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Apresentando a versão prévia pública do Fleet​


Desde o anúncio inicial do Fleet, percebemos um enorme interesse de todos vocês, com mais de 137.000 pessoas se inscrevendo para a versão prévia privada. Começamos com uma versão prévia fechada porque queríamos poder processar o feedback de maneira gradual. Agora, queremos agradecer a todas as pessoas que participaram dessa versão prévia privada e aproveitar para pedir desculpas a todos aqueles que não receberam um convite. A espera felizmente acabou.

O Fleet ainda está em sua infância, e há uma quantidade significativa de trabalho pela frente. No entanto, hoje estamos anunciando a primeira prévia pública do Fleet, que está acessível a todos. Temos dois motivos para abrir a versão prévia ao público em geral. Em primeiro lugar, não achamos certo que todos aqueles que se inscreveram continuem esperando ainda mais, mas também não faz sentido para nós convidar individualmente tantas pessoas. É mais fácil tornar a versão prévia publicamente acessível. Em segundo lugar, e o mais importante, sempre fomos uma empresa que desenvolve seus produtos de forma transparente. Não queremos que o Fleet seja diferente nesse aspecto.

Porém, antes de baixá-lo, leia o restante desta postagem, pois há algumas coisas importantes que você deve saber.

O que é o Fleet​

Para quem talvez não tenha ouvido falar dele antes, o Fleet é nosso novo editor e IDE poliglota distribuído. Ele foi construído do zero usando nossa Plataforma IntelliJ no back-end, uma interface de usuário inédita e uma arquitetura distribuída. Para obter mais detalhes, consulte a página de produto Fleet.



O que esperar agora​

Como a lista de tecnologias para a qual planejamos oferecer suporte é bastante longa, preparamos um gráfico que mostra as linguagens e tecnologias para as quais o Fleet atualmente oferece suporte, juntamente com o status de cada um. Isso lhe dará uma boa compreensão do que esperar.

No entanto, gostaríamos de lembrar que o Fleet ainda está em seus primórdios e que algumas coisas podem não funcionar conforme o esperado, mesmo que estejam listadas como compatíveis. Caso se depare com problemas, agradeceríamos muito se você pudesse registrá-los. A maneira mais fácil de fazer isso é pela opção Send Feedback (Enviar feedback) no menu Help (Ajuda) do Fleet.

Também é importante destacar que não pretendemos replicar nossos IDEs existentes. Por isso, não espere ver exatamente a mesma funcionalidade com o Fleet que você obteria com um dos nossos IDEs, como o IntelliJ IDEA. Mesmo continuando nossos trabalhos no Fleet, nem todos os recursos dos nossos IDEs aparecerão nele. O Fleet é uma oportunidade de fornecermos uma experiência de usuário diferente para os desenvolvedores. Dito isso, queremos ouvir seu feedback sobre coisas que você sente que estão faltando no Fleet, como opções de refatoração específicas, integrações de ferramentas, etc. Nossos IDEs existentes continuarão sendo desenvolvidos e temos muitos planos para eles, incluindo melhorias de desempenho, uma nova interface de usuário, desenvolvimento remoto e muito mais. Por fim, o Fleet também usa a inteligência das nossas ferramentas existentes nos bastidores, então nenhuma delas será suspensa!

O que está por vir​

Nos próximos meses, trabalharemos para estabilizar o Fleet e lidar o máximo possível com o feedback que recebermos. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando nas seguintes áreas:
  • Suporte para APIs e um SDK para autores de plug-ins: como o Fleet tem uma arquitetura distribuída, precisamos trabalhar para simplificar a abordagem para autores de plug-ins. Enquanto garantimos que forneceremos uma plataforma para ampliar o Fleet, pedimos um pouco mais de paciência nessa área.
  • Desempenho: Queremos que o Fleet tenha desempenho não só em termos de ocupação de memória, como também em tempo de resposta. Há vários lugares em que ainda podemos melhorar o desempenho e trabalharemos neles.
  • Temas e mapas de teclas: sabemos que muitos desenvolvedores estão acostumados com seus editores e IDEs existentes e, muitas vezes, perdem suas antigas combinações de teclado e temas quando mudam para uma nova solução. Trabalharemos para adicionar suporte para mais temas e mapas de teclas. Certamente também trabalharemos na emulação do Vim.

Começando com o Fleet​

Para baixar o Fleet, você precisa usar o JetBrains Toolbox App.

Estamos preparando uma série de vídeos curtos que irão ajudar você a começar. Certifique-se de se inscrever em nosso canal. Embora a experiência seja praticamente a mesma, independentemente da tecnologia que você usa, nós os dividimos em vídeos separados com base na linguagem. Além disso, não deixe de conferir a documentação do Fleet se você se deparar com problemas.

Ainda estamos no início de uma longa jornada com o Fleet e esperamos que você se junte a nós para aquilo que será uma grande aventura!
 
Ultima Edição:

s0ier

Camisa 10 da OS
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Pra um cara que sabe o básico do básico de programação, quase nada, que linguagem recomendariam pra começar a estudar e futuramente arrumar um emprego na área? E quanto tempo levaria pra isso?
 

mendingo_26

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Pra um cara que sabe o básico do básico de programação, quase nada, que linguagem recomendariam pra começar a estudar e futuramente arrumar um emprego na área? E quanto tempo levaria pra isso?

Depende da área que você quer atuar não adianta estudar JavaScript para I.A. sendo que Python é 1000x recomendada para isso. Antes de tudo, qual a sua área de atuação?

- Front-End
- Back-End
- Mobile
- Apps
- Jogos
- Softwares de Sistema Operacional
- Inteligência Artificial
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- UI / UX
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JessTorvalds

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GitHub vê um aumento na adoção de IaC

O relatório anual 'State of the Octoverse' observa um aumento na adoção de infraestrutura como código e o papel crescente das operações no desenvolvimento de código aberto, entre outras tendências.​


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A infraestrutura como código (IaC) está ganhando força, com os desenvolvedores aproveitando fortemente a linguagem de configuração Hashicorp (HCL), Shell e linguagem Go (Golang) este ano, de acordo com o relatório State of the Octoverse do GitHub para 2022. O relatório anual explora o desenvolvimento de software nos repositórios de compartilhamento de código do GitHub.

A popularidade dessas ferramentas aponta para a crescente presença de comunidades de operações no domínio do código aberto. O código aberto tem sido historicamente mais centrado nos desenvolvedores, diz o relatório do GitHub, divulgado em 9 de novembro. Na verdade, HCL foi a linguagem de crescimento mais rápido no GitHub com 56,1%; esse crescimento foi impulsionado pela popularidade da ferramenta Terraform para IaC. O relatório cita o impulso da IaC como uma das várias tendências.

Outra tendência notável é a presença de projetos de código aberto apoiados comercialmente no GitHub. Os projetos mais bem-sucedidos têm desenvolvedores assalariados fazendo contribuições regulares. Contribuidores de código aberto pela primeira vez também tendem a favorecer projetos apoiados comercialmente. Flutter, Next.js e Visual Studio Code são exemplos de projetos de empresas que se tornaram parte integrante do ecossistema de desenvolvedores do GitHub. O GitHub também descobriu que 30% das empresas da Fortune 100 têm escritórios de programas de código aberto e 50% dos colaboradores iniciantes trabalham em projetos apoiados comercialmente.

No geral, o GitHub citou os seguintes números de uso em sua plataforma:

  • O JavaScript continuou sendo a linguagem mais usada no GitHub. O uso de PHP diminuiu, enquanto o uso de Python aumentou 22,5% em 2022. Python foi a segunda linguagem mais usada, seguida por Java e TypeScript.
  • 94 milhões de desenvolvedores estão usando o GitHub.
  • A comunidade Rust cresceu mais de 50%.
  • Mais de 90% das empresas usam código aberto.
  • 90% das empresas da Fortune 100 usam o GitHub.
  • Houve 413 milhões de contribuições de código aberto em 2022.
  • Mais de 20,5 milhões de pessoas aderiram ao site este ano, com a Índia tendo o maior crescimento da população de desenvolvedores.
Quando o primeiro relatório Octoverse foi lançado há 10 anos, o GitHub informou que havia 2,8 milhões de pessoas usando o site.


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Se o mecanismo pra gerar esse TOP 10 do Github é simplesmente verificar qual a linguagem utilizada nos repositórios eu ignoraria o Python em segundo lugar, isso porque tem muito script ou automação simples que não deveria ser considerado uso da linguagem pra desenvolvimento de software em si como JS e Java são.


Mas é interessante, uma pena não ver Golang por ali.
 


mendingo_26

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A NVIDIA lançou uma I.A. que posiciona os olhos voltados para o visualizador em tempo real




Esse vídeo do Linkedin achei muito mais acertivo a I.A. do que em outros vídeos por aí, acredito que a iluminação em torno do rosto ajude a disfarçar a I.A.

 

geist

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A NVIDIA lançou uma I.A. que posiciona os olhos voltados para o visualizador em tempo real




Esse vídeo do Linkedin achei muito mais acertivo a I.A. do que em outros vídeos por aí, acredito que a iluminação em torno do rosto ajude a disfarçar a I.A.



Isso pode ser muito útil em comerciais e programas de TV, principalmente jornais. :kjoinha
 
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