O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DESABAFO] Decepção com Super Mario Sunshine - Game Cube

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.907
Reações
4.600
Pontos
753
Fala galera, tudo em paz?

Ontem finalizei Super Mario Sunshine e a decepção foi tão grande que perdi a vontade de fazer 100% (pegar as 120 sunshines), coisa rara de eu fazer em um jogo do Mario, às vezes eu guardo esses "extras" para fazer em outros momentos, vira meu jogo casual, mas desta vez eu vou deixar como está, acho que terminei com 85 sunshines.

Como isso não é uma análise profunda e menos ainda tenho interesse em fazer isso, vou colocar os pontos fortes e fracos que achei no jogo:

Fortes:

- jogabilidade excelente;
- gráficos e desempenhos excelentes;
- diversão (+/-).

Fracos:

- história, isso é questionável, mas pelo nível do jogo eu esperava mais, ou que tivessem algo mais direto como o SM64;
- vozes: Bowser e Bowser JR, cara, quando o Jr "falou" eu até aceitei, mas o pai não né, só faltou o Mario "falar" para fazer a maior cagada de todas;
- desafios, ridículo, toda fase é exatamente a mesma coisa e de 8 desafios, 3 ou 4 são iguais;
- exploração, uma m**** tmb, embora eu não seja fã do gênero sempre é legal procurar alguns segredos nas telas/mapas do Mario;
- objetivo; simplesmente não tem.

Tem tanta coisa que eu queria continuar escrevendo que resolvi parar.

Li aqui em algum lugar que os jogos do Mario são para mostrar o potência do console já em seu lançamento, e isso eu não tinha percebido até esse comentário, é a verdade nua e crua, mas sempre há diversão e desafios (mesmo que maçantes) nos jogos da franquia.

Super Mario Sunshine seria a evolução perfeita (por plataformas), deveria ser assim (em evolução geral):
SM64 < SMS < SMG (1 e 2) < SMO | Mas fica assim SM64 > SMS < SMG (1 e 2) < SMO.

É isso ai, que decepção.
 

Diego89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
1.258
Pontos
854
Ainda quero jogar o sunshine, nunca parei para jogar ele seriamente.

O Mário 64 eu acho viciante, as vezes pego pra jogar na brincadeira e quando vou ver já tô jogando sério de novo [emoji23], tenho que me vigiar.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.033
Reações
34.889
Pontos
1.054
Acho q era 2003, tava sentado na calçada junto com os meus coleguinhas, passou um tiozinho baixinho e bigodudo usando um boné vermelho de alguma casa de material de construção, daí eu gritei altão: Fala ae ô Super Mario Sunshine. Ele me chamou de fdp e veio correndo na nossa direção.

Bons tempos...
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.254
Reações
2.357
Pontos
453
Eu finalizei ele com umas 60 ~ 70 shines, não tive coragem de caçar as moedas azuis, não tem extra nenhum depois de pegar elas pelo o que eu saiba, o que encanta nesse jogo é o nível gráfico da água, mas ele não é nada cativante, Mario 64 é extremamente superior e também o meu jogo favorito.
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.369
Reações
59.740
Pontos
1.253
- história, isso é questionável, mas pelo nível do jogo eu esperava mais, ou que tivessem algo mais direto como o SM64;
História
609c0fc32bee1.jpg
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Eu também nunca gostei de Super Mario Sunshine, ele é o contrário de tudo que os grandes jogos do Mario sempre se propuseram a ser: Intuitivos, divertidos, balanceados (na dificuldade certa), etc... Os únicos adjetivos que eu poderia dar a esse jogo seria "inovador" (sim, como sempre eles tentaram algo diferente na franquia como é de praxe na Nintendo porém nem sempre com resultados satisfatórios) e bonito, sim os gráficos desse jogo são bem bonitos principalmente considerando a época do lançamento e isso ninguém pode negar, simples assim...
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.907
Reações
4.600
Pontos
753
Ainda quero jogar o sunshine, nunca parei para jogar ele seriamente.

O Mário 64 eu acho viciante, as vezes pego pra jogar na brincadeira e quando vou ver já tô jogando sério de novo [emoji23], tenho que me vigiar.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Exatamente eu.

Hahahaha, mestre Diego, as vezes acho que somos gêmeos [emoji3059][emoji3059][emoji3059]

Sobre o Sunshine, tire suas conclusões, ele é uma evolução do SM64, melhorou tudo o que precisava, mas como o @John Kabira disse, parece que tiverem que apressar q entrega do jogo por algum motivo (lançamento, divergência na equipe, mudança de estúdio e assim vai).

Eu já falei algumas vezes por aqui, comecei e jogo e dropei umas 5 ou mais vezes, agora descobri o pq.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

Diego89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
1.258
Pontos
854
Exatamente eu.

Hahahaha, mestre Diego, as vezes acho que somos gêmeos [emoji3059][emoji3059][emoji3059]

Sobre o Sunshine, tire suas conclusões, ele é uma evolução do SM64, melhorou tudo o que precisava, mas como o @John Kabira disse, parece que tiverem que apressar q entrega do jogo por algum motivo (lançamento, divergência na equipe, mudança de estúdio e assim vai).

Eu já falei algumas vezes por aqui, comecei e jogo e dropei umas 5 ou mais vezes, agora descobri o pq.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
Kkkkkkkkkkk vai que é coisa de outras vidas né mestre

Volte para o Mário 64, para cicatrizar seu desgosto [emoji16][emoji16][emoji16], e seja feliz sem erro.

Abração meu amigo.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.907
Reações
4.600
Pontos
753
Eu também nunca gostei de Super Mario Sunshine, ele é o contrário de tudo que os grandes jogos do Mario sempre se propuseram a ser: Intuitivos, divertidos, balanceados (na dificuldade certa), etc... Os únicos adjetivos que eu poderia dar a esse jogo seria "inovador" (sim, como sempre eles tentaram algo diferente na franquia como é de praxe na Nintendo porém nem sempre com resultados satisfatórios) e bonito, sim os gráficos desse jogo são bem bonitos principalmente considerando a época do lançamento e isso ninguém pode negar, simples assim...

Eu só discordo de que o jogo foi inovador, não achei nada inovador, tivemos o Yoshi e o Fludd? Perdemos o pulo agachado, pulo com derrape, cara, sei lá, decepção mesmo.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.907
Reações
4.600
Pontos
753
Pois é, a do SM64 nem existe uma história, é um jogo e é legal.

Já o Super Mario Galaxy 1 tem uma put* história legal, surpreendente para o Maio 3d, a Nintendo explorou isso no Wii muito mais que o recurso do motion, o que achei estranho e perfeito.

Mario com história são os Papers, Mario and Luigi (acho q são só dos portáteis) e aquele Mario RPG do Snes, que eu dropei 3x, agora desisti de verdade.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Eu só discordo de que o jogo foi inovador, não achei nada inovador, tivemos o Yoshi e o Fludd? Perdemos o pulo agachado, pulo com derrape, cara, sei lá, decepção mesmo.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk

Eu achei sim o Fludd muito inovador (apesar dos retrocessos que você mencionou), mas o problema é que ele não foi bem implementado, esse negócio de você ter que ficar regulando o tempo todo a câmera pra atingir os seus alvos é uma coisa totalmente inversa à intuição proporcionada ao mirar nos inimigos feita em Ocarina of Time, faltou esmero (e um gatilho "Z") aqui...
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.369
Reações
59.740
Pontos
1.253
Pois é, a do SM64 nem existe uma história, é um jogo e é legal.

Já o Super Mario Galaxy 1 tem uma put* história legal, surpreendente para o Maio 3d, a Nintendo explorou isso no Wii muito mais que o recurso do motion, o que achei estranho e perfeito.

Mario com história são os Papers, Mario and Luigi (acho q são só dos portáteis) e aquele Mario RPG do Snes, que eu dropei 3x, agora desisti de verdade.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
Eu odiei a história dos Galaxy. Não porque é ruim, tem uma trama legal até com pitadas de Pixar, principalmente o primeiro.
Porém pra eu que quero apenas jogar as fases em seguida, foi um baita estraga prazeres.

Vish, tu dropou Mario RPG?
Aquele jogo pra mim é muito difícil de parar, lembro que joguei na época e fiquei viciado com o sistema de batalha, a exploração e os personagens que eram muito carismáticos.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Off-topic: Um jogo de Mario que adoro e foi aclamado por público e crítica: Yoshi's Island, adoro tudo nesse jogo, os gráficos, a jogabilidade, a variedade, etc, porém tem uma coisa nele que odeio, a obrigatoriedade de achar todas as moedas vermelhas, a florzinha escondida e o tempo em 30 em todas as fases pra desbloquear as fases secretas e fazer 100% no jogo. PQP, voc:e consegue terminar o jogo sem isso e o final completo não acrescenta muito, mas que acho isso chato pra karaleo, isso eu acho, além de não acrescentar nada de especial compromete um pouco a diversão...

(Detratores falarão: Mas joga desse jeito quem quiser, ninguém é obrigado a isso... Mas que falei, falei... :kzangado )
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Off-topic: Um jogo de Mario que adoro e foi aclamado por público e crítica: Yoshi1s Island, adoro tudo nesse jogo, os gráficos, a jogabilidade, a variedade, etc, porém tem uma coisa nele que odeio, a obrigatoriedade de achar todas as moedas vermelhas, a florzinha escondida e o tempo em 30 em todas as fases pra desbloquear as fases secretas e fazer 100% no jogo. PQP, voc:e consegue terminar o jogo sem isso e o final completo não acrescenta muito, mas que acho isso chato pra karaleo, isso eu acho, além de não acrescentar nada de especial compromete um pouco a diversão...

(Detratores falarão: Mas joga desse jeito quem quiser, ninguém é obrigado a isso... Mas que falei, falei... :kzangado )

Vish, tu dropou Mario RPG?
Aquele jogo pra mim é muito difícil de parar, lembro que joguei na época e fiquei viciado com o sistema de batalha, a exploração e os personagens que eram muito carismáticos.

Simples, não gosta de RPGs, principalmente de turnos...
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.369
Reações
59.740
Pontos
1.253
Off-topic: Um jogo de Mario que adoro e foi aclamado por público e crítica: Yoshi1s Island, adoro tudo nesse jogo, os gráficos, a jogabilidade, a variedade, etc, porém tem uma coisa nele que odeio, a obrigatoriedade de achar todas as moedas vermelhas, a florzinha escondida e o tempo em 30 em todas as fases pra desbloquear as fases secretas e fazer 100% no jogo. PQP, voc:e consegue terminar o jogo sem isso e o final completo não acrescenta muito, mas que acho isso chato pra karaleo, isso eu acho, além de não acrescentar nada de especial compromete um pouco a diversão...

(Detratores falarão: Mas joga desse jeito quem quiser, ninguém é obrigado a isso... Mas que falei, falei... :kzangado )
Yoshi's Island pra mim é o melhor jogo de plataforma de todos os tempos.
Melhor que Mario World, melhor que Super Mario Bros 3, melhor que a trilogia DKC, melhor que DKC Returns e Tropical Freeze, melhor que Sonic , etc.
Até hoje não vi tanta criatividade num jogo do gênero.

Esse lance dos 100% até hoje eu não consegui, acho difícil pra caramba as fases extras.
Uma dica pra conseguir desbloquear elas é ganhar aqueles power-ups de tempo, assim é só chegar no finalzinho da fase e usar que você consegue isso sem problemas.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
E existe uma coisa relativa a esse jogo que se for verdade esse seria com certeza o pior jogo de Mario de todos os tempos:

Eu vi uma vez um vídeo que mostrava que o inimigo atrás da sombra do mário era um filho do Bowser (não tive paciência pra terminá-lo não, acho que foi o primeiro jogo do Mario que peguei e não completei), mas dizia que havia insinuações no final que a mãe desse pequeno "Bowser" seria a princesa Peach, se isso for verdade essa cambada da Nintendo perdeu completamente o senso de rídículo nesse jogo, alguém ai sabe dessa história e pode confirmar se é verídico, dá pra aturar isso não...
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Yoshi's Island pra mim é o melhor jogo de plataforma de todos os tempos.
Melhor que Mario World, melhor que Super Mario Bros 3, melhor que a trilogia DKC, melhor que DKC Returns e Tropical Freeze, melhor que Sonic , etc.
Até hoje não vi tanta criatividade num jogo do gênero.

Esse lance dos 100% até hoje eu não consegui, acho difícil pra caramba as fases extras.
Uma dica pra conseguir desbloquear elas é ganhar aqueles power-ups de tempo, assim é só chegar no finalzinho da fase e usar que você consegue isso sem problemas.

Sim, o jogo é maravilhoso e da última vez que joguei (isso deve ser uns 8 ou 9 anos atrás) eu usei o hack que mostrava todas as moedas vermelhas e a flor escondida na fase além de Game Genie para não decrescer o tempo, não tenho mais paciência pra ficar passando raiva a toa não...
 
Ultima Edição:

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.907
Reações
4.600
Pontos
753
E existe uma coisa relativa a esse jogo que se for verdade esse seria com certeza o pior jogo de Mario de todos os tempos:

Eu vi uma vez um vídeo que mostrava que o inimigo atrás da sombra do mário era um filho do Bowser (não tive paciência pra terminá-lo não, acho que foi o primeiro jogo do Mario que peguei e não completei), mas dizia que havia insinuações no final que a mãe desse pequeno "Bowser" seria a princesa Peach, se isso for verdade essa cambada da Nintendo perdeu completamente o senso de rídículo nesse jogo, alguém ai sabe dessa história e pode confirmar se é verídico, dá pra aturar isso não...

Logo vou responder aos outros comentários, tem muito assunto bom aqui.

Mas sobre o spoiler é isso mesmo, uma cagada atrás da outra.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.369
Reações
59.740
Pontos
1.253
E existe uma coisa relativa a esse jogo que se for verdade esse seria com certeza o pior jogo de Mario de todos os tempos:

Eu vi uma vez um vídeo que mostrava que o inimigo atrás da sombra do mário era um filho do Bowser (não tive paciência pra terminá-lo não, acho que foi o primeiro jogo do Mario que peguei e não completei), mas dizia que havia insinuações no final que a mãe desse pequeno "Bowser" seria a princesa Peach, se isso for verdade essa cambada da Nintendo perdeu completamente o senso de rídículo nesse jogo, alguém ai sabe dessa história e pode confirmar se é verídico, dá pra aturar isso não...
Isso aí é só teoria sem sentido mesmo.

De qualquer forma esse jogo é uma bagunça em todos os sentidos.
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.068
Reações
2.741
Pontos
954
O maior diferencial q notei nesse jogo foi o clima mais "sombrio", a estória também, isso me incomodou de início mas depois passou.
O q me fez insistir para terminar com 100% foi o desafio, nisso foi o melhor de todos os 3d q joguei até então, muito bem balanceado.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.952
Reações
21.595
Pontos
999
Eu só discordo de que o jogo foi inovador, não achei nada inovador, tivemos o Yoshi e o Fludd? Perdemos o pulo agachado, pulo com derrape, cara, sei lá, decepção mesmo.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk

Cara esse lance de não ter as habilidades "ninja"/acrobáticas do Mario em Sunshine também achei uma m****. Isso tudo para que o FLUDD se mostrasse necessário. O Mario de Mario 64 é o melhor em termos de habilidade, ponto. Z Jump, Z Dash, Peixinho etc. fizeram muita falta em Sunshine. Não que o FLUDD tenha sido uma mecânica ruim, mas acho que esses movimentos que o Mario perdeu em relação ao Mario 64, novamente, deveriam estar no jogo. E sim, sei que o Peixinho deslizante "está" no jogo, mas é bem burocrático ter que molhar o chão antes fazendo uma trajetória e só então poder deslizar de barriga. Fazer isso com aquela câmera estúpida e os analógicos de mira invertidos era uma tremenda m****.
Eu odiei a história dos Galaxy. Não porque é ruim, tem uma trama legal até com pitadas de Pixar, principalmente o primeiro.
Porém pra eu que quero apenas jogar as fases em seguida, foi um baita estraga prazeres.

Vish, tu dropou Mario RPG?
Aquele jogo pra mim é muito difícil de parar, lembro que joguei na época e fiquei viciado com o sistema de batalha, a exploração e os personagens que eram muito carismáticos.
Mario RPG é uma jogo muito foda. Personagens e história ótimos. Para quem reclama que o Bowser/Koopa sempre é o vilão deveria jogar este jogo.

Aquelas merdas de Paper Mario nem considero. Retrocesso total.
Yoshi's Island pra mim é o melhor jogo de plataforma de todos os tempos.
Melhor que Mario World, melhor que Super Mario Bros 3, melhor que a trilogia DKC, melhor que DKC Returns e Tropical Freeze, melhor que Sonic , etc.
Até hoje não vi tanta criatividade num jogo do gênero.

Esse lance dos 100% até hoje eu não consegui, acho difícil pra caramba as fases extras.
Uma dica pra conseguir desbloquear elas é ganhar aqueles power-ups de tempo, assim é só chegar no finalzinho da fase e usar que você consegue isso sem problemas.
Yoshi's Land para mim é pau a pau com Donkey Kong Country 2. Miyamoto realmente estava putinho com o fato da franquia DK ter ofuscado Mario no Super Nintendo que fez Yoshi's Island com todo o esmero possível para mostrar que ainda manjava dos paranauês. O resultado foi um jogo fuderoso tanto em jogabilidade, level design, trilha sonora e visual.

E eu fiz 100% nele à época. Se brincar é tão ou mais difícil que DKC2 justamente por ter que coletar mais coisas nas fases.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.907
Reações
4.600
Pontos
753
Isso aí é só teoria sem sentido mesmo.

De qualquer forma esse jogo é uma bagunça em todos os sentidos.
Não é teoria, a história é essa mesmo.

O ser "mama" é o motivo de toda a trama, mas é mentira e a história deixa isso claro, mas é exatamente como está no Spoiler sem tirar bem por.

Como o universo de Mario é infantil (em sua maioria) fica aquela situação de até a "fake mama" ter dúvidas se ela não é mesmo a real, mas enfim, não quero ir além nos comentários e não sei colocar Spoiler no Tapatalk.

O jogo é gostosinho de jogar, se não tivesse história nenhuma ou fosse igual a do SMW, bem simples, seria um jogo ok. Mas caraleo, fazerem todas essas cagadas foi de foder, a hora que eu ouvi o Bowser falando ser ser os "gwah ah ahr" e as legendas traduzindo, pqp, q m****. Nem sei como chama esse tipo de fala/narrativa.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 
Topo Fundo