O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Diplomata com histórico de agressões é acusado novamente de violência contra mulheres e Itamaraty

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Diplomata é acusado de violência contra mulheres
Renato de Ávila Viana, que já foi alvo de outras denúncias desse tipo, é investigado agora pelo Itamaraty por agredir ex-namorada; defesa nega acusações

renato11.jpg

O rapaz gentil, sorriso tímido e sedutor chamou a atenção de Joana (nome fictício), então colega na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), por imitar tão bem a voz melodiosa do cantor Chico Buarque – mérito conquistado graças às aulas de teatro no Colégio Bandeirantes. O encontro naquele ano de 1995 avançou para um relacionamento com Renato de Ávila Viana, o jovem, também estudante de direito, que se gabava, entre outros feitos, de citar frases de grandes autores. De O Pequeno Príncipe, por exemplo, pegou emprestado “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Desde então, Joana e outras mulheres escutariam essas mesmas citações. Infelizmente, esse não é o único elo que as une. Joana é uma das vítimas de agressão de Ávila, hoje diplomata e primeiro-secretário do Ministério das Relações Exteriores. Se na década de 1990 as vítimas eram estudantes, as mais recentes incluem até uma funcionária do Itamaraty.

“Como me culpo por não ter feito nada, por não ter avisado minhas colegas na época. Mas eu achei que um dia a Justiça seria feita, que ele iria tropeçar. Mas nada deu errado até então”, disse Joana. Por três semanas, ela e Ávila ficaram juntos. Nesse tempo, ela diz que reconheceu no companheiro um agressor. A insistência em seguir e controlar todos os passos dela e de sair do carro e esmurrar a lataria quando contrariado dispararam o sinal de alerta. “Na época, não havia celular. Então, ele ligava e falava com a minha família. Gritava dizendo que sabia que eu estava lá e não queria atender.” Em uma festa da faculdade, o fim trágico. Joana foi abatida com um soco no rosto.

Machucada, acuada e sozinha, conta, calou-se. Não registrou um boletim de ocorrência. Sem queixa-crime, não há investigação. “Convivo até hoje com a minha inércia.” Meses depois, Joana soube de outra aluna espancada por Ávila. E depois outra. As estudantes se uniram e espalharam cartazes pela faculdade, ela diz. Sem citar nomes, alertavam para relações abusivas. Uma estudante registrou um boletim de ocorrência e acionou o então grêmio estudantil, conta Joana. Nada aconteceu. Um advogado contemporâneo de Ávila na USP, recentemente, contatou Joana para se solidarizar. “Foi chocante, mas, na época, o máximo de apoio que a mulher recebia era que tinha de fazer o boletim de ocorrência. Não existia urgência nem consciência social sobre violência contra a mulher”, afirmou. Ex e atuais colegas de Ávila o descrevem da mesma maneira: autodidata, prodígio e habilidoso com as palavras. “Eu revivo o horror a cada nova abuso contra outras mulheres. E o impacto ainda é tão grande que continuo quieta sobre o que aconteceu comigo. O tempo permanece reafirmando que ele ainda tem poder sobre mim”, disse.

Mais de duas décadas depois, a agressão se repetiu. Dessa vez, a vítima não se calou. Se na USP o apelido do diplomata era “Renato, o espancador”, no Itamaraty ele é conhecido como “Renato facada” – uma ex-namorada o atingiu com objeto cortante após ele tê-la agredido. Neste mês, mais uma mulher decidiu falar. Ela tem 22 anos e mora em Brasília. Acusa Ávila, hoje com 41 anos, de ter arrancado dela um dente, com chutes e uma cabeçada, da última vez que apanhou do então namorado. Há, ainda, agressões anteriores, segundo o site Metrópoles, do Distrito Federal. Uma vaquinha on-line tenta amealhar recursos para que ela passe por uma cirurgia reparadora. Dois processos administrativos disciplinares (PAD) foram abertos no Itamaraty para investigar a conduta do servidor. Não foi a primeira vez.

Outros três já haviam sido iniciados e encerrados dentro do corpo diplomático. No primeiro, segunda fonte ouvida por VEJA, a violência foi contra uma funcionária e ocorreu em um corredor da instituição. Depois, Ávila agrediu duas mulheres enquanto estava a serviço do Brasil – uma venezuelana e depois uma canadense. Em um dos casos, precisou retornar antes de terminar o trabalho por decisão do Itamaraty.

https://veja.abril.com.br/brasil/diplomata-e-acusado-de-violencia-contra-mulheres/

E, em resposta, o Itamaraty:

O diplomata Renato de Ávila Viana, acusado de agredir mulheres, perdeu o cargo de confiança que ocupava no Ministério das Relações Exteriores (MRE). Saiu nesta quarta-feira (20/12), no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração do servidor da posição de Assessor Técnico do Gabinete da Subsecretária de África e Oriente Médio do Itamaraty.

Com salário de R$ 23.230,50, ele chegou à prestigiada função de primeiro-secretário. Viana recebia ainda um adicional de mais de R$ 3 mil pelo cargo comissionado, do qual foi retirado após publicação de reportagem do Metrópoles sobre seu histórico de agressões a mulheres.

Atualmente, Renato Viana responde na Justiça por agredir uma namorada, de 22 anos. Ele agarrou os seios da moça e a deixou com hematomas pelo corpo, segundo consta na ação judicial. Em outra ocasião, a atingiu com uma cabeçada, arrancando um dente da frente da moça.


Exonera%C3%A7%C3%A3o.jpeg

Histórico de violência
O diplomata respondeu, anteriormente, a três processos administrativos disciplinares na Corregedoria do Serviço Exterior do MRE, após registros de ataques a duas mulheres em outros países e a outras duas no Brasil. Em território estrangeiro, ele desfrutou da imunidade diplomática: as autoridades locais não puderam investigá-lo, precisando recorrer ao Itamaraty.

Em 2002, um processo disciplinar investigou agressão do homem a uma terceira-secretária do Ministério das Relações Exteriores. A ação terminou arquivada com uma observação: o diplomata deveria controlar suas emoções e impulsos. No ano seguinte, Renato Viana se envolveu em um caso de violência contra sua namorada brasileira, de quem recebeu uma facada durante briga.

REPRODUÇÃO/FACEBOOK
renato11.jpg

Renato de Ávila Viana é primeiro-secretário do MRE e acusado de agressão a várias mulheres

Outra sindicância, de 2006, apurou violência contra uma cidadã paraguaia. Junta médica avaliou Viana e concluiu que, do ponto de vista neurológico, ele estava apto para exercer suas funções. A punição foi apenas uma advertência.

Em 2015, a Embaixada do Brasil em Caracas encaminhou ao MRE denúncia de uma venezuelana que alegava ter “sofrido ameaças, maltrato psicológico e tentativa de sequestro por parte de Renato de Ávila Viana”, como consta na sindicância à qual o Metrópoles teve acesso. A vítima enviou uma cópia da medida cautelar, expedida contra o diplomata pela Divisão de Investigações e Proteção à Mulher da Venezuela.

A mesma investigação apurou comportamento violento do brasileiro em um evento no Instituto Cultural Brasil-Venezuela, quando ele agrediu verbalmente colegas e prestadores de serviços durante uma festa após um jogo do Brasil da Copa do Mundo de 2014.

O processo concluiu que não havia provas suficientes para puni-lo sobre a agressão à venezuelana. O servidor do Itamaraty ficou afastado das funções por 10 dias pelo comportamento inadequado no evento diplomático.

Procurada pela reportagem, a advogada de Renato de Ávila Viana afirmou que ele estava viajando e não iria se manifestar.

https://www.metropoles.com/brasil/diplomata-agressor-de-mulheres-e-exonerado-de-cargo-de-confianca
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.010
Reações
27.833
Pontos
1.044
Bota ele na cadeia pra ver se ele dá uma de machão espancador de mulheres
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Ah, e my 2 cents:

Quando ele bateu em outra diplomata DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO, além do PAD e demissão, o mínimo que as pessoas deveriam fazer era excluí-lo socialmente e os que trabalhavam na mesma divisão que ele entregar as lotações.

Às vezes a gente só cobra das instituições e não faz a nossa parte como cidadãos.
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.979
Pontos
453
Isso revolta tanto, e o problema não é só apanhar, mas as marcas emotivas q deixa, pra quem está de fora é revoltante, mas pra quem passa por isso é humilhante demais.
Esse caso é de um cara engravatado com cara de bom moço, imaginem como tem milhares de homens q vcs nem se quer imaginam como tratam suas namoradas, esposas... eu qria ter a coragem q essas mulheres tiveram de botar a boca no trombone, um fdp desses deve ir preso e acabou, quem faz isso uma vez faz sempre, não existe chance do cara mudar, NUNCA.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Essas mulheres não tem pai ou irmão, não? Fosse uma filha minha esse cara ia citar a grande obra contemporânea: "Balbúcias de uma noite furiosa após várias marretadas na cara".
 


Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.811
Reações
25.220
Pontos
1.139
Bem vindo ao huezil, onde quem tem dinheiro e status escapa da justiça.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Bem vindo ao huezil, onde quem tem dinheiro e status escapa da justiça.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

A tendência é sempre abafar. Não é o primeiro desse tipo a assar a pizza.

O Itamaraty o exonerou do DAS que ele ocupava mas nesse caso em específico, é com o judiciário para punir. Onde o órgão tinha que ter feito algo mesmo foi nos dois outros casos (o da diplomata dentro do Itamaraty e no caso do paraguai, onde ele até virou persona non grata).


Mas, felizmente, bem aos poucos, tá mudando isso. Não tem muito tempo que um Embaixador foi demitido (isso mesmo, demissão mesmo, raiz, de perder aposentadoria e o escambau) porque por uns anos comprava dólares no câmbio oficial da Argentina e vendia no câmbio paralelo
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
Ah, e my 2 cents:

Quando ele bateu em outra diplomata DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO, além do PAD e demissão, o mínimo que as pessoas deveriam fazer era excluí-lo socialmente e os que trabalhavam na mesma divisão que ele entregar as lotações.

Às vezes a gente só cobra das instituições e não faz a nossa parte como cidadãos.
Manda ele para o @Aluendil que as coisas se resolvem:coolface
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.513
Reações
18.480
Pontos
1.464
o jovem, também estudante de direito, que se gabava, entre outros feitos, de citar frases de grandes autores. De O Pequeno Príncipe, por exemplo, pegou emprestado “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Putzgrila. Eu sempre ficava me perguntando quem raios ainda caía nesse tipo de cantada.

No mais, podia levar uns mói de sola até virar um vegetal, além de ser exonerado e preso
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.825
Reações
11.227
Pontos
909
Ah, e my 2 cents:

Quando ele bateu em outra diplomata DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO, além do PAD e demissão, o mínimo que as pessoas deveriam fazer era excluí-lo socialmente e os que trabalhavam na mesma divisão que ele entregar as lotações.

Às vezes a gente só cobra das instituições e não faz a nossa parte como cidadãos.

O sujeito só pode ser pancada. Anos atrás, dois amigos meus presenciaram o gente boa ser expulso pelos seguranças de uma boate em BH após bater boca com uma mulher. Ou seja, histórico de treta é o que não falta. Só espero que a Corregedoria interna não seja a mãe de sempre, que lhe vale a alcunha de 'Perdoadoria'.

Manda ele para o @Aulendil que as coisas se resolvem:coolface
Sabe o que fode? A sala onde funciona a Corregedoria é o protótipo da repartição pública modorrenta. Vejo aquilo como um lugar onde os problemas são colocados em banho-maria até que a poeira abaixe, e de onde sai, quando muito, um puxão de orelhas. Oxalá as coisas tenham mudado desde que saí da Administração.

no Itamaraty ele é conhecido como “Renato facada”

Como curiosidade (e como bem sabe o @ptsousa), todo diplomata tem um apelido pelas costas no Itamaraty, que é de conhecimento geral de todos, exceto do próprio. Normalmente, é algo criativo, e via de regra, (bem) sacana. Lembro de alguns poucos, como "Princesa do Tietê", "Happy Coincidence", "Pedro Cocô", "João do Pulo", e por aí vai. Vontade que tenho é de fazer uma página na web com um banco de dados simples onde os servidores pudessem consultar a própria alcunha.
 
Ultima Edição:

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
O sujeito só pode ser pancada. Anos atrás, dois amigos meus presenciaram o gente boa ser expulso pelos seguranças de uma boate em BH após bater boca com uma mulher. Ou seja, histórico de treta é o que não falta. Só espero que a Corregedoria interna não seja a mãe de sempre, que lhe vale a alcunha de 'Perdoadoria'.


Sabe o que fode? A sala onde funciona a Corregedoria é o protótipo da repartição pública modorrenta. Vejo aquilo como um lugar onde os problemas são colocados em banho-maria até que a poeira abaixe, e de onde sai, quando muito, um puxão de orelhas. Oxalá as coisas tenham mudado desde que saí da Administração.



Como curiosidade (e como bem sabe o @ptsousa), todo diplomata tem um apelido pelas costas no Itamaraty, que é de conhecimento geral de todos, exceto do próprio. Normalmente, é algo criativo, e via de regra, (bem) sacana. Lembro de alguns poucos, como "Princesa do Tietê", "Happy Coincidence", "Pedro Cocô", "João do Pulo", e por aí vai. Vontade que tenho é de fazer uma página na web com um banco de dados simples onde os servidores pudessem consultar a própria alcunha.

Poderia compartilhar com os parças a história das alcunhas, pelo menos:kjoinha

Enfim, quanto ao cidadão, eventual condenação criminal pode ter como efeito a perda do cargo. Pode também responder por improbidade.

É só a Corregedoria mandar os documentos para os órgãos competentes que... não pera:ksafado
 

Andres29

Supra-sumo
Mensagens
862
Reações
1.170
Pontos
183
O kra deve ser bom mesmo hein? Deve ter uma pica enorme, ser bom de cama, porque mesmo ele espancando mulheres, elas demoravam meses ou anos para largar dele
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Sabe o que fode? A sala onde funciona a Corregedoria é o protótipo da repartição pública modorrenta. Vejo aquilo como um lugar onde os problemas são colocados em banho-maria até que a poeira abaixe, e de onde sai, quando muito, um puxão de orelhas. Oxalá as coisas tenham mudado desde que saí da Administração.

Tudo depende do clamor

Só ver o "FonFon" que já tá como Cônsul-Geral em Ciudad del Este. Deixaram esfriar e cozinharam a feijoada em fogo brando :obrigue

Talvez este caso por estar mais perto da mídia, por assim dizer, seja mais difícil de cozinharem. Mas a mídia não pode cair na desinformação que exoneração de DAS = demissão e ficar satisfeita.

Povo tem que ficar em cima pra Corregedoria não ter pra onde sair
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
O kra deve ser bom mesmo hein? Deve ter uma pica enorme, ser bom de cama, porque mesmo ele espancando mulheres, elas demoravam meses ou anos para largar dele

Às vezes nem é isso.

É complicado porque a relação de poder é muito forte e a mulher quando cai vítima desse tipo de psicopata agressor fica difícil sair.

O peso que o cara impõe por conta da diferença de posição social e do "currículo" torna difícil da vítima se desvencilhar sem ajuda.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Vai dar nada, esse tá na condição de semi-Deus e o corporativismo vai salvá-lo.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
renato%20de%20avila%20viana.jpg


É o tipo do cara que só de olhar, por algum motivo desconhecido, dá vontade de encher de porrada.

Tem vários assim, e geralmente, mesmo sem saber o porquê, estou certo.

Estranha é mulher cair na conversa mole de um sujeito desses.
 

Vade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
978
Reações
2.475
Pontos
683
Mas isso é uma b*ch0nα, ninguém percebeu?
Lembra muito o rei do camarote
imgres
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
renato%20de%20avila%20viana.jpg


É o tipo do cara que só de olhar, por algum motivo desconhecido, dá vontade de encher de porrada.

Tem vários assim, e geralmente, mesmo sem saber o porquê, estou certo.

Estranha é mulher cair na conversa mole de um sujeito desses.

famosa "punchable face"
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Estranha é mulher cair na conversa mole de um sujeito desses.

Status, falar vários idiomas e citar poetas e músicas melosas. Isso já faz um estrago per si mas quando usado por alguém psicopata como ele, faz um estrago danado nas mulheres que normalmente nem percebem que estão entrando num relacionamento abusivo e quando menos se espera, estão presas emocionalmente sofrendo agressões de toda sorte.

É basicamente um cara que sabe como atrair praticamente qualquer tipo de mulher mas que é criminosamente psicopata.

Esse tipo de coisa é altamente complicada de lidar porque a mulher se sente numa posição de descrédito muito grande..
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Óbvio que o fdp é um lunático. Tem que ser enjaulado o mais rápido possível.

Me lembro de ter lido uma reportagem onde era abordado o fato do Itamaraty ser um antro de assédio moral e sexual, visto que os altos funcionários eram todos indicados por políticos importantes, e abusavam desse status para exigir horas extras sem fim, para negar ferias, tratar pessoas aos berros e claro, assediar sexualmente.

Realmente há algo de podre nesse lugar.
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
Que calhorda covardão desgraçado. Agora imaginem quantos funcionários de alto escalão estilo esse psicopata existem por aí, fazendo coisas até piores, impunes.
 

eddyeddy

Bam-bam-bam
Mensagens
815
Reações
1.952
Pontos
283
Mas a mídia não pode cair na desinformação que exoneração de DAS = demissão e ficar satisfeita.
Cara, isso tem que ser repetido umas mil vezes para o pessoal entender que ele só deixou de ganhar uns trocos mas que de resto nada aconteceu feijoada.

Edit: esse puto deixou de ganhar $3 mil mas continua com o salário de $20 mil
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Óbvio que o fdp é um lunático. Tem que ser enjaulado o mais rápido possível.

Me lembro de ter lido uma reportagem onde era abordado o fato do Itamaraty ser um antro de assédio moral e sexual, visto que os altos funcionários eram todos indicados por políticos importantes, e abusavam desse status para exigir horas extras sem fim, para negar ferias, tratar pessoas aos berros e claro, assediar sexualmente.

Realmente há algo de podre nesse lugar.

Há uma estrutura de normas e circunstâncias que favorece esses mal-intencionados a fazerem o que fazem.
 

eddyeddy

Bam-bam-bam
Mensagens
815
Reações
1.952
Pontos
283
Ah, e my 2 cents:

Quando ele bateu em outra diplomata DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO, além do PAD e demissão, o mínimo que as pessoas deveriam fazer era excluí-lo socialmente e os que trabalhavam na mesma divisão que ele entregar as lotações.

Às vezes a gente só cobra das instituições e não faz a nossa parte como cidadãos.
E tem gente que ainda conversa com ele depois dessas merdas que fez?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Por que a diplomacia atraí tantos viadões? Olha a cara desse sujeito, citar poema? Mano que mulher pira em um cara desses?
 
Topo Fundo