O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Descobrir a versão original do arcade tira o brilho da versão console?

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.051
Reações
4.208
Pontos
994
Com o advento dos emuladores muitos jogadores puderam perceber que aquele jogo que ele aprendeu a amar no seu console na versão arcade é muito diferente do que ele estava acostumado e as vezes essa diferença é bem chocante. Como vcs se sentiram quando fizeram essa comparação a conversão foi feita nas coxas? Ficou melhor que o original? Dissertem

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.291
Reações
2.445
Pontos
453
Andei conhecendo algumas versões de arcade através do retroarch do wii como:

captain commando
Tmnt turtles in time
Sunset riders
X men vs street fighter
Mortal kombat 2

E vejo muita diferença boa principalmente nos 3 primeiros que citei, tanto que sempre que vou rejogá-los eu tenho jogado a versão arcade, os consoles eram limitados na época para fazer algo identico ao arcade.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
Pra mim tira sim
Dificilmente eu deixo de jogar uma versão de arcade para jogar nos consoles, isso só mudou do ps2 pra frente onde as conversões e coletâneas vieram praticamente perfeitas, mas antes eram sempre com cortes apesar das desenvolvedoras se esforçarem para compensar esses cortes com modos e personagens extras.


Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Com a melhoria dos emuladores de arcade, jogo sempre a versão do mesmo.
Quando jovem eu jogava muito fliperama, e sabia dos cortes nas conversões, mas ninguém se importava muito, pois o simples fato de possuir aquele jogo em casa, sem gastar um monte de fichas fazia valer a pena.
Qualquer pessoa hoje em dia prefere emular o jogo do arcade, salvo em questões emotivas por determinada versão do console caseiro.
Pra época, com excessão dos jogos da SNK para o seu Neo Geo e a chegada do Dreamcast, os cortes eram enormes para as versões caseiras.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Tirando a tartarugas do Snes o resto sempre dou preferencia pra versao Arcade
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.432
Reações
2.174
Pontos
703
Depende do jogo...

Um port lindo q considero indispensável é o do Killer Instinct. Nem jogando a versão de Arcade, q é bem bonita, tira o brilho da versão de SNES. Na verdade até acho q prefiro a do console.

Outros como Mortal Kombat, sim, depois que joguei as versões de Arcade não quis mais saber das versões dos consoles.
 


cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Como eu sou oldschool, não tinha essa de não saber que um jogo de console que eu jogava era um port de um arcade. Eu geralmente sabia a origem dos jogos, e percebia as diferenças.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Primeiro, respondendo a pergunta do título: acho que nem sempre tira o brilho. O jogador pode preferir ports de console quando eles trazem coisas a mais, ou simplesmente por costume, nostalgia, etc...

Era comum as versões originais do arcade terem gráficos melhores, mas nem sempre isso representa que elas também são melhores num sentido prático, e isso acontece por que jogos pra arcade são feitos pra serem breves, não terem opções e comerem o máximo de fichas possível.

Quando o arcade pode ser melhor:
Street Fighter II, Mortal Kombat, Rolling Thunder, Turtles 1, etc... Por exemplo, são no geral melhores no arcade do que nos ports pra console que receberam na época, por questões técnicas. Enfim, os casos óbvios onde os ports pra console, no geral, só tem coisas a menos que as versões originais.

Quando o arcade pode não ser melhor:
Há muitos casos onde pode ser melhor jogar a versão do console, por diferentes motivos. Atomic Runner, Ninja Warriors e Renegade (que era simplesmente injogável no arcade) ganharam versões melhoradas e/ou mais balanceadas para Mega, Snes e Nes, respectivamente.
Outros casos envolvem jogos cujos ports superam o arcade em literalmente tudo, como Street Fighter Alpha III pra Dreamcast, que mantém as características originais do jogo e ainda acrescenta um balaio de novos modos de jogo, aumentando consideravelmente o fator replay. Isso não deixa de valer pra versão de Psx, que apesar ter sofrido perdas técnicas (menores, quando comparadas ao que acontecia na época dos 16 bits), compensa isso com o mesmo tipo e quantidade de conteúdo extra.

E por fim, há um outro fator que prejudica bastante a experiência de jogar coisas de arcade num contexto doméstico, que é o desafio exagerado da maioria de seus jogos. No fim, só há duas formas de jogar esses jogos: com poucos créditos, se você for um jogador excepcional, ou com infinitos créditos, tornando o desafio do jogo irrelevante, como provavelmente faz a grande maioria dos jogadores.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Com o advento dos emuladores muitos jogadores puderam perceber que aquele jogo que ele aprendeu a amar no seu console na versão arcade é muito diferente do que ele estava acostumado e as vezes essa diferença é bem chocante. Como vcs se sentiram quando fizeram essa comparação a conversão foi feita nas coxas? Ficou melhor que o original? Dissertem

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Claro que sim, Arcade Master race (assim como os ports de PC pra console quase sempre eram uma m**** tambem)

só discordo do "descobrir" que vc usou, já que o arcade era o original.

A grande maioria das vezes as pessoas jogavam a versão arcade ANTES dos ports piorados pra console, então é claro que era broxante jogar um port piorado no console tempos depois do original foda que voce jogou no arcade.

pra mim sempre foi broxante, desde o final dos anos 80 que sempre joguei o que pude em arcades, e sempre achava uma m**** os ports pra 8 e 16 bits.

em 99,9% das vzs os jogos que saiam pra arcades nos anos 80 e 90 eram muito melhores nos arcades do que nos consoles.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Para mim descobrir a versão original dos Arcades de um jogo que conheci nos consoles não tira o brilho.

MERCS e Strider conheci no Mega Drive e só conheci os originais dos Arcades nos emuladores e nas coletâneas da Capcom para PS2 e PSP.

Admito que ainda jogo alguns desses jogos mas já teve casos de decepção como Golden Axe do Master System porque já jogava o original dos Arcades.

Turtles in Time para mim foi uma surpresa saber que o jogo era dos Arcades porque só conhecia a versão do SNES e na época nenhuma revista falou que era port de Arcade e por anos pensei que fosse um jogo produzido para o SNES.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
A única vez que aconteceu comigo foi quando eu conheci a versão de fliperama do UMK3, pra mim que só estava acostumado com as versões de Super e Mega, aquilo foi uma bomba dropada na minha cabeça. Pior que eu já estava acostumado com a versão de PS1 do MK3 e mesmo assim tive esse impacto.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.051
Reações
4.208
Pontos
994
Claro que sim, Arcade Master race (assim como os ports de PC pra console quase sempre eram uma m**** tambem)

só discordo do "descobrir" que vc usou, já que o arcade era o original.

A grande maioria das vezes as pessoas jogavam a versão arcade ANTES dos ports piorados pra console, então é claro que era broxante jogar um port piorado no console tempos depois do original foda que voce jogou no arcade.

pra mim sempre foi broxante, desde o final dos anos 80 que sempre joguei o que pude em arcades, e sempre achava uma m**** os ports pra 8 e 16 bits.

em 99,9% das vzs os jogos que saiam pra arcades nos anos 80 e 90 eram muito melhores nos arcades do que nos consoles.
A grande maioria das vezes as pessoas jogavam a versão arcade ANTES dos ports piorados pra console
Vou pegar essa frase do seu post e responder ela com tres exemplos:

Truxton: sempre achei que fosse um jogo de nave original do megadrive, pois ele foi praticamente lançado junto com o console, anos depois descobri que a versão original é da toaplan e a do mega reprogramada pela Sega, mas em momento algum ela apanha para o arcade, pelo contrário, a trilha sonora é melhor no megadrive e a jogabilidade tb, muito mais justa do que a apelação do arcade, sem falar que acho a versão do mega bem mais fluída.

Insector X: tb conheci primeiro a versão do Mega Drive produzida pela sages creation, que é um jogo muito bom e com gráficos bem obscuros. Anos depois eu descubro a versão original do arcade e me decepciono totalmente, pois ela é muito bobinha e cartoonizada, não há dúvidas para mim que entre as duas a do mega é bem superior.

Rollergames: conheci primeiro a versão para Nes lançada pela Konami que é um beat em up bem legal sobre patins, anos depois eu vejo na minha lista de roms o nome rollergames, carrego o jogo achando que é uma versão fodástica do nes, mas me arrependo amargamente, não passa de um monte de marmanjos se esmurrando o tempo todo rodando numa pista, resumindo um smash button da vida.

Nesses tres casos a versão console brilha sobre a arcade.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.926
Reações
40.957
Pontos
1.444
Dificil.... são casos raros que dou preferencia pro console. Nas eras 8, 16 e 32bits os arcades eram muito superiores.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Vou pegar essa frase do seu post e responder ela com tres exemplos:

Truxton: sempre achei que fosse um jogo de nave original do megadrive, pois ele foi praticamente lançado junto com o console, anos depois descobri que a versão original é da toaplan e a do mega reprogramada pela Sega, mas em momento algum ela apanha para o arcade, pelo contrário, a trilha sonora é melhor no megadrive e a jogabilidade tb, muito mais justa do que a apelação do arcade, sem falar que acho a versão do mega bem mais fluída.

Insector X: tb conheci primeiro a versão do Mega Drive produzida pela sages creation, que é um jogo muito bom e com gráficos bem obscuros. Anos depois eu descubro a versão original do arcade e me decepciono totalmente, pois ela é muito bobinha e cartoonizada, não há dúvidas para mim que entre as duas a do mega é bem superior.

Rollergames: conheci primeiro a versão para Nes lançada pela Konami que é um beat em up bem legal sobre patins, anos depois eu vejo na minha lista de roms o nome rollergames, carrego o jogo achando que é uma versão fodástica do nes, mas me arrependo amargamente, não passa de um monte de marmanjos se esmurrando o tempo todo rodando numa pista, resumindo um smash button da vida.

Nesses tres casos a versão console brilha sobre a arcade.
Truxton eu prefiro mil vzs a versão original do arcade

RollerGames é produto licenciado (programa de tv americano baseado no esporte rollerderby), são 2 jogos totalmente diferentes, foge do assunto do tópico até. Mesma coisa que comparar um jogo do Batmam com outro, só porque tem "Batman" no nome. (teve até máquina de pinball do Rollergames)

então o único que concordo aí é o Insector X que teve os gráficos totalmente refeitos no mega, algo absurdamente raro de acontecer, mas ele pertence justamente a um grupo de 1%, os outros 99% dos casos eram muito melhores nos arcades.
 
Ultima Edição:

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Pra mim tira sim
Dificilmente eu deixo de jogar uma versão de arcade para jogar nos consoles, isso só mudou do ps2 pra frente onde as conversões e coletâneas vieram praticamente perfeitas, mas antes eram sempre com cortes apesar das desenvolvedoras se esforçarem para compensar esses cortes com modos e personagens extras.


Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk

Sega Saturn teve alguns ports identicos e o Dreamcast foi o primeiro a superar as versões originais.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Geralmente eu também prefiro a versão original do arcade, principalmente os beat em up e os jogos de luta.

Uma única ressalva é referente a alguns ports de shmups para o Mega, Hellfire por exemplo, eu considero a versão do Mega melhor que a do Arcade. Muitos outros posts, mesmo não sendo "melhores" são jogos que não deixam nada a desejar.

Por exemplo: Truxton, Slap Fight, Phelios, Hellfire, Fire Mustang...

Se for do tipo do jogador que prefere jogar no hardware original, não vai sentir falta alguma da versão do arcade.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Turtles in Time vou falar que prefiro a versão do Super Nintendo.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
Sega Saturn teve alguns ports identicos e o Dreamcast foi o primeiro a superar as versões originais.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Verdade tinha esquecido do Dreamcast.
O Saturn eu nem coloquei pq teve poucos jogos realmente de peso e era complicado na época conseguir o cartucho de memória. Eu mesmo tive Saturn na época e nunca nem passei perto de um

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.426
Reações
7.529
Pontos
453
Depende. Em alguns casos, preferi jogar apenas os originais de Arcade após observar as diferenças e em outros ainda continuei a passar mais tempo com as adaptações e ports inferiores por motivos específicos (nostalgia, portabilidade, preferências, etc.).

Exemplos onde dou prioridade ao original do fliperama ou ports 100% perfeitos:

- Galaxy Force II
- Dungeons & Dragons: Tower of Doom e Shadow Over Mystara
- Jogos de Neo Geo em geral
- Forgotten Worlds
- Thunder Blade (a versão Master System também é muito bacana, no entanto)
- Super Hang-On
- Power Drift
- King of Dragons

Exemplos onde passei mais tempo com os ports inferiores ou adaptações:

- Life Force do NES
- Puyo Puyo 2 do Mega Drive e Super Puyo Puyo 2 do SNES
- Enduro Racer do Master System
- Turtles in Time SNES e Hyperstone Heist do Mega Drive
- Golden Axe do Mega Drive
- Daytona USA do Sega Saturn
- Space Harrier II do Mega Drive
- After Burner do Master System e Mega Drive
- OutRun do Mega Drive
- Donkey Kong do NES
- Rolling Thunder 2 do Mega Drive
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Só se as perdas forem muito grandes. Não só em gráficos, mas a maneira como o jogo funciona.
Porque jogos como Virtua Fighter 2, Takken 3, perdem nos gráficos mas mantém a jogabilidade intacta e a essência do original, e continuam brilhantes.

Já esses joguinhos de porrada da Capcom nos 16 bits.....pelamor, não dá.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Só se as perdas forem muito grandes. Não só em gráficos, mas a maneira como o jogo funciona.
Porque jogos como Virtua Fighter 2, Takken 3, perdem nos gráficos mas mantém a jogabilidade intacta e a essência do original, e continuam brilhantes.

Já esses joguinhos de porrada da Capcom nos 16 bits.....pelamor, não dá.
Que isso cara. Os ports de Street Fighter II e Mega e SNes ficaram excelentes.

A jogabilidade se mantem intacta e mesmo com as perdas o jogo se mantem super fiel.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Que isso cara. Os ports de Street Fighter II e Mega e SNes ficaram excelentes.

A jogabilidade se mantem intacta e mesmo com as perdas o jogo se mantem super fiel.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
me expressei mal. quis dizer dos beat em ups como King of Dragons, Final Fight, Captain Commando..
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
The Growl ou Runark no mega drive. Joguei e gostei bastante na época de lançamento, depois quando vi o arcade por meio da emulação, me senti um idiota, tamanho abismo gráfico entre o mega e o arcade. É coisa absurda mesmo.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
The Growl ou Runark no mega drive. Joguei e gostei bastante na época de lançamento, depois quando vi o arcade por meio da emulação, me senti um idiota, tamanho abismo gráfico entre o mega e o arcade. É coisa absurda mesmo.
Joguei muito. Considerava meu Caddilac's and Dinossaurs caseiro.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
me expressei mal. quis dizer dos beat em ups como King of Dragons, Final Fight, Captain Commando..
|
|
No caso de Final Fight, o jogo foi portado pela Sega para o Sega-Cd, já o Punisher (bem ruinzinho) que saiu pra Mega eu não sei. De qualquer forma, a Capcom as vezes fazia umas coisas estranhas, como ter lançado duas versões de Final Fight pra Snes, sendo que nenhuma é completa.

________________________________

Voltando a questão do título, muitas vezes me aconteceu o contrário, e os jogos de arcade que perderam o brilho. Eu via Samurai Shodown, King of Fighters, etc, nas revistas, e achava o máximo. Passei tempos jogando esses jogos contra meus amigos, mas quando fui tentar jogar sozinho e me deparei com o desafio sobre-humano deles, foi só frustração. Entendo que esse tipo de jogo não é planejado com a experiência doméstica em mente, mas geralmente jogo sozinho, então um bom modo single player pra mim é algo básico. Pra todos os efeitos, independente de plataforma, prefiro que o jogo seja simples e acessível, do que bonito e frustrante.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.051
Reações
4.208
Pontos
994
|
|
No caso de Final Fight, o jogo foi portado pela Sega para o Sega-Cd, já o Punisher (bem ruinzinho) que saiu pra Mega eu não sei. De qualquer forma, a Capcom as vezes fazia umas coisas estranhas, como ter lançado duas versões de Final Fight pra Snes, sendo que nenhuma é completa.

________________________________

Voltando a questão do título, muitas vezes me aconteceu o contrário, e os jogos de arcade que perderam o brilho. Eu via Samurai Shodown, King of Fighters, etc, nas revistas, e achava o máximo. Passei tempos jogando esses jogos contra meus amigos, mas quando fui tentar jogar sozinho e me deparei com o desafio sobre-humano deles, foi só frustração. Entendo que esse tipo de jogo não é planejado com a experiência doméstica em mente, mas geralmente jogo sozinho, então um bom modo single player pra mim é algo básico. Pra todos os efeitos, independente de plataforma, prefiro que o jogo seja simples e acessível, do que bonito e frustrante.
Nesse caso cito ART of fighting 2 do SNES que a jogabilidade é bem mais fluida do que o original de neogeo e portanto bem mais fácil de terminar, apesar do abismo gráfico e sonoro.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Nesse caso cito ART of fighting 2 do SNES que a jogabilidade é bem mais fluida do que o original de neogeo e portanto bem mais fácil de terminar, apesar do abismo gráfico e sonoro.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
|
|
Pois é, eu joguei o de Snes na época e até curti, hoje em dia acho que não me animo. Joguei o original algumas vezes e achei a jogabilidade medonha, levando em conta o hardware em que o jogo fora criado.

Mas minha critica aos jogos de desafio absurdo do Neo Geo não significa que considero os ports pra Snes ou Mega melhores, ou sequer bons, pois além de inferiores em gráficos e som, a jogabilidade geralmente também não era lá essas coisas. No fim das contas, acho que esses jogos não tem versões definitivas, por que os originais não eram muito divertidos de se jogar sozinho, e seus ports ficavam devendo em quase tudo.
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
Quando era moleque o mais importante era jogar, então aqueles ports da Capcom e SNK para o PS1 iam que era uma beleza, hoje com o advento dos emuladores, sempre bate a frescura de (testar e) jogar a melhor versão.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.876
Reações
11.392
Pontos
774
Nesse caso cito ART of fighting 2 do SNES que a jogabilidade é bem mais fluida do que o original de neogeo e portanto bem mais fácil de terminar, apesar do abismo gráfico e sonoro.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Bem observado. Tive o piratinha do Aof 2 no snes e conseguia terminar com vários personagens (inclusive enfrentando Geese), mas no arcade sou uma negação.
 

mineiro-01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.612
Reações
585
Pontos
874
Gosto muito de Altered Beast de Mega Drive e até o ano passado desconhecia completamente a versão de arcade quando joguei na wiishop.

PQP que coisa linda!:klove:klove

Tomei um susto com a fluidez, as vozes e a movimentação!
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Acho que poucas vezes aconteceu comigo de jogar a versão arcade, depois da versão caseira. Era um "rato" dos fliper e vivia neles na era de ouro.
E vários ports joguei no MD e SNES, sabendo que eram diferentes. mas o feeling de ter em casa acabava compensando.

Um jogo que joguei a versão NES, só depois descobri a versão Arcade foi Buck O'hare.
Nos arcades é um beat'm Up OK, no NES um dos melhores jogos shooter/plataforma. De longe a versão que mais me diverti.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Ser mais fácil nos consoles pra mim não é qualidade nenhuma

Arcades sempre foram mais hardcore, e consoles mais casual (em se tratando de dificuldade) , e pra muitos quanto mais hardcore o jogo melhor, então é questão de preferencia pessoal isso.

Lembrando que a maioria das máquinas tinha seletor de dificuldade tambem, então se a reclamação é a dificuldade muito alta, é só reduzir a dificuldade das máquinas (no MAME da pra fazer isso facilmente)

No geral a dificuldade normal/padrão das máquinas na maioria dos casos equivalia ao "hard" dos consoles, mas se voce deixar no "easy" no arcade se equivale ao "normal" dos consoles.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Jogava Final Fight arcade todo dia e achava lindo.
Daí quando vejo que vai sair pra console, fico num hype louco e o que me vem foi akela coisa broxante de SNES.

No entanto, lembro de também jogar Double Dragon direto no Arcades, e quando vi a versão de Master System, nem me importei!
Joguei horrores! D
 
Topo Fundo