Review:
Until Dawn é um filme interativo, inspirado nos clássicos filmes de terror adolescente como "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". Assim como nos filmes o jogo acompanha um grupo de adolescentes em um lugar remoto tendo de fugir de um assassino que está a espreita.
No jogo 8 jovens se reúnem em uma cabana no topo de uma montanha nevosa 1 ano após uma experiência traumática em que as duas irmãs de um dos personagens desapareceram após uma brincadeira de mau gosto. Após alguns eventos fica claro que tem alguém os observando e eles devem lutar por sua sobrevivência.
No primeiro ato do jogo ocorre a apresentação dos personagens e um bocado de diálogos e dramas adolescentes, é bem chato, mas dura pouco. No segundo os personagens fogem do assassino bem no estilo dos filmes antigos, e no terceiro ato ele caminha para um lado diferente apostando no gore e em momentos de tensão. Nos dois primeiros atos o jogo é recheado de "jump scares" bem óbvios que falharam em me assustar e no terceiro ato ele abre mão desses sustinhos e se torna um jogo mais tenso, ao invés de assustador.
Em relação ao gameplay, você controla os personagens de forma alternada e em caminhos lineares, tendo de tomar algumas decisões de vez em quando, essas decisões podem mudar o destino dos personagens de forma drástica. Esse, para mim, foi o ponto forte do jogo, já que muita coisa pode mudar (até mesmo alterando quem morre e quem sobrevive no final do jogo), mas é chato que muitas vezes não tem como saber o que vai acontecer em cada decisão, o que pode ser um tanto frustrante.
O jogo tenta amenizar isso com os totens, que são objetos que dão dicas do que pode acontecer no futuro, e com o Efeito Borboleta, que é um menu que lista todas as decisões tomadas e suas consequências e te permitem mudar tudo numa segunda jogada, aumentando assim o efeito replay. O jogo conta ainda com alguns colecionáveis que ajudam a explicar o que está acontecendo no jogo.
Os gráficos do jogo e a trilha sonora são espetaculares, mas a animação dos rostos dos personagens é bizarra e o jogo tem algumas quedas severas de framerate. Como eu disse antes, o jogo falhou em me assustar (mesmo jogando a noite, no escuro e com fones de ouvido), o que é um ponto bem negativo, mas acredito que deve ser um jogo bem divertido de se jogar com a namorada ou com amigos dando pitaco nas decisões que aparecem. Eu também não gostei muito do excesso de QTEs e da burrice dos personagens que toda hora se separam (mesmo sabendo que isso faz parte dos filmes que tentaram homenagear com o jogo). Também não sou grande fã da aleatoriedade de certas consequências, as pistas dos tokens deixaram a desejar.