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Digital Foundry diz que o SSD do PS5 não causará impacto nos gráficos de jogos em Mundo-Aberto e nem mudará como eles são feitos.

konde10

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Em jogos de mundo aberto não deve mudar mesmo. Todos os exemplos dados de melhoria são de ambientes fechados.
 

Comedor de Caixinha

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Sou mais um desenvolvedor do que um analista da Digital Foundry, que na verdade não são nada, é um conjuntinho nerd que cirou um canal no youtube que ficou famoso, comparar o nível de conhecimento deles com um desenvolvedor atuante na indústria é piada.

Eles podem conhecer as técnicas e os termos técnicos, mas não entendem porra nenhuma do processo de desenvolvimento de um jogo a ponto que querer compará-los a alguém que trabalha diariamente na indústria com jogos AAA.

Discordo cara, agora quem não sabe do que está falando é você. Não precisa desqualificar os caras da DF só porque não gostou do post de um deles.

Os caras da DF montaram um Xbox com as próprias mãos - a MS deu todos os componentes nas mãos deles. Eles tem moral pra cacete e já teve games que fizeram patch day one pra corrigir bugs que eles pegaram e reportaram. O Richard é jornalista velho de guerra e eles tem contatos na indústria e dentro de vários estúdios.

O caso é que esse Alex é o mais fraco deles, este sim é um zé ninguem que ganhou o emprego porque ficou amigo do John Linneman em fórum e twitter. É um pcista bitolado que já falou cada m**** lá que não sei como não foi demitido....mas ele cumpre o papel dele de punhetar os "master race" da vida que passam mais tempo configurando arquivo .ini do que jogando, o papel dele é massagear o ego deles repetindo a exuastão que PC é sempre bom e console é sempre m****.

No caso ele está postando em fórum aleatório, não é video e não é endossado pela equipe da DF e mesmo no post ele deixa claro que é especulação dele.
 

João Ritzel

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Entenderam tudo errado o que ele queria dizer...

Ele falou que as técnicas atuais para mudar alguma coisa usam dados processuais que vem da CPU e GPU...elas podem mudar em tempo real quando vc passar por algum lugar e acontecer coisas diferentes.

Sobre a alta capacidade de streaming para detalhe,escala, não muda nada! A maior quantidade de dados já programados vai ser liberada pelo SSD.

Ele estava falando em processamento em tempo real...como vc destruir uma cidade voltar lá e ela continuar destruída e depois de um tempo começarem a reconstruir ..esse é um dos exemplos...ele estava falando em 'alterações " de estado em tempo real.
 

rafael.bizerro

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De tanto vocês falarem sobre o poder oculto do SSD do Ps5.
É capaz da Microsoft ficar com raiva e lançar um SSD de 10GB/s no XSX só pra calar essa galera imbecil
 

fr3d

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"wccftech"
Desespero dos caixoletas estão sensacionais.
 
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fr3d

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Previsível os istas quererem desmerecer algo em que o XBOX não levará vantagem.
Na demonstração feita pela MS ainda vemos State of Decay com carregamento de textura. Demonstração feita pela Sony de Spiderman já deixa evidente a melhora que haverá em mundo aberto. Sim, ambos os jogos não estão otimizados.

 

konde10

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Nem quando o Xbox tem o possível melhor hardware os caixistas descansam, estão falando mais do PS5 que os próprios sonystas, tão parecendo o xbox mingau.

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Foi uma geração inteira segurando o choro.

Mas vão segurar o choro novamente quando forem anunciados os preços.
 

N0MERCY

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Previsível os istas quererem desmerecer algo em que o XBOX não levará vantagem.
Na demonstração feita pela MS ainda vemos State of Decay com carregamento de textura. Demonstração feita pela Sony de Spiderman já deixa evidente a melhora que haverá em mundo aberto. Sim, ambos os jogos não estão otimizados.

Sério que está comparando um load de 8s com load que parece um parto do State Of Decay? Será uma boa comparação em load's com jogo igual, tipo TW3 que quando morre parece que estão reiniciando o jogo de novo.

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rafael.bizerro

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Sério que está comparando um load de 8s com load que parece um parto do State Of Decay? Será uma boa comparação em load's com jogo igual, tipo TW3 que quando morre parece que estão reiniciando o jogo de novo.

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Não mexeram no código do State of Decay, esta rodando via Retro Nativa sem a intervenção do desenvolvedor

Já o Homem Aranha, eles trabalharam para otimizar o jogo para o Ps5, para essa apresentação
 

João Ritzel

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Desenvolvedor:

"Definitivamente o SSD é um divisor de águas, e eu estou dizendo isso como um desenvolvedor profissional que construiu um mecanismo 3D do zero no passado. O problema com o que estamos discutindo agora é que é muito, muito difícil comunicar por que isso é um divisor de águas para as pessoas que não têm o "conhecimento técnico" para entender o que está acontecendo nos jogos, e você não pode apontar para um exemplo específico de resultados possíveis e dizer "é assim que vai ser", pois os resultados dependerão inteiramente do que o desenvolvedor deseja alcançar.

É um grande negócio. Se o novo Xbox não tiver algo parecido (e não, simplesmente ter um SSD bom o suficiente), o PS5 terá uma grande vantagem em termos de fidelidade gráfica, GPU mais fraca ou não."

É o PODER do Streaming galera! Essa é a quebra de paradigma.

É uma GPU 30% melhor contra um console com a capacidade de Streaming 130% melhor...rolando toda uma arquitetura por trás.

XSX também vai ter SSD!!!! PS5 também vai ter GPU!

Vai ser interessante quando mostrarem o primeiro projeto exclusivo AAA.
 
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fr3d

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Sério que está comparando um load de 8s com load que parece um parto do State Of Decay? Será uma boa comparação em load's com jogo igual, tipo TW3 que quando morre parece que estão reiniciando o jogo de novo.

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A questão não é só loading implícito aí, mas de como a cidade é carregada inteira instantaneamente e a velocidade de como a câmera se movimenta pelo cenário sem nenhuma interrupção.
Agora imagine um jogo construindo do zero e as possibilidades que se abrirão em termos de design. Achar que não vai mudar nada é estar completamente insano e alheio do que está sendo visto e falado.
 

RareHero

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Eu só acredito no Mark Cerny.

Olha, vou te dizer que essa seria uma decisão acertada e inteligente, pois ao contrário do Dictator, cuja carreira se resume a palpites técnicos(limitados, diga-se) em fóruns como o B3D ou resetera, sem ter a base de um histórico profissional e prático na industria e que já é conhecido por ter um bias suspeito, o Cerny tem como respaldo o envolvimento na concepção de mais de 30 jogos ao longo de quase 40 anos de carreira, foi agraciado com um prêmio do conjunto da obra pela Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos, tb foi introduzido ao hall da fama da AIAS, além de ter sido um dos responsáveis pela concepção de um dos consoles caseiros mais bem sucedidos da história.

Quem acompanha o Dictator, sabe que ele possui um certo conhecimento e entendimento relevante a algumas questões, mas se resume a um entendimento superficial e não abrangente, igual a ele, temos aos montes por ai, o que ele tem é a lógica para entender a dinâmica do funcionamento dos mecanismos técnicos básicos, mas não possui respaldo pra lidar com as minucias da produção de jogos e apenas se atem a analisar os números brutos, baseando suas opiniões nisso sem se ater a detalhes que exigiriam dele conhecimento prático mais aprofundado.

A questão é que o julgamento dele é feito com base nos métodos atuais de produção que levam em conta limitações relativas a velocidade com que vc faz streaming de dados e de como a memória recebe esses dados, eles fala sobre esses mecanismos procedurais serem usados em jogos de mundo aberto que são consequência direta dessas limitações, mas os próprios mecanismos procedurais podem se beneficiar de um SSD de alta velocidade quando é necessário guardar variedade de assets gerados proceduralmente, principalmente se o propósito for criar mundos persistentes como por exemplo cenários com destruição dinâmica ou alterações profundas no level design, os dados no SSD não necessariamente precisam vir prontos para uso, a velocidade do SSD ajuda no processo após a criação de dados procedurais justamente devido a possibilidade de usar o SSD como Ram Virtual, nesse sentido, maior velocidade permite o uso de uma maior variedade desses assets com o limite ficando apenas restrito a quantidade de RAM disponível e necessidades de largura de banda para esses arquivos.

Um open world, com NPC´s, veiculos, objetos, tudo isso foi modelado e está pronto para uso e tb pode ser usado de forma procedural, mas ao invés de uma quantidade menor de variações com maior quantidade de repetições, pode ter uma quantidade maior de variações com menor quantidade de repetições, mesma coisa em cenários com o uso de vegetação.

Post do NXGamer respondendo ao Dictator:

No - I just think the idea of having everything on the disk for a big world, and all the artist time that would mean and disk space it would mean seems anti thetical to open world design. Rather, it sounds like something a dev would want for a smaller game environement where there are resources and time to have everything be bespoke (perhaps).

IDK, ballooning budgets and artist time by putting more on disk instead of creating ways to increase diversity in a more procedural way seems like something that I think most people could understand.

Like, would you really prefer lots of really dense baked lighting taking up 200 GB of disk space (think AC unity here) or would you prefer a dynamic solution taking up next to none?

" I think you are looking at this from the wrong angle, having a vast pool with a much wider pipe to the RAM means that devs and more so artists can ramp up the options within density, detail, materials and worlds. The SSD here gives them a much bigger scope and enables a more streamlined approach to procedural placement, not textured surfaces or MIP chains. Teams use procedural creation to reduce the build and layout time, here they can expand the variety within the Frustum, the variety of NPC models, clothes even enemies within RAM which will reduce the amount of times you see Zombie A in Resident Evil or the face of Shopkeep B in Skyrim 15.
This is the options that SSD and the core design of the process delivers but also a great deal more besides this, something like Legacy of Kain warping of vertices for example could now be an entire transportation of everything within your view and world within a couple of frames, data is still key and will still need to be authored on the Disc and SSD, the option now is how much the devs want to cram into the Frustum and 3D space is no longer limited "directly" by the {Ram / FPS / objects / Stream speed} = Maximum density of game frames. The BIG gain in development time is no longer having to go back through streaming chain and LOD system creating artifical walls to manage this, sector points to initiate seek, or just reduce LOD and MIP bias at a per segment basis to meet target rates and performance. "


E a opinião de um ex diretor de arte da ND...

 
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DocVooDoo

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E precisava da Digital foundry falar sobre isso? Isso eh mais que óbvio.
Precisava. Pq para muitos aqui a DF é o órgão máximo técnico para falar dos consoles.
Se eles batessem o martelo aqui que SSD ia fazer diferença... ixxxxxxxxxxxxiiiiiiiiiiiii

Tenho certeza que muito chupa rola da DF deixou de ser fã dela depois dessa e agora "não tem credibilidade mais"
 

Origami Killer

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[[Solid_Snake]]

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Discordo cara, agora quem não sabe do que está falando é você. Não precisa desqualificar os caras da DF só porque não gostou do post de um deles.

Os caras da DF montaram um Xbox com as próprias mãos - a MS deu todos os componentes nas mãos deles. Eles tem moral pra cacete e já teve games que fizeram patch day one pra corrigir bugs que eles pegaram e reportaram. O Richard é jornalista velho de guerra e eles tem contatos na indústria e dentro de vários estúdios.

O caso é que esse Alex é o mais fraco deles, este sim é um zé ninguem que ganhou o emprego porque ficou amigo do John Linneman em fórum e twitter. É um pcista bitolado que já falou cada m**** lá que não sei como não foi demitido....mas ele cumpre o papel dele de punhetar os "master race" da vida que passam mais tempo configurando arquivo .ini do que jogando, o papel dele é massagear o ego deles repetindo a exuastão que PC é sempre bom e console é sempre m****.

No caso ele está postando em fórum aleatório, não é video e não é endossado pela equipe da DF e mesmo no post ele deixa claro que é especulação dele.

Montaram um Xbox? HAHAHAHAHA.

Reveja o vídeo amigo. Eles chamaram um monte de gente lá pra montar "aquele Xbox", que eram peças separadas com ímãs para não ter como você errar, as peças grudavam umas nas outras e ainda tinha uma pessoa explicando onde colocar cada coisa. Nem era um console real propriamente dito, nem ligaram a bagaça.

E outra, eu falei que os caras tem conhecimento das técnicas utilizadas em jogos, inclusive assisto direto o canal deles, mas sobre o processo de desenvolvimento de jogos AAA? Eles não sabem 10% em comparação a um desenvolvedor que trabalha na indústria. Vou dar só um exemplo: no começo dessa geração, a Guerrilla foi a primeira a usar uma técnica similar ao checkerboard no multiplayer do Killzone ShadowFall para atingir 1080p 60fps, e na época os caras da DF ficararam todos embananados e nem perceberam a utilização da técnica, foram descobrir a parada quase 1 ano depois e ai sim fizeram um vídeo sobre o esquema.
 
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Comedor de Caixinha

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Montaram um Xbox? HAHAHAHAHA.

Reveja o vídeo amigo. Eles chamaram um monte de gente lá pra montar "aquele Xbox", que eram peças separadas com ímãs para não ter como você errar, as peças grudavam umas nas outras e ainda tinha uma pessoa explicando onde colocar cada coisa. Nem era um console real propriamente dito, nem ligaram a bagaça.

E outra, eu falei que os caras tem conhecimento das técnicas utilizadas em jogos, inclusive assisto direto o canal deles, mas sobre o processo de desenvolvimento de jogos AAA? Eles não sabem 10% em comparação a um desenvolvedor que trabalha na indústria. Vou dar só um exemplo: no começo dessa geração, a Guerrilla foi a primeira a usar uma técnica similar ao checkerboard no multiplayer do Killzone ShadowFall para atingir 1080p 60fps, e na época os caras da DF ficararam todos embananados e nem perceberam a utilização da técnica, foram descobrir a para quase 1 ano depois e ai sim fizeram um vídeo sobre o esquema.

Tá bom cara. Eles não sabem nada, quem sabe é você.
 

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Tá bom cara. Eles não sabem nada, quem sabe é você.

Bom argumento. Pelo jeito sua interpretação é quarta série no máximo.

Leia de novo. Já falei que os caras manjam um pouco, principalmente sobre as técnicas em estrito puro. Sobre desenvolvimento eles não manjam nada, manda a lista ai de quantos jogos AAA eles produziram.
 

slashf

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Bom argumento. Pelo jeito sua interpretação é quarta série no máximo.

Leia de novo. Já falei que os caras manjam um pouco, principalmente sobre as técnicas em estrito puro. Sobre desenvolvimento eles não manjam nada, manda a lista ai de quantos jogos AAA eles produziram.
Cara pare né. Qualquer tópico qualquer jogo sempre tem os vídeos dos caras pra comparar, parte técnica os caras manjam.
 

[[Solid_Snake]]

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Cara pare né. Qualquer tópico qualquer jogo sempre tem os vídeos dos caras pra comparar, parte técnica os caras manjam.

É outro que não sabe interpretar? Os caras manjam das técnicas em sentido estrito. Nenhum deles desenvolveu nenhum jogo, não sabe como funciona o processo em detalhes e muito menos os paradigmas que os estúdios vão seguir daqui pra frente.
 

slashf

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É outro que não sabe interpretar? Os caras manjam das técnicas em sentido estrito. Nenhum deles desenvolveu nenhum jogo, não sabe como funciona o processo em detalhes e muito menos os paradigmas que os estúdios vão seguir daqui pra frente.
Eu simplesmente não acredito que vão mudar nada com esse SSD mágico.
Já vi muita lorota nesse mundo e essa parece mais uma.
 

DocVooDoo

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Só estou vendo aqui e rindo. Os deuses das análises técnicas de jogos, com experiência no assunto, equipamentos de pontas para análises estão castigando seus adoradores agora.
Incrível como DF perde a credibilidade para alguns do dia para noite.
 

bróðir

Master Distiller
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Obvious news.
SSD tá aí no mercado há anos e só os sonystas que viveram dentro de uma caverna esse tempo todo é que agora ficam achando que SSD vai fazer até o PS5 passar café e preparar o almoço.
o ssd nunca foi pensado pra usado em jogos em todo potencial (em questões mais estruturais). Sempre foi usado apenas pra carregar loading rapido de algo existente (sej pra OS, programas ou jogos). Produtos q rodam em hard drives comuns.
q ela existe há anos isso não é segredo pra ninguém. Uso desde 2012 e nao abro mão mas agora ta sendo repensado como ele pode contribuir num sistema fechado onde todos vão poder se beneficiar diretamente. Problema de fazer isso num ps4, por exemplo, é que nem 5% dos usuarios usam SSD em um ps4. Nao é viável desenvolver um gamer tendo isso em mente

o problema do PC é que nem todos tem SSD, nem todos tem o mesmo tipo de SSD pra que o desenvolvedor tenha a liberdade. Se todos os usuários de ps5 tem esse ssd monstro, eles podem fazer jogos sem restrições (agora isso nao quer dizer q vá ser mais bonito ou mais bonito q os jogos do xbox)

ou isso é um detalhe besta mesmo? Nada disso faz sentido?
 

DocVooDoo

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Disse certo,análise técnica de jogos.
Não quer dizer que desenvolvem ou mesmo como implicaria o sdd da Sony nos jogos.
Mas fácil aceitar o que um dev diz...
A questão nem é essa. Eu nunca dei muita moral para os caras da DF, tanto que brinco que chamo eles de contadores de pixel.
As vezes para mostrar as diferenças gráficas entre plataformas eles são obrigados a pegar a imagem e ampliar 20x para que as pessoas possam perceber as diferenças que em condições normais, seriam imperceptíveis.

A questão é como as pessoas moldam a credibilidade as suas crenças.
As pessoas usam vídeo da DF para provar que teraflops não são tão importantes assim e não medem o poder real do aparelho. Ai ele lançam um video falando que SSD não vai mudar muita coisa nos gráficos, e surge a turminha já falando "ahhh mas não são devs, tralala, herp derp".

Agora misteriosamente loading time virou importante para quem viveu esperando até um minuto carregando jogo.
 

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Eu simplesmente não acredito que vão mudar nada com esse SSD mágico.
Já vi muita lorota nesse mundo e essa parece mais uma.

Não me parece lorota, mas é algo que provavelmente vai ter benefício mesmo nos jogos exclusivos, já que as produtoras não vão perder tempo fazendo algo específico nos jogos multiplataforma.

Mas uma Naughty Dog, Santa Monica ou Guerrilla devem tirar proveito sim.
 

DanBann

Bam-bam-bam
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É sempre bom ver que certas coisas nunca mudam :klolwtf

E isso é mais verdade do que nunca agora com jogos da Sony e da M$ vindo pro pc.
 

NUIIO

Bam-bam-bam
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Estou cansado hj. kkkkkk
Já conseguiram The Last of US e God of War estão de aí de prova! kkk
Em 2013 aconteceu o mesmo com a mídia falando que o poder da nuvem do Xone não iria passar o PS4!, Por isso eu acredito que a alta velocidades do SSD poderá gerar texturas melhores e mais fluidas que O Xbox Séries X :kkk:kkk
 
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