O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Deveria ser obrigatórios os professores, do ensino básico até o superior, saberem ou terem noção de libras e braile?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
imagem


Em tempos de melhora nos sistema de educação oferecido pelo país e numa forma de inclusão social maior de pessoas com deficiência, há debates de seria ou não necessário o aprendizado dos professores( desde do ensino básico até o superior) saberem ou terem uma noção básica de libras( linguagem de sinais para pessoas com deficiência auditiva) e braile( linguagem para pessoas com deficiência visual). Por conta disso, venho debater da necessidade ou não dos lecionadores de saberem esses tipos de linguagem visando uma inclusão maior das pessoas com esse tipo de deficiência na educação em si,

---

Sempre é chato o governo exigir algo do cidadão, principalmente em tempos de críticas ferrenhas ao modelo burocrático de administração brasileira, mas esse tipo de "abordagem" poderia sim ser bem vinda. Aprender o básico sobre sinais e braile não levaria "tanto" tempo numa graduação, poderia incluir como matéria inicial, e conhecer o básico seria para pelo menos tentar transmitir o conhecimento de maneira mais tranquila inicialmente.

Existem colégios especializados nesse tipo de situação, assim como outros tipo colégio para autistas, mas a ideia seria mais de inclusão dessas pessoas e também porque esses tipos de limitação podem conviver no ambiente de aprendizado normal sem precisar de um super acompanhamento de profissionais ao redor. Além da questão do respeito aos diferentes deve ser algo normal de respeitar.

O único problema seria das questões dos colégios públicos e cidades periféricas. Como esse tipo de linguagem é mais "fácil" de implantar pela parte financeira e de recursos, principalmente de libras, tem como pelo menos tentar ou fazer experimentos em certos locais de como ficaria.

---

Qual a sua opinião sobre o tema? Deixa abaixo nos comentários.

:kpensa
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.010
Pontos
1.839
É pouco prático exigir uma especialização de toda uma classe trabalhadora para um número bem reduzido de atingidos. Não conheço os dados corretos mas, tomando como exemplo o infográfico do OP, são 5% que sofrem de problemas auditivos. Ok certo, mas destes quantos estão em idade escolar? 3%? 2%? E deste universo, qual seria o percentual se eliminarmos os que poderiam superar essa deficiência com aparelhos auditivos? 1%? 0,5%? Eu acho um universo muito pouco para tal exigência. Seria muito mais satisfatório para a educação de um modo geral exigir um treinamento maior aos professores para lidar com crianças hiperativas, com déficit de atenção ou outras deficiências cognitivas.

Mas nada contra um professor, que por conta própria, resolva se especializar em libras e braile. É uma qualificação a mais assim como saber inglês ou espanhol.
 


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.993
Reações
31.288
Pontos
1.753
Sou completamente contra. vai aumentar extremamente o custo de capacitação pra algo que na pratica atende pouquissimas pessoas. muito mais facil fazer locais especializados em atender esse tipo de aluno e facilitar para o professor que tenha interesse nisso em ter acesso a um curso básico. compulsório de forma alguma.
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.166
Pontos
469
Sim. Sou da área de educação especial e braile é de boa e é um curso simples. Libras é mais difícil pois é uma língua, mas é lei em toda licenciatura ter uma disciplina bora dar noção sobre libras.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Essa conversa de inclusão nas escolas é coisa de quem se ilude com um mundo onde todos são iguais, é preciso ter salas de aula separadas para alunos que tenham necessidades especificas.

Ps. Fiz home schooling desde o começo da vida por ter problemas de saúde que me impediam de frequentar as aulas, eu ia muito mais para o hospital do que para a escola.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.659
Reações
14.386
Pontos
1.064
É uma questão que vai além do simples sim e não.

Custos. Um professor faz a capacitação, mas na sua sala não tem nenhum surdo, só uns 2 ou 3 ou mais anos depois surge um aluno com essa necessidade. Ele não vai lembrar. Eu mesmo fiz uma capacitação obrigatória aqui na instituição onde trabalho e lembro de pouco, pois não uso no dia a dia.
Para corrigir isso seria necessário cursos de reciclagem... mais custos.

Por outro lado criar salas e turmas especiais acho errado pois você segrega o aluno. Principalmente durante os anos iniciais é importante o convívio em grupo.

Uma solução que a instituição em que trabalho conseguiu foi contratar uma intérprete de libras, que é chamada sempre que há a necessidade, e caso algum aluno precise são feitos contratos por tempo determinado para outros interpretes.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
nem pensar, mt custo desnecessario (pelo menos no momento q estamos)
 

AndersoNego

Bam-bam-bam
Mensagens
683
Reações
1.727
Pontos
333
Eu acho é que os professores deveriam ganhar um grande bônus em dinheiro, de acordo com os resultados das provas do ENEM que os alunos deles fizerem.
Ex:: Prof de História, com seus 300 alunos, 200 fizeram ENEM, e a media deles foi muito boa, bônus para o professor.
Agora, essa questão de libras e braile, não vai representar um alto custo? Será que vale a pena?
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
No lugar de ser obrigatório isso pode ser um diferencial pra se destacar no mercado.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.466
Pontos
753
Fui obrigado a aprender libras na faculdade. Era uma matéria!

Sempre achei um absurdo, e ja esquecí todos os jutsus.
 
Topo Fundo