O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dicas para um NOOB dar entrada no primeiro imóvel

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.307
Reações
31.241
Pontos
1.319
Tô na mesma. Moro de aluguel há 2 anos e o proprietário me pediu o imóvel.
Nesses últimos anos juntei uma grana, é pouco, mas tô começando a estudar a possibilidade de compra. Financiamento era algo que eu não queria nem pra porra, mas vou fazer umas simulações pra ver de qualé.

Acho que o maior problema de comprar o apartamento tá relacionado ao fato de você querer vender e não conseguir.
Às vezes você compra um apartamento um pouco mais antigo, por causa do preço, e aí na hora de se desfazer não consegue. Tive uma experiência ruim quando meu pai tentou vender o imóvel dele - comprou um antigo, pôs ele abaixo, reformou tudo. Na hora de vender, o prédio antigo afastava os compradores.
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
É ilusão achar que imóvel financiado é de sua propriedade. Não é, é do banco. Ele só é seu depois de quitado. E se financiou, ao final deu pra comprar dois ou mais do mesmo imóvel.

É burrice extrema financiar, isso é beabá de educação financeira. Viva de aluguel e junte dinheiro para comprar à vista ou seja escravo (como a maioria) de más decisões financeiras.

Elaborando um pouco mais, seguindo essa cartilha dos bons hábitos financeiros, eu comprei à vista um apartamento de alto padrão em SP capital, bairro nobre, com 30 anos (juntei desde que comecei a trabalhar, aos 20), e sobrou dinheiro para eu comprar mais dois à vista se eu quisesse. Isso foi fruto de guardar e investir dinheiro. Se, ao contrário disso, eu tivesse optado por financiar, eu teria pago dois ou mais apartamentos ao final do financiamento e ainda estaria apertado, sem dinheiro nenhum rendendo para mim.

Entendo que tu juntou 1 milhão em 10 anos, é isso?
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
O mago dos investimentos tinha 3 milhoes e comprou um ap de 1 milhao? nao era melhor alugar por 10k por mes um ap luxuoso e deixar 2.990.000 rendendo?

kkkkkkkkkk

E outra, nem todo mundo consegue morar com os pais e ter suas contas bancadas até os 30 pra guardar grana, tem gente que sai mais cedo de casa, ai tem que se virar.


Não, o ideal seria alugar por 2500 a 3500 por mês e deixar o dinheiro rendendo. Desta maneira, em vez de 20.000 eu estaria recebendo hoje por volta de 30.000 de rendimentos. Essa seria a escolha inteligente, financeiramente falando.

No entanto, optei comprar por motivos que não eram financeiros. Isso que é importante. Sou totalmente ciente que foi uma opção financeiramente totalmente errada, mas não tem problema. Imóvel não é investimento.

Quanto a morar com os pais, por que você assume isso cara? Eu escrevi que vivi de aluguel por 1500 ao mês para juntar dinheiro, mesmo meu trabalho permitindo muito mais. Nunca vivi com meus pais depois dos 20 e casei cedo. Larga essa inveja cara.
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Cacete mano não é possível.

No aluguel você paga por volta de 0,3% a 0,4% do valor do imóvel por mês. Se você pega um imóvel de valor baixo, esse valor é ridículo. O resto você investe. No financiamento, você paga o valor mensal e mais o juros, que são super altos.

se você pega o que sobrou da diferença entre o que você pagaria de aluguel e de financiamento, e aplica todo mês, no final do mesmo período, você compra um melhor imóvel à vista e ainda sobra muito dinheiro rendendo.

De que período tu estás falando? Isso é completamente relativo...
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Entendo que tu juntou 1 milhão em 10 anos, é isso?

Claro que não, senão nunca compraria o imóvel. Besteira queimar todo patrimônio com imóvel, que não é investimento. Se você prestar atenção, viu que quando eu comprei em 2018 eu tinha 3 vezes o valor do imóvel. Ou seja, sobrou dinheiro investido.

Outra coisa. Imóvel próprio é uma obsessão de brasileiro. Saindo pouco do país vemos que é muitíssimo comum e preferível viver de aluguel.

Sou da opinião que se não puder comprar, não financie. Se puder comprar, pense duas vezes.
 


werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Claro que não, senão nunca compraria o imóvel. Besteira queimar todo patrimônio com imóvel, que não é investimento. Se você prestar atenção, viu que quando eu comprei em 2018 eu tinha 3 vezes o valor do imóvel. Ou seja, sobrou dinheiro investido.

Outra coisa. Imóvel próprio é uma obsessão de brasileiro. Saindo pouco do país vemos que é muitíssimo comum e preferível viver de aluguel.

Sou da opinião que se não puder comprar, não financie. Se puder comprar, pense duas vezes.

Eu fiz a pergunta antes de ler todas as postagens.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Já parou pra pensar que quem financia é pq não quer ficar se mudando a cada 2, 3 anos devido ao aluguel? Então falar que é burrice é um pouco de burrice, não?

E amigo, na boa? Não dá pra usar 1 como régua, se você já pagava 1500 reais de aluguel com 20 anos, isso só quer dizer que você teve bom estudo/cursos pra conseguir bom emprego que pagasse bem E ainda sobrar grana pra guardar ou investir, vc sabe que investindo 100 reais por mês por 10 anos não dá esse montante aí. Nem todo mundo tem uma família estruturada que não precisa dar uma força financeira E ainda consegue guardar grana. Agora só falta falar que era um fudido sem pai e mãe. Flw primo rico!
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Melhor resposta possível.

Tem gente que nao entende o contexto das pessoas e nem quer entender e fica enjaulado nessa de "more de aluguel e invista pra compra a vista depois".

Alguém tem noção do que é uma família ganhando 3mil reais por mês conseguir juntar 200 mil pra comprar um imóvel a vista? Fala sério...

se essa família entrar em um financiamento e algo der errado, o risco de perder tudo é alto
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
É o risco de você ter algo 10 anos antes, ou guarda e compra a vista ou financia e corre risco, mas se for bem estudado não dá nada. Eu tbm fiquei com medo qdo fui comprar meu primeiro imóvel, mas dps q vc tá dentro já era. Na pior das hipoteses, vende abaixo pra vender rapido e recomeça.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Já parou pra pensar que quem financia é pq não quer ficar se mudando a cada 2, 3 anos devido ao aluguel? Então falar que é burrice é um pouco de burrice, não?

E amigo, na boa? Não dá pra usar 1 como régua, se você já pagava 1500 reais de aluguel com 20 anos, isso só quer dizer que você teve bom estudo/cursos pra conseguir bom emprego que pagasse bem E ainda sobrar grana pra guardar ou investir, vc sabe que investindo 100 reais por mês por 10 anos não dá esse montante aí. Nem todo mundo tem uma família estruturada que não precisa dar uma força financeira E ainda consegue guardar grana. Agora só falta falar que era um fudido sem pai e mãe. Flw primo rico!

Poxa, que lógica hein. O jeito é se enforcar pro resto da vida mesmo, endividar-se, fazer o que né. Seria uma boa já aproveitar e meter uns 5 filhos, aí já fecha o pacote br completo.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.215
Reações
47.246
Pontos
1.599
Pra esses "jênios" que dizem que financiar é burrice e não vale a pena, que o negócio é alugar e guardar dinheiro, tenho uma pergunta.

Porque viver de aluguel se, por exemplo, na cidade em que moro o aluguel de um AP básico é mais caro que o financiamento do mesmo?

"ahh, mas como asssim aluguel mais caro que financiamento?" Simples, acredito que pelo menos por aqui deva ser bastante comum pessoas que não consigam financiar imóvel, seja por falta de comprovação de renda ou nome sujo, daí essas pessoas estão presas ao aluguel, não tem outra alternativa.

Então fica assim, financiamento gira em torno de 600-700 reais, aluguel gira em torno de 800-900. Estou tentando entender a lógica por trás de viver de aluguel neste caso e juntar dinheiro. Me iluminem com vossa sabedoria.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Poxa, que lógica hein. O jeito é se enforcar pro resto da vida mesmo, endividar-se, fazer o que né. Seria uma boa já aproveitar e meter uns 5 filhos, aí já fecha o pacote br completo.

kkkkkkkkkk, cara, concordo com você em partes, na real em muita coisa, mas cada um tem um jeito de pensar, não dá pra falar que fulano é burro por fazer isso ou aquilo (apesar da gente pensar as vezes). Eu por exemplo não tenho filhos, e se for ter, só daqui alguns anos, praticamente vou ser avô, mas tem gente que tem filhos e tá tudo certo, e as vezes nao sobra uma grana pra investir, e ficar mudando de casa direto com filho é osso.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.101
Reações
4.493
Pontos
343
E deixo aqui um adendo:

Nesses 5 anos meu apartamento valorizou 60 mil, inclusive tive que pagar imposto por causa disso...

Financiei em 25 anos no modo SAC, sempre que posso pago o valor do mês e o ultimo vencimento, usei meu FGTS uma vez que diminuiu 4 anos de prestação...

Seguindo essa forma e se tudo der certo planejo quita-lo em uns 10 anos. Estou preso a vida inteira onde?

Planejamento...
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Eu e a patroa estamos pensando em sair do aluguel e comprar algo para nós. Algo em torno de no máximo 350 - 400 k, e já achamos as opções. Aí surgem as dúvidas, mas o que posso praticamente afirmar é que será pela CAIXA pela popularidade e bagagem da mesma.

  • Todo e qualquer imóvel a venda pode ser financiado pela Caixa ?
  • Qual o menor sinal que posso dar ?
  • É melhor financiar como pessoa física ou jurídica ? Vantagens e desvantagens ?
Entre outras dúvidas que seriam interessantes eu ter conhecimento.

Grato a todos, inclusive aos meus desafetos.
Bro, vai em caixa.com.br e usa o simulador.

Lá vc simula pessoa física, pessoa jurídica, imóvel novo, imóvel usado, entradas de tamanho variável, tabela price, tabela SAC, juros pré fixados ou pós fixados, prazos de 15 a 40 anos, ter ou não ter conta na CAIXA, se cabe na sua renda e etc...

Creio que todas as suas dúvidas serão sanadas.

Obs: uma das grandes alegrias da vida é im casal comprar seu imóvel.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
E deixo aqui um adendo:

Nesses 5 anos meu apartamento valorizou 60 mil, inclusive tive que pagar imposto por causa disso...

Financiei em 25 anos no modo SAC, sempre que posso pago o valor do mês e o ultimo vencimento, usei meu FGTS uma vez que diminuiu 4 anos de prestação...

Seguindo essa forma e se tudo der certo planejo quita-lo em uns 10 anos. Estou preso a vida inteira onde?

Planejamento...
Cara, usando fgts a cada 2 anos dá pra matar a divida em menos de 10 ein? Chuto uns 7,8, ou se vc der umas granas no meio do caminho dá pra fazer em 5,6.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Lá no site de simulação da CAIXA tem 12 tipos de financiamento.

Gostaria de saber qual o melhor para pessoa física que já possui conta na caixa.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Pra esses "jênios" que dizem que financiar é burrice e não vale a pena, que o negócio é alugar e guardar dinheiro, tenho uma pergunta.

Porque viver de aluguel se, por exemplo, na cidade em que moro o aluguel de um AP básico é mais caro que o financiamento do mesmo?

"ahh, mas como asssim aluguel mais caro que financiamento?" Simples, acredito que pelo menos por aqui deva ser bastante comum pessoas que não consigam financiar imóvel, seja por falta de comprovação de renda ou nome sujo, daí essas pessoas estão presas ao aluguel, não tem outra alternativa.

Então fica assim, financiamento gira em torno de 600-700 reais, aluguel gira em torno de 800-900. Estou tentando entender a lógica por trás de viver de aluguel neste caso e juntar dinheiro. Me iluminem com vossa sabedoria.

preferência pessoal por risco, custo de transação, preferência por liquidez. Depende dessas coisas basicamente
 

dbs64

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.733
Reações
2.028
Pontos
944
O mago dos investimentos tinha 3 milhoes e comprou um ap de 1 milhao? nao era melhor alugar por 10k por mes um ap luxuoso e deixar 2.990.000 rendendo?

kkkkkkkkkk

E outra, nem todo mundo consegue morar com os pais e ter suas contas bancadas até os 30 pra guardar grana, tem gente que sai mais cedo de casa, ai tem que se virar.

Eu tive que sair de casa cedo, fiquei alguns meses no aluguel, mas logo vi que eu tava perdendo dinheiro. Consegui financiar uma casa pequena com taxa de 4,5%.. hoje eu pago 400 reais de parcela dando risada.

Cada caso é um caso, mas pode ser inviável ficar tantos anos no aluguel juntando dinheiro.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.101
Reações
4.493
Pontos
343
Cara, usando fgts a cada 2 anos dá pra matar a divida em menos de 10 ein? Chuto uns 7,8, ou se vc der umas granas no meio do caminho dá pra fazer em 5,6.

Sim, quando liguei na caixa e simulei a amortização pelo FGTS tomei um susto do tanto de parcela que dava pra quitar, sempre que entra alguma grana a mais também vou la e quito a ultima parcela pois ela é bem barata, mas não da pra fazer muito senão interfere no meu orçamento e fico apertado. Da forma que esta, estou satisfeito e no prazo que planejei... Vale demais a pena!
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Juros sobre juros é uma armadilha que foda você com a força de mil p*rocas.

Recomendo procurar um aluguel mais acessível e juntar a grana, investir esse dindin em algo mais rentável e quando tiver un 70% do valor do imóvel, usar como entrada e financiar o saldo restante na menor quantidade de tempo possível.

Esses financiamentos de 20 ~ 30 anos é coisa de maluco.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.739
Reações
8.982
Pontos
753
Meu exemplo

tenho dois imoveis

um eu moro e o outro esta alugado

o que eu moro faltam 13 mil para quitar eu pago 138 reais de prestação atualmente

o alugado faltam 54 mil reais para quitar e pago 479 reais de prestação atualmente , descontando o condominio e a prestação que pago com a Caixa, me sobram 150 liquidos desse aluguel

Te digo uma coisa , se voce é qualificado profissionalmente ( risco baixissimo de ficar desempregado) e tem uma grana para dar de entrada , agora é a hora de comprar imoveis

vi varios aqui falando que nao estao conseguindo vender os imoveis, mas é bem obvio. O pais ano passado se estabilizou e esse ano irá começar a crescer de forma fragmentada , entao a oferta é muito maior que a demanda.

Ou seja , tem muita gente vendendo e pouca comprando , por isso os bonitoes nao conseguem vender, pois eles estao jogando o preço do imovel de 3 , 4 anos atras

quem tem dinheiro , ainda é o momento de comprar pois os valores estao otimos para os imoveis ( tirando os sem noção que pedem valor alto e nao sabem porque nao vendem)

compra logo ,pois o pais voltará a crescer e o preço dos imoveis tendem a voltar a subir com o tempo
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Pois é. Eu sempre achei 1 imóvel uma boa, até mesmo se a pessoa quer se mudar, ir pra outro estado ou pais, nunca se sabe o que pode acontecer, pelo menos vc tem um teto qdo voltar, e deixa alugado, nem que seja barato, só pra ele pelo menos se pagar, agora, investir em imoveis, isso eu sempre achei furada, sempre vejo pessoal falando que queria ter 5 imoveis e viver de aluguel, alem da dor de cabeça, nao é garantia que os 5 sempre estarao alugados, e qdo nao estiverem, ta perdendo dinheiro, neste caso, prefiro botar em qq aplicacao ou comprar acoes e esperar pingar alguma coisa, sei la.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Lá no site de simulação da CAIXA tem 12 tipos de financiamento.

Gostaria de saber qual o melhor para pessoa física que já possui conta na caixa.
Simula 1 por 1. Dá o resultado em cada um deles. É bem legal e vc já vai sair manjando rapidinho.

De cabeça, pra mim, o melhor hoje seria juro pré fixado, 25 anos de prazo, financiamento SAC, conta e relacionamento com a CAIXA.

Deve ter o melhor custo benefício ou algo próximo disso.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Eu e a patroa estamos pensando em sair do aluguel e comprar algo para nós. Algo em torno de no máximo 350 - 400 k, e já achamos as opções. Aí surgem as dúvidas, mas o que posso praticamente afirmar é que será pela CAIXA pela popularidade e bagagem da mesma.

  • Todo e qualquer imóvel a venda pode ser financiado pela Caixa ?
  • Qual o menor sinal que posso dar ?
  • É melhor financiar como pessoa física ou jurídica ? Vantagens e desvantagens ?
Entre outras dúvidas que seriam interessantes eu ter conhecimento.

Grato a todos, inclusive aos meus desafetos.
Imóvel de 350 mil reais em 20 anos começa pagando 2,9 mil reais por mês.

SBPE (TR), Setor público + conta salário + relacionamento com a CAIXA. Juros de 7,25 ao ano. Baixo mesmo. E mantém independentemente da economia.

Dá 70 mil reais de entrada.

Para efeitos de comparação, se vc financiar em 35 anos dá 2,4 mil por mês. Ou seja, não compensa.

Mudando de TR para IPCA, teus juros baixam para 4% ao ano. Mas só vale se vc confia no Brazil a longo prazo. As prestações vão subir se tiver inflação. Nas mesmas condições da simulação principal dá 2,1 mil por mês.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Essa turminha vai dar muito trabalho na obra do Sr Elton.

Elton acaba de se divorciar e foi chorar suas mágoas com a turma do canteiro de obra em sua luxuosa mansão. Você não pode esperar pelo que essa galera vai aprontar.

Tirson é o mestre de obra e o bonachão da galera. Possui 38 anos e está cheio de gás para colocar muita massa na sua betoneira.

102302

Marivaldo, reboca dentro e fora e faz o acabamento de sua pintura com arte e dedicação.

102304

Josinaldo é conhecido como o "Sr. Pé de Mesa" pois saiu recentemente do sistema prisional e encontrou aconchego no canteiro de obras.

102306

Eh Sr Elton, vai ficar difícil o senhor administrar essa obra hein !? Mas creio que com carinho e um pouco de jogo de cintura, tudo entra "no eixo".

102307

É hoje, após o Cine BAND Especial.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.963
Reações
27.194
Pontos
1.434
Não a toa a lista dos livros mais vendidos está cheio dos coachs financeiros, todo mundo que leu os livros dando os mesmos conselhos.

Dica, eles ficaram ricos dando as dicas para vocês, e não investindo o dinheiro.

Aluguel ta caro bagarai, aí falam pro maluco pagar aluguel e juntar uma grana pra investir, o6 tem problema, não é possivel. A porra do preço do aluguel está o preço da prestação.

Mano, se tem o dinheiro ou o nome, compra seu AP e seja feliz.

Enviado de meu ASUS_X00LD usando o Tapatalk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
Pra esses "jênios" que dizem que financiar é burrice e não vale a pena, que o negócio é alugar e guardar dinheiro, tenho uma pergunta.

Porque viver de aluguel se, por exemplo, na cidade em que moro o aluguel de um AP básico é mais caro que o financiamento do mesmo?

"ahh, mas como asssim aluguel mais caro que financiamento?" Simples, acredito que pelo menos por aqui deva ser bastante comum pessoas que não consigam financiar imóvel, seja por falta de comprovação de renda ou nome sujo, daí essas pessoas estão presas ao aluguel, não tem outra alternativa.

Então fica assim, financiamento gira em torno de 600-700 reais, aluguel gira em torno de 800-900. Estou tentando entender a lógica por trás de viver de aluguel neste caso e juntar dinheiro. Me iluminem com vossa sabedoria.

Eu já pensei em financiar mas toda vez que faço uma simulação ou vou em um banco para ver sempre sai mais caro, ou seja, se hoje eu pago R$ 1200 para morar em um AP de 65m² com 3 quartos eu pagaria esses R$ 1200 para financiar um AP de 45m² com 2 quartos.

E vou falar minha condição real, meu pai faleceu e deixou 5 imóveis para mim, meu irmão e minha mãe, hoje ela tem usufruto total e a grana dos alugueis fica todo para ela, nós não interferimos... Mas bem ou mal eu terei esses imóveis no futuro (que seja daqui 50 anos).

De qualquer jeito não vale a pena financiar não só pelos juros mas por outros problemas que ninguém coloca na hora de comprar, eu como locatário se o AP começar a infiltrar ou der algum problema elétrico (estrutural) quem tem que arrumar é o proprietário, quando o AP ficar "zoado" eu posso simplesmente pintar e vazar para outro mais novo (não é minha responsabilidade dar manutenção ou reformar partes estruturais do imóvel como janelas, tomadas e etc.).

Eu moro de aluguel tem quase 10 anos e meus pais tem essas casas de alguel tem uns 12 anos por aí e te digo : Da mais dor de cabeça para o dono do imóvel do que para o locatário.

Vou até tentar dar um exemplo "bobo", se você tem uma grana para dar entrada em um AP, que seja 30K (tem que juntar alguma coisa para dar de entrada) se você pegar esses 30K e deixar parado na poupança hoje ele vai render uns R$ 120 por aí, esses R$ 120 você pode usar para ajudar o aluguel... Pode não parecer muita coisa, mas além de você ter os 30K guardado para alguma emergência você ainda faz esse dinheiro te ajudar nas contas do mês, melhor do que "queimar" esses 30K na entrada do AP e ainda ter que pagar "suaves" prestações... Aí imagina que você perde o emprego... Cadê os 30K pra ajudar a bancar as contas ? E essa prestação aí que vai atrasar ? Podem pegar seu AP e leiloar, adeus 30K e adeus AP.
 
Ultima Edição:

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.215
Reações
47.246
Pontos
1.599
Eu já pensei em financiar mas toda vez que faço uma simulação ou vou em um banco para ver sempre sai mais caro, ou seja, se hoje eu pago R$ 1200 para morar em um AP de 65m² com 3 quartos eu pagaria esses R$ 1200 para financiar um AP de 45m² com 2 quartos.

E vou falar minha condição real, meu pai faleceu e deixou 5 imóveis para mim, meu irmão e minha mãe, hoje ela tem usufruto total e a grana dos alugueis fica todo para ela, nós não interferimos... Mas bem ou mal eu terei esses imóveis no futuro (que seja daqui 50 anos).

De qualquer jeito não vale a pena financiar não só pelos juros mas por outros problemas que ninguém coloca na hora de comprar, eu como locatário se o AP começar a infiltrar ou der algum problema elétrico (estrutural) quem tem que arrumar é o proprietário, quando o AP ficar "zoado" eu posso simplesmente pintar e vazar para outro mais novo (não é minha responsabilidade dar manutenção ou reformar partes estruturais do imóvel como janelas, tomadas e etc.).

Eu moro de aluguel tem quase 10 anos e meus pais tem essas casas de alguel tem uns 12 anos por aí e te digo : Da mais dor de cabeça para o dono do imóvel do que para o locatário.

Vou até tentar dar um exemplo "bobo", se você tem uma grana para dar entrada em um AP, que seja 30K (tem que juntar alguma coisa para dar de entrada) se você pegar esses 30K e deixar parado na poupança hoje ele vai render uns R$ 120 por aí, esses R$ 120 você pode usar para ajudar o aluguel... Pode não parecer muita coisa, mas além de você ter os 30K guardado para alguma emergência você ainda faz esse dinheiro te ajudar nas contas do mês, melhor do que "queimar" esses 30K na entrada do AP e ainda ter que pagar "suaves" prestações... Aí imagina que você perde o emprego... Cadê os 30K pra ajudar a bancar as contas ? E essa prestação aí que vai atrasar ? Podem pegar seu AP e leiloar, adeus 30K e adeus AP.
Ok, entendi seu caso, mas é em diferente do que citei que acontece por aqui, como disse, por aqui o aluguel costuma ser maior.

Já que você tá considerando despesas de manuntenção de imóvel, poderia considerar despesas de mudanças, montagem/manutenção e etc que se faz toda vez que se muda também, coisa normal de quem vive de aluguel. Só um AC pra se tirar e instalar em outra casa fica caro pra burro...

Tem os prós e contras de cada um, vai do indivíduo, não tem uma regra geral. Como você disse, pra você aí não compensa o financiamento, já aqui na minha área compensa.
 
Topo Fundo