O mundo do 3D é tipo o mundo da música. O que geralmente é a chave para nos inserir na música? o piano, certo? no mundo do 3D é a modelagem. Por isso você está no caminho certo, comece por aí mesmo, mas sempre tenha paciência, é bastante tentativa/erro. Todo mundo que queira começar com 3D deve começar com a modelagem.
Comece modelando coisas básicas, tipo, lata de refrigerante, taco de Baseball e por aí vai. Sempre tenha na cabeça que você deve entender profundamente o que é
TOPOLOGIA. Vou dar um exemplo básico aqui:
A topologia é tudo na modelagem poligonal, nunca esqueça disso, são as linhas que você faz para que tudo fique no lugar e não haja distorção na hora de suavizar/aumentar as subdivisões dos seus objetos.
Um exemplo que fiz aqui agora:
Visualizar anexo 134838
Essa é uma peça que vai no handguard frontal do rifle M1 GARAND que estou modelando, mas serve como exemplo. Parece uma peça simples, mas complexa ao mesmo tempo. Você pode ver que ela possui uma boa topologia, pois ao aplicar o modificador que aumenta a subdivisão da peça, deixando-a mais "suave", não há distorção alguma, como você pode ver.
Digamos que a topologia esteja mal feita agora:
Visualizar anexo 134842
O resultado seria tipo isso, é algo desastroso, você irá entender em breve. Então sempre tenha em mente que uma boa topologia é sempre obrigatório.
POR ONDE COMEÇAR?
Primeiro de tudo encontre o seu programa. Eu recomendo os programas da
Autodesk, pois são padrões da indústria e caso você fique bom, as empresas irão exigir que você lide nesses programas. Você pode ir no site deles e baixar o 3DS MAX ou o MAYA versão de estudante (versão free para estudantes, sem limitação alguma, para uso não comercial) ambos são para modelagem, animação, VFX e renderização.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE 3DS MAX E MAYA?
Bom, não são tantas. Em modelagem os 2 são top de linha. Você verá profissionais de Hollywood usando o Maya para modelar, animar, VFX, render, assim como também verá profissionais de Hollywood usando 3DS MAX para modelar, animar, VFX, render, tudo vai depender do seu gosto. O Maya foi meu software principal de modelagem por 2 anos, porém, o 3DS MAX foi feito exclusivamente para isso, entende? ele possui modificadores, ferramentas que facilitam coisas complexas, o Maya na verdade é o rei da animação, ele tem as ferramentas mais avançadas para o setor de animação de personagens em geral, mas ele é tão poderoso quanto o 3DS MAX em todos os aspectos. Então não se preocupe com isso. Escolha um desses e vá em frente.
COMO ESTUDAR?
Recomendo SEMPRE estudar com quem sabe muito. Isso me ajudou demais. Escolha um artista que esteja na indústria mesmo, e imite ele na forma de fazer as coisas, essa será sua forma de fazer tudo pela frente. Antigamente eu ficava vendo vídeos do youtube, de caras amadores ensinando e não estava tendo uma efetividade satisfatória. Há muitos cursos de 3D com artistas excelentes, artistas que trabalham na Blizzard, Valve, EA GAMES, ensinando algo desde o início até a finalização.
Sempre procure coisas atualizadas para estudar, ali em baixo postarei algumas.
COISAS ESSENCIAIS PARA UM ARTISTA INICIANTE:
Tenha uma conta no forum
Polycount e no site
Artstation, porquê? porque são comunidades que concentram artistas do mundo todo, do amador até o mais alto escalação das empresas como: Bethesda. Lá você pode tirar dúvidas e aprender muito. Todo artista que está iniciando deve ter uma conta nesses sites.
PLATAFORMAS PARA EDUCAÇÃO:
Recomendo muito você estudar nas seguintes plataformas:
Gumroad e Gnomon Workshop e Udemy.
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MATERIAIS DE ESTUDO QUE EU RECOMENDO:
Pipeline completa de arte 3d para games (Esse curso é para iniciantes, abrange toda a pipeline atual para criação de um asset para games, foi feito pelo Rafael Grassetti e o Glauco Longhi. Pra você ter uma ideia, o Rafael Grasseti modelou o KRATOS do God of War 4. O Glauco trabalha na indústria também, são 2 mestres).
Military Radio Modeling (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).
Handgun Tutorial (Esse artista é o Simon Fuchs. Ele trabalha na Valve, foi artista Senior II na Blizzard ano passado. Foi com ele que eu aprendi TUDO. Ele é minha referência, tudo o que eu aprendi até agora foi ministrado por ele).
Introduction to Maya 2019 (Gnomon, é sempre bom aprender com eles, SEMPRE. Lá você aprende muita coisa, dá 2 passos de cada vez).
Elementza, Maya Training (Outro curso muito bom que abrange TUDO na modalegem).
Espero ter ajudado. Recomendo comprar o curso do Rafael Grassetti, como início, onde eles modelam aquela espada padrão de jogos AAA. Lá você terá uma noção muito boa sobre a pipeline completa para a criação de assets. Você sempre precisará de mais softwares para trabalhar, nesse curso mostrará isso de forma bem ampla. O caminho é esse, vai em frente, aprenda a pipeline de "modelagem, texturização e render" depois disso, quando estiver bom nesse processo, você pode escolher aprender outras áreas como: animação, VFX, environment design, character design, UE4 etc.
Boa sorte. Espero ter ajudado você e qualquer outra pessoa que queira começar.