O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Depois de anos, finalmente, comprei meu primeiro carrinho. [+review] [+agradecimentos] [+fotos]

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Depois de fazer alguns tópicos aqui, pedindo ajuda para escolher um carro e falhando em comprar o mesmo. Relembrando:

Celta x Uno Mille (para minha mãe)
1.0 dos anos 90

Financiar carro usado

E por último:
[url=http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/raz%C3%A3o-x-emo%C3%A7%C3%A3o-me-ajudem-a-decidir-up-tsi-x-novo-hb20-1-6-edit-t%C3%A1-decidido-emo%C3%A7%C3%A3o-venceu.446721/]Up! TSI X HB20 1.6


FINALMENTE!!!, consegui levar o projeto adiante e adquiri meu primeiro carro.

Antes de apresentá-lo, gostaria de agradecer a todos os usuários desta pasta. Lá no começo, quando a pasta surgiu, eu não sabia nada sobre carros, a não ser reconhecê-los na rua... Lendo os tópicos daqui, aprendi muitas coisas, muitos conceitos, quais quesitos levar em consideração ao se escolher um carro, acompanhei várias discussões e aprendi bastante com os argumentos.

Um agradecimento a todos que responderam meus tópicos, para me dar uma ajudinha antes de tomar a decisão final, menos para o Oppenheimer, que postou no tópico querendo dizer que eu era muito pobre para ter carro e não ia fazer a manutenção em dia.

Se não consegue guardar melhor comprar uma bicileta.
falo mermo.
POr causa disso um monte de gente compra o que não pode, não consegue dar manutenção e fica por ae causando acidentes.
Porque embora os que dão IBOPE sejam o dos "boyzinhos", a estatistica é das furrecas.

Presume-se que se não tem grana pra guardar pra comprar algo um pouco melhor, a manutenção vai ficar a ver navios. dae se conclui meu raciocinio automaticamente.


Fora que esses carros secos, são piores que andar de ônibus e ainda enchem o transito :P
O problema não foi nem a crítica, mas quem é da época, sabe de quem se trata esse ser.:kkk:kkk



O carro que escolhi foi o Hyundai Hb20 1.6 Comfort Style. A escolha não surgiu a partir do último tópico que abri, mas já estava há bastante tempo pesquisando os modelos possíveis até que reduzi a duas opções: Up! ou HB20, aí abri o tópico.

Recebi milhares de pedidos (@Imortal ) para fazer um review do carro. Vou escrever minhas impressões, bem amadoras. Durante o texto, possivelmente vou compará-lo a outros modelos que conheço bem, seja dirigindo e/ou andando bastante como carona. Os carros que eu conheço bem e que fazem parte da minha experiência são:

- FIAT Stilo 1.8, 2006
- Renault Clio Sedan 1.0 16v, 2004
- Volkswagen Fox 1.0, 2007
- Volkswagen Gol 1.0, 2012
- Renault Logan 1.0, 2009
- Nissa Sentra 2.0 CVT, 2011
- FIAT Novo Uno, 2009
- FIAT Novo Novo Uno, 2015
- Chevrolet Celta Spirit 1.0, 2010
- Mercedes Classe A 1.9, 2007
- Nissan Frontier 2008
- FIAT Uno Mille 1.0, 2004

Agora, ao que interessa, a análise em si.


Concessionária

Comprei numa concessionária da Hyundai Brasil, aqui de Canoas. A vendedora atendeu muito bem e não ficou empurrando nada, apenas mostrou uma lista dos acessórios disponíveis e seus respectivos preços. Acabei pegando a mais apenas um kit, com películas escuras anti-vandalismo para os vidros, um polimento anti riscos com uma reaplicação grátis, impermeabilização dos bancos, imperglass com 4 reaplicações e um Tyremax (item mágico que restaura furo do pneu instantaneamente). Pensei em colocar bancos de couro, mas acabei desistindo para economizar e por não ver necessidade.

Na retirada, um técnico me explicou várias coisas sobre o carro e manutenção. Não foi de muita ajuda, pois eu já tinha lido o manual todo. Duas informações eu ainda não sabia: Ele falou que o primeiro tanque deveria ser de gasolina. E disse que ao mudar de combustível, deve-se andar por 5km, no mínimo, para o sensor detectar a mudança e não falhar na próxima partida.


Visual externo

Uma coisa que percebi nessa empreitada, é que visual é muito subjetivo, como uma roupa, os carros podem agradar algumas pessoas, enquanto outras detestam. O HB20 caiu muito bem no meu gosto. Escolha a cor prata sand e acho que combinou bem com as rodas e com a película dos vidros. Mas confesso que queria mesmo um HB20 vermelho, mas infelizmente, eles tiraram essa opção de cor, por causa do HB20 R-Spec (""esportivo"").

DSC_2632_zpsgl9toice.jpg

DSC_2634_zpsfxeeyyhq.jpg

DSC_2635_zpsb3g25lrq.jpg

DSC_2636_zpslh5kjzpp.jpg

DSC_2672_zpsduuxkq1c.jpg



Interior

Aqui fica o destaque do carro, o interior é muito caprichado e bem acabado, acho inclusive superior ao LÍDER ONIX, que chegou com a mesma proposta do HB20. É em plástico duro, com tecido nas portas dianteiras, mas tudo muito bem encaixado, sem parafusos à mostra.

O espaço entre os bancos é do mesmo tamanho, mas é melhor aproveitado que a maioria dos concorrentes. Eles colocaram o freio de mão, mais próximo ao banco do motorista e com isso, foi possível colocar um porta objetos grande na frente, com tampa, 2 porta copos e mais um porta objetos pequeno na parte mais traseira.
DSC_2642_zpsetwg59fg.jpg

DSC_2644_zpswhhe2wov.jpg

DSC_2643_zpsmqwvl55j.jpg



Os guarda-sóis têm espelho e iluminação dos dois lados, é mais útil às mulheres, mas tudo bem. Há um porta óculos no teto, bem útil e a iluminação de leitura dianteira é individual. E há iluminação para os ocupantes de trás. O ponto negativo fica pelo fato das lâmpadas não serem de LED.
DSC_2650_zpson5lq148.jpg

DSC_2652_zpscfj71hfc.jpg

DSC_2647_zpsmfhtby7h.jpg

DSC_2648_zpshz64zcno.jpg



O painel de instrumentos tem iluminação azul, computador de bordo e medidor de temperatura e combustível digitais.
IMG-20160523-WA0008_zpsbkcpfvpv.jpg



O volante tem comandos para mexer no som e atender ligações. Os botões são bem simples e dão a impressão de serem frágeis. O design do voltante, eu acho que poderia ser um pouco melhor. A empunhadura é boa e não tenho do que reclamar no quesito conforto.
DSC_2640_zps5of4rywg.jpg


O rádio é novo. O rádio que a Hyundai usava antes era lento e limitado (tinha limite de 1024 músicas, não organizava por pastas) e tinha fundo azul claro com letras azul mais escuro, e os donos de HB20 reclamavam dessa iluminação, alegando que atrapalha na condução noturna. O rádio do HB20 2016 corrigiu todos esses problemas. O menu é muito rápido, não tem loading para começar as músicas ao selecionar o source USB, não há limite de músicas, a tela mostra as pastas na ordem exata em que são colocadas no dispositivo USB e a tela agora tem fundo preto com as letras e números em azul, que dá um aspecto bem melhor do que o anterior.
DSC_2631_zpsla18tjdf.jpg


O som era realmente ruim, como diziam, um som "espacial", xoxo. Mas, peguei uma sugestão de configuração no fórum HB20 e o rádio melhorou MUITO, parecia outro rádio. Bastava aumentar graves e agudos e deixar os médios no negativo. O som agora é decente.

O som tem bluetooth, mas ainda não testei.

O porta luvas é o ponto mais negativo do interior do HB20, ele é estreito demais e não tem iluminação. Até esqueci de tirar uma foto dele.

Quanto ao espaço, me surpreendi positivamente, estava esperando um carro bem mais apertado. Só levei um susto, quando fui ver o carro na concessionária, entrei dentro ele e minha cabeça ficou batendo no teto, mas era por causa da regulagem de altura. Aí coloquei na altura mínima e ficou bom (tenho 1,80m). Depois andei no banco de trás, com minha esposa dirigindo (1,67m) e me senti com bastante espaço, bem confortável. O carro só não serve para levar 3 ocupantes atrás. Se for 2, todo mundo fica feliz, a menos que uma das pessoas seja alta demais.
DSC_2656_zpslsw45unj.jpg


O porta malas segue o bom padrão de acabamento, com bons revestimentos, sem mostrar os mecanismos e fios. Ele também tem iluminação. Achei o espaço razoável, estava esperando menos. Tem mais espaço no porta malas que o Fox por exemplo, ao passo que o Fox oferece muito mais espaço para motoristas e passageiros.
DSC_2660_zpsq5budqnf.jpg

DSC_2659_zps8nz942xo.jpg

DSC_2658_zpseiupnyly.jpg


A visibilidade é boa. Já vi algumas pessoas, falando que a área envidraçada é menor, por causa das linhas laterais elevadas, mas não senti nenhum problema por conta disso. Enxergo tudo muito bem, os espelhos externos são grandes e o ponto cego das barras dianteiras não incomoda, diferente do Fox que tem o pior ponto cego dos carros que eu dirigi. O HB20 só tem limitação no espelho interno, porque o vidro traseiro é muito estreito e elevado.

À noite, o acabamento interno ganha um charme a mais, por conta da iluminação azul. Há iluminação em todos os botões ao alcance do motorista. Falta iluminação para o comando dos vidros dos passageiros, achei um corte de custo desnecessauro.
DSC_2666_zpstf01hjuu.jpg



Os faróis são regulares, acho que poderiam ser um pouco mais fortes. Ele tem um desvio à direita, quase levei o carro na concessionária no primeiro dia, para regular os faróis, mas no fórum HB20 achei um tópico sobre o assunto e lá achei a explicação de que o farol tem uma configuração a fim de proteger os motoristas que vêm em sentido contrário, dando a impressão de que o farol está torto para a direito ou que o farol da direita está mais forte que o da esquerda. Isso era novidade, para mim.


Desempenho

O motor é o Gamma 1.6 16v, usado pela Hyundai e Kia, tem 128cv no etanol e 122 na gasolina. Transmissão manual de 6 marchas. Não sou muito experiente em analisar performance de carro, mas sinto que o carro responde muito bem, testei na Freeway e o carro anda muito bem, muito mais que o Novo Uno da auto escola para motoristas habilitados, que dirigi, hoje, no mesmo trecho (sim, contratei um instrutor para me dar treinamento, já que faz um tempo que tirei CNH e fiquei bastante tempo sem dirigir). Me surpreendi ao saber que ele tinha mais cavalos que o Stilo da minha esposa, que eu considerava um carro muito potente (1.8, 114 cavalos, segundo o manual). Acho eles bem parecidos, ao andar.
DSC_2669_zpsdxobgpxm.jpg



O câmbio tem engates curtos e precisos, lembra o Gol, apesar deste ser mais curto, ainda. A sexta marcha faz diferença, na Freeway, em alta velocidade, deixa o giro baixo, economizando energia e diminuindo o ruído.

Falando em ruído, achei a acústica muito boa. O carro é silencioso. Não é mais silencioso que o Sentra CVT, mas achei o isolamento do Sentra inferior, dá para ouvir muito ruído externo, inclusive o som das rodas rolando. Achei o isolamento do HB20 muito bom.

Quanto ao consumo, nem lembrei de olhar no computador de bordo. Depois olho e atualizo aqui.

Seguro
Quando eu cotei sozinho em um site de cotações e no site do meu banco, o valor ficou pouco acima de R$4000,00. Me assustei um pouco, mas com o Up! a diferença era mínima. Então me conformei e pronto, afinal, não dá para ficar sem.

Aí entrei em contato com o corretor de seguros oficial da OS, o @Nicko e fechei com ele um seguro bem completinho da Porto Seguro por R$2400,00 vampiros. Aliás, recomendo o Nicko, foi muito atencioso e ágil no processo. Façam seguro com ele.

Informações adicionais

A chave é canivete e a reserva é igual. Tem telecomando para abrir e fechar os vidros à distância. Já conhecia essa função no Stilo.
DSC_2673_zpspvkfehi6.jpg


A garantia é de 5 anos, sem limite de quilometragem, item que pesou bastante na decisão. As revisões são tabeladas, a cada 10000km, e o custo é baixo.

Me deram uma assistência 24h, gratuita, por 1 ano, que dá direito até a hospedagem se acontecer algo com o carro a 300km de distância da minha casa ou mais e vale até nos países do Mercosul. O seguro também oferece isso, mas achei um bom serviço da Hyundai.

O HB20 1.0 turbo estava disponível no dia da compra, mas tinha decidido pelo 1.6 pelo seguinte: O turbo da Hyundai não teve um resultado tão "revolucionário" quanto o TSI da Volkswagen, não era nem tão econômico, nem tão potente. O carro era lançamento e não oferecia o desconto que consegui no 1.6, o turbo sairia mais caro. Ainda tinha tanquinho de partida a frio.:klingua O turbo é teoricamente, melhor para cidade, mas eu vou usar o carro em estrada para ir trabalhar no interior, aí 1.6 acaba se saindo melhor.

O tópico já fico grande demais, qualquer coisa, podem perguntar.

falow[/url]
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.303
Reações
65.036
Pontos
2.059
Parabens aí cara! Primeiro carro é sempre especial, seja zero ou um usadinho é sempre uma satisfação.

Quanto ao Oppen, nem vale a pena mencionar, bons passeios com seu carango novo!
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Muito show Françuá, parabéns pela conquista.

Depois de umas cirurgias, logo vc estará de Porsche Cayenne. Sucesso

Abs!
 

Gkaarl

Bam-bam-bam
Mensagens
6.225
Reações
5.522
Pontos
353
Parabéns cara, o primeiro carro ninguém esquece! Meu fusquinha 84 chumbo que o diga... Que saudade.

E me sinto feliz em ter te ajudado a escolher a HB20. Como eu havia dito no outro tópico, é um put* carro: barato, LINDO, econômico, silencioso e potente. Parabéns pela escolha e pela aquisição!
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.639
Pontos
684
Pegou um filé zerado logo de cara, bom demais. Parabéns.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Parabéna cara. Vc = sucesso :kjoinha

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 


Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
Esse ano pretendo pegar meu primeiro carro. So que a ideia é pegar um usado mesmo, 0 nao vai rolar. Caro demais. E o lance da desvalorização acho muito drástica em 1 ano

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
Completando, parabéns pelo carro. Muito top

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 

Imortal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.741
Reações
11.356
Pontos
579
10/10 pra esse review maravilhoso, próximo passo com umas cirurgias e plantões é comprar a hyundai

Obs: não se coloca película em concessionária, pagou pelo menos 2x o preço de mercado, ainda bem que é rico
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Só falta agora fazer punta-taco no estacionamento da padaria pra receber sua carteira de peloto OS huehuehuehue

Parabéns pelo carro, só curtir agora =D
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.037
Pontos
1.774
Parabéns mesmo pelo carro hein, gostei muito da cor dele. O review também ficou show e muito obrigado pela menção :ksafado.
Em relação a vendedora que lhe atendeu a Graziela, ela também foi muito atenciosa e ágil comigo quando solicitei as informações a ela. Infelizmente isto não é comum.
Muitas vezes quando peço informações aos vendedores de concessionárias sou ignorado ou ficam enrolando, tendo que insistir bastante para fornecerem...
No caso da Graziela, ela foi ágil, rápida sem enrolação nenhuma, nota 10 pra ela, gostaria que todos os vendedores de concessionárias tivessem a mesma atitude dela.
 

leopss

Veterano
Mensagens
832
Reações
608
Pontos
143
Parabéns. Pisa leve pra não capotar igual o outro usuário. :)

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.096
Pontos
1.189
Que ótimo carro! Quando fui trocar o velho Corolla, pensei no HB20S, mas ainda era o antigo, com aquele câmbio automático capenga. Meu filho também ficou apertado no banco de trás (a cadeirinha limita muito o espaço para as pernas). Não me atendeu por detalhes, mas sempre ouço elogios de todo mundo que possui esse carro!

Parabéns, e seja feliz com seu carro novo!
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.680
Reações
13.968
Pontos
754
Um colega comprou um idêntico, até achei q fosse vc meu colega rs...mas vc não é de sp...
Bela escolha pra um primeiro tá pra lá de bom.
:kjoinha
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Parabens aí cara! Primeiro carro é sempre especial, seja zero ou um usadinho é sempre uma satisfação.

Quanto ao Oppen, nem vale a pena mencionar, bons passeios com seu carango novo!
Obrigado! :kgozo

Muito show Françuá, parabéns pela conquista.

Depois de umas cirurgias, logo vc estará de Porsche Cayenne. Sucesso

Abs!
Agradecido! :kjoinha
Parabéns cara, o primeiro carro ninguém esquece! Meu fusquinha 84 chumbo que o diga... Que saudade.

E me sinto feliz em ter te ajudado a escolher a HB20. Como eu havia dito no outro tópico, é um put* carro: barato, LINDO, econômico, silencioso e potente. Parabéns pela escolha e pela aquisição!
Valeu!:kcool

Pegou um filé zerado logo de cara, bom demais. Parabéns.
Gracias!:kfeliz

Parabéna cara. Vc = sucesso :kjoinha

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Thanks!:kpisca

Completando, parabéns pelo carro. Muito top

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Danke!:kmaroto

10/10 pra esse review maravilhoso, próximo passo com umas cirurgias e plantões é comprar a hyundai

Obs: não se coloca película em concessionária, pagou pelo menos 2x o preço de mercado, ainda bem que é rico
Vlw!:kfeliz

Quanto custa uma película anti-vandalismo. Todos aqueles itens que eu citeu deram 1299 dráculas. Pode ser mais caro, mas pelo menos já veio pronto, não precisei correr atrás de nada. E eles deram garantia vitalícia na película, quando aparecer bolha é só ir lá e renovar.

Só falta agora fazer punta-taco no estacionamento da padaria pra receber sua carteira de peloto OS huehuehuehue

Parabéns pelo carro, só curtir agora =D
Merci!:kpaixao

Eu só sei que para fazer punta-taco se aciona os 3 pedais ao mesmo tempo (?), mas não sei como isso funciona nem para que serve. Alguém me explica?

Parabéns mesmo pelo carro hein, gostei muito da cor dele. O review também ficou show e muito obrigado pela menção :ksafado.
Em relação a vendedora que lhe atendeu a Graziela, ela também foi muito atenciosa e ágil comigo quando solicitei as informações a ela. Infelizmente isto não é comum.
Muitas vezes quando peço informações aos vendedores de concessionárias sou ignorado ou ficam enrolando, tendo que insistir bastante para fornecerem...
No caso da Graziela, ela foi ágil, rápida sem enrolação nenhuma, nota 10 pra ela, gostaria que todos os vendedores de concessionárias tivessem a mesma atitude dela.
Muito obrigado pela assistência, Nicko, parabéns por trabalhar tão bem.:kjoinha

A vendedora foi ótima, mesmo, quando tiver chance, vou recomendá-la.

Parabéns. Pisa leve pra não capotar igual o outro usuário. :)

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk
Thnx! E vira essa boca pra lá.:eek:

Que ótimo carro! Quando fui trocar o velho Corolla, pensei no HB20S, mas ainda era o antigo, com aquele câmbio automático capenga. Meu filho também ficou apertado no banco de trás (a cadeirinha limita muito o espaço para as pernas). Não me atendeu por detalhes, mas sempre ouço elogios de todo mundo que possui esse carro!

Parabéns, e seja feliz com seu carro novo!
Grazie! :kbeca

Um colega comprou um idêntico, até achei q fosse vc meu colega rs...mas vc não é de sp...
Bela escolha pra um primeiro tá pra lá de bom.
:kjoinha
Arigato!:kluta

falow
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
A pergunta que não quer calar: já estreou o banco do carona/traseiros/capô?
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.571
Pontos
1.389
Parabéns ! Vai instalar aqueles frisos laterais ? No meu atual tem mas no próximo carro nem vou colocar pq percebo que o pessoal bate a porta mesmo, nas portas de trás e direto na parte de cima da lataria. :kzangado
 

Dettox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.552
Reações
1.186
Pontos
594
Eu só sei que para fazer punta-taco se aciona os 3 pedais ao mesmo tempo (?), mas não sei como isso funciona nem para que serve. Alguém me explica?



Parabens pelo carro, curtia muito o meu.

Vejo que a hyundai ainda não teve a capacidade de esconder aquele conduite ali do aviso do cinto de segurança do motorista.
Não sabia que o confort style já vinha com essas rodas, pra mim só no premium.
O cambio de 5 marchas tinha engates muito bons também, nem compara ao fiesta que tenho hoje, tanto em cambio, quanto motor.
Isolamento do meu hb20 também, nem se escutava o motor, ainda mais na marcha lenta a 660rpm, mesmo acelerando isolamento dele e o ruido vindo do motor era bem baixo. No fiesta, pasou de 2100rpm já se escuta o motor.

Fiz um teste drive no modelo novo do hb20 e senti que a suspensão traseira melhorou um pouco, mas a direção tá do mesmo jeito, acredito que no hb20x que é elétrica tenha mudado, falha da hyundai não ter colocado em todos da linha.

Não sei aí, mas aqui as CSS Hyundai (hyundai mesmo, não caoa) prestam um serviço muito bom e qualquer coisinha já liga na fábrica que eles costumam resolver rápido.

No meu hb20 eu coloquei leds no interior, até mesmo no para-sol (não faça isso), o do porta malas é meio que essencial, já que a lampada original não iluminava nada.

Aproveite o carro e faça o que eu não fiz, andar com as rodas no chão.

O usuário @Dettox tem ótimas dicas de direção sobre o carro, ouça-o.

Dirigir esse carro aí é fácil, entra na curva a 120 por hora e tente não pegar o meio fio
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
O importante é ficar satisfeito com o carro. Use durante esses 5 anos pelo menos e é só sucesso.
 

Jango Fett

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
44.218
Reações
3.428
Pontos
879
Curti mais o review do que o carro em si. :klolz

Dá pra descolar um bico em alguns sites por ai, que se dizem "profissionais". :ksafado


Como eu disse já, parabéns pelo carro! Agora é aproveitar!


Pinta as rodas de preto. :viraolho
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Depois de fazer alguns tópicos aqui, pedindo ajuda para escolher um carro e falhando em comprar o mesmo. Relembrando:

Celta x Uno Mille (para minha mãe)
1.0 dos anos 90

Financiar carro usado

E por último:

Up! TSI X HB20 1.6

FINALMENTE!!!, consegui levar o projeto adiante e adquiri meu primeiro carro.

Antes de apresentá-lo, gostaria de agradecer a todos os usuários desta pasta. Lá no começo, quando a pasta surgiu, eu não sabia nada sobre carros, a não ser reconhecê-los na rua... Lendo os tópicos daqui, aprendi muitas coisas, muitos conceitos, quais quesitos levar em consideração ao se escolher um carro, acompanhei várias discussões e aprendi bastante com os argumentos.

Um agradecimento a todos que responderam meus tópicos, para me dar uma ajudinha antes de tomar a decisão final, menos para o Oppenheimer, que postou no tópico querendo dizer que eu era muito pobre para ter carro e não ia fazer a manutenção em dia.



O problema não foi nem a crítica, mas quem é da época, sabe de quem se trata esse ser.:kkk:kkk



O carro que escolhi foi o Hyundai Hb20 1.6 Comfort Style. A escolha não surgiu a partir do último tópico que abri, mas já estava há bastante tempo pesquisando os modelos possíveis até que reduzi a duas opções: Up! ou HB20, aí abri o tópico.

Recebi milhares de pedidos (
@Imortal ) para fazer um review do carro. Vou escrever minhas impressões, bem amadoras. Durante o texto, possivelmente vou compará-lo a outros modelos que conheço bem, seja dirigindo e/ou andando bastante como carona. Os carros que eu conheço bem e que fazem parte da minha experiência são:

- FIAT Stilo 1.8, 2006
- Renault Clio Sedan 1.0 16v, 2004
- Volkswagen Fox 1.0, 2007
- Volkswagen Gol 1.0, 2012
- Renault Logan 1.0, 2009
- Nissa Sentra 2.0 CVT, 2011
- FIAT Novo Uno, 2009
- FIAT Novo Novo Uno, 2015
- Chevrolet Celta Spirit 1.0, 2010
- Mercedes Classe A 1.9, 2007
- Nissan Frontier 2008
- FIAT Uno Mille 1.0, 2004

Agora, ao que interessa, a análise em si.


Concessionária

Comprei numa concessionária da Hyundai Brasil, aqui de Canoas. A vendedora atendeu muito bem e não ficou empurrando nada, apenas mostrou uma lista dos acessórios disponíveis e seus respectivos preços. Acabei pegando a mais apenas um kit, com películas escuras anti-vandalismo para os vidros, um polimento anti riscos com uma reaplicação grátis, impermeabilização dos bancos, imperglass com 4 reaplicações e um Tyremax (item mágico que restaura furo do pneu instantaneamente). Pensei em colocar bancos de couro, mas acabei desistindo para economizar e por não ver necessidade.

Na retirada, um técnico me explicou várias coisas sobre o carro e manutenção. Não foi de muita ajuda, pois eu já tinha lido o manual todo. Duas informações eu ainda não sabia: Ele falou que o primeiro tanque deveria ser de gasolina. E disse que ao mudar de combustível, deve-se andar por 5km, no mínimo, para o sensor detectar a mudança e não falhar na próxima partida.


Visual externo

Uma coisa que percebi nessa empreitada, é que visual é muito subjetivo, como uma roupa, os carros podem agradar algumas pessoas, enquanto outras detestam. O HB20 caiu muito bem no meu gosto. Escolha a cor prata sand e acho que combinou bem com as rodas e com a película dos vidros. Mas confesso que queria mesmo um HB20 vermelho, mas infelizmente, eles tiraram essa opção de cor, por causa do HB20 R-Spec (""esportivo"").








Interior

Aqui fica o destaque do carro, o interior é muito caprichado e bem acabado, acho inclusive superior ao LÍDER ONIX, que chegou com a mesma proposta do HB20. É em plástico duro, com tecido nas portas dianteiras, mas tudo muito bem encaixado, sem parafusos à mostra.

O espaço entre os bancos é do mesmo tamanho, mas é melhor aproveitado que a maioria dos concorrentes. Eles colocaram o freio de mão, mais próximo ao banco do motorista e com isso, foi possível colocar um porta objetos grande na frente, com tampa, 2 porta copos e mais um porta objetos pequeno na parte mais traseira.





Os guarda-sóis têm espelho e iluminação dos dois lados, é mais útil às mulheres, mas tudo bem. Há um porta óculos no teto, bem útil e a iluminação de leitura dianteira é individual. E há iluminação para os ocupantes de trás. O ponto negativo fica pelo fato das lâmpadas não serem de LED.






O painel de instrumentos tem iluminação azul, computador de bordo e medidor de temperatura e combustível digitais.



O volante tem comandos para mexer no som e atender ligações. Os botões são bem simples e dão a impressão de serem frágeis. O design do voltante, eu acho que poderia ser um pouco melhor. A empunhadura é boa e não tenho do que reclamar no quesito conforto.


O rádio é novo. O rádio que a Hyundai usava antes era lento e limitado (tinha limite de 1024 músicas, não organizava por pastas) e tinha fundo azul claro com letras azul mais escuro, e os donos de HB20 reclamavam dessa iluminação, alegando que atrapalha na condução noturna. O rádio do HB20 2016 corrigiu todos esses problemas. O menu é muito rápido, não tem loading para começar as músicas ao selecionar o source USB, não há limite de músicas, a tela mostra as pastas na ordem exata em que são colocadas no dispositivo USB e a tela agora tem fundo preto com as letras e números em azul, que dá um aspecto bem melhor do que o anterior.


O som era realmente ruim, como diziam, um som "espacial", xoxo. Mas, peguei uma sugestão de configuração no fórum HB20 e o rádio melhorou MUITO, parecia outro rádio. Bastava aumentar graves e agudos e deixar os médios no negativo. O som agora é decente.

O som tem bluetooth, mas ainda não testei.

O porta luvas é o ponto mais negativo do interior do HB20, ele é estreito demais e não tem iluminação. Até esqueci de tirar uma foto dele.

Quanto ao espaço, me surpreendi positivamente, estava esperando um carro bem mais apertado. Só levei um susto, quando fui ver o carro na concessionária, entrei dentro ele e minha cabeça ficou batendo no teto, mas era por causa da regulagem de altura. Aí coloquei na altura mínima e ficou bom (tenho 1,80m). Depois andei no banco de trás, com minha esposa dirigindo (1,67m) e me senti com bastante espaço, bem confortável. O carro só não serve para levar 3 ocupantes atrás. Se for 2, todo mundo fica feliz, a menos que uma das pessoas seja alta demais.


O porta malas segue o bom padrão de acabamento, com bons revestimentos, sem mostrar os mecanismos e fios. Ele também tem iluminação. Achei o espaço razoável, estava esperando menos. Tem mais espaço no porta malas que o Fox por exemplo, ao passo que o Fox oferece muito mais espaço para motoristas e passageiros.




A visibilidade é boa. Já vi algumas pessoas, falando que a área envidraçada é menor, por causa das linhas laterais elevadas, mas não senti nenhum problema por conta disso. Enxergo tudo muito bem, os espelhos externos são grandes e o ponto cego das barras dianteiras não incomoda, diferente do Fox que tem o pior ponto cego dos carros que eu dirigi. O HB20 só tem limitação no espelho interno, porque o vidro traseiro é muito estreito e elevado.

À noite, o acabamento interno ganha um charme a mais, por conta da iluminação azul. Há iluminação em todos os botões ao alcance do motorista. Falta iluminação para o comando dos vidros dos passageiros, achei um corte de custo desnecessauro.



Os faróis são regulares, acho que poderiam ser um pouco mais fortes. Ele tem um desvio à direita, quase levei o carro na concessionária no primeiro dia, para regular os faróis, mas no fórum HB20 achei um tópico sobre o assunto e lá achei a explicação de que o farol tem uma configuração a fim de proteger os motoristas que vêm em sentido contrário, dando a impressão de que o farol está torto para a direito ou que o farol da direita está mais forte que o da esquerda. Isso era novidade, para mim.


Desempenho

O motor é o Gamma 1.6 16v, usado pela Hyundai e Kia, tem 128cv no etanol e 122 na gasolina. Transmissão manual de 6 marchas. Não sou muito experiente em analisar performance de carro, mas sinto que o carro responde muito bem, testei na Freeway e o carro anda muito bem, muito mais que o Novo Uno da auto escola para motoristas habilitados, que dirigi, hoje, no mesmo trecho (sim, contratei um instrutor para me dar treinamento, já que faz um tempo que tirei CNH e fiquei bastante tempo sem dirigir). Me surpreendi ao saber que ele tinha mais cavalos que o Stilo da minha esposa, que eu considerava um carro muito potente (1.8, 114 cavalos, segundo o manual). Acho eles bem parecidos, ao andar.



O câmbio tem engates curtos e precisos, lembra o Gol, apesar deste ser mais curto, ainda. A sexta marcha faz diferença, na Freeway, em alta velocidade, deixa o giro baixo, economizando energia e diminuindo o ruído.

Falando em ruído, achei a acústica muito boa. O carro é silencioso. Não é mais silencioso que o Sentra CVT, mas achei o isolamento do Sentra inferior, dá para ouvir muito ruído externo, inclusive o som das rodas rolando. Achei o isolamento do HB20 muito bom.

Quanto ao consumo, nem lembrei de olhar no computador de bordo. Depois olho e atualizo aqui.

Seguro
Quando eu cotei sozinho em um site de cotações e no site do meu banco, o valor ficou pouco acima de R$4000,00. Me assustei um pouco, mas com o Up! a diferença era mínima. Então me conformei e pronto, afinal, não dá para ficar sem.

Aí entrei em contato com o corretor de seguros oficial da OS, o @Nicko e fechei com ele um seguro bem completinho da Porto Seguro por R$2400,00 vampiros. Aliás, recomendo o Nicko, foi muito atencioso e ágil no processo. Façam seguro com ele.

Informações adicionais

A chave é canivete e a reserva é igual. Tem telecomando para abrir e fechar os vidros à distância. Já conhecia essa função no Stilo.


A garantia é de 5 anos, sem limite de quilometragem, item que pesou bastante na decisão. As revisões são tabeladas, a cada 10000km, e o custo é baixo.

Me deram uma assistência 24h, gratuita, por 1 ano, que dá direito até a hospedagem se acontecer algo com o carro a 300km de distância da minha casa ou mais e vale até nos países do Mercosul. O seguro também oferece isso, mas achei um bom serviço da Hyundai.

O HB20 1.0 turbo estava disponível no dia da compra, mas tinha decidido pelo 1.6 pelo seguinte: O turbo da Hyundai não teve um resultado tão "revolucionário" quanto o TSI da Volkswagen, não era nem tão econômico, nem tão potente. O carro era lançamento e não oferecia o desconto que consegui no 1.6, o turbo sairia mais caro. Ainda tinha tanquinho de partida a frio.:klingua O turbo é teoricamente, melhor para cidade, mas eu vou usar o carro em estrada para ir trabalhar no interior, aí 1.6 acaba se saindo melhor.

O tópico já fico grande demais, qualquer coisa, podem perguntar.

falow

Parabéns pela sua aquisição. E bela casa.

Das opções que você propôs acho que essa é a melhor. Up é u m carrinho muito pequeno e acho feio

Se me permite pagou quanto????

Eu curto os HB20 desse seu modelo mas mesmo os usados acho ele meio carinhos, desvaloriza pouco, o que é bom para você. Como sempre pego carros com 03 anos de uso, uso mais 03 e passo para frente, sempre opto por pegar carros com desvalorização maior.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Parabéns pela sua aquisição. E bela casa.

Das opções que você propôs acho que essa é a melhor. Up é u m carrinho muito pequeno e acho feio

Se me permite pagou quanto????

Eu curto os HB20 desse seu modelo mas mesmo os usados acho ele meio carinhos, desvaloriza pouco, o que é bom para você. Como sempre pego carros com 03 anos de uso, uso mais 03 e passo para frente, sempre opto por pegar carros com desvalorização maior.
O preço do site é 54500, o da loja era 56500 e eu paguei 50500.

falow
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.379
Reações
71.576
Pontos
1.763
Parabéns pelo carro, cara!

Ps.: Essa casa ali é tua? Moro perto da Cidade Nova e já vi algumas parecidas. Parece perto do Capão do Corvo.
 

rdmvs

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
1.802
Pontos
203
Parabens pelo carro!

Espero que ele te traga muitas alegrias!!

Foi uma novela, mas enfim você conseguiu e pegou um carro excelente!
 

NIGHT_WOLFF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.674
Reações
1.247
Pontos
904
parabéns pelo carro, vc vai gostar.

Tenho um HB20 tb só que sedan branco, o carro é show de bola.
 

leopss

Veterano
Mensagens
832
Reações
608
Pontos
143
O espaço no banco de traz e no porta-malas parece pequeno. Falta também uma central multimídia com gps e camera de ré.
No mais o carrinho é show.
 
Topo Fundo