O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dicas para um NOOB dar entrada no primeiro imóvel

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Engraçado que é só alguem postar o quanto ganha, quanto tem e etc pra dar como exemplo ai instantaneamente o cara vira o vilao do topico e alvo da maioria.
Se ele tivesse dado exemplos de valores menores mas explicando exatamente a mesma coisa que ele quis falar ia ser bem diferente.

A pessoa ganhar 1 mil ou 20 mil nao muda nada o fato de que tem que ter educacao financeira.

Qualquer familia pobre por exemplo consegue dar a volta por cima investindo sim, só fazer as contas, que seja 150, 200 por mes.
Tem gente que se mata de trabalhar a vida inteira pra se aposentar lá com um salario minimo e sem nada no banco. Se investisse o tempo inteiro valores pequenos e acessiveis na aposentadoria teria muita grana rendendo depois pra aproveitar a vida.

Eu acho errado comprar casa ou carro a nao ser que tenha o dinheiro sobrando mesmo, e mais errado financiar pois a longo prazo vai perder bem mais.
Muita gente junta lá os primeiros 20k e da de entrada num carro e financia o resto. Ou junta 400k da de entrada numa casa e financia o resto e fica a vida inteira pagando. Ou mesmo que nao financie paga tudo a vista e fica sem nada no bolso, fica com o carro ou imovel e vivendo de salario só sem um centavo no bolso.

Mas ai tem que ver a situacao de cada um e oq preferem na vida.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
excelente artigo do Clubo dos Poupadores

Vale a pena investir em imóvel em 2020?

https://www.clubedospoupadores.com/imoveis/investir-imoveis.html

destaco alguns pontos:

crise-politico-economica.jpg


Se antes um aluguel equivalente a 0,5% do preço do imóvel não era tão atrativo, hoje essa taxa passa a ser atrativa considerando que os aluguéis podem ser reajustados anualmente pela inflação, ou seja, teoricamente temos inflação (IPCA) + o ganho do aluguel sobre o valor pago para comprar o imóvel.

...

Já quem estava guardando dinheiro para comprar um imóvel, começa a perceber que os juros que remuneram o esforço de poupar estão cada vez menores e isso provavelmente levará muita gente a considerar a possibilidade de comprar o imóvel através de um financiamento, dando o dinheiro que possuem (que está rendendo pouco) como entrada.

Esse é justamente o objetivo do governo quando reduz os juros básicos da economia durante uma crise recessiva para poder estimular o crescimento econômico. De um lado ele vai desestimular o ato de poupar e investir no mercado financeiro (investimentos sem risco) para motivar as pessoas a realizarem investimentos no mundo real, ou seja, investimentos em imóveis, abertura de negócios ou investimentos financeiros como ações de empresas e fundos imobiliários.

...

Segundo dados da FIPE, o preço dos imóveis literalmente pararam de subir desde 2016. Em algumas capitais ocorreram até queda nos preços negociados nos últimos anos. Em nenhuma capital o preço dos imóveis conseguiu superar a inflação registrada em 2019.

...
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754
excelente artigo do Clubo dos Poupadores

Vale a pena investir em imóvel em 2020?

https://www.clubedospoupadores.com/imoveis/investir-imoveis.html

destaco alguns pontos:

crise-politico-economica.jpg


Se antes um aluguel equivalente a 0,5% do preço do imóvel não era tão atrativo, hoje essa taxa passa a ser atrativa considerando que os aluguéis podem ser reajustados anualmente pela inflação, ou seja, teoricamente temos inflação (IPCA) + o ganho do aluguel sobre o valor pago para comprar o imóvel.

...

Já quem estava guardando dinheiro para comprar um imóvel, começa a perceber que os juros que remuneram o esforço de poupar estão cada vez menores e isso provavelmente levará muita gente a considerar a possibilidade de comprar o imóvel através de um financiamento, dando o dinheiro que possuem (que está rendendo pouco) como entrada.

Esse é justamente o objetivo do governo quando reduz os juros básicos da economia durante uma crise recessiva para poder estimular o crescimento econômico. De um lado ele vai desestimular o ato de poupar e investir no mercado financeiro (investimentos sem risco) para motivar as pessoas a realizarem investimentos no mundo real, ou seja, investimentos em imóveis, abertura de negócios ou investimentos financeiros como ações de empresas e fundos imobiliários.

...

Segundo dados da FIPE, o preço dos imóveis literalmente pararam de subir desde 2016. Em algumas capitais ocorreram até queda nos preços negociados nos últimos anos. Em nenhuma capital o preço dos imóveis conseguiu superar a inflação registrada em 2019.

...
Interessante, vou até comprar o livro pois estou querendo adquirir um imóvel e esse cara parece saber do que fala.
Editado:
Obs. Esse cara é produtor na plataforma hotmart, o livro é meio caro rs...

Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:


Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Sou bastante iludido então, iludido e feliz pois pra mim o apartamento É MEU, nos alugados não podia nem meter um prego na parede sendo que no meu depois que peguei ja fiz algumas reformas pra deixar do meu jeito, do jeito que eu sempre quis... Não tenho sensação nenhuma de que o AP é do Banco, não sei que viagem é essa que vcs tem com isso de que financiou não é seu... Seja carro ou apartamento, financiou e saiu com a chave é seu...
Experimente não pagar 6 meses.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
Cara, nego faz unas propostas ridículas. Tipo: carro velho + x parcelas de 500 conto. Coisas assim

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk

Aqui tá foda, uma quase chegou a comprar, disse até que ia no fim deu pra trás. Podia é processar isso viu, doido pra vender aqui
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Não entendi nada dessas últimas páginas, parece que a dúvida do op já foi respondida. Então só estou postando pra me convidar pro churrasco quando o op comprar o imóvel.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
É ilusão achar que imóvel financiado é de sua propriedade. Não é, é do banco. Ele só é seu depois de quitado. E se financiou, ao final deu pra comprar dois ou mais do mesmo imóvel.

É burrice extrema financiar, isso é beabá de educação financeira. Viva de aluguel e junte dinheiro para comprar à vista ou seja escravo (como a maioria) de más decisões financeiras.

Elaborando um pouco mais, seguindo essa cartilha dos bons hábitos financeiros, eu comprei à vista um apartamento de alto padrão em SP capital, bairro nobre, com 30 anos (juntei desde que comecei a trabalhar, aos 20), e sobrou dinheiro para eu comprar mais dois à vista se eu quisesse. Isso foi fruto de guardar e investir dinheiro. Se, ao contrário disso, eu tivesse optado por financiar, eu teria pago dois ou mais apartamentos ao final do financiamento e ainda estaria apertado, sem dinheiro nenhum rendendo para mim.

Sinceramente: o cidadão pagar aluguel com a premissa de juntar dinheiro para comprar um depois...é o conselho mais idiota que já escutei por aqui. E olha que já escutei muito conselho m**** por aqui.

Em primeiro lugar, o único financiamento neste país que os juros não são uma indecência, são os de imóveis. Pela caixa.
Em segundo lugar: você sabia que você pode abater o valor do imóvel e não pagar parte dos juros né? A cada dois anos tu vai lá, junta o dinheiro que você ficou guardando e mais FGTS se tiver...e quita parte do que deve.

Aluguel é um dinheiro que não volta mais...se você vai ter que pagar de qualquer jeito, pague pelo que um dia será seu e faça um plano de amortização para reduzir o valor devido. Em 5 anos, se você mensurou corretamente o que ganha com o que tá investindo, seu imóvel está pago. E mesmo que você diga que em 5 anos consegue juntar dinheiro para um imóvel e não entrar em financiamento....de novo: pagar aluguel para quê? enquanto você está pagando um financiamento, parte do valor pago é juros (a maior parte) mas uma parte já o imóvel em si. Então...para quê entregar um dinheiro de aluguel o qual 100% não volta, do que pagar um valor que volta 2%?

O que precisa ter em mente é um processo de amortização constante: financia o máximo de tempo possível para ter um valor mensal menor que permita mais fluxo de caixa para você juntar dinheiro e preparar a amortização. Monta a meta de 5 anos, 10 no máximo. Em 10 anos pago...tu não vai pagar os 42 anos de juros...não é porque tu financiou em juros de 4 décadas que você precisa pagar os juros de 4 décadas...

E eu sugiro no momento da amortização a cada 2 anos, diminuir o valor da parcela, e não o tempo. Em termos e quanto você deve, dá na mesma qualquer opção. Mas com um valor de parcela cada vez mais baixo, permite mais segurança se algo acontecer na sua vida, e um fluxo de caixa que te permite amortizar ainda mais no próximo período de amortização.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Sinceramente: o cidadão pagar aluguel com a premissa de juntar dinheiro para comprar um depois...é o conselho mais idiota que já escutei por aqui. E olha que já escutei muito conselho m**** por aqui.

Em primeiro lugar, o único financiamento neste país que os juros não são uma indecência, são os de imóveis. Pela caixa.
Em segundo lugar: você sabia que você pode abater o valor do imóvel e não pagar parte dos juros né? A cada dois anos tu vai lá, junta o dinheiro que você ficou guardando e mais FGTS se tiver...e quita parte do que deve.

Aluguel é um dinheiro que não volta mais...se você vai ter que pagar de qualquer jeito, pague pelo que um dia será seu e faça um plano de amortização para reduzir o valor devido. Em 5 anos, se você mensurou corretamente o que ganha com o que tá investindo, seu imóvel está pago. E mesmo que você diga que em 5 anos consegue juntar dinheiro para um imóvel e não entrar em financiamento....de novo: pagar aluguel para quê? enquanto você está pagando um financiamento, parte do valor pago é juros (a maior parte) mas uma parte já o imóvel em si. Então...para quê entregar um dinheiro de aluguel o qual 100% não volta, do que pagar um valor que volta 2%?

O que precisa ter em mente é um processo de amortização constante: financia o máximo de tempo possível para ter um valor mensal menor que permita mais fluxo de caixa para você juntar dinheiro e preparar a amortização. Monta a meta de 5 anos, 10 no máximo. Em 10 anos pago...tu não vai pagar os 42 anos de juros...não é porque tu financiou em juros de 4 décadas que você precisa pagar os juros de 4 décadas...

E eu sugiro no momento da amortização a cada 2 anos, diminuir o valor da parcela, e não o tempo. Em termos e quanto você deve, dá na mesma qualquer opção. Mas com um valor de parcela cada vez mais baixo, permite mais segurança se algo acontecer na sua vida, e um fluxo de caixa que te permite amortizar ainda mais no próximo período de amortização.

Excelente comentário.

Concordo plenamente com você. Nunca entendi esse papo de ficar no aluguel até ter dinheiro pra comprar um imóvel a vista. Cara já é quase impossível conseguir juntar 300 mil pra um imóvel durante uma vida inteira, imagina juntar isso ainda pagando aluguel.. Isso é irreal. Coisa de mulekada que assiste muito youtuber falando asneiras.

A vdd nua e crua é a seguinte. Ou vc vem de familia rica e herda um imóvel ou uma boa parte da grana dos pais ou parentes, ou vc é muito bom em alguma coisa e consegue ganhar uma boa grana por mês ou infelizmente vai cair na vala comum assim como a maioria do povo brasileiro e vai ter que financiar sim. Não tem como escapar.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Excelente comentário.

Concordo plenamente com você. Nunca entendi esse papo de ficar no aluguel até ter dinheiro pra comprar um imóvel a vista. Cara já é quase impossível conseguir juntar 300 mil pra um imóvel durante uma vida inteira, imagina juntar isso ainda pagando aluguel.. Isso é irreal. Coisa de mulekada que assiste muito youtuber falando asneiras.

A vdd nua e crua é a seguinte. Ou vc vem de familia rica e herda um imóvel ou uma boa parte da grana dos pais ou parentes, ou vc é muito bom em alguma coisa e consegue ganhar uma boa grana por mês ou infelizmente vai cair na vala comum assim como a maioria do povo brasileiro e vai ter que financiar sim. Não tem como escapar.

O que é importante no plano de amortização, é não dar um passo maior que a perna. Se você quer uma casa de 500 metros quadrados com piscina e talz...não precisa mirar este target logo de cara só porque “cabe na conta do mês”.

Vá em um negócio intermediário, e a diferença da parcela você vai juntando e aí amortiza mais rápido o financiamento.

Terminou, faz negócio ou vendendo ou usando o imóvel já adquirido como parte da entrada do imóvel novo. Financia menos, e seu fluxo de caixa melhora.

O que as pessoas erram é não pensarem a longo prazo: montam numa parcela muito alta, e ficam sem espaço no orçamento para amortizar a dívida. E neste caso, das duas uma: ou vai pagar 40 anos de juros, ou alguma m**** no meio do caminho acontece e não conseguem terminar o pagamento.

Mas definitivamente: pagar aluguel é perder dinheiro. A pessoa pode não ter meta de ter um imóvel...tranquilo...você não é obrigado. Mas se você quer um imóvel...não faz sentido nenhum pagar aluguel e esperar juntar dinheiro para comprar...a uma taxa de juros de menos de 8% ao ano...não tem sentido mesmo.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Vou pedir a gentileza de não me quotar mais porque já disse que não tenho nada mais a acrescentar à discussão, e não quero mais participar.

Estou colando um artigo do Estadão, bem simples e mastigadinho, povão mesmo. Está descrito de um jeito que qualquer retardado vai entender que se a pessoa tiver disciplina, aluguel mais compra à vista é a opção inteligente.


Conselho para financiar imóvel ou comprar à prazo é a coisa mais imbecil que tem, coisa de brazucão mesmo.

Ressalto ainda o desconto na compra à vista. No meu caso, foi de mais de 100.000. A conta que foi feita no artigo acima nem levou em consideração o desconto.

Os próximos quotes vou meter no ignore list, não tenho tempo de jogar xadrez com pombo; valeu e boa sorte a todos!
 
Ultima Edição:

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
O menino dos milhões ainda não entendeu que ele é um privilegiado, o cara começou a carreira ganhando 3.8k, tem gente com faculdade que não ganha isso até hoje. Nem todo mundo começa médio/alto amigo. Ah, mas eu estudei, mas eu isso, mas eu aquilo, blá blá blá, ótimo, você deve ter uma ótima família, o que é excelente, quem dera todo mundo ter essa oportunidade, o mais legal é que você soube aproveitar, pq o que mais tem é gente privilegiada que joga tudo pro alto, PORÉM, nem todo mundo tem a mesma mentalidade e oportunidade, então não tem dessa de chamar de BURRO, entendeu?

Outro ponto, quem fala que financiamento dura 30 anos, não sabe o que tá falando, se você ficar só nas parcelas, é óbvio, mas com fgts pra abater aí, não dura 10 anos, tenho amigos que pagaram o ap em 4, 5 anos. Eu quitarei o meu em uns 7, poderia ter pago em uns 3, 4 anos também, mas nos 3 últimos anos gastei grana em projetos pessoais que não vem ao caso.

Como já falaram, cada um tem uma vivência, experiencia e necessidade, não tem essa de chamar de burro só pq pensa diferente

ah, detalhe, não tenho ap de luxo não, mas eu comecei pagando 1500 (preco do aluguel no meu condominio), hj eu pago 1300, ou seja, + barato que o aluguel, no final do periodo vai ser "meu" e esse valor não sera mais desembolsado, o que serve pra investir em algo FORA o que sobra que já é utilizado.

É como eu falei em outro topico aqui, a galera vai nas ideias do primo rico, o cara dá calculo com apartamento de 1 milhao, ai é OBVIO que é melhor alugar, mesmo pq financiar é praticamente impossivel, kkkkk, e entra no que o menino dos milhoes falou, guardou e comprou a vista, o que é outra estrategia valida.

bjs de luz!
 
Ultima Edição:

Homerzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
346
Reações
531
Pontos
784
Sinceramente: o cidadão pagar aluguel com a premissa de juntar dinheiro para comprar um depois...é o conselho mais idiota que já escutei por aqui. E olha que já escutei muito conselho m**** por aqui.

Em primeiro lugar, o único financiamento neste país que os juros não são uma indecência, são os de imóveis. Pela caixa.
Em segundo lugar: você sabia que você pode abater o valor do imóvel e não pagar parte dos juros né? A cada dois anos tu vai lá, junta o dinheiro que você ficou guardando e mais FGTS se tiver...e quita parte do que deve.

Aluguel é um dinheiro que não volta mais...se você vai ter que pagar de qualquer jeito, pague pelo que um dia será seu e faça um plano de amortização para reduzir o valor devido. Em 5 anos, se você mensurou corretamente o que ganha com o que tá investindo, seu imóvel está pago. E mesmo que você diga que em 5 anos consegue juntar dinheiro para um imóvel e não entrar em financiamento....de novo: pagar aluguel para quê? enquanto você está pagando um financiamento, parte do valor pago é juros (a maior parte) mas uma parte já o imóvel em si. Então...para quê entregar um dinheiro de aluguel o qual 100% não volta, do que pagar um valor que volta 2%?

O que precisa ter em mente é um processo de amortização constante: financia o máximo de tempo possível para ter um valor mensal menor que permita mais fluxo de caixa para você juntar dinheiro e preparar a amortização. Monta a meta de 5 anos, 10 no máximo. Em 10 anos pago...tu não vai pagar os 42 anos de juros...não é porque tu financiou em juros de 4 décadas que você precisa pagar os juros de 4 décadas...

E eu sugiro no momento da amortização a cada 2 anos, diminuir o valor da parcela, e não o tempo. Em termos e quanto você deve, dá na mesma qualquer opção. Mas com um valor de parcela cada vez mais baixo, permite mais segurança se algo acontecer na sua vida, e um fluxo de caixa que te permite amortizar ainda mais no próximo período de amortização.

Aluguel é um dinheiro que não volta mais assim como juros também é um dinheiro que não volta mais.

O que o Aran colocou, financeiramente, é verdade.

A única coisa que pesa a favor do financiamento é a questão do intangível. Se o cara não tem disciplina pra guardar, às vezes vale ter um boleto todo mês pra pagar. Ou se o sonho do cara é a casa própria. E acho que quase todo mundo se enquadra no primeiro casoi. Se tem um boletão de 3k no fim do mês pra quitar, o cara faz esforço inconsciente pra guardar essa grana e quitar o AP.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Mas rapaz, vocês tão mirando em apto de luxo, 3k, 4k numa parcela é mto alto, tem aptos bons ai com parcela de financiamento de 1.5k. Como o Rei Rubro disse, paga o primeiro mais de boa, vai amortizando, em 5 anos vc quita, dá de entrada e já pega um maior, assim vai. Eu fiz isso com meus carros, o primeiro eu financiei em 36, paguei em menos de 24, guardei uma grana, dei de entrada + grana e peguei outro a vista, mesma coisa com o outro e outro, hj em dia eu só pego carro a vista, e vou subindo aos poucos, por exemplo, jamais vou sair de um carro de 30k pra um de 80k, é no sapatinho, 25, 30, 35,40 .....apto pode ser a mesma coisa, qdo vc vai ver, tá trocando de apto a cada 3, 4 anos, prazo que uma pessoa geralmente fica no aluguel ate o dono pedir a casa novamente
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Aluguel é um dinheiro que não volta mais assim como juros também é um dinheiro que não volta mais.

O que o Aran colocou, financeiramente, é verdade.

A única coisa que pesa a favor do financiamento é a questão do intangível. Se o cara não tem disciplina pra guardar, às vezes vale ter um boleto todo mês pra pagar. Ou se o sonho do cara é a casa própria. E acho que quase todo mundo se enquadra no primeiro casoi. Se tem um boletão de 3k no fim do mês pra quitar, o cara faz esforço inconsciente pra guardar essa grana e quitar o AP.

Eu não sou defensor do Juros, mas não estamos falando de juros aqui. O que Aran colocou não se trata disso. Ele misturou as bolas.

A) Quero comprar um item e não pagar juros. Por isso vou guardar o dinheiro e comprar quando puder - OK...não discordo
B) Quero comprar um imóvel. Por isso vou pagar aluguel e guardar dinheiro. - Não faz sentido.

Se você vai pagar 1k de aluguel e guardar 1 k ao mês, porque não pagar 1k em um imóvel financiado a 8% ao ano e também guardar 1 k. E esse 1k que você paga do financiamento não é perdido totalmente. O aluguel sim, é 100% perdido.

A questão é que você precisa ter um plano de amortização, e definir a sua parcela de financiamento de acordo com o que você pagaria de aluguel. O erro que as pessoas cometem é abraçar um financiamento altíssimo, já mirando como sendo um imóvel definitivo ao invés de montar o custo do financiamento em cima do valor de um aluguel que atenda a sua necessidade naquele momento. Se você explora a amortização, consegue uma parcela de planos de 42 anos em apenas 5 anos. Melhor fluxo de caixa, e depois de finalizado, pula para outro até chegar onde quer.
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Vou pedir a gentileza de não me quotar mais porque já disse que não tenho nada mais a acrescentar à discussão, e não quero mais participar.

Estou colando um artigo do Estadão, bem simples e mastigadinho, povão mesmo. Está descrito de um jeito que qualquer retardado vai entender que se a pessoa tiver disciplina, aluguel mais compra à vista é a opção inteligente.


Conselho para financiar imóvel ou comprar à prazo é a coisa mais imbecil que tem, coisa de brazucão mesmo.

Ressalto ainda o desconto na compra à vista. No meu caso, foi de mais de 100.000. A conta que foi feita no artigo acima nem levou em consideração o desconto.

Os próximos quotes vou meter no ignore list, não tenho tempo de jogar xadrez com pombo; valeu e boa sorte a todos!

Quando se compra financiado... o pagamento ao vendedor também é á vista. O banco paga ele na bucha. Não tem nada a ver o que você está falando. Tu não melhora 100.000 reais só porque vai sair do seu bolso e não do bolso do banco.
 

Homerzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
346
Reações
531
Pontos
784
Eu não sou defensor do Juros, mas não estamos falando de juros aqui. O que Aran colocou não se trata disso. Ele misturou as bolas.

A) Quero comprar um item e não pagar juros. Por isso vou guardar o dinheiro e comprar quando puder - OK...não discordo
B) Quero comprar um imóvel. Por isso vou pagar aluguel e guardar dinheiro. - Não faz sentido.

Se você vai pagar 1k de aluguel e guardar 1 k ao mês, porque não pagar 1k em um imóvel financiado a 8% ao ano e também guardar 1 k. E esse 1k que você paga do financiamento não é perdido totalmente. O aluguel sim, é 100% perdido.

Um imóvel cuja parcela seja 1k será consideravelmente pior do que um imóvel que tenha aluguel de 1k.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Quando se compra financiado... o pagamento ao vendedor também é á vista. O banco paga ele na bucha. Não tem nada a ver o que você está falando. Tu não melhora 100.000 reais só porque vai sair do seu bolso e não do bolso do banco.


Você que pensa. Vai lá comprar um imóvel à vista, pagamento via TED e veja se seu poder de barganha não se torna gigante, ainda mais hoje em dia. Sei do que estou falando, mercado imobiliário sempre foi assim, tanto negociando com construtora quanto com terceiro.

No mais, bem vindo à ignore.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Você que pensa. Vai lá comprar um imóvel à vista, pagamento via TED e veja se seu poder de barganha não se torna gigante, ainda mais hoje em dia. Sei do que estou falando, mercado imobiliário sempre foi assim, tanto negociando com construtora quanto com terceiro.

No mais, bem vindo à ignore.

kkkk...meu saco tá todo enrugado de preocupação com seu ignore.

E o que você tá falando é mentira. Mentir é feio fio.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Um imóvel cuja parcela seja 1k será consideravelmente pior do que um imóvel que tenha aluguel de 1k.

Mas é seu. E sim...você tem o direito de querer viver bem. Só não diga que é a escolha mais acertada financeiramente. Você está fazendo seu gosto. Por isso esta gastando mais dinheiro. Por gosto. E não porque é o menos custoso.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
kkkk...meu saco tá todo enrugado de preocupação com seu ignore.

E o que você tá falando é mentira. Mentir é feio fio.

Cara, em nenhum momento eu acusei você de mentir. Peço a gentileza de ter mais respeito.

Desde 1995 meu pai trabalha na área de construção em SP capital. Ele se especializou em comprar terrenos e construir condomínios, revendendo-os. Ele era bombeiro militar antes disso. Dá pra dizer que conhecemos bastante o mercado imobiliário, apesar de eu não ter seguido por essa área.

Imóvel SEMPRE vai ter desconto se você mostrar o cascalho. Sempre. Seja para comprar ou vender. Isso é fato. Sabendo disso, construtores (meu pai por exemplo) e particulares sempre trabalham com markup de gordura em cima do preço que realmente querem negociar. Você só vê o preço real do imóvel se mostrar que tem bala na agulha. E esse preço real gira em torno de 15% a menos daquele original. Se for financiar, vai ser no preço cheio. Isso é prática conhecidíssima nesse ramo. Agora por favor mantenha o decoro. Você pode combater argumentos, mas falar que é mentira algo que não é só para reforçar sua retórica é baixo demais.

Segue o baile aí cara, não quero mais papo contigo não.
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Cara, em nenhum momento eu acusei você de mentir. Peço a gentileza de ter mais respeito.

Desde 1995 meu pai trabalha na área de construção em SP capital. Ele se especializou em comprar terrenos e construir condomínios, revendendo-os. Ele era bombeiro militar antes disso. Dá pra dizer que conhecemos bastante o mercado imobiliário, apesar de eu não ter seguido por essa área.

Imóvel SEMPRE vai ter desconto se você mostrar o cascalho. Sempre. Seja para comprar ou vender. Isso é fato. Agora por favor mantenha o decoro. Você pode combater argumentos, mas falar que é mentira algo que não é só para reforçar sua retórica é baixo demais.

Segue o baile aí cara, não quero mais papo contigo não.

Duas mentiras: disse que ia me colocar na ignore...e não colocou. :klolwtf

Relaxa menino...o baile tá seguindo á anos...e sucesso em sua formula mágica do mercado imobiliário. Só não fala bobagem pro pessoal...inclusive o link que você bostou para embasar a sua argumentação, deixa claro que a resposta não é unânime. Planejamento...a informação que passa ali é essa. E não "faça tal coisa imprescindivelmente".
 

Homerzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
346
Reações
531
Pontos
784
Mas é seu. E sim...você tem o direito de querer viver bem. Só não diga que é a escolha mais acertada financeiramente. Você está fazendo seu gosto. Por isso esta gastando mais dinheiro. Por gosto. E não porque é o menos custoso.

Não entendi bem o seu ponto.

A ideia era alugar um imóvel no mesmo padrão do que você ia comprar, por, sei lá, 700 (e não por 1000, pelo capricho de viver bem). Daí aplica a diferença (300 reais) todo mês.

Depois de x anos guardando os 300 reais, você compra o apto a vista. Com o mesmo padrão.

O ponto é que os juros que você pagaria ao financiar o imóvel são maiores do que o que você gastou com aluguel (considerando os juros que você obteve na aplicação). Se isso não fosse verdade, bastava você financiar 5 imóveis e alugar todos eles; Daí, com o aluguel você pagaria a parcela. Assim sairia com 5 imóveis sem custo nenhum.

O ponto do "é seu" entra no intangível. Que é perfeitamente entendível.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Não entendi bem o seu ponto.

A ideia era alugar um imóvel no mesmo padrão do que você ia comprar, por, sei lá, 700 (e não por 1000, pelo capricho de viver bem). Daí aplica a diferença (300 reais) todo mês.

Depois de x anos guardando os 300 reais, você compra o apto a vista. Com o mesmo padrão.

O ponto é que os juros que você pagaria ao financiar o imóvel são maiores do que o que você gastou com aluguel (considerando os juros que você obteve na aplicação). Se isso não fosse verdade, bastava você financiar 5 imóveis e alugar todos eles; Daí, com o aluguel você pagaria a parcela. Assim sairia com 5 imóveis sem custo nenhum.

O ponto do "é seu" entra no intangível. Que é perfeitamente entendível.

Mas porquê você vai alugar um imóvel no mesmo valor do qual você deseja comprar um dia? Aí é tacar fogo no dinheiro mesmo...

Na boa...não faz sentido pagar um valor que não volta 100% por um valor que retorna 1% que seja (e que é bem mais que isso, ainda mais com os juros baixos de hoje em dia). Sobre a sua menção de financiar 5 imóveis...bom...primeiro que você não pode fazer isso, a não ser que seja a mais de 200 km um de outro (não lembro direito agora)...segundo que se você tem dinheiro para financiar 5 imóveis...e tem como arcar com a parcela mensal...é melhor comprar 2 á vista de uma vez né? Não faz sentido isto também.

E outra: apesar do Sr. Aran querer inventar uma formula mágica do dinheiro fácil...custo sempre vai existir. Não existe uma fórmula sem custo. O Aluguel é custo também. De novo: a questão é sobre planejamento e necessidade. Se eu já tenho um imóvel e quero comprar / construir outro como forma de investimento (seu exemplo dos 5 financiados) aí não cabe financiamento...obviamente. Isso é coisa que não precisa nem explicar né?

Mas se não tenho onde morar, e vou ter que arcar com aluguel de qualquer jeito...se você administrar a amortização e colocar na balança valor de aluguel / valor de parcela / tempo de amortização...você não está perdendo a sua vida igual o campeão dos negócios ali em cima afirma.

Quando você diz que os juros pagos são mais altos que o valor do dinheiro investido...isso não é uma verdade para toda e qualquer conta. Vai depender do planejamento, quanto você tem na mão, do seu orçamento, do seu plano de amortização...não é matemática exata para qualquer negócio.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Duas mentiras: disse que ia me colocar na ignore...e não colocou. :klolwtf

Relaxa menino...o baile tá seguindo á anos...e sucesso em sua formula mágica do mercado imobiliário. Só não fala bobagem pro pessoal...inclusive o link que você bostou para embasar a sua argumentação, deixa claro que a resposta não é unânime. Planejamento...a informação que passa ali é essa. E não "faça tal coisa imprescindivelmente".

No hard feelings bro.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Glr no tópico realmente considera que financiamento de imóvel é uma boa? Fala sério.

  1. Mercado de imóvel está extremamente inflacionado, muito provável que o imóvel que vc financiar vai desvalorizar
  2. Juros são altíssimos, dá para comprar duas casas no final do período
  3. Mercado extremamente frio, ninguém tem dinheiro para comprar nada, só consegue "vender" o imóvel fazendo troca
  4. Para que você quer imobilizar seu capital em uma casa? Se der merd@ no país(risco bem alto em 2022) não vai conseguir vender, não vai ter dinheiro para fugir e vai ficar com uma mão na frente e outra atrás.
Se você quer sair do aluguel, volte a morar com seus pais. Se isso não for uma opção, recomendo dividir o apartamento com os amigos e montar uma república. Caso opte por fazer um financiamento, vai perder dinheiro a rodo.

Muito mal embasada sua resposta.

Vou dar um reply um a um.

1- Mercado inflacionado é extremamente relativo e varia de região pra região...vai depender da cidade em que a pessoa quer comprar o imóvel. Ja considerou comprar o imóvel de um a dois anos antes de ficar pronto? Nesses casos ele tende a valorizar em vez de desvalorizar.

2- O juros da caixa econômica federal caíram bastante com a baixa da SELIC e tem previsão de cair ainda mais com novos incentivos do governo pra 2020. Sem falar que financiamento bancário não é a unica forma de comprar um imóvel. Já pensou na possibilidade de consórcio imobiliário ou financiamento direto com a construtora?

3- Mercado frio?? Mais uma vez isso depende muito da região. Mas nesse caso eu te passo a dica que me corretor me falou. Se quiser rápida liquidez com imoveis tem ter 3 coisas em mente: localização,Localização e localização. Se for bem localizado, vende e aluga muito rápido. Agora não espere vender rapidamente um imóvel a milhas do centro da cidade ou de difícil acesso, ou problemas de documentação isso reduz muito o publico alvo.

4- Nem vou comentar essa porque entra totalmente no campo do imaginário. Vc ta criando um cenário pós-apocalíptico pra tentar justificar um argumento.

Espero ter ajudado.
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.251
Reações
20.970
Pontos
1.739
Meu caso eu um pouco diferente...

Tenho um imóvel financiado a 8,5% a.a. que corresponde a uma parcela de 1,9k mensal e hoje tenho dinheiro para quitar ele de vez. O problema eh que essa eh minha única economia (se faço isso, fico zerado) e ae sempre fico na dúvida se vale realmente a pena quitar ou não... Infelizmente desemprego eh um fantasma constante e nunca sabemos o dia de amanhã.

Hoje o dinheiro está aplicado no CDB e rende muito pouco, confesso que investimentos nunca foi meu forte e por isso mesmo, aceito dicas dos entendidos do fórum!

Vlw!

Enviado de meu Mi 9T Pro usando o Tapatalk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.408
Pontos
1.304
Saber guardar dinheiro = Ser privilegiado

Pohha isso é Br msm

:klolwtf

Sem falar no "Ah mas ele começou ganhando 3.8K no primeiro trampo! Ele pode guardar..."

Meu primeiro salário foi de R$ 337 (estagiário, 15 anos) eu TORRAVA a grana todo mês porque não tinha que pagar nada em casa (sim, privilégio) comprava um monte de jogo de PS2 e não jogava, gastava comprando bebida pros amigos na balada e etc...

Se eu tivesse pego R$ 137 pra "gastar" e guardado R$ 200 (ou até mesmo o contrário) eu poderia ter juntado grana pra comprar um carro usado a vista já com os meus 18 anos... Mas não...

Depois que eu fui para meu primeiro emprego CLT eu passei a ganhar R$ 1200 e pagar R$ 500 de aluguel + despesas, o que eu podia fazer com essa grana ? Juntar para comprar um PC parrudo ou console + TV e etc, mas o que eu fazia ? Pedia lanche todo dia... R$ 15 todo dia em lanches por pura preguiça e falta de conhecimento do $$$...

Só agora que eu vou ter um filho que eu me toquei de várias coisas que vacilei no passado, da grana que eu poderia ter guardado para ter feito coisas melhores para mim.

Um grande fato é que a gente gasta muito com besteira e falo de nós usuários aqui do fórum porque tem uma galerinha que fica nessa de "ah nem todo mundo tem dinheiro para poupar" e é verdade mas essa galerinha não tá nesse fórum, essa galera tá vendendo o almoço pra comprar a janta e não tem tempo para jogos, fórum e outras coisas.
 
Topo Fundo