O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dicas de Cursos/engines pra um pré-adolescente? [+Mim Ajudem]

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.867
Reações
21.146
Pontos
1.434
Fala galera.

Tenho um primo (13 anos) que diz estar doido pra começar a fazer joguinhos.

Ele tem alguma experiência em Java pq ele insistiu MUITO pra que eu comprasse um livro de programação pra ele, e foi o que achei por 20 pilas num sebo (achando que ele ia só pegar o livro e deixar de lado). Fui lá na casa do pai dele, instalei o java, baixei uma IDE, ensinei a fazer um Hello World e umas 2 semanas depois ele conseguiu fazer uma calculadora (em texto, nada de interface).

Pandemia eu não vi o moleque por motivos de... pandemia.

Aí ontem ele me manda uma mensagem no Zap do pai dele (meu tio) falando que quer um livro novo, mas de programação pra jogos.

Pensei em alguma coisa tipo Udemy ou Coursera, mas:
  • O curso tem que ser pra iniciantes, senão ele vai me tumultuar o tanto que tumultuou nas férias de 2019 (quando dei o livro pra ele)
  • De preferência em Pt-Br, já que ele mal arranha inglês
  • Se possível, baratinho - afinal de contas o $$ não está sobrando por assim dizer

Alguém me indica alguma coisa?
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Acho que seria melhor ele fazer um curso logo de desenvolvimento de software.

Mas isso sou só eu.

Assim ele vai aprender a desenvolver vários tipos de softwares de varios fins.

Aí depois ele poderia pensar em desenvolver jogos, ou ele pode partir para outros fins em software.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
Fala galera.

Tenho um primo (13 anos) que diz estar doido pra começar a fazer joguinhos.

Ele tem alguma experiência em Java pq ele insistiu MUITO pra que eu comprasse um livro de programação pra ele, e foi o que achei por 20 pilas num sebo (achando que ele ia só pegar o livro e deixar de lado). Fui lá na casa do pai dele, instalei o java, baixei uma IDE, ensinei a fazer um Hello World e umas 2 semanas depois ele conseguiu fazer uma calculadora (em texto, nada de interface).

Pandemia eu não vi o moleque por motivos de... pandemia.

Aí ontem ele me manda uma mensagem no Zap do pai dele (meu tio) falando que quer um livro novo, mas de programação pra jogos.

Pensei em alguma coisa tipo Udemy ou Coursera, mas:
  • O curso tem que ser pra iniciantes, senão ele vai me tumultuar o tanto que tumultuou nas férias de 2019 (quando dei o livro pra ele)
  • De preferência em Pt-Br, já que ele mal arranha inglês
  • Se possível, baratinho - afinal de contas o $$ não está sobrando por assim dizer
Alguém me indica alguma coisa?

Só acrescentando o que o @JC Denton disse, peça para ele começar bem do básico para pegar a base de uma lógica de programação e também a estrutura básica de qualquer linguagem de programação (estruturas condicionais, decisão, repetição, etc.)

Tem alguns sites que ensinam a base de programação em PT-BR e depois que o seu primo pegar a manha aí sim pode pensar em brincar de desenvolver jogos



 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.713
Reações
10.770
Pontos
453
Para conceitos básicos de programação e jogos. Em 1 hora seu jogo está pronto.



Programar no android

Quando pegar o jeito pode começar a fazer coisas demoradas. Godot, Unity, Unreal etc. Pode começar com uns cursos free do YouTube, se pegar gosto naturalmente irá aprender linguagem.
Já no mundo real irá fazer formulários o dia inteiro.
 


JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
@JC Denton @mendingo_26

O problema é que o moleque tem 13 anos e não quer mais programar, ele quer fazer joguinhos.

Já até arrumei um curso pra ele de programação quando começou a pandemia (daqueles de 10 pilas na Udemy) e ele viu umas horas e desistiu...

Se o cara não quer mais programar, então é melhor ele desencanar logo dessa ideia de criar jogos.

E olha que nem posso falar muito, porque eu mesmo tive que abandonar essa ideia de programar e modelar, mas por outros motivos...
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
@JC Denton @mendingo_26

O problema é que o moleque tem 13 anos e não quer mais programar, ele quer fazer joguinhos.

Já até arrumei um curso pra ele de programação quando começou a pandemia (daqueles de 10 pilas na Udemy) e ele viu umas horas e desistiu...

@Askeladd vou dar uma olhada nessa parada aí

Se o cara não quer mais programar, então é melhor ele desencanar logo dessa ideia de criar jogos.

E olha que nem posso falar muito, porque eu mesmo tive que abandonar essa ideia de programar e modelar, mas por outros motivos...

Para conceitos básicos de programação e jogos. Em 1 hora seu jogo está pronto.



Programar no android

Quando pegar o jeito pode começar a fazer coisas demoradas. Godot, Unity, Unreal etc. Pode começar com uns cursos free do YouTube, se pegar gosto naturalmente irá aprender linguagem.
Já no mundo real irá fazer formulários o dia inteiro.

Escuta o @JC Denton e o @Askeladd por que a programação envolve tudo no fim das contas, é como se eu dissesse: "Odeio matemática com todas as minha forçass!!" mas preciso fazer contas para entregar o troco certo do pão na padaria.

Fale com o seu primo que programação é ter PACIÊNCIA, é literalmente você tentar resolver qualquer problema, isso vale também para jogos porque nada lá vai ser criado com apenas um click ou arrastando qualquer coisa, dependendo do jogo (futebol por exemplo) ele vai ter que fazer cálculos físicos (colisão) e matemáticos (tempo resposta, variáveis X e Y para jogadores no campo, etc).

A Microsoft lançou um programa para aprender desenvolvimento com Minecraft, é só acessar essa página, algumas partes estão em inglês mas é só meter o Google Translator que dá para estudar tranquilo

Home Page | Minecraft Education Edition
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Escuta o @JC Denton e o @Askeladd por que a programação envolve tudo no fim das contas, é como se eu dissesse: "Odeio matemática com todas as minha forçass!!" mas preciso fazer contas para entregar o troco certo do pão na padaria.

Fale com o seu primo que programação é ter PACIÊNCIA, é literalmente você tentar resolver qualquer problema, isso vale também para jogos porque nada lá vai ser criado com apenas um click ou arrastando qualquer coisa, dependendo do jogo (futebol por exemplo) ele vai ter que fazer cálculos físicos (colisão) e matemáticos (tempo resposta, variáveis X e Y para jogadores no campo, etc).

A Microsoft lançou um programa para aprender desenvolvimento com Minecraft, é só acessar essa página, algumas partes estão em inglês mas é só meter o Google Translator que dá para estudar tranquilo

Home Page | Minecraft Education Edition

É bem por aí mesmo, Mendigão.

Ele precisa entender que desenvolvimento requer SANIDADE, CAPACIDADE, DISPOSIÇÃO, INTEGRIDADE, VONTADE DE APRENDER, e principalmente, ser bom em matemática.

Se o cara for ruim ou pessimo, a única coisa que ele vai conseguir é desenvolver sistema de padaria.
E ainda assim não vai vingar, porque quase ninguém precisa mais dessas coisas.

Por isso eu digo, querer jogar ele dentro logo do mundo de jogos vai acabar com ele isolado no futuro.
O melhor é dar a ele logo um curso completo de programação assim ele vai ter mais escopo para desenvolver jogos ou até mesmo para outras coisas.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Olha acredito que o garoto na verdade não liga em aprender programação, mas ele quer aprender programação fazendo alguma coisa que tem interesse, e acho justo, então um curso básico de criação de jogos em que ensina logica junto com a criação de games é disso que ele esta querendo.

Pelo menos é isso que eu entendi, eu procuraria um curso de desenvolvimento de games, na Udemy mesmo, com Unity.

Tem muito curso barato lá, de 20 conto, pq ele vai entender que criar jogo é programar, não existe jogo sem programação. Acho ele, não tem esta visão ainda, então eu faria isso.

Ainda mais com esta idade dele, as 13 anos com tanta informação e dicas de como criar um game que existe hj, este mercado não para de crescer e começar a se interessar bem cedo neste assunto acho muito bom para ele.

E se ele realmente curtir, ai depois de um tempo começo a jogar pequenos desafios para, como por exemplo, pedir para ele criar um Pong, depois um breakout(arcanoid) etc, este tipo de jogos antigos com mecânicas simples, são fáceis de entender e tem muita lógica.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Olha acredito que o garoto na verdade não liga em aprender programação, mas ele quer aprender programação fazendo alguma coisa que tem interesse, e acho justo, então um curso básico de criação de jogos em que ensina logica junto com a criação de games é disso que ele esta querendo.

Eu já não acho que seja bem assim...
Claro que aprender desenvolvimento de software usando games como entrada é uma opção legal, mas o que o @Wastelander falou AO MEU ENTENDER é que o garoto não gosta de programar.

A analogia de matemática e troco de padaria que o @mendingo_26 botou complementa a forma que eu entendi isso.

Pelo menos é isso que eu entendi, eu procuraria um curso de desenvolvimento de games, na Udemy mesmo, com Unity.

Eu já seria mais flexível e começaria aprendendo C++ e depois iria atrás de um curso de Unreal Engine.
É a engine que mais tá crescendo no mercado.

A unity ainda tem sua popularidade, mas Unreal de 2020 pra cá tá vindo com tudo.
Se o foco for 2D, creio que exista Gamemaker.

Tem muito curso barato lá, de 20 conto, pq ele vai entender que criar jogo é programar, não existe jogo sem programação. Acho ele, não tem esta visão ainda, então eu faria isso.

Eu já não confio na ideia de curso barato.
Se um curso é bom, ele nunca é barato e nunca tem atalhos.

Ainda mais com esta idade dele, as 13 anos com tanta informação e dicas de como criar um game que existe hj, este mercado não para de crescer e começar a se interessar bem cedo neste assunto acho muito bom para ele.

Antes de qualquer coisa, Desenvolvimento de Jogos é (exclusivamente) América do Norte e Japão. Com Austrália e Coreia do Sul como coadjuvantes.
Qualquer outra coisa fora desses territórios é loteria.
E se for Hemisfério Sul é LOUCURA ao extremo, chances de existir gente ativa fora do curto prazo é de uma em um milhão.

Há muito esse delirio de que "é um mercado que não para de crescer", isso é um fato, mas esse crescimento é exclusivo de América do Norte e Austrália.
Isso não se extende a outros países.

Falo isso porque no meu tempo de curso técnico soltavam essa pérola e quase todos bombam por não conseguir estágio.
E muitos desses morando longe das grandes capitais, assim como eu...

Tenho motivos pra crer que não é o caso do primo do OP.
Tenho quase certeza que esse mora em SP-Capital ou arredores.
Ou pelo menos tem condições de já começar a idade adulta por lá.

Outro problema do garoto é que ele não sabe inglês, e se ele não sabe inglês, as chances dele entrar no mercado é zero.
Ainda mais considerando que não existe mercado de jogos no Brasil.

Enfim, acho que antes de qualquer coisa temos que tirar essa linha de pensamento de bolha e olhar a realidade ao nosso redor.
Se a ideia dele é fazer isso sem compromisso (sem o projeto de ganhar um salário minimo), ótimo.
Mas se a ideia dele é viver disso, é melhor ele desistir agora ou começar a garantir a migração dele pros EUA/Canadá/Japão a partir dos 18 e não enrolar muito.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu realmente recomendo o @Wastelander a perguntar e muito bem pro primo dele se ele quer isso pra vida dele, ou se ele só quer fazer isso sem compromisso, por curiosidade.
E isso aí não pode deixar isso atrapalhar a vida profissional/social/economica/academica dele em hipotese nenhuma.
Falo isso porque isso ocorreu comigo e acabou da pior forma possivel.

Então falo isso mais por preocupação do que por qualquer outra coisa, ainda mais considerando que ele é adolescente, e já dizia o Nando Moura que "Ser Adolescente é uma m****".

Se a intenção dele for atuar de forma profissional, não tem pra onde fugir, é ele começar a garantir uma migração pra fora do país, ele pode até começar a vida profissional dele em SP, mas pra viver disso é migrar pros EUA/Canadá/Japão o mais rápido possível ou migrar pros EUA/Canadá/Japão o mais rápido possível.
 
Ultima Edição:

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Eu já não acho que seja bem assim...
Claro que aprender desenvolvimento de software usando games como entrada é uma opção legal, mas o que o @Wastelander falou AO MEU ENTENDER é que o garoto não gosta de programar.

A analogia de matemática e troco de padaria que o @mendingo_26 botou complementa a forma que eu entendi isso.



Eu já seria mais flexível e começaria aprendendo C++ e depois iria atrás de um curso de Unreal Engine.
É a engine que mais tá crescendo no mercado.

A unity ainda tem sua popularidade, mas Unreal de 2020 pra cá tá vindo com tudo.
Se o foco for 2D, creio que exista Gamemaker.



Eu já não confio na ideia de curso barato.
Se um curso é bom, ele nunca é barato e nunca tem atalhos.



Antes de qualquer coisa, Desenvolvimento de Jogos é (exclusivamente) América do Norte e Japão. Com Austrália e Coreia do Sul como coadjuvantes.
Qualquer outra coisa fora desses territórios é loteria.
E se for Hemisfério Sul é LOUCURA ao extremo, chances de existir gente ativa fora do curto prazo é de uma em um milhão.

Há muito esse delirio de que "é um mercado que não para de crescer", isso é um fato, mas esse crescimento é exclusivo de América do Norte e Austrália.
Isso não se extende a outros países.

Falo isso porque no meu tempo de curso técnico soltavam essa pérola e quase todos bombam por não conseguir estágio.
E muitos desses morando longe das grandes capitais, assim como eu...

Tenho motivos pra crer que não é o caso do primo do OP.
Tenho quase certeza que esse mora em SP-Capital ou arredores.
Ou pelo menos tem condições de já começar a idade adulta por lá.

Outro problema do garoto é que ele não sabe inglês, e se ele não sabe inglês, as chances dele entrar no mercado é zero.
Ainda mais considerando que não existe mercado de jogos no Brasil.

Enfim, acho que antes de qualquer coisa temos que tirar essa linha de pensamento de bolha e olhar a realidade ao nosso redor.
Se a ideia dele é fazer isso sem compromisso (sem o projeto de ganhar um salário minimo), ótimo.
Mas se a ideia dele é viver disso, é melhor ele desistir agora ou começar a garantir a migração dele pros EUA/Canadá/Japão a partir dos 18 e não enrolar muito.
Tudo bem, cada um tem, sua opinião no mercado.

Sobre a engine em si, tanto faz eu começaria com Unity acho C# mais amigavel do que C++, e a UE é a melhor mesmo, ele vem crescendo mais por causa dos Blueprints que é uma programação visual. mas como falei cada um tem sua opinião neste assunto.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.867
Reações
21.146
Pontos
1.434
Olha acredito que o garoto na verdade não liga em aprender programação, mas ele quer aprender programação fazendo alguma coisa que tem interesse, e acho justo, então um curso básico de criação de jogos em que ensina logica junto com a criação de games é disso que ele esta querendo.

Pelo menos é isso que eu entendi, eu procuraria um curso de desenvolvimento de games, na Udemy mesmo, com Unity.

Tem muito curso barato lá, de 20 conto, pq ele vai entender que criar jogo é programar, não existe jogo sem programação. Acho ele, não tem esta visão ainda, então eu faria isso.

Ainda mais com esta idade dele, as 13 anos com tanta informação e dicas de como criar um game que existe hj, este mercado não para de crescer e começar a se interessar bem cedo neste assunto acho muito bom para ele.

E se ele realmente curtir, ai depois de um tempo começo a jogar pequenos desafios para, como por exemplo, pedir para ele criar um Pong, depois um breakout(arcanoid) etc, este tipo de jogos antigos com mecânicas simples, são fáceis de entender e tem muita lógica.

Pois é, estou justamento de olho nuns cursos desses e 'presentear' ele de Natal... só não sei se vou de Unity, Gamemaker ou UE.

Eu já não acho que seja bem assim...
Claro que aprender desenvolvimento de software usando games como entrada é uma opção legal, mas o que o @Wastelander falou AO MEU ENTENDER é que o garoto não gosta de programar.

De acordo com ele, ele gosta de programar. Só está de saco cheio dos exercícios do livro que comprei pra ele. E, lógico, ainda está cheirando a leite e não faz ideia do que realmente gosta.


Antes de qualquer coisa, Desenvolvimento de Jogos é (exclusivamente) América do Norte e Japão. Com Austrália e Coreia do Sul como coadjuvantes.
Qualquer outra coisa fora desses territórios é loteria.
E se for Hemisfério Sul é LOUCURA ao extremo, chances de existir gente ativa fora do curto prazo é de uma em um milhão.

Há muito esse delirio de que "é um mercado que não para de crescer", isso é um fato, mas esse crescimento é exclusivo de América do Norte e Austrália.
Isso não se extende a outros países.

Falo isso porque no meu tempo de curso técnico soltavam essa pérola e quase todos bombam por não conseguir estágio.
E muitos desses morando longe das grandes capitais, assim como eu...

Tenho motivos pra crer que não é o caso do primo do OP.
Tenho quase certeza que esse mora em SP-Capital ou arredores.
Ou pelo menos tem condições de já começar a idade adulta por lá.

Outro problema do garoto é que ele não sabe inglês, e se ele não sabe inglês, as chances dele entrar no mercado é zero.
Ainda mais considerando que não existe mercado de jogos no Brasil.

Enfim, acho que antes de qualquer coisa temos que tirar essa linha de pensamento de bolha e olhar a realidade ao nosso redor.
Se a ideia dele é fazer isso sem compromisso (sem o projeto de ganhar um salário minimo), ótimo.
Mas se a ideia dele é viver disso, é melhor ele desistir agora ou começar a garantir a migração dele pros EUA/Canadá/Japão a partir dos 18 e não enrolar muito.

Eu realmente recomendo o @Wastelander a perguntar e muito bem pro primo dele se ele quer isso pra vida dele, ou se ele só quer fazer isso sem compromisso, por curiosidade.
E isso aí não pode deixar isso atrapalhar a vida profissional/social/economica/academica dele em hipotese nenhuma.
Falo isso porque isso ocorreu comigo e acabou da pior forma possivel.

Então falo isso mais por preocupação do que por qualquer outra coisa, ainda mais considerando que ele é adolescente, e já dizia o Nando Moura que "Ser Adolescente é uma m****".

Se a intenção dele for atuar de forma profissional, não tem pra onde fugir, é ele começar a garantir uma migração pra fora do país, ele pode até começar a vida profissional dele em SP, mas pra viver disso é migrar pros EUA/Canadá/Japão o mais rápido possível ou migrar pros EUA/Canadá/Japão o mais rápido possível.
Sei lá se ele vai querer trabalhar com isso. Até pq esse negócio de escolher profissão ainda criança nunca dá certo.

Mas se o moleque está curioso (e eu posso ajudar), acho que não faz mal. Mas entendo (e agradeço) sua opinião =)

E não, ele não mora em SP (nem eu). Interior de GO no caso dele.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Pois é, estou justamento de olho nuns cursos desses e 'presentear' ele de Natal... só não sei se vou de Unity, Gamemaker ou UE.



De acordo com ele, ele gosta de programar. Só está de saco cheio dos exercícios do livro que comprei pra ele. E, lógico, ainda está cheirando a leite e não faz ideia do que realmente gosta.





Sei lá se ele vai querer trabalhar com isso. Até pq esse negócio de escolher profissão ainda criança nunca dá certo.

Mas se o moleque está curioso (e eu posso ajudar), acho que não faz mal. Mas entendo (e agradeço) sua opinião =)

E não, ele não mora em SP (nem eu). Interior de GO no caso dele.
Foi o que eu imaginei então, ele curte programação, mas ele quer desenvolver isso fazendo uma coisa que curte e acho justo isso.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Sobre a engine em si, tanto faz eu começaria com Unity acho C# mais amigavel do que C++, e a UE é a melhor mesmo, ele vem crescendo mais por causa dos Blueprints que é uma programação visual. mas como falei cada um tem sua opinião neste assunto.

Pode ser.
Só pensei na UE por ser algo mais aberto e completo.
Mas como eu não sei o que o garoto tem em mente de modo geral, foi mais por advinhar mesmo.

Sei lá se ele vai querer trabalhar com isso. Até pq esse negócio de escolher profissão ainda criança nunca dá certo.

Na verdade foi-se o tempo em que as pessoas escolhiam profissão. Essa regra não é só para quem está em período de educação básica e intermediaria.

Hoje os mais espertos e os que precisam de dinheiro vão fazer aquilo que tem demanda e te dê um minimo de base para crescer.
Ainda mais agora que cada vez mais tem gente passando fome ou se afundando em dividas (mais por falta de cuidado do que por excesso de consumo).

Mas se o moleque está curioso (e eu posso ajudar), acho que não faz mal. Mas entendo (e agradeço) sua opinião =)

Talvez por ele ser mais novo, as chances disso acabar em dor de cabeça são menores.
Não sei porque quando eu era adolescente não tive essa oportunidade.

E não, ele não mora em SP (nem eu). Interior de GO no caso dele.

Então eu só digo que se ele tiver a ideia de atuar profissionalmente (o que agora começo a crer que não, agora to achando que talvez seja só curiosidade pra saber os processos e cia) já se prepare para faze-lo ter pé no cháo.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.941
Pontos
453
O muleke tem 13 anos gente, pelo amore de dios...
Que C, C# ou Java nada.
Dá um Construct ou Scratch (como falaram acima), vê algo nessa pegada. Ele tem que pegar gosto primeiro.
O foda de C/C++ é que vc tem uma curva de aprendizagem terrivel e desanimadora pra iniciantes.
 
Topo Fundo