O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Descobrir a versão original do arcade tira o brilho da versão console?

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
@Denrock , concordo que é relativo considerar o fato de um jogo ser muito difícil como um defeito, pois isso também depende do perfil do jogador, tem gente que cresceu mais ligado aos arcades, e outros aos consoles. Mas alterar a dificuldade de um jogo de arcade, mesmo pro mais fácil, nem sempre o faz deixar de ser difícil (pegue como exemplos disso Combatribes, Rygar, Fallen Angels, Galaxy Fight e inumeros outros). Não tenho nada contra desafio, jogos como Contra, R-Type, Ghouls n' Ghosts e Castlevania são considerados difíceis mas eu gosto de jogar eles, o que não gosto é quando o desafio se sobrepõem a diversão e o jogo não te oferece opções, por que daí acho que a coisa perde o sentido.

E na boa: como eu queria gostar desses jogos. Tem cada jogo de arcade e Neo Geo de fazer cair o queixo até hoje... Mas não tem jeito, não consigo apreciar um jogo que não consiga jogar -e acho que ninguém consegue, né? Mas sei que felizmente há exceções, pega o Dolphin Blue, por exemplo, é um jogaço e oferece opções de níveis difíceis, mas também moderados.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
@Denrock , concordo que é relativo considerar o fato de um jogo ser muito difícil como um defeito, pois isso também depende do perfil do jogador, tem gente que cresceu mais ligado aos arcades, e outros aos consoles. Mas alterar a dificuldade de um jogo de arcade, mesmo pro mais fácil, nem sempre o faz deixar de ser difícil (pegue como exemplos disso Combatribes, Rygar, Fallen Angels, Galaxy Fight e inumeros outros). Não tenho nada contra desafio, jogos como Contra, R-Type, Ghouls n' Ghosts e Castlevania são considerados difíceis mas eu gosto de jogar eles, o que não gosto é quando o desafio se sobrepõem a diversão e o jogo não te oferece opções, por que daí acho que a coisa perde o sentido.

E na boa: como eu queria gostar desses jogos. Tem cada jogo de arcade e Neo Geo de fazer cair o queixo até hoje... Mas não tem jeito, não consigo apreciar um jogo que não consiga jogar -e acho que ninguém consegue, né? Mas sei que felizmente há exceções, pega o Dolphin Blue, por exemplo, é um jogaço e oferece opções de níveis difíceis, mas também moderados.
bom, eu discordo, já terminei uma porrada de jogos de arcade, e me divirto muito com eles.

quanto a jogos de MVS/neogeo, a maioria deles tem nível de dificuldade de 1 até 8, o padrão das máquinas era level 4 (que já era bem difícil), se colocar no level 1 ou 2 da pra jogar de boa, fica como jogar um jogo no "level normal" nos consoles.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.606
Reações
17.897
Pontos
749
Sim. Vários jogos pra mim ficaram injogáveis, principalmente os da Capcom de SNES.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
@Denrock , pois é, como você parece realmente gostar desses jogos, presumi que eles não devam ser tão difíceis assim pra você. Sobre a dificuldade dos jogos de luta, faltou eu especificar que, jogando no fácil, há jogos que seguem na maior parte uma linha de desafio moderado, mas quando chega no último chefe a curva de dificuldade extrapola e vai lá em cima. E esse padrão de curva de dificuldade aparece até em jogos atuais.
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
A alta dificuldade dos arcades se dava por um claro motivo: comer o seu dinheirinho.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.665
Reações
9.509
Pontos
453
Nada a ver! tem jogos que ficam muito melhores na versão console que no Arcade! Contra mesmo é um jogo muito melhor no NES que no Arcade. Não só ele, como Pooyan(era mais lento, mas era tão difícil quanto ao aracade), Mario Bros., Que é muito mais bonito no NES, Turtles in Time, que é uma maravilha no SNES, e o Side Pocket, que é infinitamente superior no SNES.

Tem jogos que ficam quase iguais, mesmo com um corte ou outro ou trazem melhorias para equilibrar os gráficos e som mais precários. Nesse bolo vão Street Fighter Alpha 2(SNES), Fatal Fury 2(SNES), Mortal Kombat 2, 3 e Ultimate(SNES e Genesis), Altered Beast(Genesis) e Strider(Genesis).

Mas a maioria dos ports eram uma b*sta mesmo. Bota na lista todos os ports de beat 'n up da Capcom, Daytona USA no Saturn, todos os KOF's no SNES/Genesis, Pit Fighter(Tudo) e, para aumentar a lista, o Pac-Man no Atari.
 
Ultima Edição:


DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.973
Reações
41.638
Pontos
1.689
Depende.
Tirando o Neogeo, 99% dos port eram inferiores graficamente no SNES e Mega. Se você olha o port como um "quebra galho", até consegue jogar sem se frustrar, mas alguns casos não dá mesmo.
Joguei muito Captain Commando no arcade, e ter que jogar a versão SNES é algo intragável.
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.167
Pontos
469
Tira o brilho sim. Ate hoje não entendo porque o lobisomem de altered beast solta o poder com uma espécie de hadouken no arcade e no mega sai no soco.

Enviado de meu SM-J701MT usando Tapatalk
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.665
Reações
9.509
Pontos
453
Tira o brilho sim. Ate hoje não entendo porque o lobisomem de altered beast solta o poder com uma espécie de hadouken no arcade e no mega sai no soco.

Enviado de meu SM-J701MT usando Tapatalk
QCF+P sempre foi mais fácil no SNES que no Genesis de 3 botões(se bem que no SNES também era um parto), junte isso com os controles mais lisos que palha de aço e tem sua explicação sobre o porque não há hadouken em Altered Beast.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Nada a ver! tem jogos que ficam muito melhores na versão console que no Arcade! Contra mesmo é um jogo muito melhor no NES que no Arcade. Não só ele, como Pooyan(era mais lento, mas era tão difícil quanto ao aracade), Mario Bros., Que é muito mais bonito no NES, Turtles in Time, que é uma maravilha no SNES, e o Side Pocket, que é infinitamente superior no SNES.

Tem jogos que ficam quase iguais, mesmo com um corte ou outro ou trazem melhorias para equilibrar os gráficos e som mais precários. Nesse bolo vão Street Fighter Alpha 2(SNES), Fatal Fury 2(SNES), Mortal Kombat 1, 2, 3 e Ultimate(SNES e Genesis), Golden Axé(Genesis) e Strider(Genesis).

Mas a maioria dos ports eram uma b*sta mesmo. Bota na lista todos os ports de beat 'n up da Capcom, Daytona USA no Saturn, todos os KOF's no SNES/Genesis, Pit Fighter(Tudo) e, para aumentar a lista, o Pac-Man no Atari.
Desculpa, mas alguns desses jogos q vc citou não são "quase iguais", há mudanças bem drasticas causadas por hardware, só mostrando uma comparação rapida:
comp.png



 
Ultima Edição:

Hobgoblin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
26.558
Pontos
754
A versão arcade do primeiro jogo das tartarugas ninja nunca me tirou o tesão que eu tinha de jogar a versão turtles the arcade game do nes.
O mesmo vale para o Double Dragon (todos os jogos do nes) e as suas versões arcade.
Me divertia com todos!
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.167
Pontos
469
QCF+P sempre foi mais fácil no SNES que no Genesis de 3 botões(se bem que no SNES também era um parto), junte isso com os controles mais lisos que palha de aço e tem sua explicação sobre o porque não há hadouken em Altered Beast.
Não, quiz dizer o lobo quando solta a bola de fogo ele faz a posição como se soltasse um hadoukem, não o direcional de execução do golpe. Ele junta as duas mãos , tipo um kamehameha. Veja a partir de um minuto e vinte.




Já no mega a bola de fogo saí no soco que ele dá e não junta as mãos para soltar o poder como no arcade.

Esse do mega a partir do 1 minuto.



Enviado de meu SM-J701MT usando Tapatalk
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
A versão arcade do primeiro jogo das tartarugas ninja nunca me tirou o tesão que eu tinha de jogar a versão turtles the arcade game do nes.
O mesmo vale para o Double Dragon (todos os jogos do nes) e as suas versões arcade.
Me divertia com todos!
As versões do nes acabam sendo mais divertidas do que o arcade, vide ninja gaiden, que eu prefiro mil vezes a versão nes.

Double dragon 2 e 3 do nes, tambem acho mais divertido e melhores (sentido geral) que o arcade que só tem graficos melhores.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.670
Reações
3.611
Pontos
1.354
Arcade quase sempre.

Street Fighter II e Final Fight por exemplo, eram legal jogar em casa e tal, mas porra, as versões Arcade são muito melhores.

Algumas exceções (na minha opinião):
E-swat Mega Drive
Contra NES
Moonwalker Mega Drive



Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
As versões do nes acabam sendo mais divertidas do que o arcade, vide ninja gaiden, que eu prefiro mil vezes a versão nes.

Double dragon 2 e 3 do nes, tambem acho mais divertido e melhores (sentido geral) que o arcade que só tem graficos melhores.
|
|
Concordo em ambos os casos. E quanto a Double Dragon 1, também prefiro o de Nes por que acho mais divertido e a jogabilidade mais equilibrada. De forma geral acho que a Technos fazia jogos melhores pra console, e até hoje acho que o ápice dessa série foi o DD Returns de Snes.
-
Comparando jogos diversos

Gradius 1 e 2 - eu conheci primeiro no Nes, mas depois que vi as versões de arcade, passei a jogar só elas. Não sei se as originais são as melhores nesse caso (Gradius 2 teve uma versão pra PC-Engine que eu ainda não joguei, por exemplo), mas são melhores que as que vi lançadas pra plataformas de 8 bits.

Green Beret - esse conheci primeiro no arcade (foi um dos primeiros jogos que conheci de arcade, por sinal), sendo a original muito melhor que outras versões que joguei, como a de Nes ou Msx. Porém, existe uma versão pra Xbox360 com gráficos e som melhorados, que possivelmente deve ser a melhor de todas.

Kung Fu / Spartan X - minha preferencia é pela versão de Nes, cuja jogabilidade é um pouco mais flexível que a do original (que por sinal, possui uma das piores mecânicas de pulo que já experimentei num jogo).

Até a geração 16 bits os arcades costumavam levar vantagem, principalmente em termos de gráfico e som. Alguns jogos lançados originalmente pra arcade são superiores nesses aspectos ao de consoles de 8 e 16 bits, mas nem sempre são as melhores, como no caso de jogos muito velhos que ganharam versão remasterizada pra consoles mais recentes.
 
Ultima Edição:

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.665
Reações
9.509
Pontos
453
Desculpa, mas alguns desses jogos q vc citou não são "quase iguais", há mudanças bem drasticas causadas por hardware, só mostrando uma comparação rapida:
Visualizar anexo 45118




Com você mesmo disse, há mudanças pelo hardware inferior, mas há ganhos em outros aspectos. O Street Alpha 2 impressiona pelo fato de um jogo desse nível estar no SNES, me fazendo jogá-lo, mesmo com o Alpha 2 Gold estando do lado dele.

E eu de novo confundindo jogos... Já ia dizer que colocaste um jogo nada a ver quando percebi que colocara Golden Axe quando era para ter saído Altered Beast(que, para a época, é impressionante como portaram o jogo inteiro com poucas perdas). Tem algo de errado comigo, já é a terceira vez que erro em menos de uma semana nesse fórum...
Se bem que Golden Axe é bem competente na versão Genesis, dá para jogar ainda hoje.

E música é dificil de descrever pois faz parte das "perdas" citadas. Só de lembrar das versões caseiras do tema do Guile no SFII que percebemos o abismo de qualidade entre as versões de Arcade e Console. Quer uma dica de port ruim, mas melhor que o original? Mortal Kombat 2 de SNES. Muitas perdas em aspecto geral, mas, quando lembramos do terror que era vencer o primeiro personagem no Arcade, e os golpes que, mesmo fazendo o comando certo, não saíam, voltamos rapidamente para o SNES.
Não, quiz dizer o lobo quando solta a bola de fogo ele faz a posição como se soltasse um hadoukem, não o direcional de execução do golpe. Ele junta as duas mãos , tipo um kamehameha. Veja a partir de um minuto e vinte.




Já no mega a bola de fogo saí no soco que ele dá e não junta as mãos para soltar o poder como no arcade.

Esse do mega a partir do 1 minuto.



Enviado de meu SM-J701MT usando Tapatalk

Ah, isso é economia de sprite mesmo. Aposto que se não fosse jogo da primeira geração do Genesis, seria um port perfeito do Arcade.
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
|
|
Concordo em ambos os casos. E quanto a Double Dragon 1, também prefiro o de Nes por que acho mais divertido e a jogabilidade mais equilibrada. De forma geral acho que a Technos fazia jogos melhores pra console, e até hoje acho que o ápice dessa série foi o DD Returns de Snes.
-
Comparando jogos diversos

Gradius 1 e 2 - eu conheci primeiro no Nes, mas depois que vi as versões de arcade, passei a jogar só elas. Não sei se as originais são as melhores nesse caso (Gradius 2 teve uma versão pra PC-Engine que eu ainda não joguei, por exemplo), mas são melhores que as que vi lançadas pra plataformas de 8 bits.

Green Beret - esse conheci primeiro no arcade (foi um dos primeiros jogos que conheci de arcade, por sinal), sendo a original muito melhor que outras versões que joguei, como a de Nes ou Msx. Porém, existe uma versão pra Xbox360 com gráficos e som melhorados, que possivelmente deve ser a melhor de todas.

Kung Fu / Spartan X - minha preferencia é pela versão de Nes, cuja jogabilidade é um pouco mais flexível que a do original (que por sinal, possui uma das piores mecânicas de pulo que já experimentei num jogo).

Até a geração 16 bits os arcades costumavam levar vantagem, principalmente em termos de gráfico e som. Alguns jogos lançados originalmente pra arcade são superiores nesses aspectos ao de consoles de 8 e 16 bits, mas nem sempre são as melhores, como no caso de jogos muito velhos que ganharam versão remasterizada pra consoles mais recentes.

Problema de DD returns é que lançaram incompleto, sem acabamento, no qual eu curti somente até antes da fase da floresta, depois no último level o game dá uma piorada terrível (sem marian, sem final)

Esse Green Beret tambem conheci no arcade na época, mas preferi a versão do NES, pq tinha trilha sonora belissima, enquanto no arcade era um tambores e só.

Na geração 16 bits, em alguns casos tinham versões mais interessantes que o original do arcade. Golden axe do mega tinha dois levels a mais que o arcade. No game SWAT, eu prefiro a versão do mega, pq tem enredo, final, etc.
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.167
Pontos
469
Com você mesmo disse, há mudanças pelo hardware inferior, mas há ganhos em outros aspectos. O Street Alpha 2 impressiona pelo fato de um jogo desse nível estar no SNES, me fazendo jogá-lo, mesmo com o Alpha 2 Gold estando do lado dele.

E eu de novo confundindo jogos... Já ia dizer que colocaste um jogo nada a ver quando percebi que colocara Golden Axe quando era para ter saído Altered Beast(que, para a época, é impressionante como portaram o jogo inteiro com poucas perdas). Tem algo de errado comigo, já é a terceira vez que erro em menos de uma semana nesse fórum...
Se bem que Golden Axe é bem competente na versão Genesis, dá para jogar ainda hoje.

E música é dificil de descrever pois faz parte das "perdas" citadas. Só de lembrar das versões caseiras do tema do Guile no SFII que percebemos o abismo de qualidade entre as versões de Arcade e Console. Quer uma dica de port ruim, mas melhor que o original? Mortal Kombat 2 de SNES. Muitas perdas em aspecto geral, mas, quando lembramos do terror que era vencer o primeiro personagem no Arcade, e os golpes que, mesmo fazendo o comando certo, não saíam, voltamos rapidamente para o SNES.

Ah, isso é economia de sprite mesmo. Aposto que se não fosse jogo da primeira geração do Genesis, seria um port perfeito do Arcade.
Acho que precisava cortar não, são só 2 sprites, e o outro poder é um Sprite de voadora já no genesis é uma espécie de avanço o mesmo sprite do salto.

Enviado de meu SM-J701MT usando Tapatalk
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Problema de DD returns é que lançaram incompleto, sem acabamento, no qual eu curti somente até antes da fase da floresta, depois no último level o game dá uma piorada terrível (sem marian, sem final)

Esse Green Beret tambem conheci no arcade na época, mas preferi a versão do NES, pq tinha trilha sonora belissima, enquanto no arcade era um tambores e só.

Na geração 16 bits, em alguns casos tinham versões mais interessantes que o original do arcade. Golden axe do mega tinha dois levels a mais que o arcade. No game SWAT, eu prefiro a versão do mega, pq tem enredo, final, etc.
|
|
Dizem que o DD Returns japonês é mais completo, mas não sei até que ponto. Acho que o que se destaca nesse jogo é a jogabilidade, que mantém a mesma fórmula do jogo original, mas de forma expandida e muito mais bem executada.

Sobre o Green Beret original, ironicamente, eu gosto muito da parte sonora. Os tambores em ritmo de marcha militar, os alarmes disparando, aquele som distorcido e tenso que fica de fundo nas lutas contra os chefes... Enfim, acho legal que são elementos simples, mas que obtêm um efeito bastante eficiente.

Eu não joguei muito E-Swat, mas lembro que em uma das versoes os tiros eram um tanto lentos... Voce saberia me dizer se isso rola no arcade ou no Mega?

Sobre o lance das gerações, acho que a chegada do Playstation mudou de vez as coisas, pois trazer arcade pra console não significava mais ter de recriar todo o jogo, e pode-se enfim ter num console só tanto jogos do nível e estilo do Neo Geo, quanto games tradicionais de console. Antes disso, muitos ports de console, quando eram melhores que os de arcade, eram por que traziam melhorias ou diferenciais que compensava os cortes, ou por que no arcade o jogo já não era bom, mesmo.
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Que isso cara. Os ports de Street Fighter II e Mega e SNes ficaram excelentes.
Nossa, discordo completamente.
São fraquissimos perto do Arcade. Tipo... horrorosos mesmo.

Mas SF2 é tão bom que até essas versões são legais.
No geral, em 99% dos casos eu prefiro a versão arcade mesmo.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Nossa, discordo completamente.
São fraquissimos perto do Arcade. Tipo... horrorosos mesmo.

Mas SF2 é tão bom que até essas versões são legais.
No geral, em 99% dos casos eu prefiro a versão arcade mesmo.
Acontece que ninguem tinha Arcade em casa, fora que a jogabilidade se mantem intacta e a velocidade do jogo idem.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Acontece que ninguem tinha Arcade em casa, fora que a jogabilidade se mantem intacta e a velocidade do jogo idem.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
O fato de ninguem ter o arcade em casa é irrelevante.
Não tenho amor nenhum pelas versões 16 bits de SF2.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.665
Reações
9.509
Pontos
453
Acontece que ninguem tinha Arcade em casa, fora que a jogabilidade se mantem intacta e a velocidade do jogo idem.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Epa, pera lá, não é porque a velocidade do jogo é a mesma que ele deixa de ser um port mediano. Se for assim, Street Fighter Alpha 2 se torna o melhor port do SNES, já que o sistema do jogo está todo ali, só que com um corte absurdo de frames.

E, antes que me perguntem, o melhor port do SNES é o Turtles in Time. Não só captou o feeling do arcade como conseguiu potencializá-lo.
O mais fiel de todos é o Mr. Do. É exatamente o mesmo jogo do arcade.
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Epa, pera lá, não é porque a velocidade do jogo é a mesma que ele deixa de ser um port mediano. Se for assim, Street Fighter Alpha 2 se torna o melhor port do SNES, já que o sistema do jogo está todo ali, só que com um corte absurdo de frames.

E, antes que me perguntem, o melhor port do SNES é o Turtles in Time. Não só captou o feeling do arcade como conseguiu potencializá-lo.
Turtles in Time do Snes é uma b*sta também.
Não tem nem um terço dos carisma do arcade, perdeu-se tudo que fazia as tartarugas e os inimigos carismáticos.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Com você mesmo disse, há mudanças pelo hardware inferior, mas há ganhos em outros aspectos. O Street Alpha 2 impressiona pelo fato de um jogo desse nível estar no SNES, me fazendo jogá-lo, mesmo com o Alpha 2 Gold estando do lado dele.

E eu de novo confundindo jogos... Já ia dizer que colocaste um jogo nada a ver quando percebi que colocara Golden Axe quando era para ter saído Altered Beast(que, para a época, é impressionante como portaram o jogo inteiro com poucas perdas). Tem algo de errado comigo, já é a terceira vez que erro em menos de uma semana nesse fórum...
Se bem que Golden Axe é bem competente na versão Genesis, dá para jogar ainda hoje.

E música é dificil de descrever pois faz parte das "perdas" citadas. Só de lembrar das versões caseiras do tema do Guile no SFII que percebemos o abismo de qualidade entre as versões de Arcade e Console. Quer uma dica de port ruim, mas melhor que o original? Mortal Kombat 2 de SNES. Muitas perdas em aspecto geral, mas, quando lembramos do terror que era vencer o primeiro personagem no Arcade, e os golpes que, mesmo fazendo o comando certo, não saíam, voltamos rapidamente para o SNES.

Ah, isso é economia de sprite mesmo. Aposto que se não fosse jogo da primeira geração do Genesis, seria um port perfeito do Arcade.
Sobre o primeiro, acho que isso e bem mais uma questão minha pois sou bem entusiasta de jogos de luta, mas depois de ter zerado a versão de SNES, eu não consigo mais jogar ela não, eu entendo você preferir esse port sobre o Alpha 2 Gold (que alias é uma versão melhor que a de Arcade) por ser a versão mais fácil entre todas, mas eu por ser mais entusiasta, sempre vou pegar a segunda opção, sobre a música, o problema é que a versão do SNES especialmente ficou muito ruim comparada a todas as outras versões, mostrei especialmente o tema da Sakura porque parece que ele toca num tecladinho de criança com 2 vozes simultâneas e a abertura parece que perde metade do instrumentos enquanto ainda é tocada no mesmo tecladinho, sobre Mortal Kombat, o dificil é voltar pra versão de arcade, apesar de bem superior graficamente a CPU é injusta pra c***lho, e eu acho que toda versão que saiu antes da Trilogy honestamente se tornou obsoleta com a mesma. E sobre Golden Axe, apesar da a primeira versão que eu zerei ter sido a de arcade, concordo, alias algumas musicas eu prefiro a versão de Mega sobre a de arcade:



 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Primeiro, respondendo a pergunta do título: acho que nem sempre tira o brilho. O jogador pode preferir ports de console quando eles trazem coisas a mais, ou simplesmente por costume, nostalgia, etc...

Era comum as versões originais do arcade terem gráficos melhores, mas nem sempre isso representa que elas também são melhores num sentido prático, e isso acontece por que jogos pra arcade são feitos pra serem breves, não terem opções e comerem o máximo de fichas possível.

Quando o arcade pode ser melhor:
Street Fighter II, Mortal Kombat, Rolling Thunder, Turtles 1, etc... Por exemplo, são no geral melhores no arcade do que nos ports pra console que receberam na época, por questões técnicas. Enfim, os casos óbvios onde os ports pra console, no geral, só tem coisas a menos que as versões originais.

Quando o arcade pode não ser melhor:
Há muitos casos onde pode ser melhor jogar a versão do console, por diferentes motivos. Atomic Runner, Ninja Warriors e Renegade (que era simplesmente injogável no arcade) ganharam versões melhoradas e/ou mais balanceadas para Mega, Snes e Nes, respectivamente.
Outros casos envolvem jogos cujos ports superam o arcade em literalmente tudo, como Street Fighter Alpha III pra Dreamcast, que mantém as características originais do jogo e ainda acrescenta um balaio de novos modos de jogo, aumentando consideravelmente o fator replay. Isso não deixa de valer pra versão de Psx, que apesar ter sofrido perdas técnicas (menores, quando comparadas ao que acontecia na época dos 16 bits), compensa isso com o mesmo tipo e quantidade de conteúdo extra.

E por fim, há um outro fator que prejudica bastante a experiência de jogar coisas de arcade num contexto doméstico, que é o desafio exagerado da maioria de seus jogos. No fim, só há duas formas de jogar esses jogos: com poucos créditos, se você for um jogador excepcional, ou com infinitos créditos, tornando o desafio do jogo irrelevante, como provavelmente faz a grande maioria dos jogadores.
Bem isso.

E tem versões de consoles que eram melhores que os arcades, sempre cito como exemplo o Double Dragon II do NES, podia ter gráfico e som pior, mas tinha mais golpes, mais fases, história, para os padrões da época, mais elaborada.

Claro que não dá para comparar a versão de um jogo de Neo Geo / Arcade (por exemplo, Art of Fighting, Fatal Fury), com a SNES, a original sempre vai ser melhor. Mas em alguns casos, era mais divertida e satisfatória a versão caseira. Outro bom exemplo é o Atomic Runner do Mega Drive.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Algumas vezes sim. As versões de Street Fighter, Mortal Kombat e Killer Instinct por exemplo são absurdamente melhores que as caseiras.

E nesses casos ainda eram conversões fiéis, porque há casos em que a experiência vinha bem capada, caso de Sunset Riders, Captain Commando e Alien vs. Predator por exemplo.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.698
Reações
27.018
Pontos
1.053
Alguns ports chegam a dar orgulho do que são perante a versão fodônica de arcade.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.665
Reações
9.509
Pontos
453
Gostaria de pedir desculpas ao user @Harrier pelo post feito á tarde. Estava com cabeça quente e vi a sua mensagem no forum, daí usei ela pra disparar rage desnecessário. Me esforçarei para não deixar algo do tipo acontecer novamente.

Agora, respondendo sem ser babaca:
Gosto do SFA2 do SNES porque os comandos dele são mais difíceis que do arcade, deixando ele mais difícil para a realização de combos. Na verdade, me parece que o Street Fighter V usa o mesmo timing terrível da série Alpha, conde qualquer coisa você manda um hadouken, e eu considero esse esquema bem ruim, na minha opnião, pois ela vai soar ao tentar lançar golpes básicos em outros jogos de luta bidimensionais. Para contras, a versão Gold é a que impera, já que as primeiras versões de SFA sempre deram dano absurdo para o Ken, e no SENS, isso não é diferente.

Mortal Kombat 1 é aquele jogo que você precisa reaprender a jogar toda vez que sai uma versão ou port novo: A IA sempre é alterada e precisamos nos reacostumar com o timing dos golpes. Não irei me aprofundar muito quanto ao jogo, pois o acho um jogo mediano e se for falar sobre, vou começar a falar dos defeitos do jogo em sí.

E Golden Axe no Mega só perde pro arcade por causa dos cortes de sprites, pois o jogo inteiro está lá, e ainda tem algumas coisas melhoradas. Um dos melhores portes fieis daquela geração.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
E Golden Axe no Mega só perde pro arcade por causa dos cortes de sprites, pois o jogo inteiro está lá, e ainda tem algumas coisas melhoradas. Um dos melhores portes fieis daquela geração.

perde pro arcade em tudo

jogabilidade melhor no arcade, qualidade sonora melhor no arcade, e gráficos muito melhores no arcade com bem mais detalhes nos cenários e no chão, melhor animação, os corpos no mega simplesmente somem, no arcade eles ficam la, o Death Adder quanto aparece no arcade é no meio da pilha de corpos, no mega ele só entra na tela andando, enfim, são vários detalhes.

o único ponto a favor do mega é ter uma fase a mais

 

virtuosemusic

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
109
Pontos
68
Respondendo o tópico, pra mim não tira o brilho.
Muitas vezes prefiro jogar SSF2 no snes do que a versão pra Arcade.
Acho que pelo fator nostalgia mesmo, mesmo sabendo que a versão pra arcades é superior em tudo.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Gostaria de pedir desculpas ao user @Harrier pelo post feito á tarde. Estava com cabeça quente e vi a sua mensagem no forum, daí usei ela pra disparar rage desnecessário. Me esforçarei para não deixar algo do tipo acontecer novamente.

Agora, respondendo sem ser babaca:
Gosto do SFA2 do SNES porque os comandos dele são mais difíceis que do arcade, deixando ele mais difícil para a realização de combos. Na verdade, me parece que o Street Fighter V usa o mesmo timing terrível da série Alpha, conde qualquer coisa você manda um hadouken, e eu considero esse esquema bem ruim, na minha opnião, pois ela vai soar ao tentar lançar golpes básicos em outros jogos de luta bidimensionais. Para contras, a versão Gold é a que impera, já que as primeiras versões de SFA sempre deram dano absurdo para o Ken, e no SENS, isso não é diferente.

Mortal Kombat 1 é aquele jogo que você precisa reaprender a jogar toda vez que sai uma versão ou port novo: A IA sempre é alterada e precisamos nos reacostumar com o timing dos golpes. Não irei me aprofundar muito quanto ao jogo, pois o acho um jogo mediano e se for falar sobre, vou começar a falar dos defeitos do jogo em sí.

E Golden Axe no Mega só perde pro arcade por causa dos cortes de sprites, pois o jogo inteiro está lá, e ainda tem algumas coisas melhoradas. Um dos melhores portes fieis daquela geração.
Pronto, isso é algo que eu posso responder. Então, o que eu quis dizer quando disse que a versão de SNES é mais fácil, é que embora eu concorde que os comandos são levemente mais difíceis, os inimigos no geral são mais bobões, atacam menos, soltam menos especiais e são mais lentos, enquanto no arcade/Saturn, tudo é mais fluido e rápido, e os inimigos são gradativamente mais agressivos, bom, pelo menos pra mim é assim, e devo dizer, não há vergonha nenhuma em gostar de jogo fácil, prefiro um fácil sem desafio claro do que um cheio de dificuldade artificial, sobre MK, não vou entrar na discussão ja que não gosto do primeiro pra ser sincero;
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
Respondendo o tópico, pra mim não tira o brilho.
Muitas vezes prefiro jogar SSF2 no snes do que a versão pra Arcade.
Acho que pelo fator nostalgia mesmo, mesmo sabendo que a versão pra arcades é superior em tudo.
Concordo!

As versões arcade são suas programações originais, enquanto que os consoles e computadores caseiros recebem PORTS (em sua imensa maioridade, sendo que um ou outro é o contrário...) para seus equipamentos.

Eu acho que não é isso que tira o brilho. No caso, abrilhanta mais o fato de um jogo ter sido lançado ports pra outros equipamentos, mesmo com diferenças!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.771
Reações
80.078
Pontos
1.839
Em 99,9% dos casos a versão arcade era bem mais fudida que a versão console. Mas eu jogava assim mesmo.

Hoje em dia com a emulação no pé que tá, é meio bizarro você por exemplo investir tempo jogando Altered Beast do Genesis, Final Fight do SNES, Golden Axe do Genesis,Street Fighter 2 do SNES...não tem nem porquê.

Mas antigamente eu jogava de boas e achava lindo.
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Respondendo a pergunta-título do tópico, acho que quem percebeu isso na época tem noção da dimensão que a SEGA representa na história dos videogames, sempre preocupada em levar os arcades para dentro de casa, com a maior fidelidade possível e de forma acessível. A SNK tentou acompanhar o barco com o AES e o CD, mas o preços não foram nada atrativos. Enquanto isso, outros fabricantes de consoles e estúdios de desenvolvimento pareciam não ligar em capar seus jogos.

A coroação veio com o Dreamcast e seus ports perfeitos da Naomi, CPS2/3 e MVS!
 
Topo Fundo