Esse ano os prêmios de GOTY serão bem divididos, o que é interessante por um lado e deficiente por outro.
Geralmente temos 2 ou 3 candidatos polarizando, mas esse ano é possível enxergar GOTY para jogos de certa forma tem falhas consideráveis e que em outros anos seriam completamente atropelados. Control, Death Stranding, Metro Exodus, Kingdom Hearts, Fire Emblem, Luigi's Mansion, Outer Worlds, Astral Chain, Gears of War 5, Star Wars, e a lista vai longe.
Na minha opinião por merecimento e reconhecimento temos duas opções claras de GOTY:
Provavelmente a desenvolvedora mais influente da década, e sem nem olhar pro restante, o prêmio seria para Sekiro. E mesmo olhando para lista e não somente por que a From Software merece, Sekiro é tecnicamente o melhor jogo lançado em 2019, e por mais que seja inacessível e poucos tenham capacitação para aproveita-lo, oferece tudo que se espera de um GOTY: Qualidade artística, qualidade técnica, proposta diferenciada, experiência de jogo, game design e jogabilidade do mais alto nível, além de um score acima de 90 na critica.
Por mais que esteja no topo da minha, RE2 merece ser celebrado por executar tudo de forma plena e ter setado um novo benchmark para Remakes. E embora não ofereça uma proposta que possamos considerar diferenciada, tecnicamente falha bem menos que qualquer outro jogo da lista, inclusive elimina o fator inacessibilidade que vemos em Sekiro. um caso que vejo como o God of War, que é um jogo executado com maestria e que não faz muito além de reinventar a própria franquia. Eu não dei GOTY para
GoW e nem daria para RE2, mas compreendo perfeitamente os motivos por esses jogos ganharem vários prêmios.
Control, Death Stranding e Outer Worlds acho facilmente substituíveis por uma lista extensa de jogos lançados em 2019. Nem preciso pensar muito, de Gears of War 5 até Bloodstained, eu consigo numerar motivos para tirar esses nomeados e botar outro no lugar.
Agora uma opinião sincera:
Se Control ou Death Stranding vencerem em qualquer um desses grandes prêmios (AIAS, SXSW, Game Dev Choice Awards, Brazil Game Awards, Golden Joystick, The Game Awards, etc) e irem além das publicações sem muita relevância que vão premia-los, será vergonhoso. Acho que é ainda pior do que aconteceu em 2014 e 2016, onde os maiores vencedores de prêmios também eram jogos sem muita ambição e que na minha opinião tinham calibre de ser elegido como Game of the Year.