Diferença entre x264 e Xvid no reencode de anime!

Discussão em 'Animes e mangás' iniciada por nuboza, 25 Março 2008.


  1. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    Advertisement
    Fala galera.. um tempo atrás peguei a serie completa de suzuka são 26 episódios pra minha surpresa quando fui gravar no DVD os episódios o tamanho excedia em 8MB.

    Ai resolvi reencodar um episodio pra poder deixar um pouco menor pra caber no DVD quando terminei o reencode fiquei impressionado com o resultado.. simplesmente diminui em mais de 56MB o tamanho do vídeo e ainda consegui uma imagem mais nítida vou mostrar aqui pra vê se vocês conseguem notar a diferença!

    Arquivo original: [OKAERI]_Suzuka_-_26_Final_[F7F1FD88].avi - 176.778 KB
    Arquivo reencodado: [OKAERI]_Suzuka_-_26_Final_[F7F1FD88].mkv - 120.653 KB

    Agora uma imagem dos dois vídeos rodando ao mesmo tempo:

    [​IMG]

    O vídeo da esquerda é o original e o da direita é o reencodado, utilizei pra para vídeo codec x264 e para audio ogg vorbis, em menos de uma hora fiz tudo!

    Vendo isso fiquei com vontade de reencoda tudo pra x264 (mas nem vira muito trampo)

    Se alguém estiver interessado no tutorial estou colocando ele aqui junto com o link para o original. ATENÇÃO TODO CREDITO VAI PARA O CRIADOR DO TUTORIAL ESTOU APENAS MONSTRANDO PRA QUEM NÃO CHEGOU A VER CASO QUERIA DAR UMA SUGESTÃO PRA MELHORAR O TUTORIAL ENTRE EM CONTATO COM O CRIADOR DO MESMO!

    ====

    Vou postar aqui um tutorial que fiz e postei no FórumPCs sobre conversão de vídeo.
    Esse formato está virando padrão, a maioria dos subs gringos já o usam, e tem uma qualidade bem melhor que o já conhecido divx/xvid podendo se conseguir uma qualidade melhor com menos MBs.

    Olá a todos os colegas do fórum, depois de muito tempo em fóruns em inglês, com meu inglês ruim, resolvi juntar o máximo possível de conteúdo sobre esse formato, que vem sendo cada vez mais usado, chamado MPEG-4 part 10 ou AVC, mais conhecido como H.264.
    Aqui eu irei explicar como fazer conversão de qualquer arquivo que possa usar o directshow atrevés do [COLOR="RoyalBlue"]ffdshow[/COLOR] (avi, mpeg, divix, xvid, mkv, mp4 ) para H.264 dentro de um arquivos matroska (.mkv) incluindo toda a parte de conversão de áudio usando somente programas grátis/opensource que, na minha opinião, apesar das dificuldades, não conheço pagos tão bons quanto esses.

    1. O que é o H.264?

    H.264 é um formato de vídeo criado pelo ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG) juntamente com o ISO/IEC Moving Picture Experts Group (MPEG), não vou entrar em muitos detalhes, mas [COLOR="#4169e1"]aqui [/COLOR]há muitas informações.
    O formato vem sendo cada vez mais utilizado a cada dia, seu maior trunfo é o alto nivel de qualidade que se consegue alcançar com um tamanho ainda menor (algumas vezes menos da metade) do que os nossos já conhecidos [COLOR="#4169e1"]DivX[/COLOR] e [COLOR="#4169e1"]XviD[/COLOR], entretanto para se conseguir essa alta qualidade também é necessário um grande poder de processamento tanto na hora da codificação quanto na hora da decodificação do vídeo.

    2. Programas requeridos

    [COLOR="#4169e1"]AviSynth[/COLOR]: É o programa que irá gerar os scripts necessários para a conversão do vídeo. É uma ferramenta muito útil nas mãos de um profissional, mas como não é a nossa finalidade e eu não sei fazer muito bom uso dela (se alguém puder dar algumas dicas...) iremos ficar somente com o básico.

    [COLOR="#4169e1"]meGUI[/COLOR] Esse é o programa principal onde iremos fazer as conversões de vídeo. Requer o Microsoft .NET Framework 2.0 que pode ser encontrado [COLOR="#4169e1"]aqui[/COLOR]

    [COLOR="#4169e1"]MKVToolnix[/COLOR]: Com ele iremos mesclar o vídeo e o áudio e, se for o caso, as legendas em um único arquivo.

    [COLOR="#4169e1"]CCCP[/COLOR]: Um dos programas necessários para a decodificação e codificação dos arquivos e vem incluido o [COLOR="#4169e1"]ffdshow[/COLOR].

    Para facilitar, [COLOR="#4169e1"]aqui[/COLOR] está o instalador do MKVToolnix e do AviSynth mais o meGUI (basta descompactar apenas) e o CCCP se encontra no site do link acima.

    3. Formatos de arquivos.

    [COLOR="#4169e1"]Matroska [/COLOR]
    O formato Matroska (.mkv) é atualmente o formato mais flexível encontrado, com ele pode se usar praticamente todos os formatos de vídeo e áudio ou misturar formatos diferentes em um mesmo arquivo, pode ser usado para streaming via internet, pode se anexar qualquer arquivo nele, pode se usar capítulos parecido como os de um DVD, é opensource e, portanto, funciona tanto em linux quanto windows entre outras vantagens.

    [COLOR="#4169e1"]Vorbis [/COLOR]
    O formato de áudio vorbis (.ogg) é atualmente o melhor formato de áudio com perda, conseguindo uma compressão melhor que a do MP3 e WMV. Só é superado pelo AAC+ (.mp4) em bitrates abaixo dos 64 onde este se torna o melhor formato a ser usado. Também é opensource.


    4. Primeiros passos

    Após se ter instalado/descompactado todos os programas necessários, abra o meGUI. Assim que abrir autorize o programa a baixar as atualizações e automaticamente ele irá baixar todos os arquivos necessários para este tutorial.
    O primeiro passo para se fazer a codificação do vídeo é criar um script do AviSynth.

    5. Criando um script AviSyntyh usando o meGUI

    Caso for fazer uma conversão a partir de um arquivo AVI eu altamente recomendo fazer segundo o item 6 a seguir para evitar possíveis problemas de sincronização com o áudio, para os outros arquivos siga esses passos:
    1- Abra o no menu “tools” e depois vá a “AviSynth script creator”. (atalho CTRL+R)
    Abrirá uma janela, nela escolha o vídeo a ser usado em "video input", isso fará aparecer uma visualização do vídeo que você escolheu, e depois marque a caixa "Clever (TM) anamorphic encoding", essa opção fará com que o seu vídeo seja redimensionado para o mais próximo multiplo de 16 pois o vídeo precisa estar assim para se conseguir uma melhor compressão. Caso queira diminuir a resolução do vídeo basta escolher em "resize" a resolução desejada.
    Na aba "filters" pode se escolher o modo como será feito o redimensionamento em "resize filter". Pessoalmente eu prefiro usar Bicubic (sharp), mas isso fica a seu critério, a maioria das pessoas sequer notará alguma direfença entre os modos.
    Salve o script e volte para a tela principal.

    6. Criando script para arquivos AVI

    Eu recomendo usar esse procedimento para arquivos AVI porque através do método que o meGUI usa pode ocorrer perdas de quadros e, assim, acontecerá a perda de síncronização com o áudio também.
    Você pode simplesmente abrir o bloco de notas e usar o seguinte código

    Código:
    AVISource("caminho_completo_do_arquivo")
    e salvar em um arquivo com a extensão .avs.
    Ou você pode usar um programa, bem conhecido de quem já mexeu com vídeo, chamado [COLOR="#4169e1"]VirtualDubMod[/COLOR]. Pegue o programa [COLOR="#4169e1"]aqui[/COLOR] e abra-o, em seguida vá a "file", "open video file" e na parte de baixo da tela em "Use AviSynth template" escolha AVIsource. Pronto quando ele abrir o arquivo vai criar automaticamente um script com o mesmo nome do arquivo e na mesma pasta.

    7. Convertendo o vídeo

    De volta a tela inicial do programa abra o script que você criou e escolha o nome e onde será salvo o arquivo. Tenha certeza de que o codec esteja como x264 e em seguida escolha o perfil que será usado para a codificação em "video profile". Pessoalmente não gosto de usar os perfis que vem junto com o programa e criei os meus próprios, os quais usarei nesse tutorial. Estão disponíveis [COLOR="#4169e1"]aqui[/COLOR] . Para usá-los basta colar os mesmos na pasta profilesVideo do meGUI.

    São quatro perfis, sendo 2 modos de alta compactação, mais lentos para codificar, e dois modos com uma compactação um pouco menor, mas com uma velocidade de codificação bem maior. Recomendo que, para uso geral, usem o modo mais rápido, pelo fato dele possui uma excelente relação de qualidade x tempo de codificação e para criar arquivos que precisem ser bem pequenos utilizem o de alta compactação.

    Os dois modos são os seguintes:
    CQ - A compressão em constant quantizer que é feita de uma forma constante, fazendo com que a qualidade do arquivo seja igual durante todo o vídeo não importando o tamanho final, e por esta razão não existe uma taxa de bits definido, ele pode variar dependendo da complexidade das cenas.
    Exemplo: você está codificando um anime/seriado em que todos os episódios tenham a mesma duração e os arquivos finais dele ficaram com tamanhos como: A=170MB, B=120MB e C=200MB. O episódio A tem mais complexidade do que o B e para manter a qualidade foram necessários mais bits, enquanto em C teve mais complexidade ainda e foi necessario mais bits do que os outros 2.

    2pass - A codificação é feita com base em uma taxa média de bits definida independente da qualidade final, sendo que primeiramente é feita uma análise da complexidade das cenas para se distribuir os bits e depois é feita a codificação, deste modo cria-se arquivos com tamanhos específicos. Levando em consideração os mesmos três vídeos do exemplo anterior vamos fazer uma comparação: usando um certo valor de bitrate, todos os vídeos ficaram com o tamanho de 150MB. Desse modo podemos dizer que o vídeo A ficou com uma qualidade um pouco inferior para poder ficar com os 150MB, o vídeo B ficou com uma qualidade superior do que a anterior - já que no anterior ele precisou de 120MB e neste ele precisou ocupar os 150MB - e C ficou com uma qualidade considerávelmente menor que a do anterior para poder ficar com os 150MB.

    O modo de compressão depende de cada pessoa, pessoalmente eu considero o CQ mais vantajoso, principalmente se o vídeo original está em alta qualidade como um DVD, mas quando preciso fazer algo com um tamanho definido, como gravar em um CD, eu uso o 2pass.

    Independentemente do modo que for usar, abra a caixa "config" na linha do "video profile" e escolha o "bitrate" ou "quantizer" que você deseja usar. O melhor modo de se achar o valor ideal é testando, mas de uma maneira geral, se consegue uma boa qualidade a partir de 700Kbits/s de bitrate ou um valor entre 20 a 24 de quantizer.
    Faça testes com alguns arquivos e veja o valor que você acha mais apropriado, para quantizer costumo usar 22.

    Após abrir o script e escolher o modo de compactação basta dar um click em "enqueue" e ele irá para a fila de arquivos a serem codificados. Para inicar a codificação basta ir para à aba "queue" e clicar em "start"

    8. Convertendo o áudio

    Caso queira converter o áudio também, basta ir a; aba "input"; escolher o vídeo/áudio o qual queira converter para Vorbis em "audio input"; codec deixe em "ogg vorbis"; vá a "config" e escolha a qualidade desejada.
    O vorbis é codificado de uma maneira diferente dos outros arquivos, pois deve-se escolher não o bitrate, mas sim a qualidade desejada. Para termos uma idéia vou dar os valores de bitrate final:
    q0= 64
    q1= 80
    q2= 96
    q3= 112
    q4= 128
    q5= 144
    E continua a aumentar de 16 em 16Kb/s.
    existem testes (em inglês) que comparam vários formatos de áudio no [COLOR="#4169e1"]link da wikipédia[/COLOR] do vorbis que devem ser conferidos por quem está curioso sobre as diferenças entre eles, o arquivo codificado pelo meGUI é através do aoTuV e está nos teste.
    Caso queira usar outro formato o próprio meGUI vem com várias opções diferentes. :wink:

    9. Juntando os arquivos

    Agora, para terminar, basta juntar os arquivos de vídeo com o áudio. Para tal, bastar abrir o "mkvmerge GUI" que foi instalado pelo "MKVToolnix" e seguir os seguntes passos: você pode arrastar e soltar na janela os arquivos de vídeo e áudio ou, se você não optou por converter também o áudio, o arquivo de vídeo codificado e o vídeo original, também é possível através do botão "add". Após abertos os arquivos, na caixa "tracks" aparecerá todos os áudios, vídeos ou legendas adicionados. Basta apenas escolher os que você quer deixar no arquivo, pode se usar vários áudios ou legendas no mesmo arquivo, e clicar em "start muxing" . Pronto! Seu vídeo está codificado e pronto para ser reproduzido

    Com o tempo, vou adicionando todo que for possível para incrementar esse tutorial e deixa-lo o mais completo possível.
    Espero que gostem, qualquer suguestão, ou dúvidas postem aqui.

    Agredeço a minha colega Bellatrix do FórumPCs pela grande ajuda na revisão

    [COLOR="Red"]AUTOR: bvinicius[/COLOR]

    link: http://www.haitou.org/phpbb2.php?page=viewtopic&t=1536

    ====

    Podemos mandar fixar esse tópico para trocas de experiência com reencode e muita gente tem duvida nessa parte!

    ps. Que trampo coloca tudo aqui e linkar os programas [karrepio]
     
    Hunters15, robocrazy e Limopoca aprovam isto.
  2. Don_Raphael

    Don_Raphael Bam-bam-bam

    Afiliado:
    19 Junho 2006
    Mensagens:
    6,320
    Curtir recebidos:
    3,845
    Pontos de Troféu:
    449
    Nossa cara, muito bom o seu tópico.
    pena que eu não tenho paciência e nem conhecimento para fazer isso.
     
  3. Ero_Seenin

    Ero_Seenin Spaaaaaace Geek

    Afiliado:
    27 Março 2006
    Mensagens:
    19,490
    Curtir recebidos:
    12,552
    Pontos de Troféu:
    734
    ô ô , valeu, era disso que estava precisando :kongpositivo:
     
  4. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    bem como eu já fiz.. se você precisar de alguma ajuda só falar você não vai precisar fazer muita coisa não só aperta botão e pronto =P
     
  5. Vinicam

    Vinicam Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    1 Novembro 2004
    Mensagens:
    19,079
    Curtir recebidos:
    13,386
    Pontos de Troféu:
    669
    Uma melhora nas cores só.

    Mas nada que faça valer o tempo reencodando e a exigencia de hardware do 264...
     
  6. Zeorymer

    Zeorymer Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    14 Junho 2002
    Mensagens:
    24,936
    Curtir recebidos:
    8,921
    Pontos de Troféu:
    504
    POrra uma melhora significativa nas cores e ainda reduziu menos de 56 MB do arquivo original e vc acha que não vale ? E outra nem demorou tanto para reencodar o anime, acho que foi um pouco mais de 40 minutos.


    Bom vai facilitar a minha vida este tuto, pelo menos para mim, tenho muita série, que por causa de pouco megas não da para colocar em um DVD, agora com este tuto, vou poder colocar em apenas 1 dvd sem problema, e ainda vou ganhar cores em melhores qualidade.
     
  7. Wolfwood

    Wolfwood Bam-bam-bam

    Afiliado:
    28 Julho 2002
    Mensagens:
    9,574
    Curtir recebidos:
    45
    Pontos de Troféu:
    269
    Já fiz isso. Fica muito bom, tem arquivos que reencodando com o H264 fica muito pequeno, e com uma boa qualidade.

    E no meu PC demora mais ou menos 20 minutos por arquivo pra encodar pra H264. E também tive que fazer isso com um anime, nem lembro qual foi. O problema é que eu não consigo assistir o primeiro ep no DVD. Acho que é o único ponto negativo em fazer isso.
     
  8. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    Mas o loko eu sempre prezei por melhores cores em meus animes.. qualidade não importa o tamanho do arquivo... vou fazer um teste com o naruto da DB-Br ele tem uma imagem bem tosca.. quero vê como fica !
     
  9. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    É que DVD não tem o H264.. geralmente só divx / xvid nem tudo são rosas :-D :-D

    Agora agente precisa testar se fazendo esse reencode.. depois passar pra formato dvd ele mantém a qualidade e o tamanho final do dvd diminui em relação ao avi!
     
  10. Vinicam

    Vinicam Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    1 Novembro 2004
    Mensagens:
    19,079
    Curtir recebidos:
    13,386
    Pontos de Troféu:
    669
    Pô, perder 40 minutos por ep. por causa disso não é vantagem pra mim... Só se a pessoa preza mto mesmo a qualidade. Mas ai vai da onde vc assiste também.
     
  11. Zeorymer

    Zeorymer Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    14 Junho 2002
    Mensagens:
    24,936
    Curtir recebidos:
    8,921
    Pontos de Troféu:
    504
    Ta certo Vinicam cada um é cada um, prefiro usar um dvd para guardar uma série de 26 ep, do que gastar em 2 dvd para guardar a mesma série.

    Afinal o que são mais 1,50 reais só para 2 ep... nem são nada.
     
  12. Iron_Sword

    Iron_Sword Bam-bam-bam

    Afiliado:
    22 Fevereiro 2005
    Mensagens:
    2,129
    Curtir recebidos:
    1,028
    Pontos de Troféu:
    259
    Po bom tópico Nuboza, ficou melhor mesmo a imagem, e com um arquivo menor, H264 tá foda mesmo :rox, e esse MKVToolnix é lehgal, utilizei ele pra extrair as legendas de Diebuster, traduzir e colocar de volta :D.
    Essa vantagem de diminuir o tamanho é bom pra fanssubers, dá pra diminuir o tamanho total de uma série.
     
  13. Wolfwood

    Wolfwood Bam-bam-bam

    Afiliado:
    28 Julho 2002
    Mensagens:
    9,574
    Curtir recebidos:
    45
    Pontos de Troféu:
    269
    É, eu sei que DVD não tem H264!

    Cara, se fizer a conversão pra DVD acho que vai ficar o mesmo tamanho que fazer a conversão de um arquivo Divx em avi. H264 é milagroso, mas nem tanto. Agora, quanto a qualidade de imagem, eu não sei se é a mesma, se vai se manter como se fizesse o reencode de um arquivo avi divx.
     
  14. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    Isso poupa DVD pra kct... sem contar que é um quebra galho mesmo pra colocar um anime que passa do tamanho do DVD!

    Com o meGUI é legal que você pode extrair os áudio dos vídeo.. pegar uma musica fica rox !!

    Sobre os fansub hoje podemos vê animes encodados em 720p com 170MB antigamente os animes em 640x480 tinham esse tamanho até mais.. e a qualidade pior da imagem!


    Ta locão R$ 1,50 é grana velho.. prefiro perde 1 hora e ter esse R$1,50

    Teoricamente é pra ficar menor o tamanho do vídeo no DVD..

    um exemplo se o arquivo tem 170MB e pra converter esse arquivo pra DVD ele dobre de tamanho ficaria 340MB e se for um arquivo de 120MB ficaria 240MB, estou com pouco tempo agora.. só a noite vou poder fazer uns testes.. mas hoje tenho uma baladinha =P
     
  15. Wolfwood

    Wolfwood Bam-bam-bam

    Afiliado:
    28 Julho 2002
    Mensagens:
    9,574
    Curtir recebidos:
    45
    Pontos de Troféu:
    269
    Mas não é assim que funciona. Os frames serão convertidos para o padrão DVD, se não me engano é MPEG2, então, teoricamente, os dois ficarão com tamanhos semelhantes, senão iguais. A única coisa que pode fazer com que o vídeo fique menor em um ou outro é a resolução, a qualidade que você vai dar para cada frame do vídeo, os filtros que você pretende aplicar e por ai vai. Se você usar a mesma configuração e resolução pra converter os dois vídeos (formatos diferentes, Xvid e H264), acho que vão ficar iguais em tamanho.
     
  16. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    entendi .... então tudo é baseado pelos frames ?
     
  17. Wolfwood

    Wolfwood Bam-bam-bam

    Afiliado:
    28 Julho 2002
    Mensagens:
    9,574
    Curtir recebidos:
    45
    Pontos de Troféu:
    269
    Sim, pelo que eu entendo.

    O que esses encoders fazem é analisar cada frame do video e fazer a melhor compressão possível baseado nas configurações que você cedeu, e também na qualidade do vídeo original.

    talvez os dois arquivos fiquem com tamanhos diferentes, pois foram encodados por encoders diferentes, no caso Xvid e x264, e os frames foram tratados com diferentes filtros e etc, mas não acho que a diferença será gritante no final das contas.
     
  18. Zeorymer

    Zeorymer Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    14 Junho 2002
    Mensagens:
    24,936
    Curtir recebidos:
    8,921
    Pontos de Troféu:
    504
    Estava sendo sarcastico seu oreia [kong]
     
  19. Vinicam

    Vinicam Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    1 Novembro 2004
    Mensagens:
    19,079
    Curtir recebidos:
    13,386
    Pontos de Troféu:
    669
    O que eu quis dizer é que não prezo mto pela qualidade da imagem pra se assistir num monitor de 17" ou uma TV de 29" acaba dando na mesma... Agora pelo tamanho talvez até compensse, mas me diz uma coisa, vc perdeu 40min pra cada ep. ou pra todos? Se for pra todos ai sim vale muito a pena. :p
     
  20. Wolfwood

    Wolfwood Bam-bam-bam

    Afiliado:
    28 Julho 2002
    Mensagens:
    9,574
    Curtir recebidos:
    45
    Pontos de Troféu:
    269
    Cara, sei que não foi pra mim esse post, mas vou responder. ;)

    Quando eu estava convertendo alguns videos, dependendo da configuração que eu colocava no programa, demorava entre 10 e 20 minutos cada episodio. Era Cowboy Bebop se não me engano.
    Meu PC é um P4 2,4Ghz com 512mb!
     
  21. AtDeathDoor

    AtDeathDoor Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Fevereiro 2006
    Mensagens:
    17,184
    Curtir recebidos:
    23
    Pontos de Troféu:
    216
    [COLOR="Green"]Não achei as cores mais vivas. Só ficou mais claro.

    Mês passado eu fiz o processo inverso com Eureka Seven pra ver na TV. Usei Dvix 6 e demorou pra cacete mais acho que melhou um pouco a imagem sem aumentar muito o tamanho.

    E se quer ver anime na TV com cor mais viva ajusta a TV.
    Eu sempre faço isso. Tem animes que combinam melhor com uma combinação diferente de contraste e brilho e (até mesmo) saída de vídeo. Tem uns que ficam melhores em PAL-M (mais escuro) e outros em NTSC (mais claro).

    Ciao[/COLOR]
     
  22. kageyame

    kageyame Bam-bam-bam

    Afiliado:
    11 Abril 2006
    Mensagens:
    1,509
    Curtir recebidos:
    1,079
    Pontos de Troféu:
    229

    Sei que é só um detalhe técnico, mas vejo muita gente fazendo essa confusão.

    não é o framerate nem resolução que definem o tamanho de um arquivo de video, e sim o bitrate, (e somente ele). basicamente bitrate é quantos bit/sec são necessários para criar o conjunto resolução X framerate selecionados.

    Sei que parece que é a mesma coisa, mas a diferença é crucial sim, visto que você pode ter 2 arquivos com a mesma resolução e mesmo framerate (720X480@29,97 fps) mas de tamanhos diferentes dentro de um mesmo DVD.
     
  23. vangelismm

    vangelismm Supra-sumo

    Afiliado:
    30 Junho 2002
    Mensagens:
    4,495
    Curtir recebidos:
    3
    Pontos de Troféu:
    199
    Nada haver.
    O tamanho é definido peça combinação dos 3: fps, resolução e bitrate.
     
  24. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    Bem esse exemplo que coloquei foi meu primeiro teste... vou fazer mais ... e achar a melhor config ... sobre o tempo ... eu falei 40min porque eu coloquei pra faze e fui jogar warhawk só quando eu voltei eu fui vê pode te terminado muito antes..

    andei lendo.. realmente são esses 3 fatores.. que determinam o tamanho do arquivo.. porem como o amigo acima falou.. você pode ter o mesmo fps e resolução com um bitrate diferente... teoricamente!
     
  25. Wolfwood

    Wolfwood Bam-bam-bam

    Afiliado:
    28 Julho 2002
    Mensagens:
    9,574
    Curtir recebidos:
    45
    Pontos de Troféu:
    269
    Tinha esquecido do bitrate. Mas é verdade, esse fator influencia bem o tamanho do arquivo. Mas quanto menor o bitrate, menor a qualidade da imagem, e conseqüentemente menor o arquivo de vídeo.
     
  26. rapier

    rapier Veterano

    Afiliado:
    28 Julho 2005
    Mensagens:
    1,769
    Curtir recebidos:
    175
    Pontos de Troféu:
    134
    Nem sempre. É possível inclusive melhorar a qualidade do arquivo reduzindo o bitrate. Usar certas opções diminui o bitrate e aumenta a qualidade, exemplo:

    http://www.mediafire.com/?d1byyzumied = vídeo 1
    http://www.mediafire.com/?nmzhuturdm2 = vídeo 2, um pouco menor q o vídeo 1, vejam a diferença brutal de qualidade na água e nas árvores
     
  27. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    não cheguei a vê o vídeo.. mas ele explica como fazer isso ??
     
  28. vangelismm

    vangelismm Supra-sumo

    Afiliado:
    30 Junho 2002
    Mensagens:
    4,495
    Curtir recebidos:
    3
    Pontos de Troféu:
    199
    Com certeza, o 3 fatores são independentes entre si.

    E sobre o h264.
    Em bitrates altos ele é praticamente idêntico ao xvid.
    A vantagem dele é possuir qualidade maior em bitrates baixos.
     
  29. Vinicam

    Vinicam Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    1 Novembro 2004
    Mensagens:
    19,079
    Curtir recebidos:
    13,386
    Pontos de Troféu:
    669
    Mas 40 minutos um ep. ou todos? Pq pelo que sei o processo é meio demorado até com processadores atuais.

    Pelo menos aqui quando fui fazer DVD's de animes demorava uns 30~40min. pra reencodar cada ep.

    Por isso acho que não vale a pena, se eu fosse fazer isso seria pra poder assistir no DVD normal, e ai já aproveitava o embalo e faria covers pra caixa de DVD. Pra valer o trabalho... Agora pra deixar tudo num porta-cd pra ver no PC nem ligo. :p
     
  30. rapier

    rapier Veterano

    Afiliado:
    28 Julho 2005
    Mensagens:
    1,769
    Curtir recebidos:
    175
    Pontos de Troféu:
    134
  31. Chris Redfield

    Chris Redfield Bam-bam-bam

    Afiliado:
    31 Março 2002
    Mensagens:
    8,809
    Curtir recebidos:
    2,587
    Pontos de Troféu:
    484
    Faço exatamente isso quando vou passar meus filmes HD em MKV para .mp4 pra rodar no PS#, aproveito o reencode para "queimar" as legendas no video
     
  32. king_hyperdyo

    king_hyperdyo Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    24 Março 2002
    Mensagens:
    14,513
    Curtir recebidos:
    3,686
    Pontos de Troféu:
    519
    [COLOR="Blue"]Parabéns Nuboza, excelente tópico usarei futuramente.

    Já favoritado aqui ;)
    [/COLOR]
     
  33. ZeroUm

    ZeroUm Habitué da casa

    Afiliado:
    2 Junho 2007
    Mensagens:
    548
    Curtir recebidos:
    2
    Pontos de Troféu:
    64
    Essa imagem não diz muita coisa.

    Quer ver qualidade? Compare One Piece da Shakaw antes e depois do episódio 100, quando fizeram a trasição de XVID pra X264.

    Não. Tem. Mais. Blocking! ZERO de ruído na imagem. Coisa mais comum em vídeos xvid/MPEG-4 ASP era ver uma faixas de cores em degradê(color banding) em cenas muito escuras, sem falar nos montes de blocos. Cenas com tons vermelhos fortes não prestam. As vezes até vazamento de cores, rainbowing... argh

    Em h264 a imagem fica lisinha, perfeita! Bem, não existem milagres, o que existe é encoder competente que sabe fazer seu trabalho. E um codec decente ajuda muito.

    Agora, eu não vejo muita vantagem em reencodar um vídeo de qualidade inferior, como disse, não há milagres, os ruídos não vão se consertar magicamente. Uma fonte ruim vai sempre gerar um resultado final ruim independente da tecnologia do codec.
     
    Grave Uypo aprova isto.
  34. nuboza

    nuboza Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Agosto 2005
    Mensagens:
    13,422
    Curtir recebidos:
    1,219
    Pontos de Troféu:
    384
    bem como eu falei isso que eu fiz é mais para poder colocar todos os episódios de uma série em um único DVD... logo no começo da vontade de fazer tudo, mas muito trampo e a qualidade dos vídeos dos fansub hoje em dia esta muito boa.. algum ou outro faz um trabalho porco!

    Muito obrigado chegando em casa do uma olhada.. vi por cima o tópico bem CDF hahahaha!

    ;)

    claro se a fonte for ruim não tem como.. o que me motivou a fazer o tópico, foi que com uma fonte boa.. consegui ter cores mais vivas e limpas com um tamanho reduzido do arquivo original com um processo bem simples..
     
  35. Arcueid

    Arcueid Bam-bam-bam

    Afiliado:
    15 Julho 2006
    Mensagens:
    6,414
    Curtir recebidos:
    62
    Pontos de Troféu:
    219
    Meu PC encodou em 8 min... nego ai encodando a 40 aehuehaae.
     

Compartilhe essa página