O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Developers deveriam ter continuado no 2d um pouco mais na geração 32/64 bits?

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.520
Reações
12.735
Pontos
1.634
Torço para que uma onda nova de games 2d bem feitos volte a acontecer!

Rayman e aquele rpg child of light foi do c***lho!
Um 2d foda me fez pela primeira vez na vida a jogar um RPG
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.193
Reações
4.222
Pontos
703
Imagina que loco se o 3D só fosse popularizado no PS2, clássicos como GTA SA seriam completamente diferente ou inexsistentes já que ninguém saberia os melhores métodos de fazer jogo em 3D aprendidos com erros no PS1.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.049
Reações
4.199
Pontos
994
Basicamente isso. Só porque "tecnicamente era possível", não quis dizer que "comercialmente era interessante".

E outra... Japão poderia até aceitar bem, mas o ocidente (na cabeça da Sony) NÃO. A própria SCEI botou restrições pra jogos 2D já no PS1 (e no PS2 foi ainda pior). Veja por exemplo Strider 2 e jogos similares: todos eles tiveram tiragens baixíssimas no ocidente porque a Sony não queria mais esse tipo de jogo no PS1. Era tudo survival 3D, corrida 3D, ação 3D, até RPG 3D. Jogos de luta 2D só não foram totalmente cortados porque ainda estavam no final da febre (TKOF97-2000, SFA3, SS4 etc) e tinha empresa que só tinha isso, como a SNK e muitos jogos da Capcom.

Dava pra fazer? Dava. Tinha espaço? Sempre tem. Mas as próprias marcas dos consoles, no fundo, não queriam ficar incentivando e a maioria esmagadora das empresas estava entrando no bonde do 3D mesmo e querendo aprender a dominar as técnicas da época (modelagem 3D, motion capture, depois sincronização labial, shaders, e por aí vai).
Então porcarias como Bubsy 3D era de boa, mas outros jogos por ser 2D não rolava? Tá serto!
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
3D foi o marketing pra vender consoles como toda geração tem a sua. A transição foi feita como qualquer outra transição.
A atual por exemplo vende resolução. Enche a boca pra falar de 4k.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Imagina que loco se o 3D só fosse popularizado no PS2, clássicos como GTA SA seriam completamente diferente ou inexsistentes já que ninguém saberia os melhores métodos de fazer jogo em 3D aprendidos com erros no PS1.

Uai, mas primeiro GTA 3D só veio no Ps2.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.050
Pontos
1.054
Uai, mas primeiro GTA 3D só veio no Ps2.

O GTA2 já era 3D ainda no PSX, só que ele tinha câmera aérea que nem o GTA1(que há controvérsias de que ou é 3D tbm ou é um paralax muito foda ali, ninguém sabe o certo e debatem até hoje kk).
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
3D x 2D, cartucho x cd, arcade game x console game, 1 analógico vs 2 e por aí vai

foram disputas, e infelizmente nessa industria a vitória de uma visão dita o destino futuro dos investimentos, nem sempre os caminhos dessas vitórias são justos.

não é que o 2D fosse tão obsoleto assim, mas fica uma disputa muito injusta comparar um jogo 2d de baixo nível com um 3d de médio investimento, claramente as 3 dimensões impactava mais; aqui que tava o Ó, se o 2D fosse melhor trabalhado poderia causar essa quebrar e sim, toda evolução posterior seria totalmente diferente, sou saudosista gostaria que essa linha perdida fosse explorada.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.721
Pontos
1.839
3D x 2D, cartucho x cd, arcade game x console game, 1 analógico vs 2 e por aí vai

foram disputas, e infelizmente nessa industria a vitória de uma visão dita o destino futuro dos investimentos, nem sempre os caminhos dessas vitórias são justos.

não é que o 2D fosse tão obsoleto assim, mas fica uma disputa muito injusta comparar um jogo 2d de baixo nível com um 3d de médio investimento, claramente as 3 dimensões impactava mais; aqui que tava o Ó, se o 2D fosse melhor trabalhado poderia causar essa quebrar e sim, toda evolução posterior seria totalmente diferente, sou saudosista gostaria que essa linha perdida fosse explorada.

Mas é explorada até hoje. O mercado que não quer comprar mesmo. Tem um publico modesto (eu me incluo) que consomo regularmente estes projetos. E tem coisa muito boa.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.256
Reações
12.111
Pontos
703
Não!

Estava vendo esses dias um jogo de Super Famicom que foi movido para o PS1, jogo no cart era uns 2MB, put* desperdício numa mídia de 700MB!

Fora o preço que era o mesmo com os demais jogos.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Mas é explorada até hoje. O mercado que não quer comprar mesmo. Tem um publico modesto (eu me incluo) que consumo regularmente estes projetos. E tem coisa muito boa.

O que eu quis dizer é outro coisa Rei; era vcs ter jogos como marvel vs capcom 2 do dreamcast em 1994 uma baita distancia frente a qualquer 2d dos 32 e 16 bits, numa situação assim não havia como 3d rudimentar ganhar notoriedade; o que eu to pensando aqui é bem alternativo mesmo, os jogos 2d mais simples teriam como qualidade minima ter symphone of the night; e em 1996 ter jogo como Odin sphere, com esse grau de qualidade tão elevado haveria ''uma quebra'' e o 2D poderia ter seguido um curso totalmente novo, acredito que não visto até hoje.

Alguns desconstroem o 2d com base em 3 fatores, o primeiro de que ninguém queria, isso não é verdade donkey kong country de 1994 vendeu 9M de unidades e basicamente virou o jogo nos eua em favor do snes. a nintendo aproveitou o gancho e meteu killer e mais dois dkc então é possível ver que o 2d tinha aceitação, tanto o tinha que Rayman 1995 era o jogo mais antecipado do Jaguar que a sony comprou a exclusividade temporária sendo, olha só o jogo 2d mais vendido do playstation com 4M de cópias. o segundo é que desconhecem ''a politica anti jogos 2d da sony para o ocidente '' que era real por motivos lógicos uma disputa no campo do 3d favorecia melhor o playstation do que no campo do 2d, o terceiro é que o saturn (a 2d power house) não teve aceitação, porém desconhecem o impacto de um aparelho que estava sobre boicote, portanto não sendo possível saber até onde seus jogos 2d poderiam ter vendido e que evolução poderiam ter tido, pois jogos são basicamente 2 elementos; base e marketing.
 
Ultima Edição:

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
do ponto de vista do mercado, fizeram certo. da arte, foi uma pena.

quer dizer, dá uma dorzinha pensar que não saíram streets of rage 4 e sonic 4 pro saturn, por exemplo, por 2d não ter mais um apelo que justificasse.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Não!

Estava vendo esses dias um jogo de Super Famicom que foi movido para o PS1, jogo no cart era uns 2MB, put* desperdício numa mídia de 700MB!

Fora o preço que era o mesmo com os demais jogos.

E o que isso tem a ver?

Maior parte dos jogos do Ps1 não tinham mais que 30 MB de conteúdo de jogo. O que aumenta o tamanho eram as músicas e os FMVs.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.997
Reações
12.118
Pontos
1.769
O 2D produzia jogo bons justamente porque já estava amadurecido, já o 3D na época foi uma experimentação necessária
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Eu estava pensando nisso outro dia.

Acho que a transição 2d pra 3d foi como a passagem do cinema mudo pro cinema falado. O 2d,assim como o cinema mudo, já tinha estabelecido algumas convenções sólidas, ia se transformando numa linguagem estabelecida, com códigos próprios. Quando veio o cinema falado (e o 3d) a indústria teve que jogar muito do que já estava maduro fora e começar, talvez do zero, a criar uma linguagem pra essa nova realidade.

Pensei nisso ao jogar Blazing Chrome, jogo 2d e contemporâneo que bebe da fórmula de Contra mas é muito mais amadurecido, num nível que ainda não se tinha chegado nos anos 90. Eu acho que a introdução do 3d como norma, assim como a do cinema falado, atrasou a evolução da mentalidade nos videogames. O 2d ainda estava amadurecendo e não teve tempo de maturar completamente, porque os desenvolvedores migraram pro 3d e tiveram que reescrever o livro todo. Isso sem falar que o poderio de processamento dos consoles domésticos era pouco pra que os desenvolvedores realmente realizassem suas visões e ideias.

A geração "32 bits" teve grandes jogos, mas quando pegamos um remaster como o de Crash Bandicoot fica impossível pensar que a tecnologia que existia na época ainda não estava pronta pra transição.

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.256
Reações
12.111
Pontos
703
E o que isso tem a ver?

Maior parte dos jogos do Ps1 não tinham mais que 30 MB de conteúdo de jogo. O que aumenta o tamanho eram as músicas e os FMVs.
Não os jogos 3D! Não era o mesmo custo de produção.

Você acha justo cobrar o mesmo preço de um jogo indie/remaster com um AAA/AA?
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Não os jogos 3D! Não era o mesmo custo de produção.

Você acha justo cobrar o mesmo preço de um jogo indie/remaster com um AAA/AA?

Seus posts não fazem sentido. Você primeiro falou de aproveitamento de espaço de dados de um CD e agora fala de custos de produção dos games. Parece que não entende bem a lógica das coisas.

E jogos 2d na geração 32/64 bits eram mais caros de produzir. O que eu acredito que tenha pesado muito como fator para a preferência de desenvolvimento de games 3d.

Megaman X7 foi um game 3d, assim como o X8, porque era mais barato de produzir um game 3d do que fazer um jogo 2d usando as plenas capacidades do Ps2. Imagina ter que produzir novos sprites de movimentação do Megaman X em alta qualidade assim como dos demais Mavericks, do Sigma entre outros, enquanto que em 3d você podia fazer na época texturas de baixa qualidade apenas uma vez por personagem.

Por que os jogos da SNK do Neo Geo tinham mais sprites de movimentação que os SF3 que foram lançados para uma placa mais poderosa? Bem, porque a Capcom era murrinha. E ainda aproveitava sprites de um jogo em outro com muita frequência.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.256
Reações
12.111
Pontos
703
Seus posts não fazem sentido. Você primeiro falou de aproveitamento de espaço de dados de um CD e agora fala de custos de produção dos games. Parece que não entende bem a lógica das coisas.

E jogos 2d na geração 32/64 bits eram mais caros de produzir. O que eu acredito que tenha pesado muito como fator para a preferência de desenvolvimento de games 3d.

Megaman X7 foi um game 3d, assim como o X8, porque era mais barato de produzir um game 3d do que fazer um jogo 2d usando as plenas capacidades do Ps2. Imagina ter que produzir novos sprites de movimentação do Megaman X em alta qualidade assim como dos demais Mavericks, do Sigma entre outros, enquanto que em 3d você podia fazer na época texturas de baixa qualidade apenas uma vez por personagem.

Por que os jogos da SNK do Neo Geo tinham mais sprites de movimentação que os SF3 que foram lançados para uma placa mais poderosa? Bem, porque a Capcom era murrinha. E ainda aproveitava sprites de um jogo em outro com muita frequência.
Não, os jogos não eram mais caros como antes. Um exemplo técnico que você mesmo mencionou: Num jogo 2D você pode mudar a skin do personagem apenas uma alteração na paleta de cores, enquanto um jogo 3D você precisa de novas texturas.

E o que mais pesava nas decisões eram as politicas das empresas. Sony não queria jogos 2D em seus consoles...

journals.aol.com/tcapmaster/arantdepository/entries/275
"According to IGN's sources, both games were showed to Sony Computer Entertainment America last summer, but Sony turned them down, responding that neither game showed off the PS2's technical strengths well and that Sony might look at them at a later date. Since sales of Viewtiful Joe were respectable for GameCube, it's possible SCEA changed its mind and is indeed considering bringing the cool 2D action game to PS2."

www.playnow.com.au/cgi-bin/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic;f=3;t=010136
"SNKs US offering, headed up by the infamous Ben Herman, has had some difficulties in its attempts to get games already on open sale in Japan accepted as stand-alone PlayStation 2 releases. Sony just isnt interested in 2D games anymore whatever it might be, exclaimed Koyama-san. And yet many games, as long as they are in 3D, trickle through all the time. Its a crazy situation and we dont believe it reflects the needs of game consumers.""

http://www.monroeworld.com/forums/showthread.php?p=4697
"Metal Slug 3 will not be comming out on the PS2 in USA! and the reason for this is because that SONY of USA have blocked it bacuse it was 2d and nobody likes 2d!!!"

There are plenty of 2D games on PSP, but I want to see high res 2D console games from indie developers. I want to see a high res 2D adventure game on a console with beautifully painted artwork. This stuff is nearly impossible today, but if it was impossible merely because publishers get the word from Sony that it's a no-go, that is a bad thing for gamers and we should scream for more 2D if you want to see more beautifully rendered 2D. Will you pay $39 to play a 2D game these days, or do you need to be given a 3D workover to be satisfied with your purchase? Which side is correct? It is definitely WAAAAAY cheaper to produce 2D games than 3D, especially for next-gen.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Não, os jogos não eram mais caros como antes. Um exemplo técnico que você mesmo mencionou: Num jogo 2D você pode mudar a skin do personagem apenas uma alteração na paleta de cores, enquanto um jogo 3D você precisa de novas texturas.

E o que mais pesava nas decisões eram as politicas das empresas. Sony não queria jogos 2D em seus consoles...

Mudar a cor em 3d nem sempre é difícil. Eu lembro que nos NFS 3 e 4 (neste último com certeza) você podia personalizar a cor do carro na versão PC. Depende muito de como a textura é feita.

E em que pese a Sony vetar jogos 2d você também tem que considerar que se não houvesse uma concordância das principais softhouses nada disso teria ocorrido, pois elas poderiam lançar seus jogos para outras plataformas, também podiam fazer uma pressão contra a Sony pra quebrar o veto, como aconteceu no caso de Megaman X4. Se elas optaram por fazer seus jogos 3d é porque bem quiseram. O veto da Sony só ajudou a afastar a possibilidade de que empresas menores arriscassem a fazer jogos 2d para consoles Sony.
 

LucianoFernandess

Habitué da casa
Mensagens
238
Reações
202
Pontos
63
Acho que Sim.. Mas com muitas exceções, muitas franquias que começaram no 2D deveriam ter continuado/só funcionam no 2D..

Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
já mataram a charada né

é fácil hoje vermos que muito jogo 3D daquele tempo envelheceu mal, ou era ruim e etc, é fácil também citar os bons jogos 2D que sairam naquele tempo
mas na época não tinha jeito

eu acho que fizeram certo, é com tempo e pratica que vai se aprendendo, seria impossível todo mundo aprender logo de cara a só fazer jogo ferradão em 3D, tinha que ter sim as muitas bixeiras, é normall, assim como na época do Atari 2600 tinha os bons jogos e as muitas porcarias, faz parte, para se aprender a fazer, tinha que muitos e muitos acabarem tentando, e nisso surge muita porcaria

o mesmo vale para o atual Ray Tracing, em menor escala, mas a mesma coisa, agora que vai virar a coqueluche, muitos vão usar, mas a grande maioria vai fazer m****, mas vão ter resultados bacanas, e com o tempo vai se pegando o jeito

o mesmo vale pro uso do SSD, que vai variar entre o requenguela e um bom uso, com alguns usos podendo ser "fora da caixa"

até mesmo o VR é a mesma coisa, uma hora tem que começar, vem muito jogo boboca junto com alguns bons, até se começar a pegar a manhã e o negócio evoluir

faz parte
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.053
Reações
3.111
Pontos
979
Acho que foi um problema mais no ocidente pois no Japão saiu muuuuuito jogo 2D pra Saturn e PSX.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Eu tenho preferência pelo 2d, mas cheguei a curtir algumas coisas de 3d, como Tekken 3, Soul Edge, Bloody Roar, etc... Sem falar dos jogos "2,5d", que na minha opinião, frequentemente unem o melhor dos dois mundos. Como já frisaram, na época rolou muita experimentação, e acho que foi válido. Pra mim essa transição foi apenas o rumo natural das coisas.
Mesmo com o 3d tendo se tornado o "foco", eu me dou por satisfeito, por que após os 16 bits o 2d já havia firmado sua importância e popularidade. E isso continua claro até hoje, com tantos jogos que mantém gráficos e/ou mecânicas 2d, tanto de pequenas quanto de grandes produtoras.
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Eu acho que deveriam ter continuado sim.

Inclusive na geração PS1 e N64 eu senti muita falta de games 2D. Ironicamente Castlevania SOTN é um dos mais aclamados.

Acho que a ganância definiu. Marketing "3D" a torto e a direito pra atrair mais clientes (público adulto) produzindo na maioria das vezes jogos 3D toscos enquanto o 2D foi deixado de lado.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Eu acho que a geração 32bits deveria ter sido ainda predominantemente 2D, talvez até com os consoles totalmente voltados para o 2D como na geração anterior.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.444
Reações
23.020
Pontos
803
Eu já tive cá com meus botões sobre esse assunto, vejo alguns motivos para a transição ter se desenrolado no nível de abruptude que, alto, agudo, subitâneo, contaminou geral.



Queria dizer que eu considero isso um trunfo dessa geração, até porque os jogos 2D continuaram em certa moda em Platformers, Shmups, RPGs e games de luta, suprindo meu tesão pela perspectiva, mas essa pressa gerou uma curva de aprendizado aguda, que, dentro da própria geração (coisa de 2 anos), achou-se logo dominada. O ápice do controle e movimentação 3D, que é inclusive muito semelhante ao que temos hoje, foi em Spyro the Dragon, já em 1998. Em comparação, demoramos quase 10 anos para ter games 2D uniformemente jogáveis, fora um e outro petardo, num padrão de qualidade aceitável e geral.


Mas eu entendo esse processo da seguinte forma:


1) Essa tara pelo 3D, antes uma determinação horizontal dum executivo, já incriminado no tópico, com aquela cara lavada de pinto molhado dele, foi especialmente forte na banda ocidental do globo. É que o anglossaxão é muito afeito a estoporadas visuais e carnavais de gloss e CG, em parte pela influência de Hollywood, que, coincidentemente (ou não), vivia o boom da computação gráfica, com Jurassic Park e filmes de ação, pré-lançamento do PS1.



2) A computação gráfica está, de alguma forma, para os gráficos 3D, assim como os FMVs em “anime” (“desenhados”) estavam para os gráficos 2D, e o consumidor já tinha em parte experimentado isso nos ad-ons em CD de Mega e Turbographx com mais frequência:



Esses FMVs “2D”, ao contrário dos FMVs em “3D” (CGs Final Fantasy VII-like), em certa medida, até lembram as apresentações dos 16 bits em “flash”. Merma coisa quase, na cabeça do incuato, sendo que ele via aquilo na quarta geração.






3) A banda oriental do globo, pela influência da própria TV japonesa, os animés, o manga, o estilo de arte popular nipônico (até hoje se fala em “mulher 2D”), produziu muito jogo em 2D na era, então não foi proprimante seco, que nem a canela do João Grilo



4) Os gráficos 2D já estavam num nível bom na quarta geração, de formas que o choque de evolução que a quinta proporcionaria, se enfatizasse a perspectiva, seria muito menor. Isso foi agravado pelos ad-ons, Sega CD e cia, e pelos chips dos cartuchos do SNES, que produziram gráficos 2D muito bonitos, a par com o que a primeira leva de jogos no estilo soltou na quinta geração. Dentro do cartucho de Yoshi’s Island tinha um processador extra 7 vezes mais rápido que o do SNES. Vectorman era lindo, e a diferença gráfica entre eles e Rayman cabia a técnicos desvendar. Rayman não rodaria num SNES nunca, pelo número de cores e sprites, mas, aos olhos do leigo, a diferença era bem aquém do que a expectativa dum salto geracional dava. Perante Yoshi’s Island, Rayman era bonito, mas ainda me parecia algo talvez não tão impressionante.


5) O Neo Geo já existia desde 1990, e, naquela época, geral se informava por revistas, onde fotos de seus jogos monumentais abundavam. Em certo ponto, os games 2D do Neo Geo eram tão ou mais bonitos que boa parte dos do 3DO, PSX ou Saturn. Se a quinta geração insistisse demais com eles, a noção de salto se perderia.



6) A simples existência de Donkey Kong Country foi um grande fator que justifica, só desse jogo existir já influenciou, posto tanto desistimulou os gráficos 2D da próxima geração, porque foi um game em duas dimensões visualmente muito impactante, quanto estimulou diretamente o próprio 3D, já que aquilo foi propagandeado, de alguma forma, como algo tridimensional.



Ainda assim, tivemos enxurrada bidimensional. A biblioteca do PSX é tão momumental frente a qualquer outra histórica que, mesmo numa geração onde o 2D foi desestimulado, e mesmo tendo muitas masterpieces em 3D, ele conseguiu emplacar alguns jogos que estão entre os melhores de todos os tempos, e que vieram na perspectiva: Castlevania: Symphony of the Night, Suikoden II, Mega Man X4.


Agora, uma prova de que isso era uma coisa que vinha do ocidente é que a própria Sony investiu muito em jogos first party (entendidos como games de sua propriedade, de seu trademark) em 2D, a biblioteca first pro PSX na perspectiva é boa e variada, cito alguns jogos de propriedade da Sony Interactive Entertainment pra mostrar que ela não desprezou de tudo os “deseín”:


- Teve Alundra, e seus sprites redondinhos, bem animados, e cenários com transparência:




121952



- Teve Arc the Lad e Arc the Lad II, duas epopeias belíssimas:


121956


121958



- Em Wild Arms, o aspecto visual era meio de CGI, esse game tem uma das melhores artes 2D da era pra meus olhos e sabor:

121960



- A série de RPGs também first party Popolocrois, jogos lindíssimos, mas, que, infelizmente, ficou restrita ao Japão. Cito o Popolocrois Monogatari II, assistam a esse video, e vejam que charme:







Philosoma, outro first outsourced, esse tinha uns estágios em 3D, mas tinha outros em 2D:

121964


Rapid Reload, movimentação de primeira:

121962


Beyond the Beyond, jogo difícil da muléstia:

121963



E o lado ocidental da Sony também não deixou de mostrar alguma coisa, com The Adventure’s of Lomax, pela Psygnosis.

121966




Ou seja, a própria Sony, em geral via oriente, investiu bem no 2D, vários desses jogos se tornaram clássicos, conquanto suas sequências tenham quase sempre vindo em 3D, o que demonstra que parte desse investimento foi ainda na era da transição, nos primeiros anos do console, até a terceira dimensão padronizar de vez.


Outrossim, a Nintendo também teve game de sua propriedade em 2D, o belo Yoshi’s Story. A Sega idem.


Uma coisa boa que a diferença visualmente pequena que jogos 2D de quarta e quinta gerações produziu, foi a tentativa de fazer um 2D mais incrementado, hand drawn, ou mesmo com arte chamativa. Se os primeiros games 2D da quinta geração fossem esses, acredito que o investimento na perspectiva seria maior, porque aqui dava pra ver algo que claramente era impossível em SNES e Mega.


Cito os clássicos The Legend of Mana e Tales of Eternia, e a Hiddem Gem Saga Frontier 2. Aliás, em parte, a própria Sony acabou dando vazão a esses títulos 2D, já que, embora não fossem jogos de seu trademark, mesmo assim foram publicados por ela no Ocidente, como foi o caso do primeiro Saga Frontier:


121967



121968

Esses games, mesmo em 2D, davam uma impressão melhor de avanço.

Mesmo sendo as causas aquelas 6 que citei no começo do meu tópico, considero que dava pra investir mais, mas não foi ruim, teve muita coisa 2D de primeira.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo