O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Desconectados por opção

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.540
Reações
19.635
Pontos
1.049
Cresce o número de pessoas que querem distância das mídias sociais por questões de privacidade, falta de paciência ou simplesmente para manter a saúde mental. Para os mais conscientes, o controle excessivo que as redes têm sobre as pessoas é um bom motivo para se afastar delas

Crédito: MARCO ANKOSQUI

SELETIVO O analista de sistemas Roberto Bezerra vê as mídias sociais como perda de tempo (Crédito: MARCO ANKOSQUI)

Vicente Vilardaga
03/06/21 - 09h30

Quando se pensa em viver sem internet, a sensação é que estamos perdendo algo importante, a última notícia, uma surpresa, um amigo.

Como sobreviver sem as mídias sociais, suas novidades, contatos e mentiras? É difícil, mas algumas pessoas estão conseguindo superar essa dependência contemporânea, pelo menos parcialmente, para se voltarem mais para experiências reais e preservarem a intimidade e a segurança.

Ainda que usar um ou outro serviço digital seja inevitável, cada vez mais gente vive sob a dúvida de que a exposição social das redes pode não compensar seu entretenimento ligeiro e sua felicidade superficial.

Há um movimento forte, em particular entre profissionais de tecnologia e usuários mais conscientes, para se afastar do domínio de serviços como Facebook, Instagram, WhatsApp e, inclusive, do Google, por conta de questões como privacidade e paz de espírito.

Cresce o sentimento de que os algoritmos nos levam para lugares que não gostamos ou nos trazem mais informações sobre nós do que queremos. E a única saída para alguns acaba sendo a ruptura.

47.jpg
Em 2014, percebi que tudo meu estava no Google, que controlava meu email e sabia, a todo momento, onde eu ia e estava” Daniel Filho, programador (Crédito:Divulgação)

“Os algoritmos são capazes de entender o que você deseja antes que você mesmo tenha certeza disso, o que é insuportável”, afirma o analista de sistemas Roberto Bezerra, de 63 anos, que acha as mídias sociais pura perda de tempo e quer distância delas.

“Não sou um rebelde das redes, que rompeu de maneira apaixonada, mas meu engajamento sempre foi pequeno e tendeu a diminuir.”

Ele conta que não sabe se relacionar rápido pela internet, gosta de discursos mais elaborados, que não cabem numa tela de celular e se sente cansado do conteúdo que vê. “Não curto essa coisa de “like” e não tenho tempo para isso”, diz. “E se for para me entreter, prefiro ler um livro ou ver um filme.”

Para se comunicar ele reserva um tempo diário para responder e-mails e trocar mensagens profissionais pelo WhatsApp.

A internet é menos importante nos seus momentos de lazer. E seu caso mostra que deixar uma determinada plataforma pode significar uma tranquila experiência de desaparecimento, sem qualquer efeito relevante em sua vida.

“A gente imaginava uma internet libertária nos anos 90 e o que se tem hoje é justamente o inverso”, lamenta.

Um dos motivos que levam as pessoas a abandonar as mídias sociais é concluir que a experiência é inútil, que pouco acrescenta e faz mais mal do que bem.

Insatisfeitos com sua intimidade devassada e com o controle de seu movimentos, só lhes resta a desconexão, mesmo que seletiva. “É impossível ficar isolado atualmente, mas isso pode ser relativizado”, afirma o desenvolvedor web Daniel Filho, de 39 anos.

“Em 2014, eu percebi que tudo meu estava no Google, que controlava meu email e sabia para eu ia e de onde eu vinha.

Fiquei chocado ao me dar conta de que todas minhas informações estavam num único lugar”. Daniel, que, desde 2016, vive em Berlim, na Alemanha, declara verdadeira abominação pelo Facebook e pelo Instagram e conta só que tem uma conta no Twitter completamente restrita em que todas as suas postagens são apagadas.

Em vez do WhatsApp usa o Telegram. Segundo ele, um dos grandes problemas das mídias sociais e do uso do Google é perder totalmente o controle da informação que se recebe, principalmente na forma de anúncios e propagandas.

“Não tenho a mínima confiança no Google e muito menos no Facebook, principalmente depois do episódio da Cambridge Analytica.

Sem transgredir as regras, eles conseguiram quebrar o acesso a qualquer dado e arruinar a democracia dos EUA”, completa.

Um velho ditado lembrado por Bezerra diz que quando você não paga por um produto é porque você é o produto.

É o que acontece em todas as mídias sociais. A pessoa não paga, mas precisa engolir o que não quer, tem seus dados expostos e manipulados, entrega a alma e é feita de gato e sapato porque opta por escancarar suas informações.

No livro “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”, o americano Jaron Lanier enumera vários bons motivos para se afastar delas. Entre eles estão a perda do livre-arbítrio, a resistência à insanidade e a destruição da capacidade de empatia. O caso do livre-arbítrio é notável.

Para Lanier, somos um fantoche da rede que nos guia por onde quer e nos oferece como produto para anunciantes e para sistemas de inteligência artificial, que decidem quem somos.

A psicóloga Sylvia Van Enck, colaboradora do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, do Hospital de Psiquiatria da USP, diz que o bombardeio de informações da rede gera focos de tensão e pode levar ao medo e à fadiga.

“O que devemos ter é um uso controlado e consciente”, afirma. Para alguns, esse uso envolve uma desconexão seletiva ou completa para driblar o rastreamento, a publicidade indesejada e a sensação de inutilidade. Pode ser uma decisão saudável de pessoas que não querem ser usadas.

 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.957
Pontos
1.454
faz anos que não tenho mais facebook, twitter e etc etc etc. E de verdade não tenho vontade nenhuma em voltar, na verdade até gostaria de me distânciar mais, queria largar smartphone e afins.
Hoje me limito ào Discord e Reddit onde modero alguns subs. no discord possuo um grupo de amigos e o Reddit me remete muito mais à os fórums de discussão do que uma mídia social 100% (claro que precisa fazer uma boa limpa kkk uma parte dos subs mais "populares") mas se ele seguir o mesmo caminho não teria medo em excluir tb.

No fundo não vejo valer a pena, claro que tem muitas comodidates, mas a invasão que esses aparelhos tem na vida tornam difícil a justificativa de manter eles...
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.703
Reações
9.813
Pontos
753
Das redes a única que uso é Facebook e WhatsApp de maneira profissional na maioria das vezes.

Instagram acho rídiculo e pura inutilidade.

E na parte de lazer praticamente tudo offline e quando jogo online apenas em CS GO sem compromisso.
 

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
faz anos que não tenho mais facebook, twitter e etc etc etc. E de verdade não tenho vontade nenhuma em voltar, na verdade até gostaria de me distânciar mais, queria largar smartphone e afins.
Hoje me limito ào Discord e Reddit onde modero alguns subs. no discord possuo um grupo de amigos e o Reddit me remete muito mais à os fórums de discussão do que uma mídia social 100% (claro que precisa fazer uma boa limpa kkk uma parte dos subs mais "populares") mas se ele seguir o mesmo caminho não teria medo em excluir tb.

No fundo não vejo valer a pena, claro que tem muitas comodidates, mas a invasão que esses aparelhos tem na vida tornam difícil a justificativa de manter eles...

Reddit é bom para assuntos específicos. O conteúdo é bem organizado e pelo menos nas subs que frequento, o pessoal entende do que está falando.

Sobre o celular, penso o mesmo também. São bem invasivos e uma máquina de distração. Mas fica difícil para mim, preciso do zap por conta do trampo e até para usar bancos/corretoras por conta dos tokens de segurança.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.753
Pontos
503
Quem são os users da OS que participaram dessa matéria?
Eu não participei mas me enquadro perfeitamente.
Facebook esses dias me serviu pra vender coisas usadas, mas minha conta não tem um amigo, eu sou extremamente anti social.
Whatsapp eu absolutamente não tenho assunto com ninguém, hoje eu recebi uma mensagem de uma prima porque é meu aniversário mas pra mim tanto faz se não mandar.
Eu não gosto de celular, tenho apenas pra facilitar certas coisas como pedir comida raramente e economizar um troco, quando eu viajo eu nem preciso levar e eu acho maravilhoso, ótima sensação de liberdade.
 


_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
A cada dia que passa eu acho a decisão acertada para quem quer ter um pouco de saúde mental. O desperdício de energia que gastamos em ver isso é absurdo. É bom ter instagram principalmente para o flerte, ver um povo, ver algum conteúdo interessante, mas os contras são maiores.

Só tenho twitter porque é o melhor site de notícias existente até o momento. Fácil acesso a qualquer tipo de informação.
 

ChasseyBlue

Habitué da casa
Mensagens
212
Reações
394
Pontos
63
Melhor decisão, política inflada + pessoas bestas + privacidade invadida, sair desses locais é o melhor a se fazer.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.830
Pontos
903
Eu não uso por falta de interesse, privacidade e segurança, e principalmente porque se eu criasse não ia ter ninguém pra seguir ou ser seguido...então fazer o que né :ktriste2
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Nunca tive vontade de usar instagram e usei brevemente o twitter até desistir e excluir a conta. Só tenho Facebook mesmo porque eu gostaria de manter contatos distantes ali para chat, mas meu perfil provavelmente não é atualizado desde 2017... sempre fico coçando pra apagar. A única "rede social" que infelizmente não tem como sair é o LinkedIn, o meu ganha-pão saiu dali e não ter um perfil é se isolar demais do mercado de trabalho que já não é lá aquelas coisas.

Parece coisa de paranoico mas nós realmente entregamos a nossa privacidade de mão beijada por migalhas pra empresas que usam todo truque possível pra te prender ali e gerar lucro com coleta de dados. Conheço gente que usa redes tipo twitter como querido diário sem filtro algum, e basicamente é como se eu tivesse o poder de ler suas mentes, incrível o quanto a pessoa se expõe online a troco de nada.

E olha que nem falei nada de vício nessas redes! Olha o tanto de horas diárias que alguém gasta nisso vs. fazer algo útil para crescer profissionalmente, perseguir algum hobby, aprender uma nova língua... tá tudo ali di gratis na internet, mas tem gente que é tão dependente que não consegue mais nem sentar pra assistir um episódio do X-Files no Amazon Prime. Eu mesmo abro o Outerspace e alguns outros fóruns da internerd gringa por impulso e reconheço o vício, imagina quem fica nesses sites/apps que possuem uma equipe salariada de psicólogos no rol de funcionários.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.491
Reações
10.345
Pontos
353
Recentemente entrei para esse grupo também, e diferente do que achava, não fiquei desconectado. Continuo falando com as pessoas que falava e continuo não falando com as pessoas que não falava, então não mudou muita coisa.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.366
Reações
71.553
Pontos
1.763
Assistam o documentário O Dilema das Redes (tem no Netflix) e aprendam uma coisa ou duas.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.098
Reações
62.254
Pontos
1.253
O único com emotikongs WIN!


Anotem!
.....

Atualização na próxima quarta feira.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.306
Reações
45.801
Pontos
803
Olha eu mesmo compartilho da ideia que redes sociais são um saco, e se deixar tomam conta da sua vida.
Tanto que tem época que nem entro nos grupos de whatsapp ou simplesmente saio deles porque não tô a fim de trocar idéia com ninguém.
Eu só ainda não consegui fazer algo assim aqui no fórum porque o vício é grande, mas ainda vou conseguir...
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.968
Pontos
1.529
Eu tirei todas notificações do Whatsapp e Instagram.

Melhor coisa a se fazer.

Facebook então, eu nem olho mais.

Twitter eu apaguei.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.830
Pontos
903
Nunca tive vontade de usar instagram e usei brevemente o twitter até desistir e excluir a conta. Só tenho Facebook mesmo porque eu gostaria de manter contatos distantes ali para chat, mas meu perfil provavelmente não é atualizado desde 2017... sempre fico coçando pra apagar. A única "rede social" que infelizmente não tem como sair é o LinkedIn, o meu ganha-pão saiu dali e não ter um perfil é se isolar demais do mercado de trabalho que já não é lá aquelas coisas.

Parece coisa de paranoico mas nós realmente entregamos a nossa privacidade de mão beijada por migalhas pra empresas que usam todo truque possível pra te prender ali e gerar lucro com coleta de dados. Conheço gente que usa redes tipo twitter como querido diário sem filtro algum, e basicamente é como se eu tivesse o poder de ler suas mentes, incrível o quanto a pessoa se expõe online a troco de nada.

E olha que nem falei nada de vício nessas redes! Olha o tanto de horas diárias que alguém gasta nisso vs. fazer algo útil para crescer profissionalmente, perseguir algum hobby, aprender uma nova língua... tá tudo ali di gratis na internet, mas tem gente que é tão dependente que não consegue mais nem sentar pra assistir um episódio do X-Files no Amazon Prime. Eu mesmo abro o Outerspace e alguns outros fóruns da internerd gringa por impulso e reconheço o vício, imagina quem fica nesses sites/apps que possuem uma equipe salariada de psicólogos no rol de funcionários.
Isso é verdade, não adianta falar dos viciados em Instagram, Facebook e Twitter sendo que muitos aqui, como eu, abrem o OS por impulso toda vez que iniciam o navegador no computador ou no celular, no meu caso já virou vício até, todo dia visito aqui, até quando vou no banheiro no trampo. Tem que tomar cuidado, já percebi que ando perdendo muito tempo só procrastinando no fórum.
 
Topo Fundo