O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Desvendada rede de 200.000 pessoas que publicavam resenhas falsas na Amazon em troca de produtos grátis

Twiki

Supra-sumo
Mensagens
303
Reações
1.068
Pontos
168
Esse mercado é gigante e não afeta só a Amazon, tem muito site por aí com avaliações pra lá de suspeitas. Isso envolve games, filmes e séries, automóveis, roupas, tênis... qualquer coisa (até políticos). Muito difícil saber se uma avaliação ou review é espontâneo ou se há algum incentivo sendo oferecido.

Desvendada rede de 200.000 pessoas que publicavam resenhas falsas na Amazon em troca de produtos grátis
Vazamento de uma base de dados na Internet expôs a trama de pessoas que publicavam comentários com avaliações falsas de produtos da Amazon em troca de mercadorias
Pacote da Amazon.
Pacote da Amazon.WICKED MONDAY / UNSPLASH / Europa Press

Guillermo Vega
Las Palmas de Gran Canária - 10 mai 2021 - 20:27 BRT

Um vazamento de um banco de dados online expôs uma rede formada por mais de 200.000 pessoas que publicavam comentários com avaliações falsas de produtos na Amazon em troca de receber mercadorias grátis, de acordo com informações do site SafetyDetectives. A base de dados ficou exposta entre 1º e 6 de março de 2021, quando seus provedores, ainda desconhecidos, voltaram a protegê-la e torná-la inacessível.

Entre as informações vazadas estão endereços de e-mail, bem como números de telefone de onde eram enviadas mensagens do WhatsApp e do Telegram, no caso dos vendedores. No caso das pessoas que publicaram as avaliações, entre os dados tornados públicos estão suas contas da Amazon e os e-mails que aparecem nas contas de Paypal. O caso deixa clara (mais uma vez) a existência de um mercado de resenhas falsas, “muito grande e muito ativo”, nas palavras de Davide Proserpio, professor assistente de marketing da Universidade do Sul da Califórnia.

As informações encontradas mostram um procedimento comum. Os vendedores enviam aos resenhistas uma lista de artigos. As pessoas que dão essa pontuação compram supostamente os produtos e deixam uma avaliação de 5 estrelas na Amazon alguns dias depois do recebimento da mercadoria. Uma vez finalizada a compra, o provedor da resenha falsa enviará uma mensagem ao vendedor com um link para o seu perfil da Amazon e seus dados de PayPal. Assim que o vendedor confirmar que todas as resenhas foram concluídas, o resenhista receberá um reembolso nesta plataforma de pagamento, relata o SafetyDetectives. Dessa forma, poderá manter gratuitamente os itens comprados. É importante não utilizar a plataforma da Amazon para esses reembolsos, pois isso faz com que a avaliação pareça legítima e não desperte a suspeita dos moderadores.

Uma análise feita em 2018 pelo jornal The Washington Post indicou que em algumas categorias populares, como a de fones de ouvido e caixas-acústicas com bluetooth, a maioria das resenhas parecia paga. Outro estudo, publicado em 2019 pela Organização de Consumidores e Usuários (OCU), indicava que 8,4% dos produtos vendidos na Amazon tinham uma “pontuação afetada de modo significativo por opiniões interessadas”.

O próprio Davide Proserpio conduziu um estudo no ano passado com outros pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia que concluiu que uma ampla gama de produtos na Amazon tem resenhas falsas compradas no Facebook. Entre eles, alguns com muitas opiniões e notas médias altas. Esses autores indicam que avaliações falsas geralmente causam um “aumento significativo” na nota média de um produto. E também um crescimento no número de vendas. Mas o efeito é temporário: desaparece depois de cerca de um mês.
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
Já deixo aqui meu MP disponível para a Amazon caso ela encontre este tópico e queira me recrutar para fazer avaliações positivas sobre produtos do site em troca de produtos Grátis.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Pagando bem até Roberto Carlos faz propaganda dizendo que é fã de carne vermelha haha.

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
 


Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.660
Reações
9.502
Pontos
453
Isso tem até nos sites nacionais, normal acontecer esses esquemas ai. Ajuda a manter um produto superfaturado no topo por mais tempo, enquanto joga os com menor capacidade de lucro nas segundas e terceiras páginas.

Só acho uma pena que eu fui na onda de "çou onestu" na época. Nesse país tu não consegue porra nenhuma sendo honesto. Minto, consegue sim, uma comida de rabo magnífica de todo mundo que tá te passando pra trás.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Ah então é disso que se trata esses sites que te pagam pra responder pesquisas....
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.242
Reações
46.776
Pontos
1.934
apesar dos pesares nao tenho o q reclamar. Tem mta empresa q precisa correr atras do q a amazon oferece como serviço. Só a magalu ta quase pau a pau, com vantagem q tem promos melhores q a amazon (q esse se dá o luxo de ser mais contida q a concorrencia)
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
Alguém olha os comentários desses sites?

Tem que ser muito ingênuo.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.518
Reações
33.032
Pontos
1.674
Alguém olha os comentários desses sites?

Tem que ser muito ingênuo.
É util olhar por informações técnicas junto com fotos, principalmente a sessão de perguntas.

Eu basicamente só olho comentários negativos de produtos, se eles não forem o suficiente para me afastar de compra eu a faço.
 
Topo Fundo