François
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Depois de fazer alguns tópicos aqui, pedindo ajuda para escolher um carro e falhando em comprar o mesmo. Relembrando:
Celta x Uno Mille (para minha mãe)
1.0 dos anos 90
Financiar carro usado
E por último:
[url=http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/raz%C3%A3o-x-emo%C3%A7%C3%A3o-me-ajudem-a-decidir-up-tsi-x-novo-hb20-1-6-edit-t%C3%A1-decidido-emo%C3%A7%C3%A3o-venceu.446721/]Up! TSI X HB20 1.6
FINALMENTE!!!, consegui levar o projeto adiante e adquiri meu primeiro carro.
Antes de apresentá-lo, gostaria de agradecer a todos os usuários desta pasta. Lá no começo, quando a pasta surgiu, eu não sabia nada sobre carros, a não ser reconhecê-los na rua... Lendo os tópicos daqui, aprendi muitas coisas, muitos conceitos, quais quesitos levar em consideração ao se escolher um carro, acompanhei várias discussões e aprendi bastante com os argumentos.
Um agradecimento a todos que responderam meus tópicos, para me dar uma ajudinha antes de tomar a decisão final, menos para o Oppenheimer, que postou no tópico querendo dizer que eu era muito pobre para ter carro e não ia fazer a manutenção em dia.
O carro que escolhi foi o Hyundai Hb20 1.6 Comfort Style. A escolha não surgiu a partir do último tópico que abri, mas já estava há bastante tempo pesquisando os modelos possíveis até que reduzi a duas opções: Up! ou HB20, aí abri o tópico.
Recebi milhares de pedidos (@Imortal ) para fazer um review do carro. Vou escrever minhas impressões, bem amadoras. Durante o texto, possivelmente vou compará-lo a outros modelos que conheço bem, seja dirigindo e/ou andando bastante como carona. Os carros que eu conheço bem e que fazem parte da minha experiência são:
Agora, ao que interessa, a análise em si.
Concessionária
Comprei numa concessionária da Hyundai Brasil, aqui de Canoas. A vendedora atendeu muito bem e não ficou empurrando nada, apenas mostrou uma lista dos acessórios disponíveis e seus respectivos preços. Acabei pegando a mais apenas um kit, com películas escuras anti-vandalismo para os vidros, um polimento anti riscos com uma reaplicação grátis, impermeabilização dos bancos, imperglass com 4 reaplicações e um Tyremax (item mágico que restaura furo do pneu instantaneamente). Pensei em colocar bancos de couro, mas acabei desistindo para economizar e por não ver necessidade.
Na retirada, um técnico me explicou várias coisas sobre o carro e manutenção. Não foi de muita ajuda, pois eu já tinha lido o manual todo. Duas informações eu ainda não sabia: Ele falou que o primeiro tanque deveria ser de gasolina. E disse que ao mudar de combustível, deve-se andar por 5km, no mínimo, para o sensor detectar a mudança e não falhar na próxima partida.
Visual externo
Uma coisa que percebi nessa empreitada, é que visual é muito subjetivo, como uma roupa, os carros podem agradar algumas pessoas, enquanto outras detestam. O HB20 caiu muito bem no meu gosto. Escolha a cor prata sand e acho que combinou bem com as rodas e com a película dos vidros. Mas confesso que queria mesmo um HB20 vermelho, mas infelizmente, eles tiraram essa opção de cor, por causa do HB20 R-Spec (""esportivo"").
Interior
Aqui fica o destaque do carro, o interior é muito caprichado e bem acabado, acho inclusive superior ao LÍDER ONIX, que chegou com a mesma proposta do HB20. É em plástico duro, com tecido nas portas dianteiras, mas tudo muito bem encaixado, sem parafusos à mostra.
O espaço entre os bancos é do mesmo tamanho, mas é melhor aproveitado que a maioria dos concorrentes. Eles colocaram o freio de mão, mais próximo ao banco do motorista e com isso, foi possível colocar um porta objetos grande na frente, com tampa, 2 porta copos e mais um porta objetos pequeno na parte mais traseira.
Os guarda-sóis têm espelho e iluminação dos dois lados, é mais útil às mulheres, mas tudo bem. Há um porta óculos no teto, bem útil e a iluminação de leitura dianteira é individual. E há iluminação para os ocupantes de trás. O ponto negativo fica pelo fato das lâmpadas não serem de LED.
O painel de instrumentos tem iluminação azul, computador de bordo e medidor de temperatura e combustível digitais.
O volante tem comandos para mexer no som e atender ligações. Os botões são bem simples e dão a impressão de serem frágeis. O design do voltante, eu acho que poderia ser um pouco melhor. A empunhadura é boa e não tenho do que reclamar no quesito conforto.
O rádio é novo. O rádio que a Hyundai usava antes era lento e limitado (tinha limite de 1024 músicas, não organizava por pastas) e tinha fundo azul claro com letras azul mais escuro, e os donos de HB20 reclamavam dessa iluminação, alegando que atrapalha na condução noturna. O rádio do HB20 2016 corrigiu todos esses problemas. O menu é muito rápido, não tem loading para começar as músicas ao selecionar o source USB, não há limite de músicas, a tela mostra as pastas na ordem exata em que são colocadas no dispositivo USB e a tela agora tem fundo preto com as letras e números em azul, que dá um aspecto bem melhor do que o anterior.
O som era realmente ruim, como diziam, um som "espacial", xoxo. Mas, peguei uma sugestão de configuração no fórum HB20 e o rádio melhorou MUITO, parecia outro rádio. Bastava aumentar graves e agudos e deixar os médios no negativo. O som agora é decente.
O som tem bluetooth, mas ainda não testei.
O porta luvas é o ponto mais negativo do interior do HB20, ele é estreito demais e não tem iluminação. Até esqueci de tirar uma foto dele.
Quanto ao espaço, me surpreendi positivamente, estava esperando um carro bem mais apertado. Só levei um susto, quando fui ver o carro na concessionária, entrei dentro ele e minha cabeça ficou batendo no teto, mas era por causa da regulagem de altura. Aí coloquei na altura mínima e ficou bom (tenho 1,80m). Depois andei no banco de trás, com minha esposa dirigindo (1,67m) e me senti com bastante espaço, bem confortável. O carro só não serve para levar 3 ocupantes atrás. Se for 2, todo mundo fica feliz, a menos que uma das pessoas seja alta demais.
O porta malas segue o bom padrão de acabamento, com bons revestimentos, sem mostrar os mecanismos e fios. Ele também tem iluminação. Achei o espaço razoável, estava esperando menos. Tem mais espaço no porta malas que o Fox por exemplo, ao passo que o Fox oferece muito mais espaço para motoristas e passageiros.
A visibilidade é boa. Já vi algumas pessoas, falando que a área envidraçada é menor, por causa das linhas laterais elevadas, mas não senti nenhum problema por conta disso. Enxergo tudo muito bem, os espelhos externos são grandes e o ponto cego das barras dianteiras não incomoda, diferente do Fox que tem o pior ponto cego dos carros que eu dirigi. O HB20 só tem limitação no espelho interno, porque o vidro traseiro é muito estreito e elevado.
À noite, o acabamento interno ganha um charme a mais, por conta da iluminação azul. Há iluminação em todos os botões ao alcance do motorista. Falta iluminação para o comando dos vidros dos passageiros, achei um corte de custo desnecessauro.
Os faróis são regulares, acho que poderiam ser um pouco mais fortes. Ele tem um desvio à direita, quase levei o carro na concessionária no primeiro dia, para regular os faróis, mas no fórum HB20 achei um tópico sobre o assunto e lá achei a explicação de que o farol tem uma configuração a fim de proteger os motoristas que vêm em sentido contrário, dando a impressão de que o farol está torto para a direito ou que o farol da direita está mais forte que o da esquerda. Isso era novidade, para mim.
Desempenho
O motor é o Gamma 1.6 16v, usado pela Hyundai e Kia, tem 128cv no etanol e 122 na gasolina. Transmissão manual de 6 marchas. Não sou muito experiente em analisar performance de carro, mas sinto que o carro responde muito bem, testei na Freeway e o carro anda muito bem, muito mais que o Novo Uno da auto escola para motoristas habilitados, que dirigi, hoje, no mesmo trecho (sim, contratei um instrutor para me dar treinamento, já que faz um tempo que tirei CNH e fiquei bastante tempo sem dirigir). Me surpreendi ao saber que ele tinha mais cavalos que o Stilo da minha esposa, que eu considerava um carro muito potente (1.8, 114 cavalos, segundo o manual). Acho eles bem parecidos, ao andar.
O câmbio tem engates curtos e precisos, lembra o Gol, apesar deste ser mais curto, ainda. A sexta marcha faz diferença, na Freeway, em alta velocidade, deixa o giro baixo, economizando energia e diminuindo o ruído.
Falando em ruído, achei a acústica muito boa. O carro é silencioso. Não é mais silencioso que o Sentra CVT, mas achei o isolamento do Sentra inferior, dá para ouvir muito ruído externo, inclusive o som das rodas rolando. Achei o isolamento do HB20 muito bom.
Quanto ao consumo, nem lembrei de olhar no computador de bordo. Depois olho e atualizo aqui.
Seguro
Quando eu cotei sozinho em um site de cotações e no site do meu banco, o valor ficou pouco acima de R$4000,00. Me assustei um pouco, mas com o Up! a diferença era mínima. Então me conformei e pronto, afinal, não dá para ficar sem.
Aí entrei em contato com o corretor de seguros oficial da OS, o @Nicko e fechei com ele um seguro bem completinho da Porto Seguro por R$2400,00 vampiros. Aliás, recomendo o Nicko, foi muito atencioso e ágil no processo. Façam seguro com ele.
Informações adicionais
A chave é canivete e a reserva é igual. Tem telecomando para abrir e fechar os vidros à distância. Já conhecia essa função no Stilo.
A garantia é de 5 anos, sem limite de quilometragem, item que pesou bastante na decisão. As revisões são tabeladas, a cada 10000km, e o custo é baixo.
Me deram uma assistência 24h, gratuita, por 1 ano, que dá direito até a hospedagem se acontecer algo com o carro a 300km de distância da minha casa ou mais e vale até nos países do Mercosul. O seguro também oferece isso, mas achei um bom serviço da Hyundai.
O HB20 1.0 turbo estava disponível no dia da compra, mas tinha decidido pelo 1.6 pelo seguinte: O turbo da Hyundai não teve um resultado tão "revolucionário" quanto o TSI da Volkswagen, não era nem tão econômico, nem tão potente. O carro era lançamento e não oferecia o desconto que consegui no 1.6, o turbo sairia mais caro. Ainda tinha tanquinho de partida a frio. O turbo é teoricamente, melhor para cidade, mas eu vou usar o carro em estrada para ir trabalhar no interior, aí 1.6 acaba se saindo melhor.
O tópico já fico grande demais, qualquer coisa, podem perguntar.
falow[/url]
Celta x Uno Mille (para minha mãe)
1.0 dos anos 90
Financiar carro usado
E por último:
[url=http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/raz%C3%A3o-x-emo%C3%A7%C3%A3o-me-ajudem-a-decidir-up-tsi-x-novo-hb20-1-6-edit-t%C3%A1-decidido-emo%C3%A7%C3%A3o-venceu.446721/]Up! TSI X HB20 1.6
FINALMENTE!!!, consegui levar o projeto adiante e adquiri meu primeiro carro.
Antes de apresentá-lo, gostaria de agradecer a todos os usuários desta pasta. Lá no começo, quando a pasta surgiu, eu não sabia nada sobre carros, a não ser reconhecê-los na rua... Lendo os tópicos daqui, aprendi muitas coisas, muitos conceitos, quais quesitos levar em consideração ao se escolher um carro, acompanhei várias discussões e aprendi bastante com os argumentos.
Um agradecimento a todos que responderam meus tópicos, para me dar uma ajudinha antes de tomar a decisão final, menos para o Oppenheimer, que postou no tópico querendo dizer que eu era muito pobre para ter carro e não ia fazer a manutenção em dia.
Se não consegue guardar melhor comprar uma bicileta.
falo mermo.
O problema não foi nem a crítica, mas quem é da época, sabe de quem se trata esse ser.POr causa disso um monte de gente compra o que não pode, não consegue dar manutenção e fica por ae causando acidentes.
Porque embora os que dão IBOPE sejam o dos "boyzinhos", a estatistica é das furrecas.
Presume-se que se não tem grana pra guardar pra comprar algo um pouco melhor, a manutenção vai ficar a ver navios. dae se conclui meu raciocinio automaticamente.
Fora que esses carros secos, são piores que andar de ônibus e ainda enchem o transito :P
O carro que escolhi foi o Hyundai Hb20 1.6 Comfort Style. A escolha não surgiu a partir do último tópico que abri, mas já estava há bastante tempo pesquisando os modelos possíveis até que reduzi a duas opções: Up! ou HB20, aí abri o tópico.
Recebi milhares de pedidos (@Imortal ) para fazer um review do carro. Vou escrever minhas impressões, bem amadoras. Durante o texto, possivelmente vou compará-lo a outros modelos que conheço bem, seja dirigindo e/ou andando bastante como carona. Os carros que eu conheço bem e que fazem parte da minha experiência são:
- FIAT Stilo 1.8, 2006
- Renault Clio Sedan 1.0 16v, 2004
- Volkswagen Fox 1.0, 2007
- Volkswagen Gol 1.0, 2012
- Renault Logan 1.0, 2009
- Nissa Sentra 2.0 CVT, 2011
- FIAT Novo Uno, 2009
- FIAT Novo Novo Uno, 2015
- Chevrolet Celta Spirit 1.0, 2010
- Mercedes Classe A 1.9, 2007
- Nissan Frontier 2008
- FIAT Uno Mille 1.0, 2004
- Renault Clio Sedan 1.0 16v, 2004
- Volkswagen Fox 1.0, 2007
- Volkswagen Gol 1.0, 2012
- Renault Logan 1.0, 2009
- Nissa Sentra 2.0 CVT, 2011
- FIAT Novo Uno, 2009
- FIAT Novo Novo Uno, 2015
- Chevrolet Celta Spirit 1.0, 2010
- Mercedes Classe A 1.9, 2007
- Nissan Frontier 2008
- FIAT Uno Mille 1.0, 2004
Agora, ao que interessa, a análise em si.
Concessionária
Comprei numa concessionária da Hyundai Brasil, aqui de Canoas. A vendedora atendeu muito bem e não ficou empurrando nada, apenas mostrou uma lista dos acessórios disponíveis e seus respectivos preços. Acabei pegando a mais apenas um kit, com películas escuras anti-vandalismo para os vidros, um polimento anti riscos com uma reaplicação grátis, impermeabilização dos bancos, imperglass com 4 reaplicações e um Tyremax (item mágico que restaura furo do pneu instantaneamente). Pensei em colocar bancos de couro, mas acabei desistindo para economizar e por não ver necessidade.
Na retirada, um técnico me explicou várias coisas sobre o carro e manutenção. Não foi de muita ajuda, pois eu já tinha lido o manual todo. Duas informações eu ainda não sabia: Ele falou que o primeiro tanque deveria ser de gasolina. E disse que ao mudar de combustível, deve-se andar por 5km, no mínimo, para o sensor detectar a mudança e não falhar na próxima partida.
Visual externo
Uma coisa que percebi nessa empreitada, é que visual é muito subjetivo, como uma roupa, os carros podem agradar algumas pessoas, enquanto outras detestam. O HB20 caiu muito bem no meu gosto. Escolha a cor prata sand e acho que combinou bem com as rodas e com a película dos vidros. Mas confesso que queria mesmo um HB20 vermelho, mas infelizmente, eles tiraram essa opção de cor, por causa do HB20 R-Spec (""esportivo"").
Interior
Aqui fica o destaque do carro, o interior é muito caprichado e bem acabado, acho inclusive superior ao LÍDER ONIX, que chegou com a mesma proposta do HB20. É em plástico duro, com tecido nas portas dianteiras, mas tudo muito bem encaixado, sem parafusos à mostra.
O espaço entre os bancos é do mesmo tamanho, mas é melhor aproveitado que a maioria dos concorrentes. Eles colocaram o freio de mão, mais próximo ao banco do motorista e com isso, foi possível colocar um porta objetos grande na frente, com tampa, 2 porta copos e mais um porta objetos pequeno na parte mais traseira.
Os guarda-sóis têm espelho e iluminação dos dois lados, é mais útil às mulheres, mas tudo bem. Há um porta óculos no teto, bem útil e a iluminação de leitura dianteira é individual. E há iluminação para os ocupantes de trás. O ponto negativo fica pelo fato das lâmpadas não serem de LED.
O painel de instrumentos tem iluminação azul, computador de bordo e medidor de temperatura e combustível digitais.
O volante tem comandos para mexer no som e atender ligações. Os botões são bem simples e dão a impressão de serem frágeis. O design do voltante, eu acho que poderia ser um pouco melhor. A empunhadura é boa e não tenho do que reclamar no quesito conforto.
O rádio é novo. O rádio que a Hyundai usava antes era lento e limitado (tinha limite de 1024 músicas, não organizava por pastas) e tinha fundo azul claro com letras azul mais escuro, e os donos de HB20 reclamavam dessa iluminação, alegando que atrapalha na condução noturna. O rádio do HB20 2016 corrigiu todos esses problemas. O menu é muito rápido, não tem loading para começar as músicas ao selecionar o source USB, não há limite de músicas, a tela mostra as pastas na ordem exata em que são colocadas no dispositivo USB e a tela agora tem fundo preto com as letras e números em azul, que dá um aspecto bem melhor do que o anterior.
O som era realmente ruim, como diziam, um som "espacial", xoxo. Mas, peguei uma sugestão de configuração no fórum HB20 e o rádio melhorou MUITO, parecia outro rádio. Bastava aumentar graves e agudos e deixar os médios no negativo. O som agora é decente.
O som tem bluetooth, mas ainda não testei.
O porta luvas é o ponto mais negativo do interior do HB20, ele é estreito demais e não tem iluminação. Até esqueci de tirar uma foto dele.
Quanto ao espaço, me surpreendi positivamente, estava esperando um carro bem mais apertado. Só levei um susto, quando fui ver o carro na concessionária, entrei dentro ele e minha cabeça ficou batendo no teto, mas era por causa da regulagem de altura. Aí coloquei na altura mínima e ficou bom (tenho 1,80m). Depois andei no banco de trás, com minha esposa dirigindo (1,67m) e me senti com bastante espaço, bem confortável. O carro só não serve para levar 3 ocupantes atrás. Se for 2, todo mundo fica feliz, a menos que uma das pessoas seja alta demais.
O porta malas segue o bom padrão de acabamento, com bons revestimentos, sem mostrar os mecanismos e fios. Ele também tem iluminação. Achei o espaço razoável, estava esperando menos. Tem mais espaço no porta malas que o Fox por exemplo, ao passo que o Fox oferece muito mais espaço para motoristas e passageiros.
A visibilidade é boa. Já vi algumas pessoas, falando que a área envidraçada é menor, por causa das linhas laterais elevadas, mas não senti nenhum problema por conta disso. Enxergo tudo muito bem, os espelhos externos são grandes e o ponto cego das barras dianteiras não incomoda, diferente do Fox que tem o pior ponto cego dos carros que eu dirigi. O HB20 só tem limitação no espelho interno, porque o vidro traseiro é muito estreito e elevado.
À noite, o acabamento interno ganha um charme a mais, por conta da iluminação azul. Há iluminação em todos os botões ao alcance do motorista. Falta iluminação para o comando dos vidros dos passageiros, achei um corte de custo desnecessauro.
Os faróis são regulares, acho que poderiam ser um pouco mais fortes. Ele tem um desvio à direita, quase levei o carro na concessionária no primeiro dia, para regular os faróis, mas no fórum HB20 achei um tópico sobre o assunto e lá achei a explicação de que o farol tem uma configuração a fim de proteger os motoristas que vêm em sentido contrário, dando a impressão de que o farol está torto para a direito ou que o farol da direita está mais forte que o da esquerda. Isso era novidade, para mim.
Desempenho
O motor é o Gamma 1.6 16v, usado pela Hyundai e Kia, tem 128cv no etanol e 122 na gasolina. Transmissão manual de 6 marchas. Não sou muito experiente em analisar performance de carro, mas sinto que o carro responde muito bem, testei na Freeway e o carro anda muito bem, muito mais que o Novo Uno da auto escola para motoristas habilitados, que dirigi, hoje, no mesmo trecho (sim, contratei um instrutor para me dar treinamento, já que faz um tempo que tirei CNH e fiquei bastante tempo sem dirigir). Me surpreendi ao saber que ele tinha mais cavalos que o Stilo da minha esposa, que eu considerava um carro muito potente (1.8, 114 cavalos, segundo o manual). Acho eles bem parecidos, ao andar.
O câmbio tem engates curtos e precisos, lembra o Gol, apesar deste ser mais curto, ainda. A sexta marcha faz diferença, na Freeway, em alta velocidade, deixa o giro baixo, economizando energia e diminuindo o ruído.
Falando em ruído, achei a acústica muito boa. O carro é silencioso. Não é mais silencioso que o Sentra CVT, mas achei o isolamento do Sentra inferior, dá para ouvir muito ruído externo, inclusive o som das rodas rolando. Achei o isolamento do HB20 muito bom.
Quanto ao consumo, nem lembrei de olhar no computador de bordo. Depois olho e atualizo aqui.
Seguro
Quando eu cotei sozinho em um site de cotações e no site do meu banco, o valor ficou pouco acima de R$4000,00. Me assustei um pouco, mas com o Up! a diferença era mínima. Então me conformei e pronto, afinal, não dá para ficar sem.
Aí entrei em contato com o corretor de seguros oficial da OS, o @Nicko e fechei com ele um seguro bem completinho da Porto Seguro por R$2400,00 vampiros. Aliás, recomendo o Nicko, foi muito atencioso e ágil no processo. Façam seguro com ele.
Informações adicionais
A chave é canivete e a reserva é igual. Tem telecomando para abrir e fechar os vidros à distância. Já conhecia essa função no Stilo.
A garantia é de 5 anos, sem limite de quilometragem, item que pesou bastante na decisão. As revisões são tabeladas, a cada 10000km, e o custo é baixo.
Me deram uma assistência 24h, gratuita, por 1 ano, que dá direito até a hospedagem se acontecer algo com o carro a 300km de distância da minha casa ou mais e vale até nos países do Mercosul. O seguro também oferece isso, mas achei um bom serviço da Hyundai.
O HB20 1.0 turbo estava disponível no dia da compra, mas tinha decidido pelo 1.6 pelo seguinte: O turbo da Hyundai não teve um resultado tão "revolucionário" quanto o TSI da Volkswagen, não era nem tão econômico, nem tão potente. O carro era lançamento e não oferecia o desconto que consegui no 1.6, o turbo sairia mais caro. Ainda tinha tanquinho de partida a frio. O turbo é teoricamente, melhor para cidade, mas eu vou usar o carro em estrada para ir trabalhar no interior, aí 1.6 acaba se saindo melhor.
O tópico já fico grande demais, qualquer coisa, podem perguntar.
falow[/url]