O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Devwill Too Prologue

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Bom pessoal, estou eu aqui de novo com um game simples de plataformas.

MVxRSr.gif


Colete cristais e realize combos ao matar os inimigos para conseguir o mair score. game com começo meio e fim, 3 fases simples, 3 faixas na trilha sonora, e um Boss ao final. De grátis, só baixar:

https://paulo_villalva.itch.io/devwill-too-prelude

Por que que eu fiz esse? Peguei o Multimedia Fusion pra aprender a mexer a uma semana atrás, pra ter um objetivo claro me propus a fazer um game em uma semana. O fruto dessa brincadeira não é perfeito, tem cosias que eu gostaria de fazer melhor e diferente no próximo projeto, mas saiu um game de plataformas com começo meio e fim. Agora me sinto pronto pra tentar fazer algo pra valer no Fusion.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Nao tenho como jogar pq é windows only, mas digo que gostei do que vi. Gostei muito da paleta de cores!
 

Leandro Dotta

Supra-sumo
Mensagens
35
Reações
62
Pontos
188
Cara, muito legal o jogo. Ainda não consegui terminar e esse é um dos motivos que me fez gostar dele!

Assim como outros jogos seus que já vi aqui no grupo, acho que você um trabalho muito bom de level design, não que eu entenda muito disso, mas eu percebo que sempre tem desafios e padrões diferentes no decorrer das fases e a dificuldade vai progredindo.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Cara, muito legal o jogo. Ainda não consegui terminar e esse é um dos motivos que me fez gostar dele!

Assim como outros jogos seus que já vi aqui no grupo, acho que você um trabalho muito bom de level design, não que eu entenda muito disso, mas eu percebo que sempre tem desafios e padrões diferentes no decorrer das fases e a dificuldade vai progredindo.

Opa, valeu, eu acho que tenho ainda um longo caminho no level design, mas faço um esforço em aprender nesse sentido: vejo vídeos explicando, e quando jogo algum game dos vgs clássicos não consigo não ficar reparando no level designo do game, o que funciona e o que não funciona, é uma pesquisa e aprendizado.

Tenho tentado manter as coisas simples pro level design, mas sempre adicionando um elemento de level design de cada vez, a cada tela, e fazendo arranjos (juntando) entre esses elementos. Sempre pensando em ensinar ao jogador as regras do jogo (por que fazer o jogo parece ser propor regras ao jogador e convencer ele a aceitar o desafio dentro daquelas regras propostas). Nem me arrisco a inovar muito ainda (criar um novo gameplay), acho que ainda dá pra explorar gameplays manjados cm novas narrativas.

E com narrativa me refiro a textos, esses tento usar o mínimo. Game, além de regras com as quais você interage, também é áudio visual, e como tal é legal de se fazer isso articulando imagens e sons. Sendo mais claro: nunca repetir no texto aquilo que já está na imagem e nos sons, evitar esse tipo de redundância. Também, construir a narrativa em camadas, desde a mais óbvia (a historinha, o argumento) até camadas mais subjetivas (filosóficas, existenciais, psicológicas).
________________
Edit:
Tava aqui pensando em algo pra falar do level design e pensei nos "colectives", nos itens que você coleta e ganha pontos. Eu conheço gente que abomina completamente esse tipo de recurso num game, já me falaram que acham muito "articifical". Hora, eu não vejo problemas nisso, até por que tudo num game é "artificial". Um game é um mundo artificial, que saiu da cabeça de alguém.

Antes de existir o game é uma "tela em branco". O desenvolvedor pensa no game (ou na sua essência), e criar um pequeno universo, com personagens e regras. Essas regras são "artificiais", não são as regras no nosso mundo real. Se for um game com desafios simples, itens pra coletar são um recurso válido.

Dito o acima, eu tenho feito o seguinte com esses itens: eles servem pra dar uma dificuldade extra para os jogadores que querem coletar todos os itens. Se você jogar o Devwill Too Prologue sem tentar pegar os itens, e sem tentar matar os inimigos (ambas as ações que aumentam seu score), a não ser em duas partes que você não passa sem matar eles, você vai com certeza chegar mais longe. Mas, matando os inimigos há uma dificuldade maior (seria o Normal). Tentando pegar todos os cristais você adiciona mais um pouco a essa dificuldade (seria o Hard mode). E fazendo tudo isso e ainda tentando fazer combos pra ganhar pontos extras dai você já tá jogando no "Expert mode".

Então esses elementos são de game design na verdade (não de level design), mas que vão definir como fazer o level design (escolher o local destes elementos todos de forma a fazer uma dificuldade progressiva). O jogador pode nem perceber conscientemente, mas de forma inconsciente (e pra quem joga esses games a muitos anos de forma instintiva) vai saber dessas coisas que falei no parágrafo acima.

Bom, tudo isso que eu falei eu não domino, to muito longe disso, mas tenho parado pra pensar e feito o esforço em medir e graduar essas cosias no desenvolvimento do game.
 
Ultima Edição:

Leandro Dotta

Supra-sumo
Mensagens
35
Reações
62
Pontos
188
Dito o acima, eu tenho feito o seguinte com esses itens: eles servem pra dar uma dificuldade extra para os jogadores que querem coletar todos os itens. Se você jogar o Devwill Too Prologue sem tentar pegar os itens, e sem tentar matar os inimigos (ambas as ações que aumentam seu score), a não ser em duas partes que você não passa sem matar eles, você vai com certeza chegar mais longe. Mas, matando os inimigos há uma dificuldade maior (seria o Normal). Tentando pegar todos os cristais você adiciona mais um pouco a essa dificuldade (seria o Hard mode). E fazendo tudo isso e ainda tentando fazer combos pra ganhar pontos extras dai você já tá jogando no "Expert mode".

Concordo muito com isso. Acho muito mais interessante esse tipo de abordagem ao se pensar no nível de dificuldade do jogo, ainda mais se esses elementos estiverem contextualizados e bem encaixados na proposta do dele. Acho isso muito mais interessante do que aquele esquema meio padrão de colocar opções "fácil", "normal" e "difícil" que muitas vezes só mudam alguns parâmetros como quantidade de vida dos inimigos, valor do dano etc.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Ta indo muito bem cara, meus parabéns pelo trampo.
Me lembrou muito o Felix the Cat do NES:


Felix%20the%20Cat%20(U).png
 


Topo Fundo