O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Desenvolvi web app para um americano e talvez ele me processe

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Então, pessoal.

Vou tentar falar resumidamente sem dar detalhes de nomes para não ter problema com quebra de privacidade e talz.

Eu desenvolvi um web app de concurso de design de estampas de camisas para um americano através de um site de freelance.

Quando foi na Semana Santa, esse americano veio babando falando que os usuários não estavam conseguindo usar o app e que eu deveria arrumá-lo. Eu dei a ele duas formas de resolver, mas ele não aceitou. Tendo ele negado minhas sugestões, eu disse que só poderia conversar com ele direito na segunda-feira.

Ele se irritou porque queria que eu resolvesse naquele mesmo momento e já começou a me ameaçar de cancelar o projeto e pedir o dinheiro de volta.

O tal problema é que o usuário pode clicar num botão de pré-visualização e ver como está ficando a arte num mockup de uma camisa num manequim. Só que "por trás das câmeras", quando o usuário clica nesse botão, o código gera uma versão de alta resolução do design para impressão.

Aí que entra o problema: essa resolução pode ser configurada pelo programador do cara. Por exemplo: se o valor for 1, o design é exportado com a resolução original do editor. Se for 2, o design é exportado com o dobro da resolução e assim por diante. Uma valor que atende ao que o cliente pediu seria de 5, mas o "gente boa" do programador estava usando 10, o que poderia gerar imagens de 6000 a 8000 pixels na largura e/ou altura! Então claro que daria pau em alguns computadores. Lembrem-se que é um web app desenvolvido em HTML5 rodando num navegador não um app desktop nativo desenvolvido em C/C++.

Então a questão aqui não é a qualidade do código, é limitação. Como acontece em games de PC. Não é porque o game tem uma opção gráfica "very high" que qualquer um poderá jogar nela. Ou como o Photoshop: não é porque eu posso criar um documento de 50000 x 500000 pixels que o meu computador ou até mesmo o Photoshop vai dar conta disso.

Enfim. Ele levou o projeto para disputa e estamos há dias em discussão. Eu já expliquei várias vezes que a questão é limitação e não problema de código, mas ele não quer aceitar.

Dito tudo isso é que entram minhas dúvidas: se ele me processar, sendo ele americano e eu brasileiro, o que ele pode fazer de fato? Ou ele só poderá processar o site de freelance? Como eu faria para me defender daqui do Brasil?

Por favor, preciso encarecidamente de algum conselho.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Cara, não tem como você dar uma mexida no código para limitar a uma resolução razoável e terminar com essa dor de cabeça?
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Cara, não tem como você dar uma mexida no código para limitar a uma resolução razoável e terminar com essa dor de cabeça?

Ele alegou hoje - somente hoje - que diminuiu a resolução e mesmo assim ainda está dando problema.

Mas claramente é mentira porque ele não tá querendo resolver mais nada. Ele já disse que não vai usar mais o app. A questão toda é que ele já perdeu dinheiro porque deixou alguns clientes na mão e agora tá querendo vingança.

Eu não dei outros detalhes para não deixar o primeiro comentário muito grande, mas a verdade é que o programador dele é mega desonesto e foi o grande culpado de tudo. O cara é ruim de serviço, mentiroso, mas o gringo só acredita nele.

E outra coisa: durante todo o desenvolvimento, eu deixei o valor em 5 e eles não reclamaram. Nunca mencionaram alguém não conseguiu usar o app.

E mais: o máximo que ele poderia dizer é que há algum problema na publicação da arte e não no app todo, como ele está alegando.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Pode fazer nada.
Uma coisa que sempre faço nessas plataformas e sempre deixar implícito o que vai ser feito, como vai ser feito e o aceite do usuário.
Sempre dá bo, achamos que só brasileiro é mala, mais vou te contar... Cada lenda que já peguei, principalmente na workana.

Tem sempre os espetinhos que querem tirar vantagem no grito.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Pode fazer nada.
Uma coisa que sempre faço nessas plataformas e sempre deixar implícito o que vai ser feito, como vai ser feito e o aceite do usuário.
Sempre dá bo, achamos que só brasileiro é mala, mais vou te contar... Cada lenda que já peguei, principalmente na workana.

Tem sempre os espetinhos que querem tirar vantagem no grito.

Nossa. Bom demais saber. Já fiquei um pouco mais aliviado.

Cara, nem fala... Também já peguei cada figurinha.

Inclusive, uma vez eu tomei um calote dos grandes, reclamei com o site (Freelancer.com) e o site não fez absolutamente nada.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.838
Reações
31.768
Pontos
1.344
Falando 100% sério.
por precaução salva conversas, o programa original enviado pra ele, etc. Não custa mais do que provavelmente 1 pendrive e te da paz de espirito.
Porque maluco a gente não confia. Mesmo que a chance seja de 95%+ que ele simplesmente ficará só no papo.

Agora meio blé ^^.

To mega enferrujado em direito internacional. Mas processos dessa natureza (Iniciados nos EUA pra afetar você no Brasil ou vice-versa) são um inferno jurídico. Nenhuma pessoa sensata dá inicio numa p* louca dessa a não ser que a grana envolvida seja muito alta pra justificar a dor de cabeça.

Qualquer pessoa minimamente sensata vai só ligar o f**a-se e tocar a vida.

Só faria sentido se tu tive-se recursos financeiros/bens nos EUA. Ae sim ele poderia tentar te atingir usando apenas a legislação americana.

Mas até onde li quem tem a razão é você. Então se ele for 100% louco é mais capaz ele ter que te pagar no final....
Programa não tem obrigação de ser "idiot proof" :klol.
 
Ultima Edição:


navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Também acho que não dá nada, mas você deveria tentar chegar num meio termo.
Pelo menos você não se queima com o site, mostra que você está sendo razoável, saca?

O cara talvez nunca mais use o site, mas você pretende, não?
Nem sempre dá pra ganhar todas...

Código:
if (quality > 5) quality = 5;

Ta certo, o cara é idiota, mas você nunca teria precisado passar por isso.

Enfim, fica de lição pra próxima.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.360
Reações
51.535
Pontos
1.712
Não, ele não pode, fica tranquilo.
Mas reveja como trabalha, tanto o seu atendimento, já que se fosse um pouco mais gentil evitaria todo o problema (que, convenhamos, é bem simples) quanto os prazos do projeto (sério que descobriram um erro crasso desses em produção?!).
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Falando 100% sério.
por precaução salva conversas, o programa original enviado pra ele, etc. Não custa mais do que provavelmente 1 pendrive e te da paz de espirito.
Porque maluco a gente não confia. Mesmo que a chance seja de 95%+ que ele simplesmente ficará só no papo.

Agora meio blé ^^.

To mega enferrujado em direito internacional. Mas processos dessa natureza (Iniciados nos EUA pra afetar você no Brasil ou vice-versa) são um inferno jurídico. Nenhuma pessoa sensata dá inicio numa p* louca dessa a não ser que a grana envolvida seja muito alta pra justificar a dor de cabeça.

Qualquer pessoa minimamente sensata vai só ligar o f**a-se e tocar a vida.

Só faria sentido se tu tive-se recursos financeiros/bens nos EUA. Ae sim ele poderia tentar te atingir usando apenas a legislação americana.

Mas até onde li quem tem a razão é você. Então se ele for 100% louco é mais capaz ele ter que te pagar no final....
Programa não tem obrigação de ser "idiot proof" :klol.

Verdade. Eu já tenho backup to projeto inteiro num HD externo e também num repo do GitHub. Eu só não vou conseguir printar todas as conversas com ele no site de freelance porque são muito extensas. Levaria horas. Simplesmente vou confiar que o site manterá o registro.

Agora a disputa ocorrer por email. Então eles não conseguiriam apagar o que eu já recebi nem se quisessem.

E pois é.... Não dá para confiar mesmo.

E, cara, espero mesmo então que ele não anime seguir em frente com esse processo. O valor com certeza não justifica uma disputa internacional. A não ser que ele é mais vingativo do que eu tô imaginando.

Programa não tem obrigação de ser "idiot proof"
True. :klol
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Também acho que não dá nada, mas você deveria tentar chegar num meio termo.
Pelo menos você não se queima com o site, mostra que você está sendo razoável, saca?

O cara talvez nunca mais use o site, mas você pretende, não?
Nem sempre dá pra ganhar todas...

Código:
if (quality > 5) quality = 5;

Ta certo, o cara é idiota, mas você nunca teria precisado passar por isso.

Enfim, fica de lição pra próxima.

Não tem como. Ele quer 50% do valor. Além de ser totalmente injusto, eu não tenho o dinheiro mais. O projeto foi pago por hora. Então mais ou menos toda semana/quinzena o site liberava um pouco e eu já transferia para a minha conta.

E ele realmente já disse que vai me dar um feedback negativo.

Eu sinceramente não estou muito preocupado com isso porque é uma injustiça e ele verá que no final somente ele sairá prejudicado.

E, sim, eu deveria ter colocado uma limitação para o valor. Mas, de qualquer forma, eu dei a ele outra solução que também não foi acatada. Basicamente, o app também gera um SVG quando o usuário clica no botão de pré-visualização. Eu sugeri que ele ficasse apenas com o SVG, porque a saída em bitmap acaba sendo redundante, mas ele nem se importou ou quis entender.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Não, ele não pode, fica tranquilo.
Mas reveja como trabalha, tanto o seu atendimento, já que se fosse um pouco mais gentil evitaria todo o problema (que, convenhamos, é bem simples) quanto os prazos do projeto (sério que descobriram um erro crasso desses em produção?!).

Realmente. Eu sei que eu poderia ter sido um pouco mais gentil. Principalmente no final.

Só que preciso observar que o projeto estava fluindo maravilhosamente bem até o programador dele começar a noobar quando eu implementei um output em SVG no app.

Por causa disso, esse programador começou a fazer um tanto de acusações absurdas dizendo que essa feature de exportar para SVG não funcionava. Nós ficamos dias debatendo até eu conseguir enfiar na cabeça deles que estava funcionando e que esse programador é que não estava sabendo tratar a string gerada.

E outro detalhe: essa feature de SVG não era obrigatória. Eu nunca prometi que a implementaria. Mas o cliente começou a agir como se fosse um requerimento do projeto. Por fim, ele admitiu que não era uma exigência. Mas aí o dano já tinha sido feito, pois até esse ponto ele já tinha me chamado até de teimoso quando estava mais uma vez defendendo o programador dele.
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Cara, tu não documentou teu produto?
Desculpa a pergunta, sou meio leigo no assunto.

Tapatalk.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Cara, tu não documentou teu produto?
Desculpa a pergunta, sou meio leigo no assunto.

Tapatalk.

Infelizmente não. Com o prazo que me deram e o valor do projeto, foi impossível documentar.

Mas, de qualquer forma, eu expliquei essa funcionalidade extensivamente para eles no chat. Eles sabem muito bem como ela funciona. Por isso eu falo que é má-fé da parte deles.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Se você tem plena convicção de que está certo na parada, tenha contigo um dossiê de tudo o que fez, das conversas e tudo o que possa ser usada pra provar seu ponto de vista. Dessa forma, é ficar esperando pra ver se realmente vem algum tipo de processo. Eu acho que o cara tá blefando, mas é sempre bom ter o seu salvaguardo.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Se você tem plena convicção de que está certo na parada, tenha contigo um dossiê de tudo o que fez, das conversas e tudo o que possa ser usada pra provar seu ponto de vista. Dessa forma, é ficar esperando pra ver se realmente vem algum tipo de processo. Eu acho que o cara tá blefando, mas é sempre bom ter o seu salvaguardo.

Verdade. Valeu pelo conselho!
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.490
Reações
10.077
Pontos
1.364
Não vai dar em nada, relaxa. Tambem ja me estressei muito com disputes no upwork mas é so drama desnecessario e cliente emocional.

Se for no upwork nem ligue para a reputação, as pessoas nem leem os reviews, basta ter 100% de score (o que ironicamente nao depende de ter 100% de jobs concluidos).

Estamos compartilhando aqui historias de desgostos profundo?

Long story short.. Uma vez eu desenvolvi um sistema web bem pessoal e complexo pra um cara, tempo recorde.. alta qualidade.. fiz questao de prestar um bom trabalho.. E aparentemente o cara é burro demais pra acessar um site, esta com problema de conexão, firewall etc.. e do nada decidiu que o site não existe e eu estou enganando ele!

Eu gostaria que houvesse uma explicação obvia pro problema dele mas é isso mesmo, aparentemente ele é burro demais pra mexer com coisas basicas da internet e invez de seguir dicas basicas ele resolveu que nao quer fazer isso e me culpa por nao conseguir acessar o bagulho dele.

Dai eu explico pra ele como resetar a conexao ou fazer coisas simples do tipo.. deletar os cookies! ele diz que é muito complexo e que quero enrolar ele.

Mando uma mensagem de dois paragrafos, ele diz que é muito longo!

E ele começou a surtar, ficar emocional e em resumo o pagamento demorou um mes pra entrar na minha conta por causa disso e eu nem recebi tudo por causa dessa novela.

Isso me deprimiu absurdamente. Eu tenho que saber programação, ter anos de experiencia, ser inteligente e inventivo e aplicar dezenas e centenas de horas de trabalho e raciocinio pro bagulho funcionar mas o cara só precisa só de 5 minutos por dia de burrice e ignorancia pra jogar todo o meu esforço no lixo, fazer o proprio projeto dele um imenso fracasso e só causar transtorno.

Comofas?
 
Ultima Edição:

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Não vai dar em nada, relaxa. Tambem ja me estressei muito com disputes no upwork mas é so drama desnecessario e cliente emocional.

Se for no upwork nem ligue para a reputação, as pessoas nem leem os reviews, basta ter 100% de score (o que ironicamente nao depende de ter 100% de jobs concluidos).

Estamos compartilhando aqui historias de desgostos profundo?

Long story short.. Uma vez eu desenvolvi um sistema web bem pessoal e complexo pra um cara, tempo recorde.. alta qualidade.. fiz questao de prestar um bom trabalho.. E aparentemente o cara é burro demais pra acessar um site, esta com problema de conexão, firewall etc.. e do nada decidiu que o site não existe e eu estou enganando ele!

Eu gostaria que houvesse uma explicação obvia pro problema dele mas é isso mesmo, aparentemente ele é burro demais pra mexer com coisas basicas da internet e invez de seguir dicas basicas ele resolveu que nao quer fazer isso e me culpa por nao conseguir acessar o bagulho dele.

Dai eu explico pra ele como resetar a conexao ou fazer coisas simples do tipo.. deletar os cookies! ele diz que é muito complexo e que quero enrolar ele.

Mando uma mensagem de dois paragrafos, ele diz que é muito longo!

E ele começou a surtar, ficar emocional e em resumo o pagamento demorou um mes pra entrar na minha conta por causa disso e eu nem recebi tudo por causa dessa novela.

Isso me deprimiu absurdamente. Eu tenho que saber programação, ter anos de experiencia, ser inteligente e inventivo e aplicar dezenas e centenas de horas de trabalho e raciocinio pro bagulho funcionar mas o cara só precisa só de 5 minutos por dia de burrice e ignorancia pra jogar todo o meu esforço no lixo, fazer o proprio projeto dele um imenso fracasso e só causar transtorno.

Comofas?

Cara... Tava pensando nessa questão da reputação! É como você falou mesmo. Acho que esse review negativo não vai me atrapalhar em nada!

E há dois fatores para desmentirem as acusações dele:
  • Eu tenho vários jobs concluídos no site com sucesso e excelentes reviews. Inclusive, estou atualmente trabalhando em outros dois no mesmo site e os meus clientes gostam demais de mim.
  • Outro ponto e que é o mais absurdo: depois que eu entreguei o app, o projeto ficou parado por uns dias. Esse americano só veio reclamar então depois desses dias. Só que durante esses dias, ele me ofereceu a oportunidade de adaptar o app para vários outros concursos! Ou seja: se eu sou tão incompetente e o app é tão ruim, como ele diz, por que ele me ofereceu mais serviços?! Totalmente sem noção.

Quanto ao seu caso... Gente.... Que cliente mocorongo, hein? Cara, é um absurdo você ter se esforçado tanto, gasto tanto tempo, para um cliente ignorante e/ou desonesto por tudo por água abaixo. Sua situação foi muito parecida com a minha.

E essa história de ele ter surtado e ficado emocional... Puro teatro, né?

Só sei que vou ficar bem mais esperto com novos clientes. Vou detalhar extensivamente as condições do job para evitar passar por isso de novo.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Esse é o grande motivo de eu jamais pegar freelancers. Muita dor de cabeça e às vezes o pagamento nem compensa. Não vou dizer que tu foi juvenil, mas esse tipo de coisa que mexe com usuário final muito variado, tipo Web App, tem que ter atenção redobrada. Não sei como tu codou isso, mas esse tipo de configuração era pro programador do cara nem ter acesso.

Programa não tem obrigação de ser "idiot proof" :klol.

Infelizmente, tem sim. Às vezes um usuário burro ou mal intencionado faz muito mais estrago do que qualquer bug.
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.575
Reações
20.714
Pontos
964
Meu amigo, fique tranquilo por que eu não acredito que ele possa criar uma demanda judicial internacional não!

Uma das minha aéreas de atuação na advocacia é assessoria em comércio exterior portanto tenho conhecimento em legislação internacional suficiente para te dizer que mover um processo dessa monta geraria um custo altíssimo e acho que o seu projeto não deve custar milhares e milhares de dólares.
Uma provável execução de bens em localidades estrangeiras também não costuram ter sucesso devido aos custos, logística e decurso de tempo.

Tudo o que eu te disse muda se você tiver bens e valores no estrangeiro, principalmente onde os EUA possuírem acordos sólidos em questões de execução casos que me lembro são Canadá, Austrália e Inglaterra!

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.838
Reações
31.768
Pontos
1.344
Infelizmente, tem sim. Às vezes um usuário burro ou mal intencionado faz muito mais estrago do que qualquer bug.

No geral sempre é interessante que se faça qualquer coisa pros outros de uma maneira que uma criança de 5 anos entenda. Com um manual de instruções também igualmente bem pensado.
Isso garante menos dor de cabeça com eventual assistência técnica ou uso inadequado do produto o que pode prejudicar sua marca.

Mas não. Não é obrigatório que um programa de computador simples desse seja a prova de idiotas. Sempre vai existir as pessoas de 1-4 anos que não importa como você explique não vai entender por motivos diversos.

Logo vc faz o programa pra que a grande maioria entenda. E lida com a minoria usando de outros métodos. (Ou os ignora, tem empresa lá fora que faz isso tb).
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Pode fazer nada.
Uma coisa que sempre faço nessas plataformas e sempre deixar implícito o que vai ser feito, como vai ser feito e o aceite do usuário.
Sempre dá bo, achamos que só brasileiro é mala, mais vou te contar... Cada lenda que já peguei, principalmente na workana.

Tem sempre os espetinhos que querem tirar vantagem no grito.
Faço freelas no Workana, esse mês de abril mesmo passei por umas dores de cabeça. Sendo que foi o motivo de largar (por enquanto) a vida de freela. Uma coisa que adotei foi perguntar tudo ao usuário (para registrar no CHAT da plataforma) e avisá-lo que só faria aquilo que acordarmos. Mas mesmo assim tem clientes FDPs que querem tirar vantagem em tudo.

[/off]

Acredito que no seu caso nao vai dar em nada (desencana isso de processo... isso não vai ocorrer). Se você perguntou ou tem como provar que o código tá funcionando, vc pode pedir remediação ou algo do tipo. Mas dependendo da plataforma, pode haver taxas (o Workana cobra 10% ou 50 dólares (o que for maior)) e não terá garantias de que você ganhará. Só afirmo que ser freela de plataforma é pedir pra ser arrombado duas vezes... Uma pela plataforma, pois vc perde de 10 a 20% do projeto pra comissão, e outra pelo usuário que quer pagar uma mixaria....


Mas resumindo, dependendo do valor, acredito que não vai dar em nada... o máximo que pode acontecer é ele pedir a grana de volta.

Cara só uma dúvida, qual foi o valor do projeto? (Tipo, R$ 400 ~ R$ 1k ...)

O que já me fodi por projeto de R$ 400 não dá no gibi. Espero jamais voltar pro Workana ou outros sites de freelancers... É muita dor de cabeça pra pouco retorno.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Já tive problemas em plataformas de freelancer, e posso te dizer que faça um programa esperando que alguém tente quebrá-lo.

Lembro-me de um, onde que no computador dele o aplicativo web estava meio bugado, mesmo eu fazendo as alterações e bugs, daí eu pedi a ele para limpar o cache do navegador, e mesmo assim não funcionava. Enfim, eu fui xingado e fui chamado de mentiroso, e tals.

Eu sabia que o meu programa estava funcionando bem, pois rodava em todos os navegadores mais usados no computador e nos celulares, então o erro estava por parte do usuário. Ainda acredito que ele queria mais é ganhar o aplicativo de grátis e não me pagar.

Em muitos casos, o valor do projeto não compensa a dor de cabeça que o freelancer vai ter.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
No geral sempre é interessante que se faça qualquer coisa pros outros de uma maneira que uma criança de 5 anos entenda. Com um manual de instruções também igualmente bem pensado.
Isso garante menos dor de cabeça com eventual assistência técnica ou uso inadequado do produto o que pode prejudicar sua marca.

Mas não. Não é obrigatório que um programa de computador simples desse seja a prova de idiotas. Sempre vai existir as pessoas de 1-4 anos que não importa como você explique não vai entender por motivos diversos.

Logo vc faz o programa pra que a grande maioria entenda. E lida com a minoria usando de outros métodos. (Ou os ignora, tem empresa lá fora que faz isso tb).

Discordo. Você tá confundindo facilidade de uso com o restante da experiência. Eu acredito que seja obrigação sim do programador (e do responsável pela UX, se forem atribuições separadas) impedir o próprio usuário de fazer m****. Não é só em âmbito de facilidade, e sim de impedir o cara de chegar com o dedinho podre ou tentar ser mamateiro.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Esse é o grande motivo de eu jamais pegar freelancers. Muita dor de cabeça e às vezes o pagamento nem compensa. Não vou dizer que tu foi juvenil, mas esse tipo de coisa que mexe com usuário final muito variado, tipo Web App, tem que ter atenção redobrada. Não sei como tu codou isso, mas esse tipo de configuração era pro programador do cara nem ter acesso.



Infelizmente, tem sim. Às vezes um usuário burro ou mal intencionado faz muito mais estrago do que qualquer bug.

Tem hora que freelance desanima mesmo. Não tiro sua razão. Já cansei de fazer vários serviços praticamente de graça, sem contar os calotes que já tomei.

Mas eu escolhi esse caminho de freelance já tem uns anos e agora tô bem dependente dele.

E, sim, fui bem juvenil. Vivendo e aprendendo...
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Meu amigo, fique tranquilo por que eu não acredito que ele possa criar uma demanda judicial internacional não!

Uma das minha aéreas de atuação na advocacia é assessoria em comércio exterior portanto tenho conhecimento em legislação internacional suficiente para te dizer que mover um processo dessa monta geraria um custo altíssimo e acho que o seu projeto não deve custar milhares e milhares de dólares.
Uma provável execução de bens em localidades estrangeiras também não costuram ter sucesso devido aos custos, logística e decurso de tempo.

Tudo o que eu te disse muda se você tiver bens e valores no estrangeiro, principalmente onde os EUA possuírem acordos sólidos em questões de execução casos que me lembro são Canadá, Austrália e Inglaterra!

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

Cara... Você me animou mais ainda! Show de bola. Valeu por compartilhar seu conhecimento profissional.

E não tenho nada no estrangeiro. Quero dizer, a não ser que ele consiga pegar as merrecas dos novos freelas que eu estou fazendo que ainda estão na minha conta do site. rs
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
No geral sempre é interessante que se faça qualquer coisa pros outros de uma maneira que uma criança de 5 anos entenda. Com um manual de instruções também igualmente bem pensado.
Isso garante menos dor de cabeça com eventual assistência técnica ou uso inadequado do produto o que pode prejudicar sua marca.

Mas não. Não é obrigatório que um programa de computador simples desse seja a prova de idiotas. Sempre vai existir as pessoas de 1-4 anos que não importa como você explique não vai entender por motivos diversos.

Logo vc faz o programa pra que a grande maioria entenda. E lida com a minoria usando de outros métodos. (Ou os ignora, tem empresa lá fora que faz isso tb).

Eu, como muitos developers, preciso aprender a parar de superestimar o cliente e o usuário final.

developer-users-expectation-vs-reality-41916981.png
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Faço freelas no Workana, esse mês de abril mesmo passei por umas dores de cabeça. Sendo que foi o motivo de largar (por enquanto) a vida de freela. Uma coisa que adotei foi perguntar tudo ao usuário (para registrar no CHAT da plataforma) e avisá-lo que só faria aquilo que acordarmos. Mas mesmo assim tem clientes FDPs que querem tirar vantagem em tudo.

[/off]

Acredito que no seu caso nao vai dar em nada (desencana isso de processo... isso não vai ocorrer). Se você perguntou ou tem como provar que o código tá funcionando, vc pode pedir remediação ou algo do tipo. Mas dependendo da plataforma, pode haver taxas (o Workana cobra 10% ou 50 dólares (o que for maior)) e não terá garantias de que você ganhará. Só afirmo que ser freela de plataforma é pedir pra ser arrombado duas vezes... Uma pela plataforma, pois vc perde de 10 a 20% do projeto pra comissão, e outra pelo usuário que quer pagar uma mixaria....


Mas resumindo, dependendo do valor, acredito que não vai dar em nada... o máximo que pode acontecer é ele pedir a grana de volta.

Cara só uma dúvida, qual foi o valor do projeto? (Tipo, R$ 400 ~ R$ 1k ...)

O que já me fodi por projeto de R$ 400 não dá no gibi. Espero jamais voltar pro Workana ou outros sites de freelancers... É muita dor de cabeça pra pouco retorno.

O valor foi de mais ou menos $750.

Minha maior preocupação mesmo é porque ele já disse várias vezes que basicamente ficou mal com uns clientes e que perdeu muito dinheiro.

Então meu medo mesmo é de ele querer jogar o prejuízo que teve com os clientes na minha conta. Tipo: vou te processar e te culpar pelo prejuízo que tomei.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Já tive problemas em plataformas de freelancer, e posso te dizer que faça um programa esperando que alguém tente quebrá-lo.

Lembro-me de um, onde que no computador dele o aplicativo web estava meio bugado, mesmo eu fazendo as alterações e bugs, daí eu pedi a ele para limpar o cache do navegador, e mesmo assim não funcionava. Enfim, eu fui xingado e fui chamado de mentiroso, e tals.

Eu sabia que o meu programa estava funcionando bem, pois rodava em todos os navegadores mais usados no computador e nos celulares, então o erro estava por parte do usuário. Ainda acredito que ele queria mais é ganhar o aplicativo de grátis e não me pagar.

Em muitos casos, o valor do projeto não compensa a dor de cabeça que o freelancer vai ter.

Pois é. Como aconteceu comigo.

Realmente tenho que aprender a programar para dummies MESMO, acordar tudo bem detalhadamente pelo chat e pensar 10 vezes se o projeto realmente compensa.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Isso tem em todo lugar.

Eu por exemplo as vezes sou contratado para fazer uma casa de 1 andar e 85m², quando eu vou ver o cara já quer 2 andares com terraço e piscina, e claro, tudo pelo mesmo preço contratado.

Quando eu trabalhei em um órgão público aqui era a mesma coisa, os eng elétricos faziam o projeto do edital, chegava um juiz se achando a pica das galáxias e mudava tudo "porque eu quero assim", e exigia que os eletricistas refizessem todo projeto sem querer pagar nenhum adicional, e tudo "para amanhã".

Aff. Isso é um mal de cliente mesmo, independentemente da área. rs
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Tem hora que freelance desanima mesmo. Não tiro sua razão. Já cansei de fazer vários serviços praticamente de graça, sem contar os calotes que já tomei.

Mas eu escolhi esse caminho de freelance já tem uns anos e agora tô bem dependente dele.

E, sim, fui bem juvenil. Vivendo e aprendendo...
Meu maior medo de continuar na TI é viver apenas de Freelancer. Como meu inglês ainda não está lá estas coisas, estou "preso" aos freelas brasileiros. O que sofri por projetos de R$ 300, R$ 400 não dá no gibi. Agora mesmo estou com um job há 1 mês de R$ 400. O cliente sempre adiciona mais coisas, se recusarmos a plataforma fica do lado do cliente e quem se fode sou eu. Mas jurei pra mim mesmo, que seria meu último job de freela (pelo menos neste ano).

O valor foi de mais ou menos $750.

Minha maior preocupação mesmo é porque ele já disse várias vezes que basicamente ficou mal com uns clientes e que perdeu muito dinheiro.

Então meu medo mesmo é de ele querer jogar o prejuízo que teve com os clientes na minha conta. Tipo: vou te processar e te culpar pelo prejuízo que tomei.
Cara relaxa, mesmo sendo em dolar (pra eles) não é um valor tão absurdo que compense mover ação. Mas tente entrar em acordo, se tiver como provar pra plataforma que você está certo, prove. Não perca sono com isso não.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.909
Reações
7.165
Pontos
1.189
Meu maior medo de continuar na TI é viver apenas de Freelancer. Como meu inglês ainda não está lá estas coisas, estou "preso" aos freelas brasileiros. O que sofri por projetos de R$ 300, R$ 400 não dá no gibi. Agora mesmo estou com um job há 1 mês de R$ 400. O cliente sempre adiciona mais coisas, se recusarmos a plataforma fica do lado do cliente e quem se fode sou eu. Mas jurei pra mim mesmo, que seria meu último job de freela (pelo menos neste ano).


Cara relaxa, mesmo sendo em dolar (pra eles) não é um valor tão absurdo que compense mover ação. Mas tente entrar em acordo, se tiver como provar pra plataforma que você está certo, prove. Não perca sono com isso não.

Pois é. Isso acontece direto comigo. E eu estou com um cliente brasileiro que é muito gente boa e talz, mas peguei um serviço de e-learning com ele que deveria ter durado uma semana, mas já estou a pelo menos um mês e tudo isso para receber R$ 500,00.... Tem sempre alguma alteração, alguma detalhezinho... É osso.

Mas meu objetivo mesmo é largar a vida de freelancer a começar a vender meus próprios produtos, tipo: apps, games, tools, scripts, assets e talz. Tipo como esse pessoal do The Orange Box ou a galera do Frankentoon fazem.

E, valeu, vou tentar relaxar mesmo. Brigadão.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.583
Reações
10.098
Pontos
503
Você parece comigo quando iniciei meus trabalhos (mas não programo).
Mesmo que fosse coisa simples eu deixava para o cliente resolver(caso não estive dentro do serviço solicitado pelo cliente, mesmo que fosse simples).
É uma faca de 2 gumes, onde 2 estão mexendo pode dar b.o, sempre deixo bem avisado o cliente.
Mas de tanto ter dor de cabeça fazendo assim, hoje em dia eu simplesmente vou lá e resolvo se for simples. mas mesmo fazendo assim, certinho, existe a chance de dar algum b.o e jogarem na suas costas pois você mexeu lá no "simples" e aquele simples ferrou tudo. o bicho humano é terrível e faz qualquer coisa pra se dar bem..
 
Topo Fundo