O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Devs estão divididos sobre os serviços de assinatura para jogos

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.802
Reações
5.605
Pontos
949
A GDC divulgou os resultados da pesquisa “State of the Industry” (via Games Industry), em que 4 mil desenvolvedores de jogos compartilharam as opiniões sobre videogames. E um dos temas abordados foi a questão dos dos serviços de assinatura – algo que parece ainda dividir a indústria.

De acordo com os dados, um quarto dos entrevistados acredita que o modelo vai causar uma desvalorização dos jogos, enquanto outros 25% não acham isso. Há uma parcela de 28% que acha os serviços de assinatura capazes de impactar o preço dos jogos dependendo de como forem administrados. Aproximadamente 18% dos desenvolvedores não souberam responder ao questionamento.

Na pesquisa, alguns dos entrevistados comentaram sobre o assunto. Um dos representantes criticou o modelo F2P que usa uma estratégia de anúncios. Ele vê esses jogos como “pequenas experiências clickbait” e acredita ser possível resolver a situação com um valor padronizado para vários jogos gratuitos.


Um preço fixo para uma grande lista de jogos gratuitos pode ser um bom jeito para dar à arte dos videogames alguma liberdade de volta, então poderemos produzir experiências boas que não se justificam em fazer mais dinheiro, monetizar, gerar engajamento e etc.
Outro desenvolvedor levantou o problema do pagamento recebido pelos serviços de assinatura. Ele fez até um paralelo entre plataformas estabelecidas no mercado, como o Spotify, e tem opiniões negativas quanto à adesão.

As taxas de retornos para a maioria dos criadores em modelos de assinatura não conseguem justificar o custo de produzir o que os consumidores usam. Artistas musicais não tiram o suficiente do Spotify para financiar as futuras produções, até mesmo os músicos da elite. Porque com os jogos seria diferente?
Embora o assunto seja controverso, parece que há uma popularização em massa dos produtores em relação ao formato. Na pesquisa, cerca de 43% dos desenvolvedores disseram estar produzindo títulos free-to-play (como Apex Legends e Fortnite) enquanto 45% criam games tradicionais.

Fonte: https://www.meups4.com.br/noticias/devs-estao-divididos-sobre-assinatura/
 

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
Desenvolver jogo é muito caro e mensalidade de serviço de streaming tem de ser barata pra haver adesão. A longo prazo acredito que a conta não fecha.

Os jogos seriam simplificados ou a mensalidade do serviço se tornará cara ou ambos (o mais provável). A Netflix, por exemplo, já anunciou que a partir de 2020 vai diminuir o investimento em produções originais.

Como um jogador eventual, não tenho nenhum interesse em serviço de assinatura. Não tenho tempo pra jogar 200 jogos medíocres. Vou continuar jogando meus 3 ou 4 jogos excelentes por ano e espero que os títulos de grande orçamento não acabem por conta desses serviços.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
É claro que vai desvalorizar e além disso mais poder vai se concentrar nos donos dos serviços mais popular.

É bom mesmo só pra quem iria produzir um flop e agora tem uma forma de dezovar.

Serviço de assinatura no longo prazo vai ser pior que F2P, isso prq F2P já destrui mais ou menos metade da industria.
 
Ultima Edição:


Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.802
Reações
5.605
Pontos
949
Pra mim como consumidor acho ótimo. Como fazer dinheiro com isso é preocupação das empresas.

E se elas descobrirem que pra fazer dinheiro com isso terão de fazer apenas jogos de menor orçamento, no máximo do máximo um AA? Você como consumidor achará ótimo?


Serviços de assinatura são ruins mas sistema free-to-play é "ótimo".

Cairam na hipocrisia fácil.

Você leu tudo, ou leu direito? Eles criticam o sistema free-to-play, não o tratam como "ótimo" inclusive um cara sugere uma possível solução alternativa a tática do free-to-play....
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.139
Reações
18.166
Pontos
753
Para eles deve ser algo totalmente imprevisível. Visto que 18% sequer souberam como responder.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.691
Reações
9.771
Pontos
753
Tínhamos locadoras e hoje temos serviços por streaming
Tínhamos locadoras de CDs e hoje temos por streaming

É um caminho natural e eu aprovo 100% esse serviços por assinatura
Todas as vezes que utilizei todos não tenho o que reclamar, Gamepass é coisa linda ! :klove
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Para as thirdies-parties, serviços de assinaturas são umaalternativa complementar para a venda de jogos de catálogo com descontos agressivos. E ambas alternativas são usadas como contra-peso contra venda de jogos usados.

Para uma Capcom da vida, talvez seja melhor receber 10 milhões de dólares da Microsoft para disponibilizar Devil May Cry V no Gamepass do que tentar vender o jogo por $10 para 1 milhão de pessoas que já não tenham pegado o jogo no lançamento ou encontrem opções ainda mais baratas no mercado de usados.

Então, para os jogos antigos, serviços de assinaturas desvalorizam os jogos tanto quanto mercado de usados ou vendas por descontos agressivos. Em todos os casos, vendas por preço cheio são perdidas para quem decidiu esperar.


Agora, para a Microsoft é outra historia, já que por um lado oferecem os seus jogos desde o lançamento e por outro lado ficam com o grosso da receita do Gamepass . Mas até agora nada a reclamar, já que o investimento em jogos pela Microsoft parece ter aumentado exponencialmente nos últimos anos...
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Na época das assinaturas de música os artistas também achavam ruim. Acho que é um caminho sem volta.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
A diferença é que a industria da música não conseguia vender os albums da forma como queriam. No caso dos jogos é completamente diferente, pois temos ai jogos vendendo mais de 10 milhões de cópias boa parte dessas por 60$.

Em 3 dias God of War tinha vendido 3.1 milhões de copias a mais ou menos 60$ cada. Para compensar isso em um mês de assinatura precisaria de um serviço com mais de 15m de assinantes pagando uns 12$, isso para um jogo que nem é multi.
 
Ultima Edição:

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
A diferença é que a industria da música não conseguia vender os albums da forma como queriam. No caso dos jogos é completamente diferente, pois temos ai jogos vendendo mais de 10 milhões de cópias boa parte dessas por 60$.
Claro que conseguiam, até o momento que o mercado se transformou. Tudo está migrando para assinaturas, é uma evolução natural. Com jogos não seria diferente.

E mesmo com as assinaturas de músicas, filmes, etc, ainda temos os álbuns e os filmes em mídia para vender né...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Claro que conseguiam, até o momento que o mercado se transformou. Tudo está migrando para assinaturas, é uma evolução natural. Com jogos não seria diferente.

E mesmo com as assinaturas de músicas, filmes, etc, ainda temos os álbuns e os filmes em mídia para vender né...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Claro que não conseguiam, a industria da venda de música já tinha sido destruída muito antes dos serviços de streaming aparecerem. Inclusive a unica forma que foi possível concentrar praticamente tudo num serviço só é prq não tinha mais tanto valor quanto antes.

No caso dos filmes foi bem parecido tmb, vendas de DVD já começaram a cair em 2006 e Bluray falhou por volta dessa época, bem antes dos serviços de streaming ficarem populares.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é que o publico potencial para jogos de console/PC (mesmo levando em conta o publico dos F2P) é bem menor que o publico potencial de um Spotify ou Netflix da vida, mas ainda assim a industria dos jogos fatura muito mais.

Eu acho estranho que vão querer sair do modelo atual para ir atrás de algo que é pior em todos os aspectos(vai precisar atrair muito mais gente, um publico que talvez nem exista, para aderir a um modelo que é menor lucrativo que o modelo atual).

Já vimos também que é um coisa sem volta, se você ensinar ao público que não vale a pena comprar jogos eles não irão comprar nunca mais, ai vamos ter todos os devs disputando a atenção de quem quer se dedicar a um GaaS, ou seja colapso completo.

edit: faturamento dos mercado de consoles + PCs em 2019 foi uns 84 bilhões, para faturar isso com assinaturas você precisaria de 500 milhões de pessoas pagando um assinatura de 120$ por ano. Teria que ser maior que a combinação de todos os serviços de assinatura para streaming de filmes/séries hoje em dia, algo que nunca vai acontecer. Ou seja, para esse modelo ser atrativo ou pretendem cortar gastos de desenvolvimento(incluindo repassar menos grana para os desenvolvedores) ou pretendem cobrar mais de você além da assinatura(transformando numa especia de F2P pago, assim como a MS fez no passado quando transformou o multiplayer que sempre havia sido gratuito em uma tarifa adicional).
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
E se elas descobrirem que pra fazer dinheiro com isso terão de fazer apenas jogos de menor orçamento, no máximo do máximo um AA? Você como consumidor achará ótimo?

Os jogos AAA são os maiores puxadores de assinantes, vão continuar sendo feitos pq são eles que mantêm uma base de clientes robusta.

Eu vejo é pelo outro lado, um serviço de assinatura de sucesso abre espaço para projetos de menor apelo que talvez não ganhassem a luz verde pra ser vendidos avulso, mas em um pacote de assinatura serão subsidiados.

É como aqueles canais de nicho de TV a Cabo que quase ninguém vê, mas todos os assinantes pagam pra ter, é isso que permite que eles existam.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.802
Reações
5.605
Pontos
949
Os jogos AAA são os maiores puxadores de assinantes, vão continuar sendo feitos pq são eles que mantêm uma base de clientes robusta.

Eu vejo é pelo outro lado, um serviço de assinatura de sucesso abre espaço para projetos de menor apelo que talvez não ganhassem a luz verde pra ser vendidos avulso, mas em um pacote de assinatura serão subsidiados.

É como aqueles canais de nicho de TV a Cabo que quase ninguém vê, mas todos os assinantes pagam pra ter, é isso que permite que eles existam.

Veremos daqui uns 10 anos... E tenho bastante convicção de que serei eu a dizer "eu avisei"...
Até pq a própria Netflix, que já é um exemplo prático, investe em produções bem menores comparadas as grandes produções... É legal pra aquele conteúdo do dia a dia, mas se vc quer ter uma experiência realmente grande, em filmes épicos, cheios de efeitos e aquele tom grandioso, de cinema, só indo assistir a grandes produções mesmo fora dessas plataformas.

Duvido que seja diferente com os jogos... essas plataformas estarão cheias de crackdowns, sea of thieves, com pontuais e raros Gears of War...
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Veremos daqui uns 10 anos... E tenho bastante convicção de que serei eu a dizer "eu avisei"...
Até pq a própria Netflix, que já é um exemplo prático, investe em produções bem menores comparadas as grandes produções... É legal pra aquele conteúdo do dia a dia, mas se vc quer ter uma experiência realmente grande, em filmes épicos, cheios de efeitos e aquele tom grandioso, de cinema, só indo assistir a grandes produções mesmo fora dessas plataformas.

Duvido que seja diferente com os jogos... essas plataformas estarão cheias de crackdowns, sea of thieves, com pontuais e raros Gears of War...
Quando Gears of War é o melhor que você tem a oferecer da pra ver que tem algo muito errado.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
isso vai dar m****...
ea pass, ubi pass, rockstar pass, sony pass,
e os indies sao os que devem mais sofrer
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.802
Reações
5.605
Pontos
949
Mas porque está mais caro, nunca se perguntaram?
Temos muito mais ferramentas, muito mais desenvolvedores. Aliás, desenvolvedor de games é uma das áreas da TI com menor salário.

Eu acho que muitos jogos tem um escopo grande demais. Todo jogo tem que ser open world, com um zilhão de quests. Se parar para analizar, eu acho que a maioria das pessoas não explora 30% de um jogo.

Deveriam ter mais jogos menores, curtos, lineares.

Esses jogos gigantes só aumentam a complexidade, deixando os jogos bugados e demorados para se produzir.

Outro fator é que esses mundos gigantes são usados uma vez e jogados fora, quando poderiam ser reutilizados para outros jogos. Seria até uma estrateǵia de venda, criar um universo compartilhado. É capaz de pessoas comprarem os jogos só pra ligar os pontos. Algo meio universo cinematográfico que a Marvel criou.

Simplesmente porque enjoa ficar jogando muito no mesmo mapa. Principalmente pra galera do singleplayer...
Exploração de cenários são uma parte interessante dos jogos. Até jogos como serviço e MMOs adicionam novos mapas de tempos em tempos ou criam eventos que modifica radicalmente o mapa existente justamente por conta disso. Fora que de um jogo pra outro existe evolução gráfica, e muitas vezes essa evolução gráfica não consiste apenas em texturas melhores e efeitos, mas em modelagem melhor também.

Mas enfim, as empresas já reaproveitam cenários e modelos. Naughty Dog mesmo tem vários cenários reaproveitados entre seus jogos...
Galera mesmo já encontrou cenários de Uncharted em The Last of Us (evidentemente modificado pra parecer destruído/abandonado).
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
PS4 e Xone são o reflexo da indústria.....

De um lado temos o modelo tradicional AAA de grandes investimentos,do outro jogos porcarias para encher catálogo.

Pessoal vai ter que decidir na próxima geração se quer um novo PS4 ou novamente um Xbox One.

To jogando porcaria e nem sabia, bom saber.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Olha, honestamente... tanto o modelo "gamepass" ou o modelo "streaming" as previsões são bem negativas a longo prazo.

Tem seu lado positivo mas da uma olhada no mundo dos celulares em que as pessoas reclamam de ter que pagar por um jogo, com o tempo o "valor" que as pessoas dão pra um game que não é "game as a service" vai cair bastante e as super produções serão games de microtransações... na verdade hoje da pra ver a ponta do iceberg disso mesmo nos consoles.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Não é porque funciona bem para filmes e música que vai funcionar para jogos. E muitos deve percebem isso.

Uma vez que um serviço de assinatura cria um modelo de lucro baseado no engajamento que a pessoa passa a ficar em determinado jogo. As empresas passam a modelar o jogo para seguir esse padrão. O que, naturalmente, artificialmente muda a estrutura do jogo para atender ao serviço e não o contrário, e isso gerará um perigo muito grande para a indústria.

Fora que jogos são diferentes de filmes e música. Se eu assinar um serviço de assinatura e passo a jogar, por exemplo, The Witcher 3, eu demorei 3 meses para zerá-lo, o preço que paguei de aluguel durante esse período seria já suficiente para comprar o próprio jogo e, como eu tava engajado apenas nesse game por falta de tempo, acabou que nem "passei o olho" nos outros 1.000 jogos que a plataforma de assinatura tem à disposição. O barato pode sair caro, no final das vezes.

É ruim pra todo mundo, menos para quem é dona desse tipo de serviço.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Veremos daqui uns 10 anos... E tenho bastante convicção de que serei eu a dizer "eu avisei"...
Até pq a própria Netflix, que já é um exemplo prático, investe em produções bem menores comparadas as grandes produções... É legal pra aquele conteúdo do dia a dia, mas se vc quer ter uma experiência realmente grande, em filmes épicos, cheios de efeitos e aquele tom grandioso, de cinema, só indo assistir a grandes produções mesmo fora dessas plataformas.

Duvido que seja diferente com os jogos... essas plataformas estarão cheias de crackdowns, sea of thieves, com pontuais e raros Gears of War...

A Netflix não produz filmes hollywoodianos caríssimos pq eles não vão pro cinema render $1 bilhão de dólares em bilheteria, mas em termos de séries ela não fica atrás, bancando grandes produções.

No mais não são os serviços por assinatura que estão cheios de jogos de menor escala e algumas grandes produções, é o mercado, jogo AAA caríssimo é minoria.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Tenho a percepção que pode alienar a user base, e ficar +- como a base do Android, que não quer pagar por nada, o único jeito de fazer dinheiro é socar anúncio e micro transações. Tem que ser feito com cuidado.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.802
Reações
5.605
Pontos
949
Mas ela cancelou várias séries muito caras justamente pq o retorno não condizia com o custo.
Marco Polo é um exemplo. Excelente série, cancelada, sem fim, só pq dentro da forma de monetização do serviço ele não se enquadrou.


Isso dá pouco mais de 4 milhões por episódio.
Game of thrones chegou a gastar 15 milhões de dólares por episódio na última temporada, antes disso gastava cerca de 10 milhões por episódio, e isso aumentava nós episódios com cenas de batalhas. Westworld, outra série da HBO custa 10 milhões de dólares por episódio...

Oq The Crown gastou em 3 temporadas, Westworld gastou quase o mesmo em uma temporada só.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.313
Reações
26.496
Pontos
1.359
É uma preocupação justa, o Spotify é um exemplo de não dar certo, os artistas ganham dinheiro é com os shows mais que o Spotify

O streaming de vídeo tem mais lógica assim como vemos a netflix e a Amazon investindo pesado nas produções, mas vem a pergunta as third party ganharam dinheiro suficiente ou somente as first party conseguiram sobreviver nesse modelo de negócio?
 
Topo Fundo