7- Streets of Rage - (Mega Drive, 1991) - 10/02/2025 - Nota - 7,4/10
Aproveitando que o segundo jogo foi escolhido como retrojogo da quinzena especial de 100º edição,aproveitei para jogar o primeiro, da série só tinha jogado apenas o 4, que é um respiro e tanto para o gênero porradaria na geração "atual" de videogame (c***lh0, esse jogo foi lançado a praticamente 5 anos atrás

), e pude comprovar como esse jogo, além de bom, é muito mais do que diversos games da época que eram apenas ports porcos de arcade.
A qualidade e cuidado com o game da para notar nos belos sprites, animações acima da média, graficamente este jogo é bem bonito até atualmente, não perde nada para vários jogos 2d atuais, em termos de música e efeitos sonoros, certamente esta no top 10 do mega drive, nenhuma das músicas é ruim, todas top tier, em termos de jogabilidade, 3 personagens que jogam diferentes, mas o que mais quero destacar é a facilidade de aprender como jogar e o que fazer, sem mistérios, logo sentimos que dominamos a gameplay.
Algumas coisas me incomodaram e fizeram eu não curtir tanto o game, os boss, a maioria é bem interessante, mas um ou outro achei a mecânica de combate confusa demais, fora que o boss final é super apelão, me irrita tmb que o ataque de inimigos básicos por vezes é impossível desviar, ou dá essa sensação, quando sai a animação de ataque em nenhum momento consegui desviar, e a última missão simplesmente xarope, inimigos demais, boss rush, e a batalha final com o chefe devem ter feitos diversas crianças da epóca acumular anos de pecados soltando as piores blasfêmias possíveis.
Apesar do pico de dificuldade no final, e algumas xaropisses propiás dos games da época relacionados a dificuldade, este é um game que ainda brilha atualmente, e ainda vai divertir em sua duração, certamente, quando lançado se eu fosse dono de um mega drive seria um daqueles jogos que jogaria a exaustão para terminar ele com todos os personagens e em diferentes níveis, e a diversão com dois jogadores seria garantida, a nota, não tão elevada, é em relação a injusta competição que se faz com games atuais, recomendo bastante jogá-lo, afinal, é um dos maiores clássicos do gênero.
Visualizar anexo 438298
8- Streets of Rage 2 - (Mega Drive, 1992) - 12/02/2025 - Nota - 7,6/10
|Terminado no Retrojogo da Quinzena|
É difícil comentar esse sem relacionar com o primeiro, mas voltando a década de 90, streets of rage 2 é alçado como muitos o melhor beat'em up já criado, mas por que não vamos mais a fundo e dizer que, de diversos jogos de porradaria que joguei no 16 bits, streets of rage são os jogos mais "redondos" desse estilo que joguei, em vista que, não parecem meros ports capados do fliperama para os consoles, mas algo pensado em rodar em um console caseiro, assim, eliminando problemas crônicos que temos em jogos de arcade.
Antes de mais nada, este jogo é uma evolução em relação ao primeiro, apesar de eu achar o primeiro mais "charmoso" pelos sprites menores, este praticamente corrige todas as falhas anteriores, claro, existe um reaproveitamento de cenários, mas é um jogo lançado em um espaço de tempo bem curto em relação ao primeiro, em termos de gráfico, tudo é muito bonito, bem colorido, as animações fora de série, bonitas demais, os sprites enormes, acredito que esse game seja um dos auges técnicos do mega drive, isso que nem falei da música, é top nível, nenhuma trilha é ruim.
Em termos de gameplay, temos 4 personagens jogáveis, com características diferentes, o que mais gostei do jogo é sua facilidade de aprender a jogar, a soltar os golpes, não é algo complexo, vc aprende rápido, em termos de dificuldade e acessibilidade, nem parece um game daquela época, diferentes níveis de dificuldade para escolher, quantidade de vidas etc, terminei no fácil achando okay, mas penso que jogando de dois ou até sozinho conseguiria terminar em dificuldades mais avançadas. Gostei dos bosses e sub-bosses, todos com mecânicas bem definidas, onde o jogador consegue "jogar" contra eles desde o início das lutas.
Streets Of Rage 2 é um, se não o melhor jogo de porradaria para consoles domésticos no 16 bits, apesar de eu achar o seu antecessor mais charmoso, com músicas melhores, esse jogo brilha em gameplay, sub chefes e chefes mais "justos", as fases têm um ritmo melhor, mais opções de personagens com estilos de lutas diferentes, é um pacote completo, recomendo certamente para todos que gostam de jogar videogames, é um game que vai te divertir atualmente. A nota para este game é estranha na época, esse jogo seria 10/10 sem dúvidas, atualmente, pelo meu fator nostalgia não existente, ele é um game que apesar de me entreter não me faz entrar de "cabeça" nele em termos de diversão, ainda, sim, é merecidamente um bom jogo.
Visualizar anexo 438300
9- Metal Gear Solid: The Twin Snakes - (Game Cube, 2004) - 26/02/2025 - Nota - 7,4/10
|Terminado no Retrojogo do Mês|
Esse é um jogo difícil de falar dele, já tinha dropado a versão de PS, e estava a bastante tempo na minha lista imediata do que jogar, dropei na época principalmente pelos controles dele estarem bem datados, então, imaginei que a versão de game cube melhorou algumas coisas, e nisso tinha razão, em termos técnicos é um jogo que melhora tudo do original, sobre o jogo em si, facilmente se reconhece sua importância histórica, a sua inovação, é um jogo de 1998 com características que vemos atualmente nos grandes exclusivos da sony, em questão de história, cutscenes, grandiosidade de histórias, e apesar de reconhecer isso, na minha jogatina atualmente, com 0 nostalgia pelo game, achei ele um jogo que varia muito entre momentos fantásticos e outras altamente xaropes e sem diversão alguma.
Essas dualidades não são do tipo, o game tem uma boa gameplay, mas level design horrível, não, dentro da gameplay tem coisas ótimas e coisas ruins, primeiro vou frisar algo que praticamente não tem defeitos, em termos técnicos, esse jogo realmente é impecável, graficamente, cutscenes, efeitos sonoros, está bem acima do ano lançado, apenas a dublagem tem algumas falhas, mas pelo que li é algo que aconteceu no port, pois o original era ótimo, mas, o que me fisgou nesse game, para continuar mesmo sofrendo em alguns momentos, foi a história, a história central é bem escrita demais, ela evolui de uma forma que sempre queremos jogar mais um pouquinho e ver aonde vai parar, mesmo sendo um pouco clichê, os detalhes dela, a crítica a guerra, gosto bastante do jeito que termina, alta qualidade, porém, ela tem furos, o romance entre snake e meryl é construído mal e porcamente kkkkkkk, alguns diálogos são bem ruins e de alta vergonha alheia, os personagens são interessantes, porém todos têm um arco narrativo quase igual, infância sofrida, nascidos para ser soldados, buscam a redenção na morte, okay, aceitável, mas nada de mais, e para finalizar, so no fim do jogo comecei a curtir mais o solid snake, pois na maior parte inicial do game ele parece apenas um boneco gi joe burro e vazio.
Em questão de level design, gostei das áreas do game, são diferentes, com vários elementos, bem montadas, ainda mais para o ano de lançamento, dificilmente vai se perder ou algo do tipo, apenas me desagradou algumas indas e vindas que tem de se fazer no mapa, mas isso é mais pelo fator gameplay que pelo resto, e falando em gameplay, aqui nasce o meu principal problema com este game, primeiro vou falar o que é bom, as boss battles são bem boas, o jeito que utiliza fatores fora do game, apesar de não gostar tanto, dá um belo tempero ao game, kojima certamente foi fora da caixa ao pensar nisso, o uso do codec é ótimo, e a variedade de itens e armas que podem ser utilizadas faz o game ser divertido demais, o maior problema, e que ocupa uns 70% do "jogo jogado", as áreas que temos que passar no stealth, são horríveis, provavelmente um dos piores jogos de stealth que já joguei, nosso personagem é travado demais, o botão de ação às vezes não é funcional, atirar nesse game é punitivo com o jogador, e eu sou um jogador que valoriza demais uma gameplay divertida, e essas partes são totalmente o oposto disso, e olha que gosto de jogos com stealth, só que nesse, a gameplay travada e o jeito que o stealth funciona, não combina.
Por fim, devo dizer que, joguem metal gear solid, tanto a versão de ps1 ou essa, que tem melhorias e apenas um diálogos mais cringes e cutscenes bizarras matrix a mais, é um jogo pioneiro em diversos sentidos, com uma boa história, e com momentos divertidos, porém, fique avisado que é um jogo que achei bem datado em outras coisas, principalmente a mecânica stealth, movimentação e o botão ação que nem sempre é funcional, além de algumas situações que você fica pensando, mas que m**** é essa ( a parte que tem que atirar em um rato pq ele comeu um cartão eu só conseguia pensar o pq, por que colocar isso no game ?kasdkasdkda ) essas partes foram frustantes que, em caso da história não me fisgar teria abandonado o game.
Visualizar anexo 438302