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Olá,
Decidi criar esse tópico para registrar minha jornada na criação do meu primeiro jogo completo.
Terei dificuldades, pode levar muito tempo, mas de algum lugar a gente tem que partir.
Sempre tive muita dificuldade de levar um projeto pra frente, talvez seja por trabalhar sozinho, sei lá. O fato é que na maioria das vezes eu largo as coisas no meio por puro desânimo, procrastinação, mudança de foco, etc.
Então decidi criar esse tópico para tornar pública essa minha nova jornada, e talvez dessa forma manter o foco e motivação até o fim (demore o tempo que for).
Vou detalhar mais minha relação com a criação de jogos em spoiler abaixo, quem não tiver paciência pula.
Objetivos iniciais:
Progresso/Updates:
Decidi criar esse tópico para registrar minha jornada na criação do meu primeiro jogo completo.
Terei dificuldades, pode levar muito tempo, mas de algum lugar a gente tem que partir.
Sempre tive muita dificuldade de levar um projeto pra frente, talvez seja por trabalhar sozinho, sei lá. O fato é que na maioria das vezes eu largo as coisas no meio por puro desânimo, procrastinação, mudança de foco, etc.
Então decidi criar esse tópico para tornar pública essa minha nova jornada, e talvez dessa forma manter o foco e motivação até o fim (demore o tempo que for).
Vou detalhar mais minha relação com a criação de jogos em spoiler abaixo, quem não tiver paciência pula.
O início
Sempre fucei em programas de criação de jogos desde muito novo, Eclipse, RPG maker, etc. mas sempre como curioso, nunca fiz nada de concreto.
Até que em março do ano passado, a empresa deu férias coletivas pra todos por conta do covid e fiquei em casa coçando...
Dai comecei a fuçar no Unity, vendo aulas no youtube e mexendo na prática. Achei incrível, acessível e bem simples até.
Seguindo essas vídeo aulas consegui fazer um jogo completo de plataforma com 4 fases.
O Unity é incrível, consegui facilmente criar física de colisão, gravidade (inverter a gravidade também), empurrar caixas, apertar botão, liberar golpes, inimigos, etc.
A queda
Peguei covid em junho, eu e minha esposa ficamos de cama por umas duas semanas, bem zoados mesmo.
me recuperando do covid perdi totalmente o foco, larguei meus planos de criar um novo jogo, tinha até umas ideias anotadas... mas desisti de tudo.
O renascer
Na última sale da Steam no fim do ano comprei alguns jogos e tal, no meio deles estava o Stardew Valley.
Achei um dos jogos mais incríveis que já joguei, graficamente simples, mecanicamente complexo.
A cada minuto jogando, testando as mecânicas e tal, eu falava pra mim mesmo: "nossa, eu sei como fazer essa mecânica na Unity" ou "se adicionasse tal mecânica em um jogo com outra proposta seria incrível".
E desde que comecei a jogar esse Stardew Valley não passo um dia sem pensar em voltar a criar e até quem sabe publicar alguma coisa.
Sempre fucei em programas de criação de jogos desde muito novo, Eclipse, RPG maker, etc. mas sempre como curioso, nunca fiz nada de concreto.
Até que em março do ano passado, a empresa deu férias coletivas pra todos por conta do covid e fiquei em casa coçando...
Dai comecei a fuçar no Unity, vendo aulas no youtube e mexendo na prática. Achei incrível, acessível e bem simples até.
Seguindo essas vídeo aulas consegui fazer um jogo completo de plataforma com 4 fases.
O Unity é incrível, consegui facilmente criar física de colisão, gravidade (inverter a gravidade também), empurrar caixas, apertar botão, liberar golpes, inimigos, etc.
A queda
Peguei covid em junho, eu e minha esposa ficamos de cama por umas duas semanas, bem zoados mesmo.
me recuperando do covid perdi totalmente o foco, larguei meus planos de criar um novo jogo, tinha até umas ideias anotadas... mas desisti de tudo.
O renascer
Na última sale da Steam no fim do ano comprei alguns jogos e tal, no meio deles estava o Stardew Valley.
Achei um dos jogos mais incríveis que já joguei, graficamente simples, mecanicamente complexo.
A cada minuto jogando, testando as mecânicas e tal, eu falava pra mim mesmo: "nossa, eu sei como fazer essa mecânica na Unity" ou "se adicionasse tal mecânica em um jogo com outra proposta seria incrível".
E desde que comecei a jogar esse Stardew Valley não passo um dia sem pensar em voltar a criar e até quem sabe publicar alguma coisa.
Objetivos iniciais:
- ser um jogo de RPG
mundo aberto (estilo Stardew Valley)Interação total com casas / carros / robôs (dependendo da temática)- pixel art
- NPC's bem desenvolvidos (personalidade, passado, vontades, rotinas, etc.)
- cenário destrutível
- locais escondidos no mapa para liberar (estilo Skyrim)
- o jogo será dividido em dois gameplays ao estilo Cuphead:
- visão de mapa onde será possível andar pela cidade, descobrir itens e falar com NPC's.
- visão de plataforma acessada por locais específicos no mapa. Essas fases terão bosses, inimigos comuns e itens para coletar.
- a visão única de mapa (tipo Stardew Valley) foi abandonada pois a experiência seria monótona, o acréscimo das fases em plataforma busca uma experiência mais dinâmica com mais ação.
Progresso/Updates:
- Concepção da ideia
- Conceitos principais
- Cyberpunk; RPG; Open word; Pixel art.
- Elaborando personagens e história principal
- Algumas personagens definidas (redigindo background)
- Cada personagem terá um background humano e um background máquina
- Cada máquina terá características únicas com possibilidade de programações diferentes
- Haverá sistemas operacionais que possibilitaram habilidades diferentes
- será possível coletar pontos para upgrade de habilidades (IA Points): Hack, Damage, Speed e Life
- Conceitos principais
- Documentação
- Prototipação
- Desenvolvimento
- Testes
- Validações
- Lançamento
Ultima Edição: