O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


DevWill na greenlight

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Olá, amigos.
Encorajado por algusn amigos meus, meu irmão, minha companheira, o Macbee e o Danilo Dias, resolvi ter a experiência de por meu jogo na greenlight (enquanto ela ainda existe). Este é meu quarto game, e o primeiro que não vou distribuir "de grátis", mas vai ser baratinho (to pensando em R$ 2,99). Aqui está o página da greenlight:

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=900234026

Quem acompanhou meu tópico de tutorial do ARGS sabe de onde saiu este game: eu fiz a princípio como parte do tutorial, mas as últimas semanas tenho expandido ele, com mais fases, além de mudar o visual e a narrativa para fazer referência aos filmes mudos antigos, em especial aos do Expressionismo Alemão dos anos 20.



Comentem, e aos que puderem e desejarem, disseminem, espalhem aos quatro ventos.
Valeu.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Votado! Muito curioso pra ver o jogo pronto!! =D
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Quantas fases ficou, Paulo? (isso é spoiler?)

Vou comprar day one!
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Quantas fases ficou, Paulo? (isso é spoiler?)
Vou comprar day one!

Não é spoiler não, posso falar sim.

Por enquanto tá com 12 estágios, mais 4 telas de bosses, e mais dois bosses no final de duas das últimas fases (mas não conta esses dois pq são o Boss 1 e 2 repetidos só que com o "terreno" dificultando mais). mas como eu ainda tenho tempo to pensando seriamente em fazer mais dois estágios no meio do game (seria uma fase completa a mais com um novo Boss).

Mas mais que isso o game cansaria pq a jogabildiade é bem simples, e acho que ficaria repetitivo.

E valeu pelo comentário positivo ;)
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Votado! Muito curioso pra ver o jogo pronto!! =D
Valeu Macbee. Espero que em breve, tá bem adiantado o desenvolvimento já. Como ele está só faltam os textos (que um amigo ainda vai escrever pra mim a meu convite). Mas to pensando em fazer mais dois estágios que já estavam na minha cabeça e que tem relação com os filmes que me inspiraram.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Valeu Macbee. Espero que em breve, tá bem adiantado o desenvolvimento já. Como ele está só faltam os textos (que um amigo ainda vai escrever pra mim a meu convite). Mas to pensando em fazer mais dois estágios que já estavam na minha cabeça e que tem relação com os filmes que me inspiraram.
Que legal, cara. Fico muito feliz que agora os jogos vão ajudar no orçamento da casa aí também! =D
 


Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Que legal, cara. Fico muito feliz que agora os jogos vão ajudar no orçamento da casa aí também! =D

Vamos ver, se for aprovado. E mesmo que não dê muito lucro (que é o que eu espero), o legal vai ser a experiência como um todo, além do steam ser um meio de distribuir com maior alcance. Agora to só torcendo.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Vamos ver, se for aprovado. E mesmo que não dê muito lucro (que é o que eu espero), o legal vai ser a experiência como um todo, além do steam ser um meio de distribuir com maior alcance. Agora to só torcendo.
Claro que vai ser aprovado.
E você vai ver um negócio curioso (tem o lado bom e ruim, mas não vem ao caso agora): Você vai ficar com a impressão que um jogo não existe antes de estar no Steam. Quando for aprovado, num passe de mágica vão começar a falar dele, fazer reviews e ter uma visibilidade que não havia antes, simplesmente por estar lá.
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu nunca tinha ouvido falar nessa ARGS, como essa engine funciona?
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Claro que vai ser aprovado.
E você vai ver um negócio curioso (tem o lado bom e ruim, mas não vem ao caso agora): Você vai ficar com a impressão que um jogo não existe antes de estar no Steam. Quando for aprovado, num passe de mágica vão começar a falar dele, fazer reviews e ter uma visibilidade que simplesmente não havia antes, simplesmente por estar lá.
Espero que seja aprovado então...
Engraçado, parece semelhante ao que sempre aconteceu em outras mídias: um músico podia até gravar de forma independente sua música, mas pra poder chegar nas pessoas precisava de um grande selo, por que os selos dominavam a distribuição do produto.

Mas legal, já to ansioso.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Eu nunca tinha ouvido falar nessa ARGS, como essa engine funciona?
Ela é muito simples, mas também bem limitada. infelizmente não tenho notícias do desenvolvedor a pelo menos 3 anos. Você praticamente preenche campos, e claro, importa assets de gráfico e som. Acho que uma das cosias mais funcionais no ARGS é a forma de criar a inteligencia artificial para os atores, a tela de BEHAVIOR, ela realmente é simples e funciona. Se tiver paciência olha o extenso tutorial que eu postei aqui no Outer Space.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Game votado! Apoiado! Vamo que vamo!
Agradecemos o seu apoio!
Por favor, deixe um comentário abaixo e diga ao desenvolvedor porque você está empolgado para o jogo dele.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
É, definitivamente eu vou adicionar mais uma fase (capítulo), com dois estágios cada um, mais um novo Boss, e mais um estágio no último capítulo. Até aqui vai totalizar 15 estágios, e 5 Bosses únicos. Quando tiver mais novidades compartilho aqui com vocês galera.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Ando bem atarefado e sem tempo por essas semanas (depois da correria de lançar a campanha do Devwill na greenlight tive de tocar os demais compromissos que tavam em stand by). Mas trabalhei no game mais um pouco umas horinhas vagas. Já desenhei os tiles e inimigos para mais 3 cenários (estágios) no game. Ainda não implementei os inimigos, nem planejei o design dos cenários, mas já fiz um teste e montei duas telas pra ver como ficavam os tiles:

screenshot101.jpg screenshot100.jpg screenshot102.jpg

Esse mês também vou dar um curso rápido de fazer games no ARGS aqui em Florianópolis (se fechar uma turma com pelo menos 5 alunos).



O curso acontecendo ou não eu vou fazer de qualquer forma mais uns tutoriais do ARGS, agora mostrando uns usos mais avançados e gambiarras que fui dando jeito pra contornar algumas funções não previstas no programa (como fazer um sistema de passwords pro game, barra ou corações de vitalidade, etc). Tudo vai ser postado aqui no Outerspace também ;)
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Galera, Devwill aprovado na Greenlight!

No final das contas não foi por votação popular. Vejam o que aconteceu: A Valve encerrou esses dias a Greenlight. Ficaram 3 mil e poucos games lá encalhados sem aprovação. Eles decidiram fazer uma curadoria e botar todos que eles achavam que tinham potencial pra serem um produto finalizado, que tivessem boa votação (não era meu caso só tive 128 votos sim), que não tivessem grandes reclamações nos comentários, ou que eles considerassem sólido, pra dentro da Steam. Em resumo eles fizeram uma curadoria do que sobrou encalhado na greenlight, e Devwill está dentro =)

Eu nem acredito, ainda to absorvendo a notícia. Final de semana elaboro melhor e posto algo sobre os progressos no desenvolvimento do game.

Um obrigado especial a todos que votaram e fizeram comentários positivos lá na greenlight do jogo, vocês foram essenciais pro game ser bem avaliado.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Galera, Devwill aprovado na Greenlight!

No final das contas não foi por votação popular. Vejam o que aconteceu: A Valve encerrou esses dias a Greenlight. Ficaram 3 mil e poucos games lá encalhados sem aprovação. Eles decidiram fazer uma curadoria e botar todos que eles achavam que tinham potencial pra serem um produto finalizado, que tivessem boa votação (não era meu caso só tive 128 votos sim), que não tivessem grandes reclamações nos comentários, ou que eles considerassem sólido, pra dentro da Steam. Em resumo eles fizeram uma curadoria do que sobrou encalhado na greenlight, e Devwill está dentro =)

Eu nem acredito, ainda to absorvendo a notícia. Final de semana elaboro melhor e posto algo sobre os progressos no desenvolvimento do game.

Um obrigado especial a todos que votaram e fizeram comentários positivos lá na greenlight do jogo, vocês foram essenciais pro game ser bem avaliado.
Parabéns, Paulo! Ando meio afastado do fórum, mas fiz questão de logar aqui pra dizer que fiquei muito contente ao saber que teu jogo vai pro Steam!
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Parabéns, Paulo! Ando meio afastado do fórum, mas fiz questão de logar aqui pra dizer que fiquei muito contente ao saber que teu jogo vai pro Steam!
Grande Macbee, valeu pela força.

Acabei de postar no meu blog:
Devwill rumo à Steam

Greenlight

Semana passada a Valve encerrou o modelo de seleção de games chamado "Greenlight", e pra minha grande surpresa, Devwill foi selecionado para entrar poder ser comercializado nesta que é a maior rede de distribuição de games de PC online.

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=900234026

Devwill recebeu a luz verde e está dentro. Agora pretendo finalizar o game dentro de dois meses e começar a distriuir. Pretendo cobrar um valor quase simbólico, 1 dollar, e se puder escolher um preço diferenciado para os usuários brasileiros será R$ 1,99 (se não vai ficar de acordo com o câmbio mesmo).

Trabalhos no game (WIP)

Agora que o game foi aprovado vou dedicar mais tempo na sua finalização. Preciso ainda implementar alguns inimigos novos, além de montar mais 3 estágios extras. No momento estou fazendo ajustes no game, coisas como velocidade e quantidade de plataformas, como na imagem abaixo:



Esses trechos com plataformas estavam muito punitivos e chatos: se você caísse da plataforma teria de esperar quase 10 segundos até que ela desse toda a volta no "circuíto" dela pra retornar e você ter outra chance de subir. Agora imagine isso acontecendo repetidas e seguidas vezes, se tornava muito chato.

Boa parte dos ajustes que estou fazendo vem de observar pessoas jogarem um demo estendido do game. Á algumas semanas atrás levei o game na segunda edição do "Code in the Dark", aqui em Florianópolis. Muita gente passou por lá e jogou o game, uma oportunidade ótima para observação e beta teste.

Sigo nos ajustes, e quando tiver algo de novo postarei em algum lugar.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Devwill WIP

Aproveitando bem as horas vagas nas últimas semanas consegui bons avanços na produção do Devwill. Montei mais 3 fases, todos os gráficos, músicas, inimigos novos, está tudo implementado e funcionando direitinho, precisando apenas de mais testes e possíveis ajustes no level design.

Aqui uma prévia de uma das músicas novas...



...alguns screenshots:

 
Ultima Edição:

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Galera, novidades. O game ainda não está na loja, mas já finalizei a versão em Português, depois de testes exaustivos meus, do meu irmão, e alguns amigos que também me ajudaram a testar. Foram listas atrás de listas de detalhes a corrigir ou modificar, mas acho que cheguei no meu limite e no limite do game. Semana que vem devo me ocupar de terminar a versão localizada em inglês (já refiz os textos, falta uma revisão deles e inserir no jogo). E depois vem o processo de envio pro Steam, que o Macbee já me adiantou que é chatinho e trabalhoso, mas vamos lá... O game vai custar 1 dolleta, a versão em português quero colocar a 1,99 golpes.

Mas faço esse "necro post" também pra mostrar meu trabalho dessa semana, acabei de fazer um site pra por meus jogos no Wix. Fiz a versão em inglês do site, ainda vou trabalhar o final de semana em função de fazer a versão PT-BR, mas quem quiser dar uma conferida no site, dar feedback a respeito, vai ser bem vindo.

https://downloadstudio.wixsite.com/games
pagina%2Bprint.jpg

f2c5f381-a266-419c-a482-4034d952602e
 

JeyPih

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
587
Reações
958
Pontos
543
Gostei do site, simples e bem bonito.

Por acaso você testou cores do site num esquema invertido(fundo preto, fonte branca)? Me parece que, tanto na página dos games quanto do DevWill, ficaria mais interessante(sem falar que eu também acho mais confortável para se ler quando o fundo se basea numa cor escura)
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Gostei do site, simples e bem bonito.

Por acaso você testou cores do site num esquema invertido(fundo preto, fonte branca)? Me parece que, tanto na página dos games quanto do DevWill, ficaria mais interessante(sem falar que eu também acho mais confortável para se ler quando o fundo se basea numa cor escura)
Hum, na real não testei, tava com muita pressa, tinha me estipulado o prazo daqueles 3 dias pra colocar o site no ar. mas Tua sugestão é boa, eu vou testar quando der tempo, eu posso fazer iso facilmente no site todo ou em páginas específicas (como na do Devwill), valeu pela sugestão.

E só pra constar também ,as fotos do Devwill na página ainda são da versão Bea, eu vou arrumar tempo essa semana pra gravar uns Gifs animados da versão final, que tem algumas diferenças nos cenários, tanto gráficas como de level design.
 
Topo Fundo