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[Desabafo] O UP! e seu computador de bordo/multimidia

f0rg0tten

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Resolvi criar um tópico para desabafar sobre as coisas que estão me incomodando no up!, e se possível, pegar algumas ideias sobre o que posso fazer para mitigar um pouco as coisas. Agradeço desde já a quem der algum pitaco ou mesmo compartilhe do meu "sofrimento".


Versão curta: são uma b*sta.

Versão longa: Tem duas coisas que me incomodam no UP! desde que peguei ele, a primeira, o computador de bordo, a segunda a multimídia.

Sobre o computador de bordo: São 5 botões, 3 na alavanca do limpador (um deles "escondido"), e 2 um em cada lado do velocímetro (sim, igual a carro velho), e uma simbologia confusa, a ponto deste ser o primeiro carro que precisei consultar o manual para entender os menus. Os problemas de usabilidade tiram todo o benefício das informações a mais que o computador tem. Junta isso a um texto pequeno, vermelho em uma tela com iluminação vermelha e o computador de bordo fica quase inútil.

Minha solução: Estou testando um HUD ODB2, que trás as mesmas informações de forma um pouco mais clara (e com apenas 3 botôes!) e bem mais legíveis. Se ficar legal depois crio um tópico para falar sobre.

Sobre a Multimídia: Tem bluetooth e consegue fazer um serviço legal com o sensor de estacionamento, mesmo tendo uma tela pequena, mas fora isso não tem muito o que elogiar. Ela pausa a música ao invés de baixar o volume quando se engata a ré, o que incomoda mas não é o fim do mundo, se não fosse duas coisas: 1) ela buga e as vezes o som segue pausado mesmo após engatar a primeira e seguir viagem. 2) Ela não tem um botão play/pause, então quando buga não tem como forçar a tocar a musica/podcast, tem que entrar nos menus para trocar a midia, ou mesmo engatar a ré novamente e tirar para ela entender o que aconteceu (sim, o botão play/pause do spotify, ou qualquer app que esteja em uso não sobrescreve o do carro, interagir com ele não faz a musica tocar).

Outro ponto, no meu ka, com a velha sync, eu conseguia ter 2 celulares pareados com o carro (pessoal e trabalho) ao mesmo tempo, assim eu rodava o spotify em um, mas quando o outro tocava, eu conseguia atender as ligações. Não consigo fazer isso no UP!, e testei no polo do meu pai (2021) e tive o mesmo resultado.

Minha solução: Nenhuma. Pensei até em gastar com alguma multimídia, mas não gostei das modificações que teria que fazer no painel e não queria perder um dos poucos porta-objetos que o carro tem.


Um videozinho ilustrando o computador de bordo do carro:
 

lorenço

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no meu jetta 1.4 estou com um problema com a central tbm.

antes quando usava o spotfy mudava a musica e a central apresentava o nome da musica certinho, mudando a cada nova musica.

agora o celular passa pra proxima mas a central continua exibindo o nome da primeira. parece q trava na primeira musica e nao troca o nome.

pensei q fosse o celular mas ta tudo atualizadinho.

esse negocio de central multimidia integrada com as funções do computador de bordo é um lixo pq a gente fica preso a essas centrais xing ling q a montadora coloca e com dó de alterar o visual do painel.

no meu civic q tinha, nem computador de bordo tinha, mas soquei uma multimidia da alpine nele. o som era lindo e funcionava como um relogio.
 

f0rg0tten

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no meu jetta 1.4 estou com um problema com a central tbm.

antes quando usava o spotfy mudava a musica e a central apresentava o nome da musica certinho, mudando a cada nova musica.

agora o celular passa pra proxima mas a central continua exibindo o nome da primeira. parece q trava na primeira musica e nao troca o nome.

pensei q fosse o celular mas ta tudo atualizadinho.

esse negocio de central multimidia integrada com as funções do computador de bordo é um lixo pq a gente fica preso a essas centrais xing ling q a montadora coloca e com dó de alterar o visual do painel.

no meu civic q tinha, nem computador de bordo tinha, mas soquei uma multimidia da alpine nele. o som era lindo e funcionava como um relogio.


Minha vontade é justamente essa, trocar por uma central decente. Como peguei o odb2 ai, não preciso necessariamente do computador de bordo, então isso não me afeta tanto. O ruim mesmo é que no caso do up! é que colocar qualquer central nele é uma gambiarra enorme. vou colocar em spoiler as fotos de como é e de como fica após a central. O que pesa é que não gosto de ter que mexer nos controles do ar-condicionado e apesar de achar ok a aparência da peça da central, achei a gambiarra dos controles embaixo bem feiosa.



VW-up-take-up-painel+(2).jpg


central-multimidia-pioneer-up-2017-2021-carplay-androidauto-kitssom-kitsmultimidia-1_1.jpg
 

lorenço

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Minha vontade é justamente essa, trocar por uma central decente. Como peguei o odb2 ai, não preciso necessariamente do computador de bordo, então isso não me afeta tanto. O ruim mesmo é que no caso do up! é que colocar qualquer central nele é uma gambiarra enorme. vou colocar em spoiler as fotos de como é e de como fica após a central. O que pesa é que não gosto de ter que mexer nos controles do ar-condicionado e apesar de achar ok a aparência da peça da central, achei a gambiarra dos controles embaixo bem feiosa.



VW-up-take-up-painel+(2).jpg


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caraca fica toscasso essa capa aí.

não existe outro modelo?
 


f0rg0tten

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caraca fica toscasso essa capa aí.

não existe outro modelo?

Talvez importando. A original inverte a posição do ar-condicionado e som da primeira foto, e eu vi algumas vezes no ML alguma copia, mas pedindo 2,5k ou mais (não tenho coragem). Tentei achar algum molde que só invertesse a posição dos 2 e deixasse eu colocar um som de 1DIN mesmo (tacava algo legal com tela retrátil), mas também não achei.

No primeiro spoiler, coloquei uma imagem do original, o maps+more.

No segundo, mais algumas gambiarras

No terceiro, a opção que achei melhor, fora a original.



Volkswagen-Up-Maps-and-More%2B%25282%2529.JPG


xIH1BIrKGaMoS0C3YVgY6p1yfHwAm5dW8ijYzEgNMFVwjmOC6Th3y062rb9EKY_RSFTfUgCbXy_Dc8y2ipBs2uhnaLCks_VbEZtzpsVJJMaZpoE77NHA

2853246811_1GG.jpg


ovz32wI.jpg


EF7vgB5.jpg
 

billpower

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O UP foi um carrinho honesto em alguns pontos, mas bem bizarro noutros isso levou ao fracasso dele.

É aquela coisa, não dá para ter tudo. Ganhou num carrinho seguro, econômico e potente, perdeu no resto.
 

AlucardSan

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eu tenho um up (2018), nunca tinha visto esse esquema de botões na alavanca. No meu é tudo no volante e tem botão pra tudo isso que vc reclamou, eles cagaram mesmo nessa primeira versão. Outra coisa, esse problema da ré, da pra escolher o que fazer, se eh pausar ou diminuir (definindo o quanto diminuir de volume)
 

f0rg0tten

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eu tenho um up (2018), nunca tinha visto esse esquema de botões na alavanca. No meu é tudo no volante e tem botão pra tudo isso que vc reclamou, eles cagaram mesmo nessa primeira versão. Outra coisa, esse problema da ré, da pra escolher o que fazer, se eh pausar ou diminuir (definindo o quanto diminuir de volume)

Dá na multimídia nova, acho, nessa velha não achei o menu.
 

mig29gsxr

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Não seria mais uma questão de hábito? To para pegar um up e não sei se esses fatores me incomodariam, mas to há tanto tempo com o Honda Fit que qualquer carro me parece novidade.
 

f0rg0tten

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221850


Não seria mais uma questão de hábito? To para pegar um up e não sei se esses fatores me incomodariam, mas to há tanto tempo com o Honda Fit que qualquer carro me parece novidade.


Sim e não. Na parte do computador de bordo, foi economia porca da vw, que resolveram no facelift de 2018. Na parte do radio, deve ser algum bug no software. Me incomoda porque tive experiências melhores, especialmente com o radio no meu antigo ka (sync S2), agora estou procurando as gambiarras que ajudam porque quando chegar a época de pegar estrada, vou me estressar com isso.

Como o billpower falou, a vw colocou um bom motor, plataforma nova, mas economizou no resto. O meu up! é o topo de linha de 2017 (cross up!) e só tem vidro elétrico na frente, a abertura do tanque de combustível é na chave, entre outras economias bestas. Gosto do carro, não me arrependi da compra (mesmo com o que tive que gastar para deixar ele 100%), mas esses problemas em coisas do dia a dia incomodam.
 

ROLGENIO

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Não seria mais uma questão de hábito? To para pegar um up e não sei se esses fatores me incomodariam, mas to há tanto tempo com o Honda Fit que qualquer carro me parece novidade.
Vai sair de um Fit pra um UP? Vai sentir o downgrade sim, em vários aspectos e não só na multimídia...
 

espectral

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Meu problema é com o Android Auto que "desativa", mesmo cabeado, a cada lombada ou imperfeição que tu passa na rua.
Isso acontece com TODO carro Android Auto que eu já dirigi, e são vários (dirijo muito carro alugado).
 

Killer Queen

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Resolvi criar um tópico para desabafar sobre as coisas que estão me incomodando no up!, e se possível, pegar algumas ideias sobre o que posso fazer para mitigar um pouco as coisas. Agradeço desde já a quem der algum pitaco ou mesmo compartilhe do meu "sofrimento".


Versão curta: são uma b*sta.

Versão longa: Tem duas coisas que me incomodam no UP! desde que peguei ele, a primeira, o computador de bordo, a segunda a multimídia.

Sobre o computador de bordo: São 5 botões, 3 na alavanca do limpador (um deles "escondido"), e 2 um em cada lado do velocímetro (sim, igual a carro velho), e uma simbologia confusa, a ponto deste ser o primeiro carro que precisei consultar o manual para entender os menus. Os problemas de usabilidade tiram todo o benefício das informações a mais que o computador tem. Junta isso a um texto pequeno, vermelho em uma tela com iluminação vermelha e o computador de bordo fica quase inútil.

Minha solução: Estou testando um HUD ODB2, que trás as mesmas informações de forma um pouco mais clara (e com apenas 3 botôes!) e bem mais legíveis. Se ficar legal depois crio um tópico para falar sobre.

Sobre a Multimídia: Tem bluetooth e consegue fazer um serviço legal com o sensor de estacionamento, mesmo tendo uma tela pequena, mas fora isso não tem muito o que elogiar. Ela pausa a música ao invés de baixar o volume quando se engata a ré, o que incomoda mas não é o fim do mundo, se não fosse duas coisas: 1) ela buga e as vezes o som segue pausado mesmo após engatar a primeira e seguir viagem. 2) Ela não tem um botão play/pause, então quando buga não tem como forçar a tocar a musica/podcast, tem que entrar nos menus para trocar a midia, ou mesmo engatar a ré novamente e tirar para ela entender o que aconteceu (sim, o botão play/pause do spotify, ou qualquer app que esteja em uso não sobrescreve o do carro, interagir com ele não faz a musica tocar).

Outro ponto, no meu ka, com a velha sync, eu conseguia ter 2 celulares pareados com o carro (pessoal e trabalho) ao mesmo tempo, assim eu rodava o spotify em um, mas quando o outro tocava, eu conseguia atender as ligações. Não consigo fazer isso no UP!, e testei no polo do meu pai (2021) e tive o mesmo resultado.

Minha solução: Nenhuma. Pensei até em gastar com alguma multimídia, mas não gostei das modificações que teria que fazer no painel e não queria perder um dos poucos porta-objetos que o carro tem.


Um videozinho ilustrando o computador de bordo do carro:


Meio off-topic, mas o que você pode dizer do up! em relação ao ka de terceira geração?

A suspensão é mais acertada, mais dura ou mais macia?
Banco é mais confortável?
Posição de dirigir é melhor?
Consome menos?
Mais barato de manter?

Pelo que vejo o up! é o carro mais barato a alcançar as 5 estrelas no crash-test, e é o fator determinante para eu trocar o carro neste momento, ando num ford ka segunda geração sem ABS, Air Bag e com zero estrelas no crash test, uma colisão frontal nele acima de 60 km/h é praticamente morte certa.
 

f0rg0tten

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Meio off-topic, mas o que você pode dizer do up! em relação ao ka de terceira geração?

A suspensão é mais acertada, mais dura ou mais macia?
Banco é mais confortável?
Posição de dirigir é melhor?
Consome menos?
Mais barato de manter?

Pelo que vejo o up! é o carro mais barato a alcançar as 5 estrelas no crash-test, e é o fator determinante para eu trocar o carro neste momento, ando num ford ka segunda geração sem ABS, Air Bag e com zero estrelas no crash test, uma colisão frontal nele acima de 60 km/h é praticamente morte certa.

Em conforto o ka é melhor, sem dúvidas.

A suspensão do up! é dura, o banco é apenas ok, a posição de digirir é boa. Só que em todos esses pontos o ka se sai melhor (são os bons atributos do fiesta que o ka herdou). Em consumo, o up! é melhor (o meu é o TSI, mas mesmo o aspirado deve ganhar do ka mesmo que não seja por muito), Na manutenção o bicho pega. As peças são equivalentes em preço (para mim vw foi mais caro, mas temos o efeito pandemia no meio), mas a mão de obra no up! pesa, ao menos no meu caso que é o TSI (e tem o porém de não ser qualquer mecânico que mexe). O carro em si não é de quebrar, mas a tecnologia cobra seu preço.

Sobre o crash-test, é bom lembrar que as 5 estrelas do up!, ele perderia umas 2 no mínimo se fosse testado novamente. Ou seja, no melhor dos casos ele é equivalente ao sandero mais novo :ksafado


Edit: acho que não fui claro na parte do combustível, então vou colocar alguns números (sempre gasolina):

Consumo em estrada: ka - 16~17km/l (ou 15, com pressa), up! tsi - 20km/l (só tenho uma viagem), up! normal - 18,5km/l (parente)
Consumo urbano: ka - 10km/l, up! tsi - 10km/l (não tenho os números do up! normal nessa, sim, meu percurso é péssimo para o consumo)
 
Ultima Edição:

Killer Queen

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Em conforto o ka é melhor, sem dúvidas.

A suspensão do up! é dura, o banco é apenas ok, a posição de digirir é boa. Só que em todos esses pontos o ka se sai melhor (são os bons atributos do fiesta que o ka herdou). Em consumo, o up! é melhor (o meu é o TSI, mas mesmo o aspirado deve ganhar do ka mesmo que não seja por muito), Na manutenção o bicho pega. As peças são equivalentes em preço (para mim vw foi mais caro, mas temos o efeito pandemia no meio), mas a mão de obra no up! pesa, ao menos no meu caso que é o TSI (e tem o porém de não ser qualquer mecânico que mexe). O carro em si não é de quebrar, mas a tecnologia cobra seu preço.

Sobre o crash-test, é bom lembrar que as 5 estrelas do up!, ele perderia umas 2 no mínimo se fosse testado novamente. Ou seja, no melhor dos casos ele é equivalente ao sandero mais novo :ksafado


Edit: acho que não fui claro na parte do combustível, então vou colocar alguns números (sempre gasolina):

Consumo em estrada: ka - 16~17km/l (ou 15, com pressa), up! tsi - 20km/l (só tenho uma viagem), up! normal - 18,5km/l (parente)
Consumo urbano: ka - 10km/l, up! tsi - 10km/l (não tenho os números do up! normal nessa, sim, meu percurso é péssimo para o consumo)

Pelos vídeos de crash test da Latin NCAP eu ainda achei que o up! se saiu melhor, apesar de ele ser 90 kg mais leve que o sandero de segunda geração, e pela "cor" dos bonecos no site depois da batida, o up! do teste de 2014 está melhor do que o sandero dos testes de 2018 e 2019. A diferença de preço também é grande, eu consigo pegar um up! com ar e direção elétrica por 33 mil, um sandero não vai sair por menos de 40 mil.

Eu até prefiro suspensão mais dura, mas banco duro ninguém merece. Já dirigi o ka 1.5 turbo do meu pai por algumas horas, até ficaria com ele, mas em crash test ele se saiu bem pior que o up!, sem contar que hoje está na faixa de 52 mil.

Quanto ao consumo, o up! dá um banho mesmo, hoje meu ka faz uns 9,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada andando normalmente, então qualquer coisa é melhor que ele. Obrigado pelas informações.
 

f0rg0tten

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Pelos vídeos de crash test da Latin NCAP eu ainda achei que o up! se saiu melhor, apesar de ele ser 90 kg mais leve que o sandero de segunda geração, e pela "cor" dos bonecos no site depois da batida, o up! do teste de 2014 está melhor do que o sandero dos testes de 2018 e 2019. A diferença de preço também é grande, eu consigo pegar um up! com ar e direção elétrica por 33 mil, um sandero não vai sair por menos de 40 mil.

Eu até prefiro suspensão mais dura, mas banco duro ninguém merece. Já dirigi o ka 1.5 turbo do meu pai por algumas horas, até ficaria com ele, mas em crash test ele se saiu bem pior que o up!, sem contar que hoje está na faixa de 52 mil.

Quanto ao consumo, o up! dá um banho mesmo, hoje meu ka faz uns 9,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada andando normalmente, então qualquer coisa é melhor que ele. Obrigado pelas informações.

Sobre a segurança, eu preferia estar em um up! ao invés de um sandero em uma batida (talvez não em impacto lateral). Mas falei para levar com consideração que o up! foi testado em 2014, então é melhor ir com calma na ideia dele ser 5 estrelas. O up! europeu é mais equipado que o daqui e levou 3 estrelas no teste de 2019.



Sobre o uso, gosto muito do tamanho e da facilidade para manobrar (até, nos primeiros dias pintei pneu porque o carro fez a curva mais fechado do que eu esperava). Como sou grande, é basicamente um carro de 2 lugares (banco traseiro é quase inútil). O porta malas é muito pequeno mas é fundo (não é bom para objetos grandes, mas até cabe um bocado de coisa se forem objetos pequenos).
 

Killer Queen

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Sobre a segurança, eu preferia estar em um up! ao invés de um sandero em uma batida (talvez não em impacto lateral). Mas falei para levar com consideração que o up! foi testado em 2014, então é melhor ir com calma na ideia dele ser 5 estrelas. O up! europeu é mais equipado que o daqui e levou 3 estrelas no teste de 2019.



Sobre o uso, gosto muito do tamanho e da facilidade para manobrar (até, nos primeiros dias pintei pneu porque o carro fez a curva mais fechado do que eu esperava). Como sou grande, é basicamente um carro de 2 lugares (banco traseiro é quase inútil). O porta malas é muito pequeno mas é fundo (não é bom para objetos grandes, mas até cabe um bocado de coisa se forem objetos pequenos).

Com certeza, os critérios mudam ano a ano, inclusive vejo carros que são um pouco piores em batidas frontais, mas ótimos nos outros quesitos que acabam levando mais estrelas do que aqueles que são ótimos de colisão frontal mas pecam no resto, critério de estrelas não é absoluto mesmo. E cada agência também muda o modo de avaliação, além de ter lido em sites estrangeiros que o IIHS seria o avaliador mais rígido, seguido pelo Euro NCAP.

Meu ka já é pequeno e o up! é ainda menor, tenho certeza que vai ser mais fácil manobrar na garagem aqui do prédio. E o porta-malas do up! deve ser no mínimo uns 20 litros maior que meu carro, então vai continuar me satisfazendo. E o banco traseiro deve ser bem diminuto, mas eu raramente levo alguém além do banco dianteiro.
 

lorenço

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Com certeza, os critérios mudam ano a ano, inclusive vejo carros que são um pouco piores em batidas frontais, mas ótimos nos outros quesitos que acabam levando mais estrelas do que aqueles que são ótimos de colisão frontal mas pecam no resto, critério de estrelas não é absoluto mesmo. E cada agência também muda o modo de avaliação, além de ter lido em sites estrangeiros que o IIHS seria o avaliador mais rígido, seguido pelo Euro NCAP.

Meu ka já é pequeno e o up! é ainda menor, tenho certeza que vai ser mais fácil manobrar na garagem aqui do prédio. E o porta-malas do up! deve ser no mínimo uns 20 litros maior que meu carro, então vai continuar me satisfazendo. E o banco traseiro deve ser bem diminuto, mas eu raramente levo alguém além do banco dianteiro.
no quesito conforto o ultimo ka é bem mais confortável q o up.

a não ser q vc esteja falando do modelo joaninha
 

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no quesito conforto o ultimo ka é bem mais confortável q o up.

a não ser q vc esteja falando do modelo joaninha

Meu ka é segunda geração, motor 1.0 rocam, beberrão e fraco, mas eu dirigi por umas boas horas o ka terceira geração do meu pai, que é o motor 1.5. Por mais que haja muita diferença, conforto não está no TOP 5 da minha lista para trocar o carro hoje em dia.
 

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Meu ka é segunda geração, motor 1.0 rocam, beberrão e fraco, mas eu dirigi por umas boas horas o ka terceira geração do meu pai, que é o motor 1.5. Por mais que haja muita diferença, conforto não está no TOP 5 da minha lista para trocar o carro hoje em dia.

Já sofri em um ka de segunda geração algumas vezes, e até me arrisquei a dirigir uma. Qualquer um dos dois é um grande upgrade, tanto em motor, segurança e conforto.

Para deixar mais claro, para percursos curtos, usar na cidade, e tal, a conveniência do up! é melhor que o ka. Para viajar, eu pegaria o ka ao invés do up! (a ultima versão dele, metade de 2018 para cá) sem pensar muito, 1h ou 2h de estrada não devem fazer muita diferença, mas mais que isso, e principalmente um bate-e-volta, o desgaste é bem menor no ka mais novo.

Agora, na faixa dos 30k e poucos, acho que o melhor carro seria o up! mesmo (levando em conta pegar um carro seguro) a não ser, talvez, que consiga um bom negócio no new fiesta.

 

Killer Queen

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Já sofri em um ka de segunda geração algumas vezes, e até me arrisquei a dirigir uma. Qualquer um dos dois é um grande upgrade, tanto em motor, segurança e conforto.

Para deixar mais claro, para percursos curtos, usar na cidade, e tal, a conveniência do up! é melhor que o ka. Para viajar, eu pegaria o ka ao invés do up! (a ultima versão dele, metade de 2018 para cá) sem pensar muito, 1h ou 2h de estrada não devem fazer muita diferença, mas mais que isso, e principalmente um bate-e-volta, o desgaste é bem menor no ka mais novo.

Agora, na faixa dos 30k e poucos, acho que o melhor carro seria o up! mesmo (levando em conta pegar um carro seguro) a não ser, talvez, que consiga um bom negócio no new fiesta.


Problema do fiesta, a meu ver, é a falta de uma concessionária perto (fecharam uma que ficava a 5 km de casa) e as peças possivelmente mais caras do que as do up!. Me mudei há um tempo relativamente curto, não tenho mecânico de confiança, usaria o serviço de uma concessionária da VW que fica também a 5 km daqui, mas espero que não tenha que ficar batendo ponto lá, nessa crise eu quero e preciso de mais economia.

(Meu pai teve esse new fiesta, o primeiro modelo que veio importado do México, sedan. Comprou com desconto de ex-funcionário da montadora, ele adorava o carro, ficou 8 anos com ele, resolveu vender pois achou que iria começar a dar manutenção em breve. A única coisa que eu não gostava nele é que a altas velocidades a direção elétrica continuava muito leve, a primeira vez em que dirigi fui desviar de buracos e quase perdi o controle do carro. Talvez tenha sido falta de familiaridade minha com ele ou um problema daquela unidade, nunca pesquisei a respeito como era a direção progressiva dele).
 

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Problema do fiesta, a meu ver, é a falta de uma concessionária perto (fecharam uma que ficava a 5 km de casa) e as peças possivelmente mais caras do que as do up!. Me mudei há um tempo relativamente curto, não tenho mecânico de confiança, usaria o serviço de uma concessionária da VW que fica também a 5 km daqui, mas espero que não tenha que ficar batendo ponto lá, nessa crise eu quero e preciso de mais economia.

(Meu pai teve esse new fiesta, o primeiro modelo que veio importado do México, sedan. Comprou com desconto de ex-funcionário da montadora, ele adorava o carro, ficou 8 anos com ele, resolveu vender pois achou que iria começar a dar manutenção em breve. A única coisa que eu não gostava nele é que a altas velocidades a direção elétrica continuava muito leve, a primeira vez em que dirigi fui desviar de buracos e quase perdi o controle do carro. Talvez tenha sido falta de familiaridade minha com ele ou um problema daquela unidade, nunca pesquisei a respeito como era a direção progressiva dele).
acho q é melhor vc ir em alguma loja e fazer um test drive no up.

a molecada fala muito do up na internet. mas não é essa coca cola toda não.

o tsi tem um motor q puxa bem sim mas o carro tem bastante pontos negativos para o dia a dia na minha opinião
 

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Problema do fiesta, a meu ver, é a falta de uma concessionária perto (fecharam uma que ficava a 5 km de casa) e as peças possivelmente mais caras do que as do up!. Me mudei há um tempo relativamente curto, não tenho mecânico de confiança, usaria o serviço de uma concessionária da VW que fica também a 5 km daqui, mas espero que não tenha que ficar batendo ponto lá, nessa crise eu quero e preciso de mais economia.

(Meu pai teve esse new fiesta, o primeiro modelo que veio importado do México, sedan. Comprou com desconto de ex-funcionário da montadora, ele adorava o carro, ficou 8 anos com ele, resolveu vender pois achou que iria começar a dar manutenção em breve. A única coisa que eu não gostava nele é que a altas velocidades a direção elétrica continuava muito leve, a primeira vez em que dirigi fui desviar de buracos e quase perdi o controle do carro. Talvez tenha sido falta de familiaridade minha com ele ou um problema daquela unidade, nunca pesquisei a respeito como era a direção progressiva dele).

Se não tem mecânico, foge, hehehehe. (só sugeri porque levou o ka em consideração mesmo).

acho q é melhor vc ir em alguma loja e fazer um test drive no up.

a molecada fala muito do up na internet. mas não é essa coca cola toda não.

o tsi tem um motor q puxa bem sim mas o carro tem bastante pontos negativos para o dia a dia na minha opinião

Bem isso. O up! é um carro de nicho. Para o meu dia a dia serve, mas não passo muito tempo no carro.

Outro carro que pode ser interessante é o etios. Muito difícil de ter dor de cabeça com ele e é tão seguro quanto. E se puder passar um pouco dos 40k, deve dar para pegar o 1.3 automático, já com o cluster digital.


Edit: Para ser bem sincero, eu peguei o up! porque consegui um cross up! tsi 16/17 com 60k rodados por 43mil. Tinha algumas coisas para fazer mas, mesmo assim compensou dado a época em que estamos. E eu ando pouco, sozinho, mas de vez em quando preciso fazer alguma viagem maior (uns 550km, ida e volta). E claro, tinha andado no tsi antes e fiquei com muita vontade de ter um.
 
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overoad

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Meu problema é com o Android Auto que "desativa", mesmo cabeado, a cada lombada ou imperfeição que tu passa na rua.
Isso acontece com TODO carro Android Auto que eu já dirigi, e são vários (dirijo muito carro alugado).
Eu já tive esse problema no Creta.
No final das contas, era cabo usb de baixa qualidade. Coloquei um de qualidade, nunca mais deu problema.
 

espectral

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Eu já tive esse problema no Creta.
No final das contas, era cabo usb de baixa qualidade. Coloquei um de qualidade, nunca mais deu problema.
Bom saber. Por baixa qualidade, tu diz que nem o original do celular presta?
Me recomenda algum bom? USB C.
 

Killer Queen

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acho q é melhor vc ir em alguma loja e fazer um test drive no up.

a molecada fala muito do up na internet. mas não é essa coca cola toda não.

o tsi tem um motor q puxa bem sim mas o carro tem bastante pontos negativos para o dia a dia na minha opinião

Verdade, apesar de não ter visto algum clamor sobre defeitos crônicos (também não pesquisei muito sobre), tem que pelo menos fazer um teste, procurar com calma sobre os defeitos e virtudes do modelo. Até porque eu só vou ter dinheiro suficiente em janeiro, evitando me precipitar.

E eu não pretendo pegar o tsi por ser uma faixa de preço maior, é mais meu desejo de ter uma segurança para mim e minha noiva, pegamos estrada de mão simples todo dia e sempre tem um povo doido de birita ou correndo muito.

Se não tem mecânico, foge, hehehehe. (só sugeri porque levou o ka em consideração mesmo).



Bem isso. O up! é um carro de nicho. Para o meu dia a dia serve, mas não passo muito tempo no carro.

Outro carro que pode ser interessante é o etios. Muito difícil de ter dor de cabeça com ele e é tão seguro quanto. E se puder passar um pouco dos 40k, deve dar para pegar o 1.3 automático, já com o cluster digital.

Eu havia descartado o Etios por acreditar que ele não tinha ido tão bem no crash test, mas vendo aqui ele foi razoável, problema só é que ele é um pouco mais caro do que o up! e a concessionária mais próxima é a 120 km daqui. Também teria que acostumar com os instrumentos no centro do painel, longe do volante. A versão mais nova já é bem mais cara, teria que ser a primeira mesmo.
 

f0rg0tten

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Verdade, apesar de não ter visto algum clamor sobre defeitos crônicos (também não pesquisei muito sobre), tem que pelo menos fazer um teste, procurar com calma sobre os defeitos e virtudes do modelo. Até porque eu só vou ter dinheiro suficiente em janeiro, evitando me precipitar.

E eu não pretendo pegar o tsi por ser uma faixa de preço maior, é mais meu desejo de ter uma segurança para mim e minha noiva, pegamos estrada de mão simples todo dia e sempre tem um povo doido de birita ou correndo muito.



Eu havia descartado o Etios por acreditar que ele não tinha ido tão bem no crash test, mas vendo aqui ele foi razoável, problema só é que ele é um pouco mais caro do que o up! e a concessionária mais próxima é a 120 km daqui. Também teria que acostumar com os instrumentos no centro do painel, longe do volante. A versão mais nova já é bem mais cara, teria que ser a primeira mesmo.

No geral, o up! não tem grandes problemas crônicos, mas a manutenção é mais chata, especialmente no tsi (mecânico fazer besteira pode te fazer gastar uma grana preta).

Sobre os instrumentos, acostuma mais rápido do que você pensa. Recomendo andar nele porque ele é meio espartano (mais que o fit), mas as versões mais completas são ok (tem que ter certeza se a versão que está no seu orçamento te agrada). O que meu pai teve foi 2015, o radio era um lixo, especialmente para ligações. Mas o modelo seguinte se não me engano era bem melhor.
 

lorenço

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No geral, o up! não tem grandes problemas crônicos, mas a manutenção é mais chata, especialmente no tsi (mecânico fazer besteira pode te fazer gastar uma grana preta).

Sobre os instrumentos, acostuma mais rápido do que você pensa. Recomendo andar nele porque ele é meio espartano (mais que o fit), mas as versões mais completas são ok (tem que ter certeza se a versão que está no seu orçamento te agrada). O que meu pai teve foi 2015, o radio era um lixo, especialmente para ligações. Mas o modelo seguinte se não me engano era bem melhor.
uma coisa q curto no etios e acho q é muito importante pro dia a dia é o conforto. os bancos dele são muito bons, principalmente se tiver um courinho.

coisa q up e fit ficam devendo(fit é durissimo tanto em suspensao como bancos)
 

Killer Queen

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No geral, o up! não tem grandes problemas crônicos, mas a manutenção é mais chata, especialmente no tsi (mecânico fazer besteira pode te fazer gastar uma grana preta).

Sobre os instrumentos, acostuma mais rápido do que você pensa. Recomendo andar nele porque ele é meio espartano (mais que o fit), mas as versões mais completas são ok (tem que ter certeza se a versão que está no seu orçamento te agrada). O que meu pai teve foi 2015, o radio era um lixo, especialmente para ligações. Mas o modelo seguinte se não me engano era bem melhor.

Eu não me preocupo com acabamento, desde que não me arranhe, um carro pode ser um "tapauer" por dentro, ficaria preocupado se fosse um carro do tipo Civic para cima, não é o caso.

Já a questão de central multimídia eu não ligo muito, talvez por estar acostumado a usar um pen drive com música e só usar o GPS do celular em emergências, então não mudaria muita coisa para mim agora, o que melhorar em relação a um ka de 2ª geração será um bônus.

Quero um carro mais seguro, mais econômico e de boa dinâmica de condução, um fator que ajuda na segurança na minha opinião. Se meu carro fosse mais seguro, iria continuar com ele, já tem 8 anos e só 76 mil km rodados, mas é um caixão sobre rodas e finalmente terei dinheiro para melhorar isto.
 
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