O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Desabafo em alto nível News] O mimimi anti-BBB

O Andarilho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
634
Pontos
544
Por Matheus Pichonelli

O mimimi anti-BBB
Os muito cultos que me desculpem, mas não se levar a sério é fundamental. No meio da semana, resolvi fazer uma lista sobre pudores eletrônicos que andam criando barreiras anti-sépticas contra tudo o que é popular.

Era a maldita pulga que me roça as orelhas todo início de ano desde 2002, quando começaram as inserções para as próximas edições do Big Brother Brasil. A pulga, neste ano, veio com uma dúvida: não é curioso que as redes sociais tenham surgido mais ou menos na mesma época em que os reality shows se tornaram uma febre?


não é curioso que as redes sociais tenham surgido mais ou menos na mesma época em que os reality shows se tornaram uma febre? Foto: Galeria de Eurritimia/Flickr
Curioso é. Pouco antes de Mark Zuckerberg gritar eureka ao notar o sucesso das fotos de pessoas conhecidas compartilhadas pelo mesmo grupo, o tal John de Mol já havia percebido que poderia atrair uma multidão de gente para a frente da tevê confinando gente daquela gente e expondo todos os dias os seus hábitos mais banais.

Foram duas sacadas que marcariam os hábitos dos espectadores da última década. Pelo simples prazer de espiar? Vouyerismo assumido?

Talvez.

O golpe certo, me parece – e isso é só uma tese de botequim – foi que essas ideias provocaram um sentimento duplo em um público imenso, dentro ou fora da tela: a vaidade e a crueldade.

Nos reality shows, a fórmula parece partir da premissa de que basta colocar uma câmera e mais de dois seres humanos numa gaiola para testemunhar, em poucos minutos, o início de uma guerra nuclear.

Antes de o programa ir ao ar, os tais jogadores se apresentam dizendo uma série de obviedades. “Gosto de desafios”, “tenho gênio forte, mas gosto de trabalhar em equipe”, “sou uma pessoa verdadeira”, “meu maior defeito é minha sinceridade”, “vivo de aventuras”.

Só quem está na frente das câmeras acredita nisso. Quem está do lado de fora, ou mesmo na edição e direção do programa, sabe que, em poucos dias, o sujeito que se apresentou como semideus era, na verdade, uma besta-fera. Uma besta-fera que se contradiz, que mente, que sacaneia, que forma grupos (como as panelinhas das escolas, nerds de um lado, populares de outro), que espalha picuinha, que chora, que se infantiliza, que se desespera.

Para o público, que acompanha aquilo tudo com uma metralhadora moral, poder punir um deslize ou desvio de caráter com um simples telefonema é quase um sonho de consumo. O ápice que a interatividade poderia conceber.

De quebra, o espectador pode dormir com a sensação de que, apesar do sofá rasgado e da barriga avantajada, o gostosão ou gostosona descolados do Big Brother são pessoas ainda mais deploráveis do que ele – que ainda não foi flagrado pela câmera do elevador coçando o nariz.

Pela mesma lógica, não é de se estranhar que faça tanto sucesso um programa mostrando o dia-a-dia de madames a estourar champanhe às dez da manhã. Elas não sabem, mas provocam uma sensação de bem-estar diante de um público supostamente enojado com aquela afetação e desperdício. “Não sou rico, mas não sou tosco”.

Por algum motivo, as ricaças aceitaram participar do programa e se deixaram exibir. Simplesmente porque não têm ideia de que, do outro lado da câmera, são alvo de chacota, piada, ódio. Vivendo numa bolha, alimentaram uma projeção que não confere com a imagem que o público tem delas. A decadência humana é o que explica a busca pela audiência, e não o glamour que elas acreditam exposto. É um espelho de imagem invertida.

E se para cada sentença existe um carrasco, é de se supor que, se alguém se deixou ser filmado, é natural que alguém queira espiar. Gostar ou não, com o perdão do pleonasmo, é só uma questão de gosto. Nada que vá ancorar a produção (intelectual ou fabril) da Nação.

Mas como tudo é assunto sério nesta vida de humores condenáveis, vale lembrar que, como num reality show, a vida em rede é também um jogo de espelho. Ninguém além Zuckerberg acertou tão em cheio ao pensar numa comunidade virtual em que pudessem conviver não só os amigos, os colegas, os fãs e ídolos, mas sim as projeções manifestadas de cada um. Por isso o Facebook se tornou o terreno propício para esforços delirantes de auto-afirmação. E que, como em qualquer comunidade (a escola, a igreja, o trabalho), cria códigos próprios de identidade. “O que eu sou é exatamente o que eu quero (ou querem) de mim. E para ser é preciso ser aceito”.

Vai ver é por isso que as pessoas são sempre tão mais interessantes, bonitas e felizes quando se apresentam numa rede social. Lá, como numa jaula do BBB, elas formam grupos e se reconhecem sob figurinos próprios. Como um clã.

O esforço é notável e atinge tanto o religioso fervoroso (que, mais do que ele, precisa convencer a plateia da própria fé), o devasso solteiro (solidão, que nada), o cidadão engajado (precisamos tomar uma atitude!) e até mesmo o camarada cult, que tem ânsia quando ouve falar de cultura popular. Sua característica principal é chutar tudo o que for pobre, feio, sujo e acessível, e se mostrar incapaz de rir dele mesmo.

No Facebook, encontrou o terreno ideal para compartilhar todas as suas referências culturais sem precisar ter uma linha sequer de ideia própria.

Nada contra nada disso. Entre tanta imagem e projeção, há cada vez mais espaços para discussões antes inexistentes, e poder se manifestar é sempre muito melhor do que morrer em silêncio. Na pior das hipóteses, a manifestação pode render uma piada ou caricatura. Na melhor, pode provocar uma Primavera.

Só não sei ainda se, no meio de tudo, a comoção eletrônica no Brasil é falta ou excesso de revolta. A cada dia descobrimos mais gente indignada com a situação dos poodles, com a decadência dos costumes e com o avanço da cultura de massas. Ao mesmo tempo (e isso é só um exemplo), bandidos de toga criam mordaças e se sentam em cima de uma caixa preta judiciária que só alguns querem abrir. E o que ouço são só grilos competindo com o mais engajado dos silêncios.

fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-mimimi-anti-bbb/#todos-comentarios
 

dirtydids

Bam-bam-bam
Mensagens
5.880
Reações
8.768
Pontos
399
nemly-e-nemlerey.jpg
 

The_Big_Boss

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.490
Reações
11.659
Pontos
1.449
Posta uma ex BBB semi nua que até posso me interessar em ler.
No mais bbb é uma m****, simples assim.
 


merendero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.115
Reações
253
Pontos
204
De quebra, o espectador pode dormir com a sensação de que, apesar do sofá rasgado e da barriga avantajada, o gostosão ou gostosona descolados do Big Brother são pessoas ainda mais deploráveis do que ele – que ainda não foi flagrado pela câmera do elevador coçando o nariz.
hahaha bom argumento, gostei dessa parte.

No mais, só vejo fotos das participantes na net pra avaliar o material das próximas capas da Playboy. Não me sinto superior a ninguem por não assistir (como vááários comentários por aí na net sugerem), apenas não me importo. Prefiro jogar meu PSP do que ficar vendo esses pela-sacos na Grobo.
 

Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.442
Pontos
484
rodrigog88;8955998 disse:
Infrações: 2/3 (5)

Esse ae vai embora cedo. :-D


desencana disso, ja nao ta valendo mais nada esses pontos...
veja o tortinhas10, deram ate um status pra ele:-D:-D:-D
 

O Andarilho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
634
Pontos
544
merendero;8956105 disse:
hahaha bom argumento, gostei dessa parte.

No mais, só vejo fotos das participantes na net pra avaliar o material das próximas capas da Playboy. Não me sinto superior a ninguem por não assistir (como vááários comentários por aí na net sugerem), apenas não me importo. Prefiro jogar meu PSP do que ficar vendo esses pela-sacos na Grobo.

essa é a intenção do tópico, citações como essa que vc viu é o objetivo :D
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
[FONT="Arial"][SIZE="3"][COLOR="DarkSlateBlue"]Porra, agora é moda classificar todo e qualquer argumento contrário como "mimimi". Juro que perco o interesse em debater inteligentemente qualquer assunto quando leio esse termo de m****: "mimimi". Qualquer um agora que quiser ter razão é só dizer que o outro está de "mimimi" que já aparece um monte de retardado apoiando sem discutir o cerne da questão.

No mais [e seguindo a moda do não argumento], BBB é uma b*sta mesmo. Faz mal pra cabeça.[/COLOR][/SIZE][/FONT]
 

dirtydids

Bam-bam-bam
Mensagens
5.880
Reações
8.768
Pontos
399
rodrigog88;8955998 disse:
[COLOR="Red"]Infrações: 2/3 (5)[/COLOR]

[COLOR="Blue"]Esse ae vai embora cedo. :-D[/COLOR]

Pára de me agourar, pô :-D

Enfim, BBB é uma m****, mas não precisa ficar todo mundo falando isso. É óbvio. Sinto muito por quem assiste...
 

BiLL.psp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.774
Reações
297
Pontos
204
Alan-Pierre-BBB-7---450X280.jpg


Fecha o c* pra falar comigo se vc não se lembra quem é esse brother.

[coolface]
 

Minotauro!=Centauro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.704
Reações
1.514
Pontos
379
merendero;8956105 disse:
hahaha bom argumento, gostei dessa parte.

No mais, só vejo fotos das participantes na net pra avaliar o material das próximas capas da Playboy. Não me sinto superior a ninguem por não assistir (como vááários comentários por aí na net sugerem), apenas não me importo. Prefiro jogar meu PSP do que ficar vendo esses pela-sacos na Grobo.

"Aí sim, um programa com pessoas em situação de debilidade mental pior que a minha. Agora sim posso ser feliz em desgraça."

Sério que isso pra você é "bom argumento"? :lol

Hiperbrain;8956923 disse:
Porra, agora é moda classificar todo e qualquer argumento contrário como "mimimi". Juro que perco o interesse em debater inteligentemente qualquer assunto quando leio esse termo de m****: "mimimi". Qualquer um agora que quiser ter razão é só dizer que o outro está de "mimimi" que já aparece um monte de retardado apoiando sem discutir o cerne da questão.

No mais [e seguindo a moda do não argumento], BBB é uma b*sta mesmo. Faz mal pra cabeça.

As pessoas adotam coisas como "mimimi" como argumento refutador. Fazer o que?
 

dark___fear

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.839
Reações
1.100
Pontos
929
Tem um pessoal também que reclama de BBB mas gosta ou faz coisas que tem o grau de intelecto igual, não dá para entender...

Tipo, tem um que posta "contra o BBB" no facebook daí 2 minutos depois posta uma foto de uma mulher em pose sensual, putz, cara reclama de conteúdo irrelevante e posta algo mais irrelevante ainda...

"Se for para criticar, favor não ser hipócrita"
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
BBB já deu tudo que tinha que dar, menos a luiza que está no canadá.
 

Babylon

Bam-bam-bam
Mensagens
13.199
Reações
4.224
Pontos
439
firulero;8957669 disse:
BBB já deu tudo que tinha que dar, menos a luiza que está no canadá.

[SIZE="2"]Mais ela tb deve ta dando la. [coolface][/SIZE]
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
[COLOR="Black"]Rindo alto da "drupa carpíra".[/COLOR]:-D
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
"Redes sociais" no estilo Orkut, MySpace e Facebook podem ter surgido junto com os BBB da vida, mas ICQ é mais antigo (este inclusive tinha o recurso de criação de "perfis", com informações pessoais, gostos, etc), iRC e Usenet idem. Querer fazer um artigo inteiro basdeado em premisas falsas não é muito aconselhável não.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.422
Reações
6.697
Pontos
1.449
Não sei o que é pior: o BBB ou as pessoas comentando que odeiam o BBB.
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Black cat in the darkness;8957099 disse:
Até a 3ª Edição pode ser, mas na 12ª [kdesconfia]


naughty-memes-nope-he-sure-doesnt.jpg

HEhehehehe, eu ri.

Também penso assim, tanto faz se nego vê ou não vê, se é de qualidade ou culturalmente desprezível, quero que se foda.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
SonOfJeffer;8958361 disse:
Não sei o que é pior: o BBB ou as pessoas comentando que odeiam o BBB.

Que se bobear são as que mais assistem.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Babylon;8957680 disse:
[SIZE="2"]Mais ela tb deve ta dando la. [coolface][/SIZE]

Então, o BBB já deu tudo o que tinha que dar, mas a luiza ainda não pq ela está no canadá
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Quem assiste pra ficar de mimimi não tem moral. Será que é tão difícil não assistir?
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
Jornalistas que acham que sabe de alguma coisa para mim e pior que o BBB em sí.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
fbr;8958457 disse:
Que se bobear são as que mais assistem.

É verdade. Vejo direto pessoas falando que odeiam mas que sempre assistem. Aí todo dia é aquela ladainha tipo: nossa, odeio bbb não é atoa, vc viu o que aconteceu ontem? Fala sério nesse povo :-D
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.166
Pontos
469
Marculino;8958755 disse:
É verdade. Vejo direto pessoas falando que odeiam mas que sempre assistem. Aí todo dia é aquela ladainha tipo: nossa, odeio bbb não é atoa, vc viu o que aconteceu ontem? Fala sério nesse :-D

tem gente qu efala que bbb nao acrescenta em nada para as pessoas. ai eu digo: novela é? futebol é? livros como a cabana que é ficcional e tem gente que acha que é inspiração divina é?

cada um com o que gosta. se menos gente se intrometessem no gosto dos outros as pessoas seriam mais felizes fazendo o que gosta.
 
Topo Fundo