O que estão dizendo é que o
PS5 possui uma memória Cache semelhante as novas placas RDNA 2.0. E que a GPu do Xbox SX não possui essa memória. E também não estão usando mais que os 36cus da GPu do XBox SX. Fora que o Kit de desenvolvimento está a pelo menos 6 meses atrasado em relação ao Kit do
PS5. Isso explica o porquê de estarem tão longe de usarem todo o potencial da GPU. Pois 36cus a 1.8Ghz não chega nem na RX5700XT. Chega no máximo na RX5700.
Quando passarem a usar o seu total de 52Cus(ainda falta usarem 16cus) a coisa vai dar uma boa melhorada. Mesmo se for confirmado esse negócio da memória cache não tem como a GPU do Xbox SX ficar atrás da nova RX6700XT. Pois mesmo que ela tenha o infinity cache ela possui 12cus a menos que a GPu do Xbox SX.
Na pior das hipóteses a GPU do Xbox SX vai conseguir entregar resultado no mínimo equivalente a uma RX6700XT. Isso sendo bem pessimista. Aí tem que esperar sair o Review da RX6700XT para a gente ver quantos porcentos ela é superior a uma RX5700XT. Assim vai dar para fazer o cálculo de quanto a GPU do Xbox SX é mais forte que uma RX5700XT/RTX2080. Eu diria que a GPu do Xbox SX é pelo menos 30% superior a uma RX5700XT. O que já daria para chegar tranquilamente na RTX2080Ti.
No
PS5 já estão usando quase que todo o potencial da sua GPU. Estão usando todos os 36cus presentes na sua GPU. Fora essa memória cache a mais. Aí faz sentido o
PS5 estar mostrando melhores resultados. Aliado ao fato de ter 6 meses a frente nos kits entregues.