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Diretor de Panzer Dragoon diz que até hoje tem trauma e fica irritado quando alguém menciona o Playstation 1

Gamer King

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O Kotaku fez uma matéria sobre Panzer Dragoon, que mostra como a história da série está interligada com a própria história do Sega Saturn.

O diretor Yukio Futatsugi conta que enquanto estava desenvolvendo o game, a idéia era produzir visuais impossíveis no Playstation. Ele revela que foram a uma demonstração a portas fechadas da nova plataforma da Sony, fingindo serem desenvolvedores third-party, e viram um demo de Ridge Racer que os deixou espantados. Havia uma clara diferença no número de poligonos entre o PS e o Saturn, parecia que pegaram a versão do Arcade e colocaram rodando no PS1.

Saindo de lá ficaram se perguntando: "O que diabos vamos fazer?" Ele confessa que até hoje tem trauma dessa época, que fica irritado sempre que se lembra ou alguém menciona o primeiro Playstation. Ano passado comerciais do PS Classic passaram na TV japonesa e ele diz que foi algo muito doloroso de assistir.

Continuando a história, apesar das preocupações dentro da Sega com a grande capacidade 3D do PS1, o Saturn saiu na frente do console da Sony em vendas no Japão. Panzer Dragoon foi lançado em março de 1995 neste cenário de liderança do Saturn e na Sega eles acreditavam que poderiam vencer.... até que a Square chocou o mundo dos games no inicio de 1996 anunciando que Final Fantasy VII seria um exclusivo do Playstation.

Internamente a Sega decidiu dividir o Team Andromeda (responsável pelo primeiro Panzer Dragoon) em dois, um cuidaria da sequencia chamada Panzer Dragoon Zwei e o outro faria um RPG que deveria ser a resposta do Saturn a FF VII. Esse jogo foi Panzer Dragoon Saga, totalmente 3D, algo que Futatsugi desejava fazer mesmo antes de FF VII, pois sempre considerou que em 3D as coisas se encaixam muito melhor.

O ambicioso projeto ficou pronto e foi lançado em janeiro de 1998, quando já era tarde demais, não era mais possivel salvar o Saturn e o Dreamcast já estava no horizonte. Além disso, apesar de ser um sucesso de crítica, o jogo vendeu pouco e foi muito caro para produzir. O resultado é que o projeto representou o fim do time de produção, Futatsugi começou e terminou sua trajetória na Sega com o Saturn.


Interessante matéria, que mostra um pouco dos bastidores de como foi a disputa do Saturn contra o Playstation 1.

Outro fato interessante é que a matéria resgata uma declaração de 2012 do ex CEO da SCE, Shigeo Maruyama, dizendo que a Sony viu que estava claro que o caminho a seguir com o Playstation era o 3D após ver Virtua Fighter. A Sega em suas palavras "salvou a pele" da Sony.
 
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MetroidPirate

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Cara a Square nessa época era monstra demais! Eu não consigo pensar em baque maior na Nintendo com a perda dos jogos da Square no 64. A Sony foi muito esperta, viu que não iria conseguir competir com as grandes marcas da Sega e Nintendo, então foi atras do que tinha de melhor no mercado pra garantir exclusividade.

Será que se os jogos da Square saíssem tb pro Saturno a Sega ainda estaria de pé hj?
 

Gamer King

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Cara a Square nessa época era monstra demais! Eu não consigo pensar em baque maior na Nintendo com a perda dos jogos da Square no 64. A Sony foi muito esperta, viu que não iria conseguir competir com as grandes marcas da Sega e Nintendo, então foi atras do que tinha de melhor no mercado pra garantir exclusividade.

Será que se os jogos da Square saíssem tb pro Saturno a Sega ainda estaria de pé hj?

Se saísse pro Saturn pelo menos no Japão não teria acontecido o que aconteceu que foi o Playstation deslanchar e o Saturn perder muita força, já no resto do mundo os problemas da Sega iam muito além de não ter FF VII.

Agora se seria suficiente pra não ter morrido como produtora de hardware no Dreamcast, talvez.... tudo seria diferente, o maior sucesso do Saturn faria a Sega ter ganho mais dinheiro, o Dreamcast não precisaria ter saído tão cedo e seria outro console... enfim, mudaria muita coisa.
 


Asha

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O diretor Yukio Futatsugi conta que enquanto estava desenvolvendo o game, a idéia era produzir visuais impossíveis no Playstation. Ele revela que foram a uma demonstração a portas fechadas da nova plataforma da Sony, fingindo serem desenvolvedores third-party, e viram um demo de Ridge Racer que os deixou espantados.
Ora, ora, parece que temos um Xeroque Rolmes Jeymes Bonde por aqui.:klol

Adoro essas histórias de desenvolvedores interagindo com suas empresas ou rivais pois sempre há algo engraçado ou interessante para se saber. Além desse conto, uma das coisas mais inusitadas que li em relação a Sega foi quando o Peter Moore mandou o Yuji Naka se foder. Lendo a matéria e os motivos que levaram eles a se digladiar, tive até uma epifania...

Mesmo sendo rivais há muitos anos atrás (ou ainda sendo rivais se você ainda cultiva o velho e empoeirado pensamento de "Nintendo vs Sega"), Nintendo e Sega são mais parecidas do que aparentam, possuindo uma obsessão e teimosia enormes com os seus passados e ideologias.
 

Flavius Maximus

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Na época eu só tive vontade de ter um Saturn para joga Grandia mas o PS1 tinha final fantasy 7 no mesmo ano então não teve como fui obrigado a comprar um PS1.

e quem é orfão de Panzer Dragoon tem o Orta na retro do Xbox One eu tenho e recomendo.
 

RareHero

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Que neura essa dele, se fosse pra ter um trauma seria na verdade justamente pelas deficiências e amarras do Saturn, e mesmo assim, no fim das contas, ele vislumbrou todo o universo de PD, teve apoio da Sega e deu vida a uma das minhas séries prediletas, com trauma ou não, o que importa é que ele e o Team Andromeda fizeram um excelente trabalho, com todas as limitações do Saturn, o primeiro jogo não deixou nada a dever para o que se via de melhor no PS, PD: Zwei e PD:Saga refinaram ainda mais o que ele conseguiu no primeiro jogo e são jogos que até hj fizeram valer a existência o SS, poderiam voltar na forma de remakes, seria sensacional

Lembro até hj quando vi o primeiro comercial do SS aqui no BR, VF2, Daytona e PD aparecem intercalados com outros jogos de lançamento, já era gamado por Daytona e VF2, mas ainda não tinha visto PD em movimento, foi ali que decidi que não tinha mais motivos para adiar a compra do console, lembro de ter comprado meu SS novinho, segundo modelo, um dos primeiros jogos que peguei na locadora foi PD, quando vc inicia o jogo e dá de cara com uma trilha sonora dessas...




... não tem como não se apaixonar.

Após um bom tempo, mesmo com meu SS já desbloqueado, tive a chance e consegui pegar um disco original e acredito, deve estar ainda por aqui em algum lugar.
 

JmB!

Lenda da internet
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Muito legal mesmo.

O Saturno foi uma máquina tão excêntrica que cada entrevista nos ajuda entender como este console funcionava.

Por exemplo, não sabia que o Saturn poderia criar um "horizonte infinito" e o PSX não...

Interessante!

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MetroidPirate

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Se saísse pro Saturn pelo menos no Japão não teria acontecido o que aconteceu que foi o Playstation deslanchar e o Saturn perder muita força, já no resto do mundo os problemas da Sega iam muito além de não ter FF VII.

Agora se seria suficiente pra não ter morrido como produtora de hardware no Dreamcast, talvez.... tudo seria diferente, o maior sucesso do Saturn faria a Sega ter ganho mais dinheiro, o Dreamcast não precisaria ter saído tão cedo e seria outro console... enfim, mudaria muita coisa.
Mas a questão não é só não ter FFVII, é não ter o 7, 8, 9, Tactics, Chrono Cross, Xenogears, Einhander, Parasite Eve 1, Parasite Eve 2, Vagrant Story e mais alguns ai. Tudo isso foi exclusivo (até onde sei) do PS1, só alguém muito ruim da cabeça pra não querer um console com tudo isso. A Sony bateu as outras pq tinha a maioria dos grandes jogos da época, fato.
 

Sega&AMD

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Cara a Square nessa época era monstra demais! Eu não consigo pensar em baque maior na Nintendo com a perda dos jogos da Square no 64. A Sony foi muito esperta, viu que não iria conseguir competir com as grandes marcas da Sega e Nintendo, então foi atras do que tinha de melhor no mercado pra garantir exclusividade.

Será que se os jogos da Square saíssem tb pro Saturno a Sega ainda estaria de pé hj?

só algumas correções; a sony não foi atras desses caras eles foram atras da sony,a konami e namco até pensaram em lançar sozinhas o que hoje é o playstation, mas o custo ia sair na casa dos 400 bilhões de ienes, 3 bilhões de dolares, aí desistiram e investiram no play

saturno não tombou por falta de jogo da square rpg era o que mais tinha na plataforma, tão bons quanto, só não tinha o mesmo marketing, o flop do saturno foi brutal e rendeu 1 bilhão em preju a Sega, soma-se isso segundo o ceo de que o dreamcast custou tanto quanto o lançamento de um carro no mercado e a pirataria full total no dreamcast inclusive nos paises ricos, ela fez bem em tirar essa folga
 

Gamer King

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Mas a questão não é só não ter FFVII, é não ter o 7, 8, 9, Tactics, Chrono Cross, Xenogears, Einhander, Parasite Eve 1, Parasite Eve 2, Vagrant Story e mais alguns ai. Tudo isso foi exclusivo (até onde sei) do PS1, só alguém muito ruim da cabeça pra não querer um console com tudo isso. A Sony bateu as outras pq tinha a maioria dos grandes jogos da época, fato.

Sim, no caso estou considerando ter todos os jogos, caso a Square tivesse optado por um caminho multi, ou de repente até o contrário, dado exclusividade pra Sega, aí o Saturn teria se tornado o que foi o PlayStation no Japão e por consequência ia ter melhorado no resto do mundo.
 

Sega&AMD

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Por exemplo, não sabia que o Saturn poderia criar um "horizonte infinito" e o PSX não...

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isso se chama competição, o saturno teve todas suas vantagens desconstruidas pelo markting do concorrente e todas suas falhas exageradas por esse mesmo, a maquina em si era brutal
 

Gamer King

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isso se chama competição, o saturno teve todas suas vantagens desconstruidas pelo markting do concorrente e todas suas falhas exageradas por esse mesmo, a maquina em si era brutal
Não foi marketing, foi a realidade, o Saturn era um grande console 2D em uma era 3D.

A Sega foi idiota demais, nos Arcades ela remou pra um lado e nos consoles pra outro, resultado foi que o visual 3D dos jogos do Playstation humilhavam o Saturn.

Como o cara da Sony falou, ironicamente o Playstation foi concebido da forma que foi por inspiração de Virtua Fighter. A Sega apontou pra concorrente o caminho, mas ela mesma não quis seguir.
 

Sega&AMD

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Não foi marketing, foi a realidade, o Saturn era um grande console 2D em uma era 3D.

A Sega foi idiota demais, nos Arcades ela remou pra um lado e nos consoles pra outro, resultado foi que o visual 3D dos jogos do Playstation humilhavam o Saturn.

Como o cara da Sony falou, ironicamente o Playstation foi concebido da forma que foi por inspiração de Virtua Fighter. A Sega apontou pra concorrente o caminho, mas ela mesma não quis seguir.

minha intensão não é ganhar a discussão, mas é preciso nos atermos ao que aconteceu naquela epoca,
quem reinava era os 16 bits jogos 2d tanto no snes com no genesis era o que o povo americano queria, a nintendo e sony que tava enchendo o mercado de marketing 3d, até pq isso os beneficiaria, a sega não queria abrir mão do 2d pois o saturno era o console do arcade em casa, ele tinha de rodar jogos da cps2, da taito e da snk, tinha de rodar os rpgs (2d) e outros jogos de arcades...mas aí a sega soube que os concorrentes viriam de 3d, qual a solução? criar um mecanismo 3d a partir do 2d usando sprites distorcidos vulgo quads, xeque mate tinham a plataforma mais completa
mas o povo optou por maquinas mais dedicadas ao 3d, olha o N64 que derrota nem mesmo um street fighter, um Lunar a plataforma recebeu, pois para rodar 2d tanto no play quanto no N64 aí a coisa invertia, pois eram eles que precisavam de gambiarras para adaptar chips 3d para criar 2d
era uma luta perdida antes de começar nos eua, 1 ano antes do saturno chegar lá já existiam materia com 3d 3d 3d nas revistas de games, nos debates etc etc o saturno já chegou desconstruído no imaginário popular, o que veio a seguir foi só o golpe de misericórdia, em ultima analise eu diria que a sega lançou um produto mas a sony entrou para uma guerra, visão ultra distintas entre as duas empresas
 

BigJ

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Apesar de achar que realmente faltou "visão" para a Sega na época, o raciocínio de uma máquina 32 Bits ainda voltada para gráficos 2D fazia certo sentido.

A Sega até então não sabia do Playstation e o Nintendo 64 só apareceria uns dois anos depois. E é consenso que aquela geração foi de "transição" para o 3D. É só ver que os games 2D dessas plataformas envelheceram melhor que os 3D.

Quero dizer, a Sega se lascou pelo "se". Se a Sony não tivesse entrado no mercado em meados dos anos 1990...
 

Gamer King

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minha intensão não é ganhar a discussão, mas é preciso nos atermos ao que aconteceu naquela epoca,
quem reinava era os 16 bits jogos 2d tanto no snes com no genesis era o que o povo americano queria, a nintendo e sony que tava enchendo o mercado de marketing 3d, até pq isso os beneficiaria, a sega não queria abrir mão do 2d pois o saturno era o console do arcade em casa, ele tinha de rodar jogos da cps2, da taito e da snk, tinha de rodar os rpgs (2d) e outros jogos de arcades...mas aí a sega soube que os concorrentes viriam de 3d, qual a solução? criar um mecanismo 3d a partir do 2d usando sprites distorcidos vulgo quads, xeque mate tinham a plataforma mais completa
mas o povo optou por maquinas mais dedicadas ao 3d, olha o N64 que derrota nem mesmo um street fighter, um Lunar a plataforma recebeu, pois para rodar 2d tanto no play quanto no N64 aí a coisa invertia, pois eram eles que precisavam de gambiarras para adaptar chips 3d para criar 2d
era uma luta perdida antes de começar nos eua, 1 ano antes do saturno chegar lá já existiam materia com 3d 3d 3d nas revistas de games, nos debates etc etc o saturno já chegou desconstruído no imaginário popular, o que veio a seguir foi só o golpe de misericórdia, em ultima analise eu diria que a sega lançou um produto mas a sony entrou para uma guerra, visão ultra distintas entre as duas empresas

Não é uma disputa pra ganhar nada, é só uma conversa sobre o tema.

Uma das principais empresas a promover o 3D foi a própria Sega, Virtua Fighter foi um marco da nova era que se iniciava, se o Saturn era o arcade em casa, ele tinha que ser também um bom console 3D, pois era isso que estava surgindo nos arcades.

A Sony leu bem o que estava acontecendo e apostou no 3D, já a Sega enquanto promovia esse novo mundo no arcade, desenvolveu um console caseiro preso ao passado.

A Sega não deu xeque mate nenhum, ela fez foi uma gambiarra pra conseguir oferecer 3D, mas a um nível inferior e encarecendo o custo de fabricação do seu hardware.

No fim ela se complicou em tudo, na aposta original e no remendo, ficou com uma bomba nas mãos, mas até estava se salvando no Japão com bons jogos, só que aí veio a estratégia estapafúrdia no lançamento americano, que se somou aos problemas intrínsecos da plataforma e foi tudo por água abaixo.

No fim das contas a Sega selou a sua morte ao lançar o Saturn.
 
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Zeoraima

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Sony desde o início sempre pensando em exclusivos, dessa forma vai ganhando gerações.
 

ptsousa

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Ele revela que foram a uma demonstração a portas fechadas da nova plataforma da Sony, fingindo serem desenvolvedores third-party, e viram um demo de Ridge Racer que os deixou espantados. Havia uma clara diferença no número de poligonos entre o PS e o Saturn, parecia que pegaram a versão do Arcade e colocaram rodando no PS1.

Era o Motorstorm que passaram depois na E3 2005 :coolface
 

doutordoom

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Muito interessante.

No livro Guerra dos consoles mostram que Tom Kalinske, principal nome da SEGA da América, tentou muito costurar um acordo com a Sony depois que esta foi traída pela Nintendo (através do Olaf Olafson).

O acordo não foi pra frente graças a cabeça dura dos japoneses da SEGA.

Pouco depois Saturn foi atropelado na América pela mesma estratégia de marketing e pelos mesmos conceitos que Kalinske usou para vencer a Nintendo no território Norte Americano.

Enviado de meu Redmi Note 5A Prime usando o Tapatalk
 

Alucard_Players

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Muito legal mesmo.

O Saturno foi uma máquina tão excêntrica que cada entrevista nos ajuda entender como este console funcionava.

Por exemplo, não sabia que o Saturn poderia criar um "horizonte infinito" e o PSX não...

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Isso e balela. Tinha popin violento no pz

O ps mesmo nisso era superior
 

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mas o povo optou por maquinas mais dedicadas ao 3d, olha o N64 que derrota nem mesmo um street fighter, um Lunar a plataforma recebeu, pois para rodar 2d tanto no play quanto no N64 aí a coisa invertia, pois eram eles que precisavam de gambiarras para adaptar chips 3d para criar 2d
era uma luta perdida antes de começar nos eua, 1 ano antes do saturno chegar lá já existiam materia com 3d 3d 3d nas revistas de games, nos debates etc etc o saturno já chegou desconstruído no imaginário popular, o que veio a seguir foi só o golpe de misericórdia, em ultima analise eu diria que a sega lançou um produto mas a sony entrou para uma guerra, visão ultra distintas entre as duas empresas
Simplesmente e incrível a sega ter perdido a oportunidade de ser o PS hj em dia

Tinha o cara certo para os EUA
Tinha japas do lado dela
O N64 ia se ferrar sozinho mesmo com tecnologia cartucho
E ela era pioneira no 3d. Eles já tinham o hardware da modelo 2
Era OBVIO que o futuro era 3d
Starfox já tinha saídoVirtua Racing TB

Deviam enforcar o cara que decidiu ficar com o 2d

Mesmo no 2d não tem jogo mais bonito que CVSOTN e Gradius Gaiden em 2d

Efeito Alpha no Saturn era fraco
Aquelas magiazinhas do cvston eram lindos
A transformação do Drácula por pixel nunca vi nada igual no Saturn
 

Madarame

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Eu acho a era do Saturno mais triste do que a do Dreamcast, pois no Drim foi apenas um fim rápido e pronto, já no saturno foi o início do fim, meio que sinto um peso ao ver ou jogar as coisas daquela época é como ver a preparação de um prédio pra ser demolido.
 
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