O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dica de Livro sobre VBA

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
Eu, por motivos profissionais, estava precisando aprender a programar macros com VBA no Access? Alguém tem algum livro pra indicar, onde eu posso aprender o básico e que me sirva de material de consulta rápida e offline?
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Cara, esse caminho de desenvolvimento não é muito utilizado, se o negócio crescer tu vai ter que migrar tudo pra outra solução mais moderna, tendo todos os problemas de migração.

Veja se não é o caso de fazer um APP .net MVC. (Muito simples de se aprender, bem aceito no mercado).
Quem sabe não é bacana vc utilizar até um SharePoint...

Claro que é necessário estudar seu cenário pra ver qual a melhor solução, mas dificilmente vejo como uma boa ideia (principalmente a longo prazo) continuar o desenvolvimento em cima do Access.

Depois quando o Access não for mais viável pra vocês, dependendo do quanto foi desenvolvido dentro dele, pode ser uma migração muito dolorosa, tanto em termos de estresse quanto dinheiro.

Quem sabe não é o momento de migrar pra outra tecnologia enquanto você ainda não tem as macros pra migrar...
Se precisar de ajuda estamos à disposição.

Não tem nem suporte pra plataforma de addins da microsoft: https://docs.microsoft.com/en-us/office/dev/add-ins/
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
Eu até gostaria de aprender outras linguagens.
Mas o meu cenário atual infelizmente está me demandando esse tipo de conhecimento. Eu até achei alguns livros aleatórios na internet, mas não faço ideia de qual seria bom ou ruim.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
960
Reações
2.635
Pontos
684
Mas o meu cenário atual

E qual seu cenário atual? Escritório de engenharia, freelancer, contabilidade... ?

Já tem alguma demanda? O ciclo humano de desenvolvimento intelectual:

Água bate na bunda -> aprende a nadar

E particularmente o VBA tem um poder de fogo baixo. Em um setor contábil corriqueiro, os problemas tem o tamanho de uma maçã, e com o VBA é tipo tu atirar com uma pistola.

Em um setor de desenvolvimento tecnológico, os BOs são do tamanho de um tanque e sua arma vai fazer no máximo um arranhão.

Dá é vontade de rir de algumas propagandas de video-cursos onde se mostram tabelas de Excel monstruosas, com controle de vendas e a porra toda. Gastam fácil 100 ou 200 horas para se fazer um monstro desses.

Se o gestor tiver dois tico-e-teco na cabeça, aloca 90% desse recurso para treinamento em uma linguagem robusta (Python, Javascript, e até PHP, HTML) e com o restante desenvolve-se um sistema mais simplista, "on target". Só que desta vez você estará armado com uma bazuca para a próxima demanda que vier.

Pensa bem como tu investe o recurso tempo. Como dica, comece com um problema e tente-o resolver com material online mesmo, Stack Overflow e YouTube, por exemplo. Avalie o seu desenvolvimento em um prazo curso, tipo 1 semana, e decida a estratégia de aprendizado (comprar mesmo um livro, etc).
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703

Eu fiz esse curso aí e gostei, me tirou do zero até o suficiente pra ver que VBA é um put* bagulho travado.
Tem esse outro também, que é grátis:


Não cheguei a fazer mas ouvi bons relatos de colegas.

De livro tem um bacana do Julio Cesar:


Tá disponível até a página 77 pra visualização.
 
Ultima Edição:


Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
Trabalho em banco.
Não podemos navegar livremente na internet, nem instalar o que quiser. É tudo bloqueado.
Pra automatizar tarefas repetitivas, o que nos sobra é VBA apenas. E o Access fica melhor pro tipo de coisa que fazemos que o Excel.
Como não podemos navegar na internet, eu tava atrás de um livro, justamente pra ter uma forma rápida de consulta offline.
 
Topo Fundo