Depois do evento de ontem da AMD a coisa ficou da seguinte forma.
Não da para ir pelos teraflops. Nem mesmo dentro da mesma fabricante de VGAS. Olha para a 3080 com 30teraflops sendo 30% superior a 2080Ti de 13teraflops. Na verdade era para a 3080 ter 17teraflops. Olha a 3070 de 20teraflops no máximo empatando com a 2080Ti de 13teraflops.
Já as AMD ficou mais ou menos assim.
RX6900XT = 23Teraflos concorrente da RTX3090.
RX6800XT = 20Teraflops concorrente da RTX3080.
RX6800 = 16Teraflops concorrente da RTX3070.
A GPU do Xbox SX chega bem próximo da RX6800. São 8cus a menos. São 56Cus na GPu do console e 60Cus da RX6800. A diferença é como a encontrada entre a RX6800XT(72cus) e RX6900XT(80cus).
A maior diferença nessa nova linha da AMD chama-se RX6800XT com 72cus. Vai ser a placa que vai ter o melhor custo benefício. Custando U$50 dólares a menos que a 3080 e com 6GB a mais de memória.
A frequência base da RX6800 é de 1.815Mhz. A do Xbox SX é praticamente a mesma e fica em 1.825Mhz.
Estou achando que o clock base do
PS5 vai ficar em 2.015Mhz como as RX6800XT e RX6900XT. E o modo turbo dele que vai para a casa dos 2.0Ghz como acontece com as RX6800XT e RX6900XT que no turbo conseguem atingir 2.250Mhz.
Mas ela terá 36cus. O mesmo que deve ter a RX6700. Nem na RX6700XT de 40cus a GPU do
PS5 vai conseguir chegar.
Realmente o que eu suspeitava está se confirmando. A diferença entre as GPUS dos Xbox SX e
PS5 será maior que o encontrado entre as GPUS do Xbox One e PS4 e que as GPUS do PS4 Pro e XBox One X. No caso do PS4 tinha uma GPU com 6Cus a mais. Eram 18Cus do PS4 e 12Cus do XBox ONe. Meio que uma diferença entre uma HD7850 e HD7870 de desktop. E entre o PS4 Pro e Xbox One X eram 4Cus de diferença. São 36cus no PS4 Pro e 40Cus no Xbox ONe X. Meio que uma diferença entre uma RX470 e RX580 de desktop.
Xbox SX = RTX2080 Super.
PS5 = RTX2070 Normal ou RTX2060 Super.