O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Desenvolvi web app para um americano e talvez ele me processe

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Pois é. Isso acontece direto comigo. E eu estou com um cliente brasileiro que é muito gente boa e talz, mas peguei um serviço de e-learning com ele que deveria ter durado uma semana, mas já estou a pelo menos um mês e tudo isso para receber R$ 500,00.... Tem sempre alguma alteração, alguma detalhezinho... É osso.

Mas meu objetivo mesmo é largar a vida de freelancer a começar a vender meus próprios produtos, tipo: apps, games, tools, scripts, assets e talz. Tipo como esse pessoal do The Orange Box ou a galera do Frankentoon fazem.

E, valeu, vou tentar relaxar mesmo. Brigadão.
Relaxa q não vai dar em nada. Cara tenho amigos ganhando R$ 15k, R$ 20k / mês, vendendo licenças dos próprios sistemas. Freela não vale a pena. Tenho uns clientes bacanas, mas são q nem os seus,,, um detalhe aqui e outro ali, e quando vai ver o prazo já passou faz tempo!
 

Ennead

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.679
Reações
3.605
Pontos
744
Não, ele não pode, fica tranquilo.
Mas reveja como trabalha, tanto o seu atendimento, já que se fosse um pouco mais gentil evitaria todo o problema (que, convenhamos, é bem simples) quanto os prazos do projeto (sério que descobriram um erro crasso desses em produção?!).
tenor.gif
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Tem hora que freelance desanima mesmo. Não tiro sua razão. Já cansei de fazer vários serviços praticamente de graça, sem contar os calotes que já tomei.

Mas eu escolhi esse caminho de freelance já tem uns anos e agora tô bem dependente dele.

E, sim, fui bem juvenil. Vivendo e aprendendo...

Pô jovem, acontece. Mas já que escolheste o caminho de ser freela, seria interessante formar uma carteira de clientes aí por perto de ti. Como eu disse, eu não faço, mas conheço alguns que fazem principalmente dessa forma. Além de cortar o intermediário do workana e tudo mais, ajuda a diminuir a chance de esbarrar num malandrílson.

Boa sorte nos pepinos :D
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Cara, acho que freelancer de plataforma não compensa tanto a longo prazo. Hoje mesmo cheguei no meu limite, já tava com o saco cheio e o estopim pra largar a vida de Freela foi/é o cliente atual. 1 mês enrolando, sempre querendo mais. Se hoje a gente não terminar : pego o beco mesmo. Cansei... E bem que freela a remuneração é lá embaixo.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Cara, acho que freelancer de plataforma não compensa tanto a longo prazo. Hoje mesmo cheguei no meu limite, já tava com o saco cheio e o estopim pra largar a vida de Freela foi/é o cliente atual. 1 mês enrolando, sempre querendo mais. Se hoje a gente não terminar : pego o beco mesmo. Cansei... E bem que freela a remuneração é lá embaixo.
Mano antes de iniciar alenca tudo que vai ser feito, extremamente discriminado.
Se ele quiser mais, fala que estava fora do escopo original, esse que ele tem de aceita r.
Sempre dá certo...

Acho que vive esta fazendo do jeito errado.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Mano antes de iniciar alenca tudo que vai ser feito, extremamente discriminado.
Se ele quiser mais, fala que estava fora do escopo original, esse que ele tem de aceita r.
Sempre dá certo...

Acho que vive esta fazendo do jeito errado.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk

Então, eu faço isso. Mas, muitos ameaçam cancelar o projeto ou pagar apenas uma porcentagem. E isso fode com o perfil... já tenho 4 violações. Uma vez falei com o suporte sobre este problema, eles disseram QUE MESMO ASSIM posso levar violação ou perder o projeto caso o cliente queira - MESMO AVISANDO ANTES O QUE É PRA FAZER E QUE SERIA APENAS ISSO. O foda que tirando o Workana, não resta tanto sites de freelas pra quem fala apenas o português. Acho que vou me ausentar pra tentar a sorte de temas pra wordpress. Atualmente só tem projetos de lojas integradas ou E-commerce... e não manjo tanto e nem vale à pena se especializar nisso pra pegar projeto fodido de até R$ 200 ou R$ 400 em site de freelas.

Além que não dá tempo nem pro cara trabalhar e especializar ao mesmo tempo, tá sendo impossível fazer 1 salário minimo sem comer o me dia todo.
 
Ultima Edição:


Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Caras, vcs estão vivendo no mundo das maravilhas. Vcs tem que pegar o trabalho pensando que vai dar m**** em algum momento e se blindar. A hora q a m**** acontecer, e vai acontecer, vc executa o seu plano anti-m****.

Repito, o maior problema de vcs é pegar o trabalho e achar q n vai dar m****. Levem como lição para vida, sempre vai dar m****.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Então, eu faço isso. Mas, muitos ameaçam cancelar o projeto ou pagar apenas uma porcentagem. E isso fode com o perfil... já tenho 4 violações. Uma vez falei com o suporte sobre este problema, eles disseram QUE MESMO ASSIM posso levar violação ou perder o projeto caso o cliente queira - MESMO AVISANDO ANTES O QUE É PRA FAZER E QUE SERIA APENAS ISSO. O foda que tirando o Workana, não resta tanto sites de freelas pra quem fala apenas o português. Acho que vou me ausentar pra tentar a sorte de temas pra wordpress. Atualmente só tem projetos de lojas integradas ou E-commerce... e não manjo tanto e nem vale à pena se especializar nisso pra pegar projeto fodido de até R$ 200 ou R$ 400 em site de freelas.

Além que não dá tempo nem pro cara trabalhar e especializar ao mesmo tempo, tá sendo impossível fazer 1 salário minimo sem comer o me dia todo.

Também tô considerando entrar nessa onda do WordPress. É incrível o tanto de freelas que tem para esse negócio.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Você parece comigo quando iniciei meus trabalhos (mas não programo).
Mesmo que fosse coisa simples eu deixava para o cliente resolver(caso não estive dentro do serviço solicitado pelo cliente, mesmo que fosse simples).
É uma faca de 2 gumes, onde 2 estão mexendo pode dar b.o, sempre deixo bem avisado o cliente.
Mas de tanto ter dor de cabeça fazendo assim, hoje em dia eu simplesmente vou lá e resolvo se for simples. mas mesmo fazendo assim, certinho, existe a chance de dar algum b.o e jogarem na suas costas pois você mexeu lá no "simples" e aquele simples ferrou tudo. o bicho humano é terrível e faz qualquer coisa pra se dar bem..

Aí que está. Eu ia fazer, mas só na segunda-feira (era Sexta-Feira da Paixão quando ele entrou em contato) porque estava passando uns dias na casa de uns padrinhos de casamento e nem com o meu notebook eu estava. Só que o cara deu um chilique porque queria o negócio arrumado naquele dia. Tipo: o projeto já tinha sido entregue há dias. Aí ele aparece do nada e quer o negócio para ontem.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Relaxa q não vai dar em nada. Cara tenho amigos ganhando R$ 15k, R$ 20k / mês, vendendo licenças dos próprios sistemas. Freela não vale a pena. Tenho uns clientes bacanas, mas são q nem os seus,,, um detalhe aqui e outro ali, e quando vai ver o prazo já passou faz tempo!

Aí sim! Meu objetivo é chegar ao naipe dos seus amigos. Haha

E pois é... Esses detalhezinhos infinitos que quebram a bicicleta.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Pô jovem, acontece. Mas já que escolheste o caminho de ser freela, seria interessante formar uma carteira de clientes aí por perto de ti. Como eu disse, eu não faço, mas conheço alguns que fazem principalmente dessa forma. Além de cortar o intermediário do workana e tudo mais, ajuda a diminuir a chance de esbarrar num malandrílson.

Boa sorte nos pepinos :D

Eu tenho alguns que conheci através de site de freelance - e também de outros lugares - que agora trabalham comigo sem usar os sites.

Só que eu não posso ficar esperando por eles... Aparecem muito de quando em vez, bem aleatoriamente.... rs

ajuda a diminuir a chance de esbarrar num malandrílson

:klol:klol:klol
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Cara, acho que freelancer de plataforma não compensa tanto a longo prazo. Hoje mesmo cheguei no meu limite, já tava com o saco cheio e o estopim pra largar a vida de Freela foi/é o cliente atual. 1 mês enrolando, sempre querendo mais. Se hoje a gente não terminar : pego o beco mesmo. Cansei... E bem que freela a remuneração é lá embaixo.

Uma pergunta: você já tentou freela do tipo concurso, como o Freelancer.com e o 99designs fazem?

Engraçado que inicialmente eu pegava só freelas assim.

Sei que também é exploratório, os clientes muitas vezes são sem-noção ou injustos nas escolhas, muitas vezes trabalhamos à toa... Mas já ganhei umas merrequinhas boas com esse tipo de freela e me dava bem menos problemas que esses freelas normais. Sem contar que já usei algumas coisas que não foram escolhidas como portfólio.

E, sim, também já aconteceu de o cliente, depois de ter escolhido um trabalho meu, pedir para ajustar várias "coisinhas"... Ninguém merece.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Ele está fazendo pirraça pra te deixar com medo.

Considerando que é uma plataforma de freelance provavelmente ele é daquele tipo de gente que usa dispute pra ter um "desconto" no valor final que ele ofereceu.

Pode ter certeza que, se já não estiver usando, hora que acabar essa treta toda ele vai usar.

Esse tipo de gente se aproveita de prazos apertados para rechaçar qualquer coisinha. Se você tivesse colocado um limite no tamanho na imagem, ou algum mecanismo mais complexo pra levar em conta o hardware do cara, pode ter certeza que ele ia rodar na máquina mais b*sta que ele tem e ainda sim reclamar, ou que está lerdo, ou que a resolução não sobe. Esse cara é um reclamão profissional.

Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus anos de desenvolvedor é que, mais importante do que fazer um código a prova de usuário, é fazer um código a prova de outros desenvolvedores e TI.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Ele está fazendo pirraça pra te deixar com medo.

Considerando que é uma plataforma de freelance provavelmente ele é daquele tipo de gente que usa dispute pra ter um "desconto" no valor final que ele ofereceu.

Pode ter certeza que, se já não estiver usando, hora que acabar essa treta toda ele vai usar.

Esse tipo de gente se aproveita de prazos apertados para rechaçar qualquer coisinha. Se você tivesse colocado um limite no tamanho na imagem, ou algum mecanismo mais complexo pra levar em conta o hardware do cara, pode ter certeza que ele ia rodar na máquina mais b*sta que ele tem e ainda sim reclamar, ou que está lerdo, ou que a resolução não sobe. Esse cara é um reclamão profissional.

Se tem uma coisa que eu aprendi nos meus anos de desenvolvedor é que, mais importante do que fazer um código a prova de usuário, é fazer um código a prova de outros desenvolvedores e TI.

Realmente! É justamente desse tipo que ele parece ser.

E tenho que aprender mesmo a blindar melhor meus projetos e produtos.

Seu conselho e dos outros aqui estão me ajudando bastante. Valeu mesmo.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Principalmente em JavaScript.

E como tenho interesse em criar meus próprios apps desktop e tools, tô aos poucos aprendendo Rust. É bem difícil, mas até agora tô gostando bastante e vejo bastante potencial nessa linguagem.

Já que você usa JavaScript, deve programar em React Native ou Nativescript para fazer seus apps.

Rust o pouco que bati o olho achei parecida com a Golang (linguagem da Google), não sei se é para o mesmo nicho, mas agora você dizendo não sabia que ela pudesse fazer apps para celular.

Se ela for parecida com a Go, dá para pegar até fácil já que a Go é uma linguagem bem amigável e gostosa de mexer. Ela foi feita para pegar uma parte dos programadores de C.

Vou procurar mais a respeito sobre ela.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Realmente. Eu sei que eu poderia ter sido um pouco mais gentil. Principalmente no final.

Só que preciso observar que o projeto estava fluindo maravilhosamente bem até o programador dele começar a noobar quando eu implementei um output em SVG no app.

Por causa disso, esse programador começou a fazer um tanto de acusações absurdas dizendo que essa feature de exportar para SVG não funcionava. Nós ficamos dias debatendo até eu conseguir enfiar na cabeça deles que estava funcionando e que esse programador é que não estava sabendo tratar a string gerada.

E outro detalhe: essa feature de SVG não era obrigatória. Eu nunca prometi que a implementaria. Mas o cliente começou a agir como se fosse um requerimento do projeto. Por fim, ele admitiu que não era uma exigência. Mas aí o dano já tinha sido feito, pois até esse ponto ele já tinha me chamado até de teimoso quando estava mais uma vez defendendo o programador dele.
Velho, eu sou tester, mas o mais importante foi dito aqui. Deixe bem claro o escopo do seu projeto. Só faça o que está estritamente no escopo, talvez seja até melhor deixar essa parte para ele resolver com outro desenvolvedor. Pior que ser cobrado por algo que o cliente acha que está errado, é ser cobrado por algo que você fez de graça, já que não estava no escopo.
Às vezes chega uns líderes aqui, ah tem que testar isso e aquilo, e mais aquilo. Até desenvolvedor vem sugerir teste pra mim. Eu viro para os caras e falo: o teste será de acordo com o documento tal, podem ter certeza que o que está lá será exaustivamente testado. (Como quem diz, vou testar o que eu devo testar, e não o que vcs querem que eu teste). Tem que ser firme nisso aí.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Já que você usa JavaScript, deve programar em React Native ou Nativescript para fazer seus apps.

Rust o pouco que bati o olho achei parecida com a Golang (linguagem da Google), não sei se é para o mesmo nicho, mas agora você dizendo não sabia que ela pudesse fazer apps para celular.

Se ela for parecida com a Go, dá para pegar até fácil já que a Go é uma linguagem bem amigável e gostosa de mexer. Ela foi feita para pegar uma parte dos programadores de C.

Vou procurar mais a respeito sobre ela.

Inicialmente, eu fiquei pesquisando algumas system languages, como a Go, Rust e algumas outras das quais não me lembro agora. No fim das contas, acabei gostando mais de Rust. Tô fazendo isso porque desisti de entender/aceitar as bizarrices e falta de padronização da duplinha C/C++.

Mas, claro, isso é só minha impressão. Não tô batendo martelo e nenho tempo o conhecimento necessário para isso.

Mas pretendo ainda estudar Go. Vamos ver.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Velho, eu sou tester, mas o mais importante foi dito aqui. Deixe bem claro o escopo do seu projeto. Só faça o que está estritamente no escopo, talvez seja até melhor deixar essa parte para ele resolver com outro desenvolvedor. Pior que ser cobrado por algo que o cliente acha que está errado, é ser cobrado por algo que você fez de graça, já que não estava no escopo.
Às vezes chega uns líderes aqui, ah tem que testar isso e aquilo, e mais aquilo. Até desenvolvedor vem sugerir teste pra mim. Eu viro para os caras e falo: o teste será de acordo com o documento tal, podem ter certeza que o que está lá será exaustivamente testado. (Como quem diz, vou testar o que eu devo testar, e não o que vcs querem que eu teste). Tem que ser firme nisso aí.

Você que tá certo. Acho que o caminho é por aí mesmo.

Preciso ser mais rígido.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Você que tá certo. Acho que o caminho é por aí mesmo.

Preciso ser mais rígido.
É bom que é uma forma de já delimitar a questão de pronto. Talvez até dá pra vc aplicar. Vc coloca: essa feature não tava no Termo de Aceite (tinha um nome isso, esqueci), se existir algum. Aí já era. Não precisa nem entrar mais no mérito. De qualquer forma, vai dar tudo certo, boa sorte pra ti.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Inicialmente, eu fiquei pesquisando algumas system languages, como a Go, Rust e algumas outras das quais não me lembro agora. No fim das contas, acabei gostando mais de Rust. Tô fazendo isso porque desisti de entender/aceitar as bizarrices e falta de padronização da duplinha C/C++.

Mas, claro, isso é só minha impressão. Não tô batendo martelo e nenho tempo o conhecimento necessário para isso.

Mas pretendo ainda estudar Go. Vamos ver.

Go é fácil e muito prática. Comecei na linguagem ano passado e no mesmo dia já tinha criado um programa para ajustar legendas em SRT. Infelizmente pelo que eu tava lendo, ela não chega a criar executáveis com a mesma performance que C/C++ ou mesmo Rust. Muita gente deixou de lado até o Node.JS para focar em Golang para web.

Eu programo em C/C++ e realmente algumas coisas que poderiam ser simples, como ter um sistema bom de toolchain e package manager, não tem, mesmo com make e CMaker, é um parto de se programar. Tem grupos que criaram os seus próprios padrões como Qt e Boost, mas as linguagens são uma verdadeira bagunça porque todo mundo colocou a mão e mesmo os padrões ISO C++11, C++14 e por aí vai é uma confusão só.

Ainda assim eu gosto muita das linguagens, estou até terminando um projeto em Qt que devo lançar no fórum nas próximas semanas. No entanto, eu não recomendaria C/C++ para a maioria das pessoas. Temos boas opções de linguagens de sistema que são bem mais práticas.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Você que tá certo. Acho que o caminho é por aí mesmo.

Preciso ser mais rígido.

Qual o site de freelancer que você tá usando?

Não há como você reportar o cliente por abuso ou fora de contexto do escopo criado?

Há como no projeto atual criar novas demandas a partir do que o cliente quer desde que ele pague mais?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Uma pergunta: você já tentou freela do tipo concurso, como o Freelancer.com e o 99designs fazem?

Engraçado que inicialmente eu pegava só freelas assim.

Sei que também é exploratório, os clientes muitas vezes são sem-noção ou injustos nas escolhas, muitas vezes trabalhamos à toa... Mas já ganhei umas merrequinhas boas com esse tipo de freela e me dava bem menos problemas que esses freelas normais. Sem contar que já usei algumas coisas que não foram escolhidas como portfólio.

E, sim, também já aconteceu de o cliente, depois de ter escolhido um trabalho meu, pedir para ajustar várias "coisinhas"... Ninguém merece.
Estou preso no WOrkana, pois não sei Inglês. Mesmo a aba de PT-BR no Freelancer, são os mesmos que tem no Workana e ainda em menor número.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Qual o site de freelancer que você tá usando?

Não há como você reportar o cliente por abuso ou fora de contexto do escopo criado?

Há como no projeto atual criar novas demandas a partir do que o cliente quer desde que ele pague mais?

Ele até me ofereceu mais horas antes da treta, mas, de qualquer forma, o trem já ficou tão feio que tanto ele não quer trabalhar comigo como eu não quero trabalhar com ele. E também nem quero me estressar mais denunciando ele e talz.

O cara é tão chato que nem pelo triplo do preço, eu continuaria nesse projeto.

E acabou que ele finalmente cancelou o contrato. Agora tá naquela fase de cada um dar um feedback e aí depois o site coloca a avaliação e comentário nos nossos perfis.

Eu tô esperando para ver se tem jeito de eu não fazer meu review e assim impedir que o cliente publique o dele.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Go é fácil e muito prática. Comecei na linguagem ano passado e no mesmo dia já tinha criado um programa para ajustar legendas em SRT. Infelizmente pelo que eu tava lendo, ela não chega a criar executáveis com a mesma performance que C/C++ ou mesmo Rust. Muita gente deixou de lado até o Node.JS para focar em Golang para web.

Eu programo em C/C++ e realmente algumas coisas que poderiam ser simples, como ter um sistema bom de toolchain e package manager, não tem, mesmo com make e CMaker, é um parto de se programar. Tem grupos que criaram os seus próprios padrões como Qt e Boost, mas as linguagens são uma verdadeira bagunça porque todo mundo colocou a mão e mesmo os padrões ISO C++11, C++14 e por aí vai é uma confusão só.

Ainda assim eu gosto muita das linguagens, estou até terminando um projeto em Qt que devo lançar no fórum nas próximas semanas. No entanto, eu não recomendaria C/C++ para a maioria das pessoas. Temos boas opções de linguagens de sistema que são bem mais práticas.

Fino demais. Acho que até vi você comentando mesmo na pasta de desenvolvimento de games sobre esse programa que ajusta legendas. Cê teve a manha demais. Aprendeu muito rápido. rs

E, cara, não sabia que o poderoso Node.js tinha sofrido essa pressão da Golang.

Pô, show demais sua experiência com C/C++. Queria eu ter essa proficiência.

Eu nunca usei o Qt para desenvolver nada - só vi alguns tutoriais -, mas trabalhei numa empresa que fazia apps/games para Android e iOS e a plataforma de desenvolvimento da empresa era própria e era feita no Qt.

E quero ver seu projeto quando lançar. Boa sorte!
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Fino demais. Acho que até vi você comentando mesmo na pasta de desenvolvimento de games sobre esse programa que ajusta legendas. Cê teve a manha demais. Aprendeu muito rápido. rs

E, cara, não sabia que o poderoso Node.js tinha sofrido essa pressão da Golang.

Pô, show demais sua experiência com C/C++. Queria eu ter essa proficiência.

Eu nunca usei o Qt para desenvolver nada - só vi alguns tutoriais -, mas trabalhei numa empresa que fazia apps/games para Android e iOS e a plataforma de desenvolvimento da empresa era própria e era feita no Qt.

E quero ver seu projeto quando lançar. Boa sorte!

A Go comeu uma parte dos desenvolvedores web, mas ainda o Node.JS é muito forte. A justificativa é que a Go é muito melhor para co-processamento, coisa que o Node peca, entretanto, nunca cheguei a usar a Go para web, mas já fiz um projeto inteiro sozinho usando Node.js, eu a acho bem interessante.

É porque eu programo desde 1996. Comecei com Basic e Pascal. Eu adorava programar em Pascal mas é uma linguagem que parou no tempo. Peguei C/C++ e Pascal na universidade, e sempre gostei muito de programação de backend.
 
Topo Fundo