O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Designer Gráfico - Modelagem: dúvida

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
Boa tarde, galera!

Indo direto ao ponto, eu tenho interesse em conhecer, estudar e me especializar em design gráfico, mas foco total em modelagem 3D.

Criar personagens, modelar, colorir, enfim... dar vida às criações.

Eu, hoje, sou concursado, então não tenho o objetivo primário de fazer disso minha fonte de renda. Então o tempo necessário não é uma preocupação. É uma das poucas áreas que realmente tenho vontade de conhecer e me aprofundar por puro prazer.

Dúvidas:

  1. Por onde começar?
  2. Há algum curso online que conheçam que reúna tudo que é necessário, que seja bom e recomendem?
  3. Caso a pergunta acima tenha resposra negativa, quais cursos consideram indispensáveis para quem está nesse foco?
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
Postando aqui pra lembrar de procurar agumas referências legais pra você...

Em breve posto algo que te ajude.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.648
Pontos
1.124
Tem algumas instituições faculdades que tem cursos diretamente para área de jogos.

Pelo menos a que eu me formei tinha, e alguns amigos formados em Design Gráfico, pelo menos a maioria que era mais voltado para ilustração, no decorrer da carreira fizeram cursos diretamente ligados a ferramentas da industria mesmo, exemplo cursos de desenvolvimento de personagem da PIXAR, ou pixar academy, e outros cursos de verão de Unreal engine, e ferramentas free como Blender.

Ai dependendo disso tudo vai depender da pasta do cara, tem grupos como UNHIDE School Group no facebook, que tem uma galerinha top lá, que vão compartilhando criação e desenvolvimento em diferentes frente de Visual Effects/Arts, desde 3D a concept arts, etc.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
Tem algumas instituições faculdades que tem cursos diretamente para área de jogos.

Pelo menos a que eu me formei tinha, e alguns amigos formados em Design Gráfico, pelo menos a maioria que era mais voltado para ilustração, no decorrer da carreira fizeram cursos diretamente ligados a ferramentas da industria mesmo, exemplo cursos de desenvolvimento de personagem da PIXAR, ou pixar academy, e outros cursos de verão de Unreal engine, e ferramentas free como Blender.

Ai dependendo disso tudo vai depender da pasta do cara, tem grupos como UNHIDE School Group no facebook, que tem uma galerinha top lá, que vão compartilhando criação e desenvolvimento em diferentes frente de Visual Effects/Arts, desde 3D a concept arts, etc.
Pois é, essa sempre foi uma dúvida minha sobre o curso de designer gráfico: o curso deve ser bem abrangente, imagino.

Como a formação não é exatamente o que procuro, então estou tentando buscar "atalhos exatamente nas áreas do meu interesse.

Percebi isso que tu dissestes: há cursos específicos para ferramentas/ estúdios específicos. Acho que isso vem mais ao encontro do que eu procuro.

Indo nessa direção, quais ferramentas são as mais utilizadas para modelagem 3D, mais focada na criação de personagens?
 

Trent Reznor

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
775
Reações
2.106
Pontos
433
O mundo do 3D é tipo o mundo da música. O que geralmente é a chave para nos inserir na música? o piano, certo? no mundo do 3D é a modelagem. Por isso você está no caminho certo, comece por aí mesmo, mas sempre tenha paciência, é bastante tentativa/erro. Todo mundo que queira começar com 3D deve começar com a modelagem.

Comece modelando coisas básicas, tipo, lata de refrigerante, taco de Baseball e por aí vai. Sempre tenha na cabeça que você deve entender profundamente o que é TOPOLOGIA. Vou dar um exemplo básico aqui:

A topologia é tudo na modelagem poligonal, nunca esqueça disso, são as linhas que você faz para que tudo fique no lugar e não haja distorção na hora de suavizar/aumentar as subdivisões dos seus objetos.

Um exemplo que fiz aqui agora:

134838

Essa é uma peça que vai no handguard frontal do rifle M1 GARAND que estou modelando, mas serve como exemplo. Parece uma peça simples, mas complexa ao mesmo tempo. Você pode ver que ela possui uma boa topologia, pois ao aplicar o modificador que aumenta a subdivisão da peça, deixando-a mais "suave", não há distorção alguma, como você pode ver.

Digamos que a topologia esteja mal feita agora:

134842

O resultado seria tipo isso, é algo desastroso, você irá entender em breve. Então sempre tenha em mente que uma boa topologia é sempre obrigatório.


POR ONDE COMEÇAR?

Primeiro de tudo encontre o seu programa. Eu recomendo os programas da Autodesk, pois são padrões da indústria e caso você fique bom, as empresas irão exigir que você lide nesses programas. Você pode ir no site deles e baixar o 3DS MAX ou o MAYA versão de estudante (versão free para estudantes, sem limitação alguma, para uso não comercial) ambos são para modelagem, animação, VFX e renderização.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE 3DS MAX E MAYA?

Bom, não são tantas. Em modelagem os 2 são top de linha. Você verá profissionais de Hollywood usando o Maya para modelar, animar, VFX, render, assim como também verá profissionais de Hollywood usando 3DS MAX para modelar, animar, VFX, render, tudo vai depender do seu gosto. O Maya foi meu software principal de modelagem por 2 anos, porém, o 3DS MAX foi feito exclusivamente para isso, entende? ele possui modificadores, ferramentas que facilitam coisas complexas, o Maya na verdade é o rei da animação, ele tem as ferramentas mais avançadas para o setor de animação de personagens em geral, mas ele é tão poderoso quanto o 3DS MAX em todos os aspectos. Então não se preocupe com isso. Escolha um desses e vá em frente.


COMO ESTUDAR?

Recomendo SEMPRE estudar com quem sabe muito. Isso me ajudou demais. Escolha um artista que esteja na indústria mesmo, e imite ele na forma de fazer as coisas, essa será sua forma de fazer tudo pela frente. Antigamente eu ficava vendo vídeos do youtube, de caras amadores ensinando e não estava tendo uma efetividade satisfatória. Há muitos cursos de 3D com artistas excelentes, artistas que trabalham na Blizzard, Valve, EA GAMES, ensinando algo desde o início até a finalização. Sempre procure coisas atualizadas para estudar, ali em baixo postarei algumas.


COISAS ESSENCIAIS PARA UM ARTISTA INICIANTE:


Tenha uma conta no forum Polycount e no site Artstation, porquê? porque são comunidades que concentram artistas do mundo todo, do amador até o mais alto escalação das empresas como: Bethesda. Lá você pode tirar dúvidas e aprender muito. Todo artista que está iniciando deve ter uma conta nesses sites.


PLATAFORMAS PARA EDUCAÇÃO:

Recomendo muito você estudar nas seguintes plataformas: Gumroad e Gnomon Workshop, Udemy e Doméstika.


------


MATERIAIS DE ESTUDO QUE EU RECOMENDO:

Pipeline completa de arte 3d para games
(Esse curso é para iniciantes, abrange toda a pipeline atual para criação de um asset para games, foi feito pelo Rafael Grassetti e o Glauco Longhi. Pra você ter uma ideia, o Rafael Grasseti modelou o KRATOS do God of War 4. O Glauco trabalha na indústria também, são 2 mestres).

Military Radio Modeling (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).

Handgun Tutorial (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).

Introduction to Maya 2019 (Gnomon, é sempre bom aprender com eles, SEMPRE. Lá você aprende muita coisa, dá 2 passos de cada vez).

Elementza, Maya Training (Outro curso muito bom que abrange TUDO na modalegem).


Espero ter ajudado. Recomendo comprar o curso do Rafael Grassetti, como início, onde eles modelam aquela espada padrão de jogos AAA. Lá você terá uma noção muito boa sobre a pipeline completa para a criação de assets. Você sempre precisará de mais softwares para trabalhar, nesse curso mostrará isso de forma bem ampla. O caminho é esse, vai em frente, aprenda a pipeline de "modelagem, texturização e render" depois disso, quando estiver bom nesse processo, você pode escolher aprender outras áreas como: animação, VFX, environment design, character design, UE4 etc.

Boa sorte. Espero ter ajudado você e qualquer outra pessoa que queira começar.
 
Ultima Edição:


Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
O mundo do 3D é tipo o mundo da música. O que geralmente é a chave para nos inserir na música? o piano, certo? no mundo do 3D é a modelagem. Por isso você está no caminho certo, comece por aí mesmo. Todo mundo que queira começar com 3D deve começar com a modelagem.

Comece modelando coisas básicas, tipo, lata de refrigerante, taco de Baseball e por aí vai. Sempre tenha na cabeça que você deve entender profundamente o que é TOPOLOGIA. Vou dar um exemplo básico aqui:

A topologia é tudo na modelagem poligonal, nunca esqueça disso, são as linhas que você faz para que tudo fique no lugar e não haja distorção na hora de suavizar/aumentar as subdivisões dos seus objetos.

Um exemplo, que fiz aqui agora:

Visualizar anexo 134838

Essa é uma peça que vai no handguard frontal do rifle M1 GARAND que estou modelando, mas serve como exemplo. Parece uma peça simples, mas complexa ao mesmo tempo. Você pode ver que ela possui uma boa topologia, pois ao aplicar o modificador que aumenta a subdivisão da peça, deixando-a mais "suave", não há distorção alguma, como você pode ver.

Digamos que a topologia esteja mal feita agora:

Visualizar anexo 134842

O resultado seria tipo isso, é algo desastroso, você irá entender em breve. Então sempre tenha em mente que uma boa topologia é sempre obrigatório.


POR ONDE COMEÇAR?

Primeiro de tudo encontre o seu programa. Eu recomendo os programas da Autodesk, pois são padrões da indústria e caso você fique bom, as empresas irão exigir que você lide nesses programas. Você pode ir no site deles e baixar o 3DS MAX ou o MAYA versão de estudante (versão free para estudantes, sem limitação alguma, para uso não comercial) ambos são para modelagem, animação, VFX e renderização.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE 3DS MAX E MAYA?

Bom, não são tantas. Em modelagem os 2 são top de linha. Você verá profissionais de Hollywood usando o Maya para modelar, animar, VFX, render, assim como também verá profissionais de Hollywood usando 3DS MAX para modelar, animar, VFX, render, tudo vai depender do seu gosto. O Maya foi meu software principal de modelagem por 2 anos, porém, o 3DS MAX foi feito exclusivamente para isso, entende? ele possui modificadores, ferramentas que facilitam coisas complexas, o Maya na verdade é o rei da animação, ele tem as ferramentas mais avançadas para o setor de animação de personagens em geral, mas ele é tão poderoso quanto o 3DS MAX em todos os aspectos. Então não se preocupe com isso. Escolha um desses e vá em frente.


COMO ESTUDAR?

Recomendo SEMPRE estudar com quem sabe muito. Isso me ajudou demais. Escolha um artista que esteja na indústria mesmo, que esteja ensinando algo desde o início, e imite ele na forma de fazer as coisas, essa será sua forma de fazer tudo pela frente. Antigamente eu ficava vendo vídeos do youtube, de caras amadores ensinando e não estava tendo uma efetividade satisfatória. Há muitos cursos de 3D, com artistas excelentes, artistas que estão na indústria, tipo Blizzard, Valve, EA GAMES, ensinando algo desde o início até a finalização. Sempre procure coisas atualizadas para estudar, ali em baixo postarei algumas.


COISAS ESSENCIAIS PARA UM ARTISTA INICIANTE:


Tenha uma conta no forum Polycount e no site Artstation , porquê? porque são comunidades que concentram artistas do mundo todo, do amador até o mais alto escalação das empresas como: Bethesda. Lá você pode tirar dúvidas e aprender muito. Todo artista que está iniciando deve ter uma conta nesses sites.


PLATAFORMAS PARA EDUCAÇÃO:

Recomendo muito você estudar nas seguintes plataformas: Gumroad e Gnomon Workshop e Udemy.


------


MATERIAIS DE ESTUDO QUE EU RECOMENDO:

Pipeline completa de arte 3d para games
(Esse curso é para iniciantes, foi feito pelo Rafael Grassetti e o Glauco Longhi. Pra você ter uma ideia, o Rafael Grasseti modelou o KRATOS do God of War 4. O Glauco trabalha na indústria também, são 2 mestres).

Military Radio Modeling (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).

Handgun Tutorial (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).

Introduction to Maya 2019 (Gnomon, é sempre bom aprender com eles, SEMPRE. Lá você aprende muita coisa, dá 2 passos de cada vez).

Elementza, Maya Training (Outro curso muito bom que abrange TUDO na modalegem).


Espero ter ajudado. Recomendo comprar o curso do Rafael Grassetti, como início, onde eles modelam aquela espada padrão de jogos AAA. Lá você terá uma noção muito boa sobre a pipeline completa para a criação de assets. Você sempre precisará de mais softwares para trabalhar, nesse curso mostrará isso de forma bem ampla. O caminho é esse, vai em frente, aprenda a pipeline de "modelagem, texturização e render" depois disso, quando estiver bom nesse processo, você pode escolher aprender outras áreas como: animação, VFX, environment design, character design, UE4 etc.

Boa sorte. Espero ter ajudado você e qualquer outra pessoa que queira começar.
Meu amigo, de coração, muito obrigado!

Agradeço mesmo o empenho, a paciência e o auxílio. Já vou atrás dos cursos / sites / materiais recomendados aqui. Tudo será muitíssimo útil!
 

kapricorn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.320
Reações
2.003
Pontos
984
Cara, eu não manjo nada de modelagem 3D, mas curto assistir uns videos do tema no Youtube.

Dois canais que acho muito bons sobre a ferramenta ZBrush especialmente são os seguintes:

https://www.youtube.com/channel/UCcfX6n8SxTi0qP5mp5OkjnQ

https://www.youtube.com/channel/UCQQFz2LkJMoqSFTas-oozOw

O primeiro é de um cara daqui de BH. Ele tem um portfólio bacana, com modelagens fodas tipo o Geralt que ele fez pra Prime 1 Studio.

134854
O segundo é de uns malucos que explicam muito bem o uso da ferramenta.

Em qualquer caso, recomenda-se o uso de uma mesa digitalizadora, mas o Álvaro fala um pouco melhor sobre os motivos.

Ah, vale dizer que vez ou outra o Álvaro abre turmas para curso de Zbrush. Pode ser que te interesse. Nunca fiz, mas acredito na didática dele pelos vídeos do YouTube.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
Cara, eu não manjo nada de modelagem 3D, mas curto assistir uns videos do tema no Youtube.

Dois canais que acho muito bons sobre a ferramenta ZBrush especialmente são os seguintes:

https://www.youtube.com/channel/UCcfX6n8SxTi0qP5mp5OkjnQ

https://www.youtube.com/channel/UCQQFz2LkJMoqSFTas-oozOw

O primeiro é de um cara daqui de BH. Ele tem um portfólio bacana, com modelagens fodas tipo o Geralt que ele fez pra Prime 1 Studio.

O segundo é de uns malucos que explicam muito bem o uso da ferramenta.

Em qualquer caso, recomenda-se o uso de uma mesa digitalizadora, mas o Álvaro fala um pouco melhor sobre os motivos.

Ah, vale dizer que vez ou outra o Álvaro abre turmas para curso de Zbrush. Pode ser que te interesse. Nunca fiz, mas acredito na didática dele pelos vídeos do YouTube.
Valeu, brother!

Vou dar uma olhada nos canais dos caras, sim!
Pelo pouco que entendo de Zbrush, a ferramenta é mais direcionada para criação de coisas para impressão 3D, certo? Ou nada a ver?
 

Trent Reznor

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
775
Reações
2.106
Pontos
433
Valeu, brother!

Vou dar uma olhada nos canais dos caras, sim!
Pelo pouco que entendo de Zbrush, a ferramenta é mais direcionada para criação de coisas para impressão 3D, certo? Ou nada a ver?

Zbrush não tem como escapar dele. Ele tá no workflow de tudo hoje em dia. No curso que eu te mostrei ali em cima usa Zbrush tbm para fazer alguns detalhes na espada e suavizar coisas. Mas é comumente usado para criação de personagens, criaturas e assets, coisas mais orgânicas, seja para impressão 3D ou para produção de um game ou filme.
 

kapricorn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.320
Reações
2.003
Pontos
984
Valeu, brother!

Vou dar uma olhada nos canais dos caras, sim!
Pelo pouco que entendo de Zbrush, a ferramenta é mais direcionada para criação de coisas para impressão 3D, certo? Ou nada a ver?

Com base no que eu já vi do pessoal utilizando o Zbrush, é exatamente isso aí que o @Trent Reznor falou logo acima!

Desejo sucesso na sua empreitada aí!
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
O mundo do 3D é tipo o mundo da música. O que geralmente é a chave para nos inserir na música? o piano, certo? no mundo do 3D é a modelagem. Por isso você está no caminho certo, comece por aí mesmo, mas sempre tenha paciência, é bastante tentativa/erro. Todo mundo que queira começar com 3D deve começar com a modelagem.

Comece modelando coisas básicas, tipo, lata de refrigerante, taco de Baseball e por aí vai. Sempre tenha na cabeça que você deve entender profundamente o que é TOPOLOGIA. Vou dar um exemplo básico aqui:

A topologia é tudo na modelagem poligonal, nunca esqueça disso, são as linhas que você faz para que tudo fique no lugar e não haja distorção na hora de suavizar/aumentar as subdivisões dos seus objetos.

Um exemplo que fiz aqui agora:

Visualizar anexo 134838

Essa é uma peça que vai no handguard frontal do rifle M1 GARAND que estou modelando, mas serve como exemplo. Parece uma peça simples, mas complexa ao mesmo tempo. Você pode ver que ela possui uma boa topologia, pois ao aplicar o modificador que aumenta a subdivisão da peça, deixando-a mais "suave", não há distorção alguma, como você pode ver.

Digamos que a topologia esteja mal feita agora:

Visualizar anexo 134842

O resultado seria tipo isso, é algo desastroso, você irá entender em breve. Então sempre tenha em mente que uma boa topologia é sempre obrigatório.


POR ONDE COMEÇAR?

Primeiro de tudo encontre o seu programa. Eu recomendo os programas da Autodesk, pois são padrões da indústria e caso você fique bom, as empresas irão exigir que você lide nesses programas. Você pode ir no site deles e baixar o 3DS MAX ou o MAYA versão de estudante (versão free para estudantes, sem limitação alguma, para uso não comercial) ambos são para modelagem, animação, VFX e renderização.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE 3DS MAX E MAYA?

Bom, não são tantas. Em modelagem os 2 são top de linha. Você verá profissionais de Hollywood usando o Maya para modelar, animar, VFX, render, assim como também verá profissionais de Hollywood usando 3DS MAX para modelar, animar, VFX, render, tudo vai depender do seu gosto. O Maya foi meu software principal de modelagem por 2 anos, porém, o 3DS MAX foi feito exclusivamente para isso, entende? ele possui modificadores, ferramentas que facilitam coisas complexas, o Maya na verdade é o rei da animação, ele tem as ferramentas mais avançadas para o setor de animação de personagens em geral, mas ele é tão poderoso quanto o 3DS MAX em todos os aspectos. Então não se preocupe com isso. Escolha um desses e vá em frente.


COMO ESTUDAR?

Recomendo SEMPRE estudar com quem sabe muito. Isso me ajudou demais. Escolha um artista que esteja na indústria mesmo, e imite ele na forma de fazer as coisas, essa será sua forma de fazer tudo pela frente. Antigamente eu ficava vendo vídeos do youtube, de caras amadores ensinando e não estava tendo uma efetividade satisfatória. Há muitos cursos de 3D com artistas excelentes, artistas que trabalham na Blizzard, Valve, EA GAMES, ensinando algo desde o início até a finalização. Sempre procure coisas atualizadas para estudar, ali em baixo postarei algumas.


COISAS ESSENCIAIS PARA UM ARTISTA INICIANTE:


Tenha uma conta no forum Polycount e no site Artstation, porquê? porque são comunidades que concentram artistas do mundo todo, do amador até o mais alto escalação das empresas como: Bethesda. Lá você pode tirar dúvidas e aprender muito. Todo artista que está iniciando deve ter uma conta nesses sites.


PLATAFORMAS PARA EDUCAÇÃO:

Recomendo muito você estudar nas seguintes plataformas: Gumroad e Gnomon Workshop e Udemy.


------


MATERIAIS DE ESTUDO QUE EU RECOMENDO:

Pipeline completa de arte 3d para games
(Esse curso é para iniciantes, abrange toda a pipeline atual para criação de um asset para games, foi feito pelo Rafael Grassetti e o Glauco Longhi. Pra você ter uma ideia, o Rafael Grasseti modelou o KRATOS do God of War 4. O Glauco trabalha na indústria também, são 2 mestres).

Military Radio Modeling (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).

Handgun Tutorial (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).

Introduction to Maya 2019 (Gnomon, é sempre bom aprender com eles, SEMPRE. Lá você aprende muita coisa, dá 2 passos de cada vez).

Elementza, Maya Training (Outro curso muito bom que abrange TUDO na modalegem).


Espero ter ajudado. Recomendo comprar o curso do Rafael Grassetti, como início, onde eles modelam aquela espada padrão de jogos AAA. Lá você terá uma noção muito boa sobre a pipeline completa para a criação de assets. Você sempre precisará de mais softwares para trabalhar, nesse curso mostrará isso de forma bem ampla. O caminho é esse, vai em frente, aprenda a pipeline de "modelagem, texturização e render" depois disso, quando estiver bom nesse processo, você pode escolher aprender outras áreas como: animação, VFX, environment design, character design, UE4 etc.

Boa sorte. Espero ter ajudado você e qualquer outra pessoa que queira começar.

tudo o que eu poderia recomendar ontem (e esqueci) já tá aqui. Boa!!
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.142
Pontos
1.119
Recomendo ir pro Blender e ver os cursos do Sebastian Cavazzoli na Udemy. Hoje muita gente e empresa estão usando o Blender por ser grátis e estar melhorando a cada atualização.



Essa playlist também é muito boa pra quem quer começar.
 
Topo Fundo