O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dev: Front ou Back-End?

EpicLaTer

Habitué da casa
Mensagens
232
Reações
367
Pontos
94
Depende de vários fatores pra responder isso, mas em minha experiência:
Mais emprego? Depende da sua cidade.
Paga mais? Back-end sempre. Mas também é o mais cobrado.
Menos chato? Front.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Provavelmente programador back tem mais possibilidades de emprego, no geral, e o que mais recebe também.
Agora sobre chato, isso é extremamente pessoal. Tem gente que ama programar e odeia a parte de design, e vice-versa.
 

nervmaster

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
639
Pontos
214
Pela minha experiência:

Back-End muita gente quer, por simplesmente não lidar diretamente com GUI. Os salários pagam mais mas o número de vagas é mais restrito. Além que toda a responsabilidade de infra-estrutura cai nas costas desse dev. Linguagem mais usada é PHP mas já vi ofertas exigindo Ruby ou Python.

Front-End muita oferta de emprego mas a maioria paga mal, pois toda empresa quer lançar um app no mercado ou ter um site próprio. Além que, ao meu ver, é muito dependente de tecnologia, sempre há algo novo e as vagas pedem experiência nisso (talvez seja um artificio de assustar candidatos, mas enfim).

Se quiser ser foda, pode treinar ser fullstack. Conhecendo front e back te deixam a frente para qualquer uma das vagas.
 

SquallxD

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.049
Reações
16.062
Pontos
1.053
Acho que pelo menos o básico tem que saber dos dois, não dá pra ser backend sem nem saber o básico de html/js/css e o inverso também se aplica.
Depois que souber o básico de tudo, escolhe o que curtir mais.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Não conheço ninguém que seja front. Eu trabalho como full, mas meu foco é no back. Acredito que quase qualquer back consegue trabalhar com end também... a parte mais chata do end é criar o design, mas aí quem monta geralmente não é o programador.

É isso aí, o negócio é fullstack.
 


Flat White

Bam-bam-bam
Mensagens
616
Reações
1.163
Pontos
333
Acho que no geral back paga melhor, mas depende da linguagem também e onde a pessoa mora.

Tem gente que acha que front é só css / html / javascript, mas esquece dos trocentos frameworks JS que tem hoje em dia e que pessoal de front tem que manjar. Além dos pré processadores de CSS e tudo mais. Essa imagem resume bem as tecnologias usadas no front:

16707553_1116717981770456_115507699949206039_o1.jpg


Eu particularmente acho front mais legal. Talvez porque sempre tive uma afinidade com a área de design, dou valor a uma boa interface gráfica.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
dou valor a uma boa interface gráfica.
De nada adianta ter um put* código fonte bem escrito e o usuário final não conseguir acessar nada da página/aplicativo porque a interface não é amigável, e também o contrário é verdadeiro (super fácil do usuário mexer, mas dá bug em tudo). Os dois ends PRECISAM se complementar da melhor forma possível, senão dá ruim.
 

Gary Oak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.913
Reações
3.179
Pontos
303
Minha area é SO/SD/c++ então eu posso ta falando m****, mas pelos meus amigos. Em geral front mais fácil e divertido(menos stressante) mas paga menos. Enquanto que Back só da dor de cabeça e é pra quem tem estomago, obviamente page melhor.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.730
Reações
94.290
Pontos
2.179
Tua pergunta é muito pessoal. Eu se precisar escrever uma regra de css fico de mau humor o dia inteiro. Agora, se precisar implementar um relatório com dezenas de subqueries com group by e só retornar por json para o frontend, fico com um sorriso de orelha a orelha.

Geralmente o perfil dos dois desenvolvedores é bem diferente. Acho que a pessoa deve escolher por afinidade e não pelo mercado. Também não adianta escolher um lado só para ganhar mais, que depois vai acabar sendo demitido por desmotivação. Desenvolvimento é uma área que exige bastante dedicação. Se não trabalhar com uma certa paixão não aguenta o tranco.

E nenhum lado é tranquilo hoje em dia.
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
É pq como front teoricamente é mais visual na programação, cansa menos a vista acho

<?php
namespace Hcode\Model;

use \Hcode\DB\Sql;
use \Hcode\Model;

class User extends Model {

const SESSION = "User";
public static function login($login, $password)
{

$sql = new Sql();
$results = $sql->select("SELECT * FROM tb_users WHERE deslogin = :LOGIN", array(
":LOGIN"=>$login

));

if(count($results) === 0)
{
throw new \Exception("Usuário inexistente ou se nha inválida.", 1);
}

$data = $results[0];

if (password_verify($password, $data["despassword"]) === true)
{
$user = new User();

$user->setData($data);

$_SESSION[User::SESSION] = $user->getValues();

return $user;

} else {

throw new \Exception("Usuário inexistente ou senha inválida.");
}

}

public static function verifyLogin($inadmin = true)

{

if(

!isset($_SESSION[User::SESSION])
||
!$_SESSION[User::SESSION]
||
!(int)$_SESSION[User::SESSION]["iduser"] > 0
||
(bool)$_SESSION[User::SESSION]["inadmin"] !== $inadmin;

){
header("Location: /admin/login");
exit;
}
}
}

?>

Olha isso que caraio to fazendo agora, fico meio sonso até hahaha
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Tua pergunta é muito pessoal. Eu se precisar escrever uma regra de css fico de mau humor o dia inteiro. Agora, se precisar implementar um relatório com dezenas de subqueries com group by e só retornar por json para o frontend, fico com um sorriso de orelha a orelha.

Geralmente o perfil dos dois desenvolvedores é bem diferente. Acho que a pessoa deve escolher por afinidade e não pelo mercado. Também não adianta escolher um lado só para ganhar mais, que depois vai acabar sendo demitido por desmotivação. Desenvolvimento é uma área que exige bastante dedicação. Se não trabalhar com uma certa paixão não aguenta o tranco.

E nenhum lado é tranquilo hoje em dia.

Ah dk, eu discordo bastante heim. Front tem lá suas dores de cabeça, mas acho que se você leva um, você leva o outro. Óbvio que ser expert nos 2 é meio complicado... como eu falei mesmo, meu negócio é back-end, mas eu faço o que tiver que fazer no front.

Embora apanhe do css as vezes.

É pq como front teoricamente é mais visual na programação, cansa menos a vista acho

<?php
namespace Hcode\Model;

use \Hcode\DB\Sql;
use \Hcode\Model;

class User extends Model {

const SESSION = "User";
public static function login($login, $password)
{

$sql = new Sql();
$results = $sql->select("SELECT * FROM tb_users WHERE deslogin = :LOGIN", array(
":LOGIN"=>$login

));

if(count($results) === 0)
{
throw new \Exception("Usuário inexistente ou se nha inválida.", 1);
}

$data = $results[0];

if (password_verify($password, $data["despassword"]) === true)
{
$user = new User();

$user->setData($data);

$_SESSION[User::SESSION] = $user->getValues();

return $user;

} else {

throw new \Exception("Usuário inexistente ou senha inválida.");
}

}

public static function verifyLogin($inadmin = true)

{

if(

!isset($_SESSION[User::SESSION])
||
!$_SESSION[User::SESSION]
||
!(int)$_SESSION[User::SESSION]["iduser"] > 0
||
(bool)$_SESSION[User::SESSION]["inadmin"] !== $inadmin;

){
header("Location: /admin/login");
exit;
}
}
}

?>

Olha isso que caraio to fazendo agora, fico meio sonso até hahaha

Tanto no back como no front tem 2 coisas que ajudam muito:

- Costume
- Semântica

Sempre tem nego trabalhando aqui comigo que não dá espaços, enfia vírgulas em qualquer lugar, junta várias linhas, bagunça tudo.. mas eu sempre cobro de prestar atenção nisso. Depois de um tempo você vê como o código fica mais fácil de entender se estiver bem formatado.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
- Semântica

Sempre tem nego trabalhando aqui comigo que não dá espaços, enfia vírgulas em qualquer lugar, junta várias linhas, bagunça tudo.. mas eu sempre cobro de prestar atenção nisso. Depois de um tempo você vê como o código fica mais fácil de entender se estiver bem formatado.
Quando eu trabalhava com isso, o que eu cobrava de mais caro era pra corrigir problema em sites que outros desenvolveram pros clientes. De vez em quando eu pegava cada bomba que só pra conseguir entender o que o vivente escreveu levava um tempão.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Quando eu trabalhava com isso, o que eu cobrava de mais caro era pra corrigir problema em sites que outros desenvolveram pros clientes. De vez em quando eu pegava cada bomba que só pra conseguir entender o que o vivente escreveu levava um tempão.

Se o cara não usa uma boa formatação é tenso demais mesmo. Tem coisas piores como más práticas, onde o cara faz uns métodos mágicos que dão a maior dor de cabeça pra entender o que acontece e não coloca nenhum comentário pra ajudar. Mas se pelo menos tiver uma boa formatação, ajuda muuuuuito
 

EpicLaTer

Habitué da casa
Mensagens
232
Reações
367
Pontos
94
É pq como front teoricamente é mais visual na programação, cansa menos a vista acho

Na verdade eu boto bem mais fé que Front é o que mais agride os olhos. Você tem que ter o famoso "Olho de designer" e saber aplicar a cor certa, a textura certa em cada camada da aplicação, e isso demanda uma grande observação de tonalidades de cores. Já no back, você cansa muito é a cabeça, pra pensar em como resolver bugs, análise de código, etc etc.

Enfim, siga a área que você mais se identifica, independe do salário. É como dk120 disse, não adianta trabalhar em algo que uma hora você vai ficar frustado por não simpatizar com os jobs.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.375
Reações
12.083
Pontos
1.129
Front end, back end, middleware, firmware, microcódigo... no matter what, let'em come! Mas confesso que na minha era de desenvolvimento web não gostava de front-end.
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Minha area é SO/SD/c++ então eu posso ta falando m****, mas pelos meus amigos. Em geral front mais fácil e divertido(menos stressante) mas paga menos. Enquanto que Back só da dor de cabeça e é pra quem tem estomago, obviamente page melhor.
Poha não sei da onde tiram que back é pior. Estou desenvolvendo full stack e faço back de boa. Mas quando chego na view(vueja, jquery, semantic, e etc) dá vontade de me jogar do prédio da empresa de tão escroto que é.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.730
Reações
94.290
Pontos
2.179
Backend é tranquilo quando ele só serve para cuspir json para o front. Mas agora pega um sistema ou e-commerce complexo, cheio de formas de pagamentos, promoções, cupom de desconto, integração com tudo e com todos, dai a coisa fica divertida.
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Backend é tranquilo quando ele só serve para cuspir json para o front. Mas agora pega um sistema ou e-commerce complexo, cheio de formas de pagamentos, promoções, cupom de desconto, integração com tudo e com todos, dai a coisa fica divertida.

Haja classes! hahaha vira uma salada.
Eu curto de mexer banco de dados, gratificante quando dar certo o insert/update/delete :klol

Então vou ficar no back mesmo, dominar PHP e/ou Java.
E aprender bem Jquery(sei instalar já slide :klolz).
Agora rezar enmcontrar uma vaga de programador junior que pague 1500 no minimo :kcry
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Backend é tranquilo quando ele só serve para cuspir json para o front. Mas agora pega um sistema ou e-commerce complexo, cheio de formas de pagamentos, promoções, cupom de desconto, integração com tudo e com todos, dai a coisa fica divertida.
Se não tivesse que mexer com front faria com sorriso na cara. Gosto muito de pensar em estrutura, que padrões de projetos pode se encaixar pra cada situação , camadas, tecnologias e etc...
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Acha classes! hahaha vira uma salada.
Eu curto de mexer banco de dados, gratificante quando dar certo o insert/update/delete :klol

Então vou ficar no back mesmo, dominar PHP e/ou Java.
E aprender bem Jquery(sei instalar já slide :klolz).
Agora rezar enmcontrar uma vaga de programador junior que pague 1500 no minimo :kcry
Você é da onde? O que tu manja?
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Acha classes! hahaha vira uma salada.
Eu curto de mexer banco de dados, gratificante quando dar certo o insert/update/delete :klol

Então vou ficar no back mesmo, dominar PHP e/ou Java.
E aprender bem Jquery(sei instalar já slide :klolz).
Agora rezar enmcontrar uma vaga de programador junior que pague 1500 no minimo :kcry

lembro do seu outro tópico pedindo dicas, acho legal acompanhar a progressão/desenvolvimento.

mantenha-nos informado quando conseguir o emprego que está buscando
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Você é da onde? O que tu manja?

Só basico de JAva, C# pois aprendi no curso técnico.
Html/CSS/Javascript/JQuery tenho conhecimento.
E PHP estou focando agora, terminando um projetinho de ecommerce em um curso da Udemy(recomendo, ótimo lugar para aprender, e bem barato algo entre 20~30 reais nas promoções quase mensais).
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Acho que vou pro front, não consigo mesmo memorizar/aprender essa parada de conectar, apanhando pra parender sobre pagina de Admin e Login, e é muito "abstrato", não consigo ''visualizar'' o processo.

Já no front, que é mais visual você ve funcionando e quanod da erro, mais simples encontrar e entender a estrutura.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.730
Reações
94.290
Pontos
2.179
Outra coisa que odeio de frontend é que voce programa pouco e testa muito. Vejo as meninas do front do meu trampo. Estão tempo todo ligando iPod, iIsso, iAquilo, virando a tela de lado, mudando tamanho da tela. Eca.

Backend só pergunto versão do PHP, programo no Windows mesmo, publico no Linux, o que eu não deveria fazer, mas no final funciona mesmo assim. A energia que gasto com teste é fazendo testes unitarios, que também é programação e se pagam a longo prazo.
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.571
Reações
8.760
Pontos
764
Aqui em Curitiba as vagas que eu vejo são mais para back-end/fullstack.

Hoje eu trabalho quase fullstack, falo quase pois a parte de SQL tem um dba que resolve nossos problemas.

Meus conhecimentos: Java ( Classes simples + banco), C++( 1 ano de experiência ), HTML CSS jQuery e PHP ( 1 mês de experiência e com o que trabalho hoje).

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Outra coisa que odeio de frontend é que voce programa pouco e testa muito. Vejo as meninas do front do meu trampo. Estão tempo todo ligando iPod, iIsso, iAquilo, virando a tela de lado, mudando tamanho da tela. Eca.

Backend só pergunto versão do PHP, programo no Windows mesmo, publico no Linux, o que eu não deveria fazer, mas no final funciona mesmo assim. A energia que gasto com teste é fazendo testes unitarios, que também é programação e se pagam a longo prazo.

Olha prefiro ficar testando mais ahhaha tem uma variedade pelo menos na rotina.
Enfim, mas hj em dia q pega é fullstack(2 profissionais em 1) vou seguir estudando PHP/Java e html/css/javascrip/jquery
 
Topo Fundo