Aproveitando, eu vi um post uma vez no Hardmob sobre como deixar o LinkedIn apresentável. Por sorte eu salvei, porque por algum motivo obscuro, o OP apagou o post
@SolidEdgard
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Olá, queridos amigos!
Nesse período turbulento que passamos, acredito que muitos perderam seus empregos. Outros querem apenas mudar.
Não sou adepto à redes sociais, exceto pelo Linkedin. Desde que fiz uma "consultoria" em 2018 e tive ótimos resultados, venho explorando bem a ferramenta nesse tempo, e isso me ajudou bastante.
Vou hoje compartilhar com os amigos foristas dicas que me ajudaram e ajudam bastante.
Se tiveram ficado com alguma dúvida ou precisarem de algum auxilio, só comentar ou mandar MP.
Vamos lá!
1º Passo:
Abra o LinkedIn pelo navegador, clica lá encima em "EU", ver meu perfil, e cliquem na canetinha pra começar a editar o perfil de você
2º Passo - Informações Básicas, Titulo e Informações de Contato. Nessa tela, preencha suas informações básicas.
É MUITO IMPORTANTE PREENCHER SEU TÍTULO. Mas por quê?
Porque os recrutadores usam palavras chaves para encontrar vocês, e com um bom título, isso fica fácil
Nenhum recrutado encontra alguém buscando por "procurando emprego". Eles buscam combinações: Analista de BI, Analista de Dados, etc etc
Se você é ou quer atuar como desenvolvedor, adote algo como: Desenvolvedor | Python | PHP | Programador...
Se você é ou quer atuar como redes, adote algo como: Analista de Redes | CCNA | Infraestrutura
Caso vocês já atuem em alguma empresa, comecem com o Cargo + Empresam, por exemplo: Analista de Dados Sr - Itaú
Um pouco mais abaixo, há opções de colocar informações de contato. Sugiro aqui adicionar informações como telefone e e-mail, pois muitos recrutadores procuram direto. Eu recebi 2 oportunidades direto pelo Whats (Eu não ligo, mas talvez você se incomode com isso... varia de pessoa pra pessoa).
Visualizar anexo 240652
3º Passo - Preenchendo seu "Sobre".
O sobre nada mais é que aquele resuminho preguiçoso do CV.
Mas aqui no LinkedIn é algo banca de se colocar e colocar de maneira estruturada.
Nada de colocar aqui coisas como "Sou pró-ativo, sou perfeccionista". Vai pra #@$%! que pariu com essas bobeirinhas.
Coloque quais suas experiências, quais seus conhecimentos, formações. Fale, em poucas linhas, sobre você, sobre o que já fez, onde atuou, cursos que fez...
Tente fugir um pouco do "comum": "Profissional focado, pró ativo, perfeccionista... bla bla bla"...
Coloca algo como: "X anos de experiência como Analista Desenvolvedor, tendo trabalhando em industrias de grande porte nos setores Y, Z e A".
4º Passo - Preencha suas experiências
Coloque as experiências que você teve, de preferência com detalhes do que você fez.
Não coloque apenas que foi "Analista de Redes", coloque que foi analista de redes e detalhe as atividades que você desempenhou. Muitos recrutadores usam isso pra filtrar candidatos.
E foque sempre em colocar seus resultados, tente não ser tão genérico. Por exemplo:
Troque: Participação em projeto X
Por: Participação efetiva em projeto X, que reduziu em xx% o número de chamados na empresa
Por: Participação como key-user em projeto X, maximizando em xx% o faturamento da empresa.
Coloque seus resultados e coloque de maneira efetiva. Venda seu peixe.
5º Passo - Coloque suas formações e cursos extracurriculares
Coloque suas formações passadas (graduação, curso técnico, pós, mestrado);
Coloque seus cursos extras: Curso de Power BI, Curso CCNA, etc, etc
Coloque os idiomas que você tem domínio;
Recrutadores olham isso
6º Passo - Adicione o MÁXIMO POSSÍVEL DE RECRUTADORES E PESSOAS DA ÁREA
Por que adicionar pessoas da área? Por que adicionar recrutadores?
Pessoas da Área: Quando você tem muitas pessoas da sua área de atuação e/ou de areas que você prospecta entrar, isso facilita eles de te encontrarem. Quando você interagi com pessoas com perfil semelhante e com atuações semelhantes, isso aumenta engajamento com eles. Eu já recebi propostas de outros Analistas/Coordenadores da mesma área que a minha. Muitas vezes abre uma vaga na equipe e o chefe mesmo procura ou pede à alguma analista pra indicar algum conhecido, por exemplo.
Além disso, ter pessoas da área ajuda você a estar conectado com assuntos da sua área de atuação, como cursos, eventos, etc.
Recrutadores: Quando você tem alguma recrutador adicionado, você consegue ver as vagas que ele posta e muitas vezes ele te encontra mais facilmente, por já ter você na rede de contatos dele.
Então, adicione o máximo possível de pessoas da sua área e pessoas de recrutamento.
Como fazer isso? Sugiro pelo LinkedIn mobile. Pesquise termos como "Python", "Analista Python", "Node JS", "Javascript".... termos ligados à uma área de atuação. Pesquise também "Recrutamento e Seleção", "Tech Recruiter", "Psicólogo", etc etc etc
Visualizar anexo 240653
7º Passo - Poste seus cursos, seus feitos, seus códigos, etc etc
Eu trabalho na área de Dados. Postar alguma painel bacana que eu construí chama muito atenção. Porque é algo bonito.
Postar algum código que você fez que reduziu ou melhorou algo, alguma tela que vc criou, algum cabeamento etc etc brilha os olhos... tanto dos recrutadores quanto dos amigos que olham seus posts.
Estou fazendo o curso de Power BI do L. Karpinski. Muitas pessoas se recolocam por conta dos DASHs bonitos que eles postam. Isso tem um engajamento absurdo.