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Então porcarias como Bubsy 3D era de boa, mas outros jogos por ser 2D não rolava? Tá serto!Basicamente isso. Só porque "tecnicamente era possível", não quis dizer que "comercialmente era interessante".
E outra... Japão poderia até aceitar bem, mas o ocidente (na cabeça da Sony) NÃO. A própria SCEI botou restrições pra jogos 2D já no PS1 (e no PS2 foi ainda pior). Veja por exemplo Strider 2 e jogos similares: todos eles tiveram tiragens baixíssimas no ocidente porque a Sony não queria mais esse tipo de jogo no PS1. Era tudo survival 3D, corrida 3D, ação 3D, até RPG 3D. Jogos de luta 2D só não foram totalmente cortados porque ainda estavam no final da febre (TKOF97-2000, SFA3, SS4 etc) e tinha empresa que só tinha isso, como a SNK e muitos jogos da Capcom.
Dava pra fazer? Dava. Tinha espaço? Sempre tem. Mas as próprias marcas dos consoles, no fundo, não queriam ficar incentivando e a maioria esmagadora das empresas estava entrando no bonde do 3D mesmo e querendo aprender a dominar as técnicas da época (modelagem 3D, motion capture, depois sincronização labial, shaders, e por aí vai).
Imagina que loco se o 3D só fosse popularizado no PS2, clássicos como GTA SA seriam completamente diferente ou inexsistentes já que ninguém saberia os melhores métodos de fazer jogo em 3D aprendidos com erros no PS1.
Uai, mas primeiro GTA 3D só veio no Ps2.
3D x 2D, cartucho x cd, arcade game x console game, 1 analógico vs 2 e por aí vai
foram disputas, e infelizmente nessa industria a vitória de uma visão dita o destino futuro dos investimentos, nem sempre os caminhos dessas vitórias são justos.
não é que o 2D fosse tão obsoleto assim, mas fica uma disputa muito injusta comparar um jogo 2d de baixo nível com um 3d de médio investimento, claramente as 3 dimensões impactava mais; aqui que tava o Ó, se o 2D fosse melhor trabalhado poderia causar essa quebrar e sim, toda evolução posterior seria totalmente diferente, sou saudosista gostaria que essa linha perdida fosse explorada.
Mas é explorada até hoje. O mercado que não quer comprar mesmo. Tem um publico modesto (eu me incluo) que consumo regularmente estes projetos. E tem coisa muito boa.
Não!
Estava vendo esses dias um jogo de Super Famicom que foi movido para o PS1, jogo no cart era uns 2MB, put* desperdício numa mídia de 700MB!
Fora o preço que era o mesmo com os demais jogos.
Não os jogos 3D! Não era o mesmo custo de produção.E o que isso tem a ver?
Maior parte dos jogos do Ps1 não tinham mais que 30 MB de conteúdo de jogo. O que aumenta o tamanho eram as músicas e os FMVs.
Não os jogos 3D! Não era o mesmo custo de produção.
Você acha justo cobrar o mesmo preço de um jogo indie/remaster com um AAA/AA?
Não, os jogos não eram mais caros como antes. Um exemplo técnico que você mesmo mencionou: Num jogo 2D você pode mudar a skin do personagem apenas uma alteração na paleta de cores, enquanto um jogo 3D você precisa de novas texturas.Seus posts não fazem sentido. Você primeiro falou de aproveitamento de espaço de dados de um CD e agora fala de custos de produção dos games. Parece que não entende bem a lógica das coisas.
E jogos 2d na geração 32/64 bits eram mais caros de produzir. O que eu acredito que tenha pesado muito como fator para a preferência de desenvolvimento de games 3d.
Megaman X7 foi um game 3d, assim como o X8, porque era mais barato de produzir um game 3d do que fazer um jogo 2d usando as plenas capacidades do Ps2. Imagina ter que produzir novos sprites de movimentação do Megaman X em alta qualidade assim como dos demais Mavericks, do Sigma entre outros, enquanto que em 3d você podia fazer na época texturas de baixa qualidade apenas uma vez por personagem.
Por que os jogos da SNK do Neo Geo tinham mais sprites de movimentação que os SF3 que foram lançados para uma placa mais poderosa? Bem, porque a Capcom era murrinha. E ainda aproveitava sprites de um jogo em outro com muita frequência.
journals.aol.com/tcapmaster/arantdepository/entries/275
"According to IGN's sources, both games were showed to Sony Computer Entertainment America last summer, but Sony turned them down, responding that neither game showed off the PS2's technical strengths well and that Sony might look at them at a later date. Since sales of Viewtiful Joe were respectable for GameCube, it's possible SCEA changed its mind and is indeed considering bringing the cool 2D action game to PS2."
www.playnow.com.au/cgi-bin/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic;f=3;t=010136
"SNKs US offering, headed up by the infamous Ben Herman, has had some difficulties in its attempts to get games already on open sale in Japan accepted as stand-alone PlayStation 2 releases. Sony just isnt interested in 2D games anymore whatever it might be, exclaimed Koyama-san. And yet many games, as long as they are in 3D, trickle through all the time. Its a crazy situation and we dont believe it reflects the needs of game consumers.""
http://www.monroeworld.com/forums/showthread.php?p=4697
"Metal Slug 3 will not be comming out on the PS2 in USA! and the reason for this is because that SONY of USA have blocked it bacuse it was 2d and nobody likes 2d!!!"
There are plenty of 2D games on PSP, but I want to see high res 2D console games from indie developers. I want to see a high res 2D adventure game on a console with beautifully painted artwork. This stuff is nearly impossible today, but if it was impossible merely because publishers get the word from Sony that it's a no-go, that is a bad thing for gamers and we should scream for more 2D if you want to see more beautifully rendered 2D. Will you pay $39 to play a 2D game these days, or do you need to be given a 3D workover to be satisfied with your purchase? Which side is correct? It is definitely WAAAAAY cheaper to produce 2D games than 3D, especially for next-gen.
Não, os jogos não eram mais caros como antes. Um exemplo técnico que você mesmo mencionou: Num jogo 2D você pode mudar a skin do personagem apenas uma alteração na paleta de cores, enquanto um jogo 3D você precisa de novas texturas.
E o que mais pesava nas decisões eram as politicas das empresas. Sony não queria jogos 2D em seus consoles...
Metal Slug é um exemplo de franquia que só funcionam no 2D.Acho que Sim.. Mas com muitas exceções, muitas franquias que começaram no 2D deveriam ter continuado/só funcionam no 2D..
Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk
Castlevania também, apesar de existirem boas versões em 3D, ficam com cara de "jogo genérico de ação que usa o nome Castlevania pra vender".Metal Slug é um exemplo de franquia que só funcionam no 2D.
Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk
Lords of Shadow 1 e 2 são um exemplo dessa ultima frase que você falou!Castlevania também, apesar de existirem boas versões em 3D, ficam com cara de "jogo genérico de ação que usa o nome Castlevania pra vender".
Castlevania também, apesar de existirem boas versões em 3D, ficam com cara de "jogo genérico de ação que usa o nome Castlevania pra vender".