O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Diplomados vivendo nas ruas

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Ah é ?

Tirando a Petrobras e seus derivados me diz qual empresa investe em R&D aqui no Brasil ? Ah é......

NENHUMA.
As a empresa não investe pq? Essa é a pergunta que você tem que fazer.
Pq uma empresas preferem ter o R&D headquarter fora daqui, gastando mais do que simplesmente abrir aqui, contratar gente aqui??
Praticamente toda empresa gigante tem R&D, poucas tem no Brasil, mas tem (posco, hyundai, yara, medley, etc) pq? Ora, me leva a crer que seja melhor gerenciar isso em países onde as pesquisas são relevantes pra eles e onde os profissionais sao confiáveis nesse sentido, a empresa quer o lucro e ela vai investir onde é bom, se poucas decidem fazer isso aqui, já é um presságio de que as coisas funcionam mal nesse aspecto, ou não?

Sent from my SM-G900MD using Tapatalk
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
As a empresa não investe pq? Essa é a pergunta que você tem que fazer.
Pq uma empresas preferem ter o R&D headquarter fora daqui, gastando mais do que simplesmente abrir aqui, contratar gente aqui??
Praticamente toda empresa gigante tem R&D, poucas tem no Brasil, mas tem (posco, hyundai, yara, medley, etc) pq? Ora, me leva a crer que seja melhor gerenciar isso em países onde as pesquisas são relevantes pra eles e onde os profissionais sao confiáveis nesse sentido, a empresa quer o lucro e ela vai investir onde é bom, se poucas decidem fazer isso aqui, já é um presságio de que as coisas funcionam mal nesse aspecto, ou não?

Sent from my SM-G900MD using Tapatalk

Nossos pesquisadores não são confiáveis ? É sério isso ? Realmente vc n sabe nada mesmo.

Vou falar pq n tem pesquisa no Brasil:

- Burocracia monstra. Tenta ter alguma pesquisa privada pra ver a m**** que dá na universidade/mec/cnpq e afins.
- Além da burocracia, ainda vem a galerinha ultrajovem (n vou citar daonde vem pq vcs já sabem...) em 5 minutos pra ficar gritando na frente do seu laboratório "AINNNN ESTÃO PRIVATIZANDO A UNIVERSIDADE PÚBLICA E DE QUALIDADE mimimimi"
- Qualquer equipamente que vc comprar vai ser importado. Ou seja, multiplica por 3 o preço que vc vai pagar num equipamento.
- Desembaraço da alfandega. Quando teu equipamento chegar no Brasil, vai morrer na alfandega por um bom tempo. Já ouvi história de equipamento que ficou 3 anos parados lá.
- Se quebrar algo... FUDEU. Experiência própria: um cromatografo que eu utilizava quebrou e ficou TRÊS MESES parado pq não tinha ninguém no Brasil pra consertar aquela m****. Fiquei 3 meses com a pesquisa sem avançar nada.
- Roubo de carga. Uma companheira de lab estava fazendo sua tese de mestrado e teve que mudar tudo pq um reagente que ela pediu (bem caro) da Alemanha foi roubado no transporte, num desses causos ai de roubo de carga que anda rolando no RJ.

Isso é só o básico. Tem muito mais m**** que nem vem ao caso falar. Então antes de falar "pesquisador brasileiro n é confiável", pesquise pra não passar vergonha falando m****.

FONTE: Eu mesmo, que fiquei 2 anos fazendo IC no lab. mais rentável da universidade inteira e com resultado de pesquisas sendo utilizadas em refinarias da Petrobras. :kcopa
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
A melhor coisa que um diplomado pode fazer é passar em qualquer concurso público, mesmo que exija somente o fundamental completo, para receber apenas um salário mínimo. Mesmo se ficar doente tem a garantia que nunca passará fome.

A não ser que more em um estado falido
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Nossos pesquisadores não são confiáveis ? É sério isso ? Realmente vc n sabe nada mesmo.

Vou falar pq n tem pesquisa no Brasil:

- Burocracia monstra. Tenta ter alguma pesquisa privada pra ver a m**** que dá na universidade/mec/cnpq e afins.
- Além da burocracia, ainda vem a galerinha ultrajovem (n vou citar daonde vem pq vcs já sabem...) em 5 minutos pra ficar gritando na frente do seu laboratório "AINNNN ESTÃO PRIVATIZANDO A UNIVERSIDADE PÚBLICA E DE QUALIDADE mimimimi"
- Qualquer equipamente que vc comprar vai ser importado. Ou seja, multiplica por 3 o preço que vc vai pagar num equipamento.
- Desembaraço da alfandega. Quando teu equipamento chegar no Brasil, vai morrer na alfandega por um bom tempo. Já ouvi história de equipamento que ficou 3 anos parados lá.
- Se quebrar algo... FUDEU. Experiência própria: um cromatografo que eu utilizava quebrou e ficou TRÊS MESES parado pq não tinha ninguém no Brasil pra consertar aquela m****. Fiquei 3 meses com a pesquisa sem avançar nada.
- Roubo de carga. Uma companheira de lab estava fazendo sua tese de mestrado e teve que mudar tudo pq um reagente que ela pediu (bem caro) da Alemanha foi roubado no transporte, num desses causos ai de roubo de carga que anda rolando no RJ.

Isso é só o básico. Tem muito mais m**** que nem vem ao caso falar. Então antes de falar "pesquisador brasileiro n é confiável", pesquise pra passar vergonha falando m****.

FONTE: Eu mesmo, que fiquei 2 anos fazendo IC no lab. mais rentável da universidade inteira e com resultado de pesquisas sendo utilizadas em refinarias da Petrobras. :kcopa
Então tá ué
a partir do momento que a fonte é você e você se considera mais confiável que qualquer um que tenha uma experiência muito mais ampla que a sua, em pesquisa e mercado, você deixa claro que na verdade seu ego está influenciando mais na discussão do que a realidade propriamente dita.
Encerro aqui, mas espero que você em algum momento abra os olhos e comece a trabalhar pra melhorar esse cenário que nos vivemos, com medidas que realmente tem potencial de fazer mudanças e não essas palhaçadas de "o Brasil não apoia"

Sent from my SM-G900MD using Tapatalk
 


JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Então tá ué
a partir do momento que a fonte é você e você se considera mais confiável que qualquer um que tenha uma experiência muito mais ampla que a sua, em pesquisa e mercado, você deixa claro que na verdade seu ego está influenciando mais na discussão do que a realidade propriamente dita.
Encerro aqui, mas espero que você em algum momento abra os olhos e comece a trabalhar pra melhorar esse cenário que nos vivemos, com medidas que realmente tem potencial de fazer mudanças e não essas palhaçadas de "o Brasil não apoia"

Sent from my SM-G900MD using Tapatalk

Me diz que experiência vc tem ? Pq tudo que vc falou não se cabe a realidade brasileira. Talvez em centros de excelência como EUA, UK e Alemanha possam ser verdade (o que não é totalmente, visto que o UK por exemplo tem mt coisa parecida com o Brasil em termos de como as pesquisas se financiam).

E de boa quem tem que melhorar isso são nossos políticos pq boa parte do problema na pesquisa no Brasil é de origem tributária e burocrática. Os pesquisadores aqui são muito bons e tiram leite de pedra.

Agora se vc acha que aqui só tem gente ruim, então a discussão acaba aqui mesmo. Não vale a pena ficar perdendo tempo com paga pau de gringo achando que aqui só tem macaco de jaleco.
 

O Andarilho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
634
Pontos
544
Triste situação.Até profissionais qualificados estão passando dificuldades.
585fa66db293e85e5bb825707e73064c.jpg

Uma situação triste mas pra quem ja sofreu preconceito dessa classe acadêmica e cheia de saudosismo pq é de universidade pública e tem mestrado doutorado e etc... Eu acho esse momento certo para essa galera refletir também. Conheço alguns colegas de faculdade(particular) que nem escrever direito sabe mas tem o salário pra pagar as contas e vivem a vida grata e de boa com as outras pessoas.

Em 2007 quando estava terminando o ensino médio, todo mundo se orgulhava de entrar em uma universidade pública. Hoje em dia eu duvido que as pessoas querem ingressar, com exceção de cursos exclusivos e medicina.
 

goiabo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.218
Reações
6.318
Pontos
803
Nossos pesquisadores não são confiáveis ? É sério isso ? Realmente vc n sabe nada mesmo.

Vou falar pq n tem pesquisa no Brasil:

- Burocracia monstra. Tenta ter alguma pesquisa privada pra ver a m**** que dá na universidade/mec/cnpq e afins.
- Além da burocracia, ainda vem a galerinha ultrajovem (n vou citar daonde vem pq vcs já sabem...) em 5 minutos pra ficar gritando na frente do seu laboratório "AINNNN ESTÃO PRIVATIZANDO A UNIVERSIDADE PÚBLICA E DE QUALIDADE mimimimi"
- Qualquer equipamente que vc comprar vai ser importado. Ou seja, multiplica por 3 o preço que vc vai pagar num equipamento.
- Desembaraço da alfandega. Quando teu equipamento chegar no Brasil, vai morrer na alfandega por um bom tempo. Já ouvi história de equipamento que ficou 3 anos parados lá.
- Se quebrar algo... FUDEU. Experiência própria: um cromatografo que eu utilizava quebrou e ficou TRÊS MESES parado pq não tinha ninguém no Brasil pra consertar aquela m****. Fiquei 3 meses com a pesquisa sem avançar nada.
- Roubo de carga. Uma companheira de lab estava fazendo sua tese de mestrado e teve que mudar tudo pq um reagente que ela pediu (bem caro) da Alemanha foi roubado no transporte, num desses causos ai de roubo de carga que anda rolando no RJ.

Isso é só o básico. Tem muito mais m**** que nem vem ao caso falar. Então antes de falar "pesquisador brasileiro n é confiável", pesquise pra não passar vergonha falando m****.

FONTE: Eu mesmo, que fiquei 2 anos fazendo IC no lab. mais rentável da universidade inteira e com resultado de pesquisas sendo utilizadas em refinarias da Petrobras. :kcopa
Conheço 3 doutores (um com pós doc) e concordo com o que vc expos sobre a burocracia, dificuldade em importar equipamentos, falta de mão de obra especializada para os equipamentos e mais um monte de coisas que acontecem e que dificultam demais a fazer pesquisa aqui no BR.

Então isso até explica o que o @tela_azul disse no post dele, sobre as empresas preferirem ter o R&D fora do Brasil, em um local onde a pesquisa flui de maneira muito mais saudável, em um ambiente mais confiável - que vejo não como um problema do pesquisador brasileiro, mas do ambiente de trabalho burocrático/travado que a maioria está inserido.

Ps: um post com tanta informação relevante não deveria ser estragado por um "pesquise pra não passar vergonha falando m****". :kduvida
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Me diz que experiência vc tem ? Pq tudo que vc falou não se cabe a realidade brasileira. Talvez em centros de excelência como EUA, UK e Alemanha possam ser verdade (o que não é totalmente, visto que o UK por exemplo tem mt coisa parecida com o Brasil em termos de como as pesquisas se financiam).

E de boa quem tem que melhorar isso são nossos políticos pq boa parte do problema na pesquisa no Brasil é de origem tributária e burocrática. Os pesquisadores aqui são muito bons e tiram leite de pedra.

Agora se vc acha que aqui só tem gente ruim, então a discussão acaba aqui mesmo. Não vale a pena ficar perdendo tempo com paga pau de gringo achando que aqui só tem macaco de jaleco.
Bom, eu fazia mestrado em estruturas na UFRGS se lhe interessa, minha mãe é meu pai eram ambos doutores e professores na Unicamp, minha irmã é mestranda em engenharia mecânica, acho que temos alguma base sobre o assunto, bastante ampla pois temos meios comparativos.
Não disse que aqui não presta, disse que muito do que é feito e muito do orçamento é desperdiçado com coisas irrelevantes, inclusive abandonei meu mestrado justamente por isso, 1200 reais pra eu trabalhar de mestrando é ridículo, não dava pra viver com dignidade em Porto Alegre com os gastos de um mestrando.
Agora, aumentar o orçamento não funciona, pq ao invés dos investimentos aumentarem nos ramos onde progresso está sendo feito, mais pesquisas são abertas e o bolo maior é dividido em mais partes, oq não muda a realidade difícil das coisas, por isso eu acredito que a pesquisa é engessada, uma pesquisa muito relevante não vai receber um orçamento muito maior, é travado, não vai funcionar
Se, ao invés disso, os recursos hoje escassos fossem focados em coisas que geram interesse e por consequência dinheiro, talvez o desenvolvimento de pesquisas que geram interesse privado progrediriam e mais dinheiro circulasse.
Veja, cobrar do governo é dar soco em ponta de faca, o governo não tem interesse e o governo não vai ter, governos só tem interesse quando são coisas que beneficiam muito diretamente questões econômicas do país, mas pra isso, denovo, os projetos precisam ter relevância econômica de alguma forma ou de outra, nem que for pra atrair estudantes estrangeiros intercâmbista.

Sent from my SM-G900MD using Tapatalk
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Conheço 3 doutores (um com pós doc) e concordo com o que vc expos sobre a burocracia, dificuldade em importar equipamentos, falta de mão de obra especializada para os equipamentos e mais um monte de coisas que acontecem e que dificultam demais a fazer pesquisa aqui no BR.

Então isso até explica o que o @tela_azul disse no post dele, sobre as empresas preferirem ter o R&D fora do Brasil, em um local onde a pesquisa flui de maneira muito mais saudável, em um ambiente mais confiável - que vejo não como um problema do pesquisador brasileiro, mas do ambiente de trabalho burocrático/travado que a maioria está inserido.

Ps: um post com tanta informação relevante não deveria ser estragado por um "pesquise pra não passar vergonha falando m****". :kduvida
Isso é real também, a burocracia é um fator complicado, mas no geral, se um projeto vale, a iniciativa gasta pra isso.
Eu não tô discutindo a qualidade dos pesquisadores brasileiros de forma alguma, tem tantos de extrema relevância internacional inclusive que não é preciso nem citar, mas a proporcao de nego que publica sem parar artigos e pesquisas meia boca e que por conta disso abocanham fatias gordas do orçamento, não tá no papel e isso pra mim é certamente o fator mais determinante, além de como eu disse o engessamento das questões orçamentárias, se tu tivesse por exemplo na Unicamp, a bolsa de mestrado paga 5.000 reais, na USP 8.000, haveria mais concorrência pra entrar num mestrado na USP, a seleção seria mais rigorosa e os projetos melhores, se tu pudesse mexer nos valores pra atrair ideias melhores, talvez funcionasse melhor
Hoje aqui, não tem pq você de dedicar a um trabalho sensacional de uma vida inteira, sendo que você pode passar a vida toda publicando trabalho meia boca e ter mais prestígio do que teria a vida inteira se dedicando somente a uma coisa

Sent from my SM-G900MD using Tapatalk
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.758
Reações
92.904
Pontos
1.353
Antes quase falido que estado pós-olimpíada

Ainda dá pra viver em uns c e c-

Olha voce criticando a Olimpiadas, que trouxe dinheiro de fora de turistas e fez propaganda do Brasil mundo a fora :ksafado
Pelo menos agora não preciso mais ficar explicando o porque eu não recomendo japoneses de ir turistar no Brasil.



enfim, enquanto a estabilidade do pais não vir,
ficar alardeando funcionarismo publico como seguro é um tanto quanto esquisito. De nada vai adiantar ter um emprego que não perde, se o mesmo não é rentavel. E infelizmente o Brasil caminha pra esse colapso.
 
Topo Fundo