Terminei ontem de madrugada. Ainda bem que estou de férias, caso contrário demoraria muito mais dias para terminar. Foram 52 horas.
Hj joguei mais e devo estar próximo das 60 horas já. Mas não devo ir muito mais longe. Talvez explorar indo a lugares que não fui ainda, mas sem fazer entregas. E acho que fiz todos os troféus que posso sem prolongar mais.
Adorei a história, amei o universo e os personagens que foram criados para o jogo. Mesmo não sendo simples e com temas não tão comuns é bastante interessante ver um universo novo tão rico, bem desenvolvido e que faz pensar e questionar muito também.
O Kojima explica bem a história, mesmo que detalhes mais profundos estejam nos e-mails e entrevistas.
No final do jogo até me emocionei em uma cena específica.
Achei o mapa incrível, as vistas e cenários são lindos. A ambientação é ótima.
Artisticamente e tecnicamente muito belo o mapa. Parece mesmo uma evolução nos mapas de open worlds. E acho que é um prelúdio do que veremos na nova geração.
O Gameplay também é ótimo e funcional. Mesmo que os combates sejam simples, mas também não é o foco.
O meu principal problema com o jogo é a repetição e o ritmo da história.
O game é composto principalmente por entregas. Fazemos entregas do início ao fim. Só que a quantidade delas e o vai e vem chega uma hora que cansa. Até mesmo pq o tempo rende pouco no jogo.
Tinham vezes que achava que o online estava ficando invasivo, mas chegou em um momento que agradecia um veículo ou uma ponte compartilhada pq já não aguentava mais o vai e vem das entregas. No topo da montanha eu já estava sem paciência alguma.
Talvez menos entregas, mas melhores trabalhadas seria mais interessante do que o enorme vai e vem com pouca progressão na história. História essa que dá um intervalo muito grande e vc só tem as entregas para fazer durante muitas horas. Não que elas não tragam base e conteúdo para o lore, mas é foda depois de horas e horas fazendo entregas ter que entregar uma máquina fotográfica como missão principal. A história no início do jogo é bem desenvolvida para introduzir tudo. Só que depois ela dá um intervalo muito, muito grande. Para só depois retomar com muita força e revelar tudo de uma só vez. A história ficou dividida entre introdução e parte final gigante.
Mas a repetição não fica só nas entregas. Há um excesso de ceninhas para muitas ações. Entrar no quarto privado, tomar banho e sair são pelo menos 10 ceninhas que vc já não aguenta mais assistir depois de dezenas de vezes. Reciclar materiais, que deveria ser simples e rápido na administração dos ítens, te exige duas cenas antes de dar o resultado. É desnecessário! São erros muito básicos para um game atual e que tem bastante administração de itens. No início é legal, mas dá para ir reduzindo ao longo do game essas cenas.
Há repetição e pouca variedade de BT's. E o desafio deles acaba sumindo rapidinho. O mesmo para os Mulas.
Há também o excesso de informações: nas telas de resultados, na tela das missões, no mini mapa, no que o game te fornece e explica. Tinha dia que ia dormir com a "cabeça cheia" de tantas informações recebidas, e-mails e entrevistas lidas.
O modo online achei que fosse ser mais equilibrado no sentido de ser menos invasivo. Mas acabou que a interação online deixa menos maçante o jogo também.
Eu gostei do jogo, mas principalmente da história, do universo e da parte visual do mapa. Gostei das travessias também, mas esperava que o level desing do mapa fosse impedir mais do que apenas te atrasar se vc não tiver os equipamentos certos. Mas não consigo deixar de ver os problemas que o game tem e alguns que nem precisavam ter.
8/10