norman R. dentro do quarto.
 
Topo Fundo