O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Digital Foundry Retro:Agora é a vez do lendário Tomb Raider de 1996/Saturn/PSX/Pc

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.301
Reações
14.354
Pontos
1.053
Por;Richard leadbetter

Bem-vindos ao Digital Foundry Retro. Este é um espaço onde falamos de um jogo muito importante na história dos videojogos, apoiados por uma captura limpa no equipamento original. É uma bela forma de revisitar clássicos, enquanto reflectimos no que os tornou tão especiais. todas as semanas temos novos episódios, e o desta semana é especial.

John Linneman celebra os 20 anos de Tomb Raider com uma análise à primeira aventura de Lara - desde os aspectos técnicos até à muito requisitada comparação entre PlayStation vs Saturn. Claro que a versão PC está presente, e ainda olhámos para o remake.



Como é normal no DF Retro, John sugere a melhor forma de jogar o jogo nos equipamentos actuais, e talvez já seja esperado, mas é a versão PC modificada que mantém o espírito e gameplay do original, limpando alguns dos problemas do original.

http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2016-df-retro-tomb-raider
 

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.341
Reações
11.739
Pontos
1.614
Adoro ver as loucuras que os desenvolvedores tinham que fazer no Saturn :lolwtf:lolwtf:lolwtf
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.506
Reações
104.388
Pontos
2.419
Tosca demais a versão do Saturn, na época eu não percebia como é tão ruim.
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
Adorava esse jogo ao mesmo tempo que morria de cagaço em jogar, ficava a maior parte do tempo brincando na mansão
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.506
Reações
104.388
Pontos
2.419
Trabalho bem cagado no Saturn.

Mas o console era dificil demais de trabalhar e esse ainda é um dos jogos iniciais, então natural ter ficado ruim. Com o tempo os jogos 3D passaram a rodar de forma mais decente no console.
 
Ultima Edição:

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.341
Reações
11.739
Pontos
1.614
Mas o console era dificil demais de trabalhar e esse ainda é um dos jogos iniciais, entãonatural ter ficado ruim. Com o tempo os jogos 3D passaram a rodar de forma mais decente no console.
Quais jogos 3d rodam decente no Saturn? Na minha cabeça só vem em mente nights into dreams
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Virtua Fighter 2
Sega Rally
Fighting Vipers
Radiante Silvergun
Fighters Megamix


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Sonic R
Burning Rangers
Powerslave
Quake
Duke Nukem 3D

Aliás, busquem o comparativo entre Duke Nukem 3D e Quake do SS em relação ao PS1 e vejam o cacete que o PS1 toma nesses jogos.

Nesses casos, o motor do jogo foi reescrito para a versão SS para extrair melhor o poder do console e os resultados foram fantásticos.

Como o próprio GK falou, o SS tinha uma arquitetura alienigena e o próprio Yu Suzuki afirmou que poucos devs teriam talento o suficiente para extrair o poder de 1 SH2 e meio. O SS tinha duas CPUs principais e poucos conseguiam utilizar as duas em paralelo.

Em Alien Trilogy por exemplo usaram apenas uma.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Adoro ver as loucuras que os desenvolvedores tinham que fazer no Saturn :lolwtf:lolwtf:lolwtf
Fico pensando em como seria a EA e a Ubi nos dias de hoje desenvolvendo para um console com a complexidade do Saturno, a versão final ia ser uma demo...
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.301
Reações
14.354
Pontos
1.053
Uma curiosidade que eu achei muito interessante, é que a primeira versão mesmo do PC apresentava também os granulados(quadradinhos) nas texturas típicos dos consoles daquela geração.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.383
Reações
43.997
Pontos
1.339
Esse jogo foi surreal no lançamento. Ficava horas vendo os caras jogarem na locadora!
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Legal mostrarem os wireframes do Saturn mostrando os polígonos de 4 pontos dele. Podiam ter comparado com o do PS1 para mostrar a diferença na modelagem entre eles.

No mais, jogalhaço bom ducarai.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Sonic R

Como o próprio GK falou, o SS tinha uma arquitetura alienigena e o próprio Yu Suzuki afirmou que poucos devs teriam talento o suficiente para extrair o poder de 1 SH2 e meio. O SS tinha duas CPUs principais e poucos conseguiam utilizar as duas em paralelo.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!

E olha que ele só citou as 2 CPUs que se bobear era o menor dos problemas para lidar.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.520
Reações
179.372
Pontos
1.514
Playstation, esse sim foi um videogame bem projetado.

verdade, super equilibrado pra época e super amigável para as DEVs. Melhor console da Sony na minha opinião e pra mim faz parte da trinca mágica com Atari 2600 e Nes como os mais revolucionários em suas épocas.

O 2600 começou com a "febre" dos videogames, o Nes desenterrou os videogames dos mortos dando um novo boom e o PS1 trouxe um público mais adulto e variado para os videogames tornando a indústria de games o que é hoje.

Os outros são apenas evoluções desses conceitos.

Uma curiosidade que eu achei muito interessante, é que a primeira versão mesmo do PC apresentava também os granulados(quadradinhos) nas texturas típicos dos consoles daquela geração.

no PC só começou a ter essas imagens mais limpas com popularização das placas 3D e APIs como OpenGL e o Glide. Antes não tinha diferença para os consoles apesar de ser possível rodar em resolução maiores, mas não tinha filtros eu acho.

Como os jogos rodavam em monitores CRT, não ficava tão ruim apesar de ter uma definição bem maior que as TVs da época que escondiam melhor essas imperfeições.

Quando começaram a aparecer jogos com suporte a Glide ou OpenGL rodando em chips 3D dedicados, aí sim tivemos uma grande diferença. Pareciam outro jogo... não é o caso do TR que saiu pra DOS em 1996.

Vale lembrar que saiu a versão GOLD exclusiva pra PC com 4 fases a mais em 97. Não sei se colocaram alguma melhoria, pelo menos nas fases extras.
 
Ultima Edição:

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
verdade, super equilibrado pra época e super amigável para as DEVs. Melhor console da Sony na minha opinião e pra mim faz parte da trinca mágica com Atari 2600 e Nes como os mais revolucionários em suas épocas.

O 2600 começou com a "febre" dos videogames, o Nes desenterrou os videogames dos mortos dando um novo boom e o PS1 trouxe um público mais adulto e variado para os videogames tornando a indústria de games o que é hoje.

Os outros são apenas evoluções desses conceitos.
Agora temos que aguentar os PRO-blemas da vida.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Fico pensando em como seria a EA e a Ubi nos dias de hoje desenvolvendo para um console com a complexidade do Saturno, a versão final ia ser uma demo...

Na verdade a gente viu coisa parecida recentemente, na geração anterior.

Dada as especificidades do PS3 perante o Xbox 360, principalmente no começo da geração, vimos um monte de ports bostas no console da Sony...
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.520
Reações
179.372
Pontos
1.514
Na verdade a gente viu coisa parecida recentemente, na geração anterior.

Dada as especificidades do PS3 perante o Xbox 360, principalmente no começo da geração, vimos um monte de ports bostas no console da Sony...

O PS2 também não era muito amigável ao que parece, isso explicaria alguns ports bem inferiores ao Xbox e Gamecube.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
O PS2 também não era muito amigável ao que parece, isso explicaria alguns ports bem inferiores ao Xbox e Gamecube.

PS2 não tinha devkits decentes nos primeiros anos.

Mas o momento era outro, o console tinha a maior base instalada disparada, ai meu amigo, programador tem que sentar o cu na cadeira e PROGRAMAR.
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.735
Reações
11.360
Pontos
1.053
E tem gente que reclama do framerate dos jogos no Xbox One. :kkk:kkk
Verdade! O Xbone tem que melhorar MUITO para chegar aos pés do Saturn!

2569892-8377439050-5ggs6.jpg
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.520
Reações
179.372
Pontos
1.514
PS2 não tinha devkits decentes nos primeiros anos.

Mas o momento era outro, o console tinha a maior base instalada disparada, ai meu amigo, programador tem que sentar o cu na cadeira e PROGRAMAR.

Sim, tiveram que engolir seco hehehehe
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.174
Reações
31.138
Pontos
903
Adorava esse jogo ao mesmo tempo que morria de cagaço em jogar, ficava a maior parte do tempo brincando na mansão

Eu também. Morria de medo de mergulhar naqueles lagos imensos. Sentia uma angústia tremenda e calafrios quando não encontrava a saída pra respirar e a Lara morrendo. :kwow
 
Topo Fundo