O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Desistindo dos ebooks...

Eli Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.097
Reações
6.405
Pontos
1.049
Apenas para compartilhar que estou desistindo dos ebooks. Livros físicos e digitais tem prós e contras, mas realmente voltei a apreciar melhor os livros físicos. Aconteceu com mais alguém?

Eu deixei os livros físicos no passado pelos digitais por achar mais prático, estarem sempre comigo, poder ler melhor a noite sem iluminação adicional do ambiente, etc.

Mas hoje em dias minhas filhas também criaram o hábito da leitura e é muito mais prático compartilhar os livros físicos do que os digitais. Elas também emprestam ou pegam emprestado das amigas e hoje em dia eu compro livros físicos tanto para elas quanto para mim. Apesar de muitas vezes serem mais caros que os digitais. Também comprei uma luminária para ler a noite no quarto.

Já estou acostumado aos livros físicos novamente e espero continuar apenas com eles. Ah, sim, também tem a questão do cheiro de livro novo que é viciante.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
sim sim

tbm pelo fato de eu gostar de fazer anotações e grifar os livros, coisa bem complicada de se fazer em ebooks.

só apelo para o ebook quando a versão física está indisponível.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Porque não ficar com os dois?

Porque abandonar um formato em prol do outro?

Eu tenho diversos livros físicos e continuo adquirindo, e estou sempre lendo livros digitais também, assim como audioivros.

Acho os digitais práticos, porque, além do preço, eu deixo para ler nesse formato alguns livros que me chamam a atenção de imediato, mas que talvez não valha ter um físico.

Por exemplo: Eu li um livro digital Além da Muralha ( Uma coletânea de ensaios sobre Game Of Thrones). Um livro que eu tinha curiosidade de ler, mas não tinha intenção de ter. É como pegar emprestado.
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.301
Pontos
1.053
comigo foi o contrário, abracei os ebooks e físico só compro agora se for algo muito especial.

com mais de 500 livros em casa, tb não tenho mais espaço.
já com ebooks, tenho alguns livros que dificilmente encontraria por um bom preço, e posso levar pra qualquer lugar.
 


Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.059
Pontos
353
Sempre preferi os físicos, as satisfação de pegar um livro novo pela primeira vez e tirar o plástico é muito bacana. Aliás, mesmo livros velhos, aqueles que vc pega e sebo e vc fica imaginando a história por trás de que ele passou antes de cair nas suas mãos, quando vc termina e vai fechar a última pagina e talz. Sem falar que se há espaço pra pôr na estante, eles ficam lindos.

Tá certo que é tudo um pouco de frescura, mas são os pequenos prazeres que fazem a diferença.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Eu abandonei os digitais quando percebi que a economia que imaginei que viria atrelada a eles não é tão real. Não a ponto de valer a troca.

Sempre que penso num livro digital, encaro como inadmissível o preço que cobram pra algo que tem custos tão menores que os físicos.
 

Leandro2112

Bam-bam-bam
Mensagens
2.162
Reações
2.919
Pontos
353
Comprei um Kindle para poder comprar menos livros e de fato isso aconteceu, mas ainda assim compro alguns físicos. Consegui lidar bem com os dois tipos de mídias.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Comigo foi o contrario, sempre tive um certo pavor de ler quando eu via qualquer livro mais grosso que um dedo mas depois que comprei um Kindle devo ter lido uns 20~30 livros até hoje, até relatei isso no grupo do Kindle no Facebook
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Uma coisa que eu imaginei há um bom tempo e acho que poderia ser a solução perfeita para os livros digitais seria uma espécie de leitor que fosse EXATAMENTE um livro físico.

Ele poderia ter umas 200 páginas físicas, ou mesmo ser um calhamaço de quase 1000, e cada página do conteúdo digital fosse renderizada em uma página desse tipo de dispositivo.

Então a partir da primeira página você escolhei o livro que seria carregado, então, automaticamente, ele preencheria as páginas físicas desse dispositivo com o conteúdo digital. Você poderia folhear como se tivesse realmente um livro físico pois seria um livro físico onde cada página poderia seria preenchida automaticamente.

Será que teríamos uma tecnologia viável para isso dentre os próximos 20 anos? Seria animal!
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Eu fiz o contrário, troquei tudo por e-book.
Bem mais prático e econômico.
A grande maioria dos livros que eu leio é sobre matemática, física, computação, etc e geralmente só pra ver exemplos e exercícios então não faz tanta diferença assim.

Mas ainda assim eu acho legal a sensação de ter o livro físico, sentir o cheiro, etc.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.691
Reações
9.771
Pontos
753
Eu vou para o caminho inverso.

Como gosto de ler principalmente a noite e deitado é sucesso.
Amo meu tablet com todos meu Ebooks e HQ apenas em um lugar. :klove

Sem contar que quando é livro no Kindle sincroniza com meu celular e posso ler em qualquer lugar.
 

Eli Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.097
Reações
6.405
Pontos
1.049
Nos digitais ainda acho um absurdo a Amazon não disponibilizar aqui o compartilhamento com a família. Algo que já existe há anos na Amazon nos EUA.

Seria interessante também que ereaders como Kindle pudessem ter mais de um usuário no mesmo eReader e todos com acessos a todos os livros. Resolveria muita coisa para mim. Poderia ter um eReader em casa para família sem atrapalhar a leitura do outro (pois cada um teria o progresso de leitura independente mesmo quando estivesse lendo o mesmo livro).

Eu também fiz o contrário, não sou rico pra ficar pagando R$150+ toda vez que quiser ler algo

Caramba, esse aí seria caro mesmo.

O livro mais recente que comprei foi Malorie do autor Josh Malerman. Custou R$20 a versão física.

Dificilmente para mais de R$40/R$50 em um livro físico.
 

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.913
Reações
6.996
Pontos
1.234
Eu tinha uma grande rejeição aos livros digitais.

Até ganhar um Kindle.

Uso ele para dar continuidade as minhas leituras de livros físicos. É bom pra carregar por ai para ler fora de casa, e principalmente na cama antes de dormir e em qualquer outra situação que ficar carregando um calhamaço é ruim. Tb é bom para baixar amostras de livros, tem alguns que dá pra ler quase 1/3 e ai decidir se vai comprar.

Mas sempre tenho e ainda prefiro a versão física.
Qdo estou em casa, uso o físico.
Nada substitui o virar a página, pegar e guardar um livro da estante, ver sua estante, limpá-la, manuseá-los, redescobri-los, etc.

Esse mix agilizou bem minhas leituras, tenho lido mais livros esse ano por conta do kindle.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.163
Pontos
1.503
Fiz o contrário por falta de espaço. Bem que gostaria de ter uma bela biblioteca em casa, mas não tenho mesmo como continuar acumulando livro. Devo ter uns 200, fora mangás em HQs. No Kindle devo ter mais de 400. Uma pena que a substituição do físico pelo digital esteja ocorrendo a passos lentos. Coincidentemente não há versão digital e quando há custam caríssimo. Aí por falta de grana a coisa demora avançar.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.163
Pontos
1.503
Estou num dilema na minha vida, se compro um terreno ou não no interior e construo uma pequena casa que sempre sonhei, casa essa que tem previsto um espaço pra biblioteca. Se isso se concretizar, aí meio que abandonarei o digital. Legal que quando eu morrer os livros vão para alguma instituição, meio que fica minha marca em algum lugar. :kgozo
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.871
Reações
26.855
Pontos
1.844
Na prática até prefiro livro físico. Mas morando em 1 dormitório com espaço limitado. Ebook é muito melhor, pois ocupa o espaço de um Kindle e é isso…
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.361
Reações
10.873
Pontos
1.169
Estou num dilema na minha vida, se compro um terreno ou não no interior e construo uma pequena casa que sempre sonhei, casa essa que tem previsto um espaço pra biblioteca. Se isso se concretizar, aí meio que abandonarei o digital. Legal que quando eu morrer os livros vão para alguma instituição, meio que fica minha marca em algum lugar. :kgozo
Ou serve como pé de mesa
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.301
Pontos
1.053
Pois é, também queria entender
Até entenderia em livro didático, mas o resto não entendo

as vezes tem passagens marcantes e grifar é uma maneira de achar facilmente.
anotações já é algo que acho muito específico, as vezes fica bom como em O Príncipe com as anotações de Napoleão Bonaporte.

mas no ebook tb dá pra fazer isso, acho até que fica mais fácil para procurar sem precisar folhear tudo.
 

Gossec

Bam-bam-bam
Mensagens
2.706
Reações
6.411
Pontos
453
Eu fui no caminho inverso. precisei me mudar para um apartamento menor uns anos atrás e nessa acabei tendo que me desfazer de muita coisa e acabei desanimando.
hoje em dia livro físico eu só tenho os que uso pra estudo ou consulta. os que leio pra passar o tempo são todos digitais.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Nunca entendi esse lance de fazer anotações e grifar, qual a pira?

Dependendo do livro eu faço marcações e anotações. Principalmente em livros não ficção.
Alguns livros de ficção também. Como o colega falou, em uma passagem marcante, um nome de personagem que você julga interessante.
Por exemplo, em alguns livros que faz referências á músicas, eu gosto de marcar para ouvir a música durante a leitura ( entrar na vibe do livro ou do autor) e marcando fica fácil de achar.

Eu tenho um amigo que só lê assim.
Cada cor tem um sentido: Por exemplo: amarelo, para datas. Vermelho para nomes, verde para passagens importantes. E o livro é cheio de post-Its com comentários dele, conversando com o autor, completando raciocínios, criando teorias.
É interessante pegar livros com ele emprestado porque ele meio que vai te guiando, te explicando de acordo com o raciocínio dele. Porem é super poluído a leitura.
Eu peguei poucas vezes.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Nunca entendi esse lance de fazer anotações e grifar, qual a pira?

como uma maneira de melhor enumerar e organizar as argumentaçoes do autor, bem como o problema enunciado e as formas de resolvê-lo. tbm marco as paginas q considero mais importantes.
 
Ultima Edição:

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.913
Reações
6.996
Pontos
1.234
Dependendo do livro eu faço marcações e anotações. Principalmente em livros não ficção.
Alguns livros de ficção também. Como o colega falou, em uma passagem marcante, um nome de personagem que você julga interessante.
Por exemplo, em alguns livros que faz referências á músicas, eu gosto de marcar para ouvir a música durante a leitura ( entrar na vibe do livro ou do autor) e marcando fica fácil de achar.

Eu tenho um amigo que só lê assim.
Cada cor tem um sentido: Por exemplo: amarelo, para datas. Vermelho para nomes, verde para passagens importantes. E o livro é cheio de post-Its com comentários dele, conversando com o autor, completando raciocínios, criando teorias.
É interessante pegar livros com ele emprestado porque ele meio que vai te guiando, te explicando de acordo com o raciocínio dele. Porem é super poluído a leitura.
Eu peguei poucas vezes.

Essa técnica de marcação é muito boa para estudo. Principalmente na hora da revisão.

No meu caso, marco assim:
Conceito/explicação - amarelo.
Letra seca de Lei - laranja
Súmula STF - azul
Doutrina dominante/majoritária - verde
Doutrina divergente/minoritária - roxo
etc...

Só de bater o olho na página já sei tudo que tem ali, ajuda demais.

Já em livros de ficção depende muito. A frase, o trecho tem que ser muito bom, ai as vezes eu grifo. com lápis.
Em livros muito grandes, com muitos personagens (principalmente aqueles com nomes estranhos), eu tb faço algumas anotações com post-it em forma de seta, pequenos.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.413
Reações
91.693
Pontos
1.353
Dependendo do livro eu faço marcações e anotações. Principalmente em livros não ficção.
Alguns livros de ficção também. Como o colega falou, em uma passagem marcante, um nome de personagem que você julga interessante.
Por exemplo, em alguns livros que faz referências á músicas, eu gosto de marcar para ouvir a música durante a leitura ( entrar na vibe do livro ou do autor) e marcando fica fácil de achar.

Eu tenho um amigo que só lê assim.
Cada cor tem um sentido: Por exemplo: amarelo, para datas. Vermelho para nomes, verde para passagens importantes. E o livro é cheio de post-Its com comentários dele, conversando com o autor, completando raciocínios, criando teorias.
É interessante pegar livros com ele emprestado porque ele meio que vai te guiando, te explicando de acordo com o raciocínio dele. Porem é super poluído a leitura.
Eu peguei poucas vezes.

acho as marcações de frases do Kindle bem mais organizada que a "forma fisica".



eu leio em ambos os formatos,
mas prefiro ebook pelos vários méritos a mais que um livro não tem.

audiobook ja ouvi alguns, tem seus méritos e não é algo que eu "desisto", só prefiro ler mesmo.
Ultimo que "ouvi" foi uma light novel em jp de Full MEtal Panic.
 
Ultima Edição:

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Essa técnica de marcação é muito boa para estudo. Principalmente na hora da revisão.

No meu caso, marco assim:
Conceito/explicação - amarelo.
Letra seca de Lei - laranja
Súmula STF - azul
Doutrina dominante/majoritária - verde
Doutrina divergente/minoritária - roxo
etc...

Só de bater o olho na página já sei tudo que tem ali, ajuda demais.

Já em livros de ficção depende muito. A frase, o trecho tem que ser muito bom, ai as vezes eu grifo. com lápis.
Em livros muito grandes, com muitos personagens (principalmente aqueles com nomes estranhos), eu tb faço algumas anotações com post-it em forma de seta, pequenos.

Ele é advogado também. E tomou gosto pela leitura através dos estudos.
Aí "trouxe" as técnicas de estudos para a leitura.


Para estudar, eu também faço uso de algumas marcações, mas prefiro mais anotar, criando cards e mapas mentais.

Já para ler, eu gosto de ler por entretenimento, mesmo quando é um livro de não ficção, por isso anoto bem menos.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
acho as marcações de frases do Kindle bem mais organizada que a "forma fisica".



eu leio em ambos os formatos,
mas prefiro ebook pelos vários méritos a mais que um livro não tem.

audiobook ja ouvi alguns, tem seus méritos e não é algo que eu "desisto", só prefiro ler mesmo.
Ultimo que "ouvi" foi uma light novel em jp de Full MEtal Panic.

Eu não tenho um Kindle, apesar de já ter usado alguns para ler ( namorada, sobrinhas).
Eu tenho um tablet para ler quadrinhos, e faço algumas leituras nele, também uso o celular para ler.
Mas a maior parte da minha leitura é em livros físicos. Tipo, 80%
 

KlTKAT395

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.400
Reações
11.508
Pontos
503
Nunca. 90% dos livros que leio são piratas. Só por isso o Kindle já ganha. Fora a praticidade de poder ler sem luz ou em qualquer lugar (graças ao app).
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.413
Reações
91.693
Pontos
1.353
Eu não tenho um Kindle, apesar de já ter usado alguns para ler ( namorada, sobrinhas).
Eu tenho um tablet para ler quadrinhos, e faço algumas leituras nele, também uso o celular para ler.
Mas a maior parte da minha leitura é em livros físicos. Tipo, 80%

as marcações, "highlights" de textos e marcações de paginas são sincronizados.
Se voce marca no Kindle Paperwhite e por algum motivo precisar consultar algo no celular, vai estar la no app do Kindle do celular.
A de pagina, pelo menos no Paperwhite do ano retrasado (o primeiro modelo a prova d'agua), da pra ver o que ta escrito em uma pagina marcada sem ir nela, o negócio deixa a pagina flutuando no ar sobrepondo a atual. Apesar da tela ser pequena e essa sobreposição só servir mesmo pra não precisar ir pra pagina em questão.

Além de organizar todos "highlights" e "memos" em ordem do livro. No caso do "lightlight", ele até da uma expandida no resto da oração se ela for muito curta.

Em livro original essa sincronização vai até o PC.


edit: pelo menos pra mim, a unica vantagem nesse ponto de um livro impresso é a velocidade de processamento do Kindle,
quem sabe em um futuro próximo, se é que ja Não tem, um Kindle que as coisas "respondem mais rapido".
Celular e tablet ja é bem de boas, mas acho meio zoado ler em tela de tablet/espertofone, embora eu leia direto no meu espertofone quando sou pego de surpresa e "tenho que esperar", continuo lendo o que tava lendo no Kindle.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo