O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Diretor de Panzer Dragoon diz que até hoje tem trauma e fica irritado quando alguém menciona o Playstation 1

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.283
Reações
33.588
Pontos
1.399
Que exagero kkk N64 só tinha um analógico e era bem capenga.

Volto novamente ao que to falando lá em cima: não é questão somente do controle físico, é questão da própria jogabilidade 3D que pareceu sempre muito mais orgânica no N64, inclusive sempre muito integrada com o próprio analógico, por pior que ele realmente fosse.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.426
Reações
7.529
Pontos
453
Me pergunto se o pad do Virtual Boy teve alguma influência no dualshock.


maxresdefault.jpg
Posso estar errada, mas, pessoalmente, sempre tive a impressão de que a Sony se inspirou no controle de SNES com o primeiro modelo do Joystick do PS1:
Nintendo-Super-NES-Controller.jpg

1200px-PSX-Original-Controller.png

O layout é quase idêntico.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.194
Reações
27.252
Pontos
1.053
A verdade é uma só:
PlayStation passou o carro em vendas e jogos relevantes.

Saturno era legal em jogos de luta e uma ou outra coisa pontual e o N64 tinha Mario, Zelda e 007 (e só).

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Todos esses games que mostrou precisavam demais de um controle efetivamente analógico. Quem vinha do N64 simplesmente não entendia direito como jogar eles.
???? mas todos esses jogos de PS1 citados aí FUNCIONAVAM COM ANALÓGICO

alguns inclusive usavam OS DOIS analógicos, e no caso do Ape Escape por exemplo era OBRIGATÓRIO usar os dois analógicos, ou seja, é um jogo que seria impossível de se jogar no nintendo64
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Posso estar errada, mas, pessoalmente, sempre tive a impressão de que a Sony se inspirou no controle de SNES com o primeiro modelo do Joystick do PS1:
Nintendo-Super-NES-Controller.jpg

1200px-PSX-Original-Controller.png

O layout é quase idêntico.

Não vc não esta errada, o pad do PSX se inspirou muito no pad do SNES, ate o botão select ela copiou, coisa que a propria Nintendo ja tinha abandonado com o N64.

É sempre bom enfatizar esse primeiro modelo do pad do PSX, ele foi usado ate 1997, por quase 3 anos o console viveu sem analogicos.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Não vc não esta errada, o pad do PSX se inspirou muito no pad do SNES, ate o botão select ela copiou, coisa que a propria Nintendo ja tinha abandonado com o N64.

É sempre bom enfatizar esse primeiro modelo do pad do PSX, ele foi usado ate 1997, por quase 3 anos o console viveu sem analogicos.
de dezembro de 94 até Abril 1997 quando o controle analógico do PS1 lançou, foram 2 anos e 5 meses só

Play 1 recebeu jogos até 2003 , ou seja, de 1997 até 2003 foi controle analógico

na vida do PS1 foram menos de 2 anos e meio com controle digital e 7 anos com controle analógico
 


werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Que neura essa dele, se fosse pra ter um trauma seria na verdade justamente pelas deficiências e amarras do Saturn, e mesmo assim, no fim das contas, ele vislumbrou todo o universo de PD, teve apoio da Sega e deu vida a uma das minhas séries prediletas, com trauma ou não, o que importa é que ele e o Team Andromeda fizeram um excelente trabalho, com todas as limitações do Saturn, o primeiro jogo não deixou nada a dever para o que se via de melhor no PS, PD: Zwei e PD:Saga refinaram ainda mais o que ele conseguiu no primeiro jogo e são jogos que até hj fizeram valer a existência o SS, poderiam voltar na forma de remakes, seria sensacional

Lembro até hj quando vi o primeiro comercial do SS aqui no BR, VF2, Daytona e PD aparecem intercalados com outros jogos de lançamento, já era gamado por Daytona e VF2, mas ainda não tinha visto PD em movimento, foi ali que decidi que não tinha mais motivos para adiar a compra do console, lembro de ter comprado meu SS novinho, segundo modelo, um dos primeiros jogos que peguei na locadora foi PD, quando vc inicia o jogo e dá de cara com uma trilha sonora dessas...




... não tem como não se apaixonar.

Após um bom tempo, mesmo com meu SS já desbloqueado, tive a chance e consegui pegar um disco original e acredito, deve estar ainda por aqui em algum lugar.


O game original vale muito nos dias de hoje...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Meio off tópic, mas a sega mesmo falida acabou de comprar mais um estúdio dessa vez um estúdio indie, é não sei não...aliado a isso as varias contratações em massa que vem sendo feitas :kpensa
 

VRgulino

Supra-sumo
Mensagens
1.165
Reações
1.135
Pontos
168
como poderia não ficar? foi uma surra épica

mas Panzer Dragoon era uma das poucas armas extraordinárias do Saturn
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Eu vejo um tanto quanto diferente. Tom Kalinske foi importante em vários aspectos, mas faltava uma coisa nele. A Sega precisava de uma única coisa, uma visão de videogame, uma ideia de videogame, de como os jogos seriam nos próximos 4, 5 anos. Ela não poderia bater a Sony trabalhando como a Sony, porque em tudo ela iria perder da Sony. A Sega era uma empresa de videogames, mas naquela geração ela foi tudo exceto isso. Não havia nenhum jogo que expressasse a cultura da empresa Sega no ramo de videogames. Isso, por outro lado, é evidente no caso da Nintendo com Mario 64 e Ocarina of TIme. O que faltou verdadeiramente na Sega foi um Miyamoto. Aquele livro A Guerra dos Consoles dá essa impressão porque é na realidade uma biografia do Tom Kalinske, tem a visão parcial dele, se nós apenas vemos o lado dele, os argumentos dele, vamos acreditar em tudo que ele vai falar.

Existia outra pessoa importante na Sega, não sei se o presidente no Japão, agora esqueci o seu nome, mas um cara que queria que a Sega tivesse saído já em meados dos anos 90 do mercado de consoles. Caso a visão dele tivesse prosseguido, a Sega não teria sequer lançado o Saturn. A Sega não tinha um Miyamoto como a Nintendo tinha, mas ela estava acima ao meu ver de várias outras empresas japonesas que tiveram um êxito enorme no Playstation com seus jogos, Sega poderia ter feito isso e teria lucrado financeiramente naquela geração. Ela fez o contrário e perdeu dinheiro.

Outro ponto que eu acho importante é que independente do que você vai fazer você tem que tomar uma decisão e ir com ela até o final. Acredite naquilo que você quer fazer e faça bem feito. Não dá para questionar isso na Nintendo. Ela acreditou em uma coisa naquela geração e foi com ela até o fim. A Sega perdeu a confiança na primeira queda. Se um dia ela acreditou que naquela geração os jogos ainda seriam em 2d e em sprites, por que ela foi incapaz de entregar um jogo 2d e feito em sprites que nos mostrasse que ela estava certa em acreditar nisso? Ao contrário, ela foi desistindo repetidas vezes de todas as ideias que ela tinha no desenvolvimento de Sonic Xtreme. Eram várias e várias versões que passavam por algum desenvolvimento e então eram canceladas para darem lugar a outras que por sua vez também seriam canceladas. Faltou foco.

Por falar em foco, a maior virtude do Saturn é o maior defeito do Nintendo 64. O Saturn recebeu vários e vários jogos de luta 2d. Agora me diz aí sem consultar no Google, tem algum jogo de luta 2d da Sega naquela geração que te venha a memória? Qual o grande jogo 2d do Saturn da Sega? Qual o grande jogo 2d do Saturn dessa first party japonesa?

Isso não explica todos os erros da Sega, mas explica muito porque ela falhou em vender no mínimo 10 milhões de unidades enquanto a Nintendo superou a barreira de 30 milhões. Porque o Saturn falha numa questão primordial que todo consumidor faz: por que eu vou querer ter um Saturn? O que o Saturn faz que nenhum outro videogame faz? Se o Saturn não responde isso com games que sejam realmente exclusivos, não esses falsos exclusivos do tipo Virtua Fighter se o concorrente tem também um jogo de luta 3d, mas exclusivo de verdade, de peso, de impacto, como era o Mario 64, então bem... Isso obriga o Saturn a ser melhor em outras coisas como: ser mais potente, ser mais barato, ser um produto melhor. E ele também falhava nisso. Você cria um produto partindo do consumidor para o processo de produção. Que vantagem o consumidor final teria ao ter um Saturn em casa e não o videogame concorrente? Se você fizer essa pergunta levando em conta o Playstation como concorrente, única resposta possível é melhores conversões de jogos arcade. E o resto? Tá vendo que é diferente no caso da Microsoft versus Sony, a MS entendeu que não foi capaz de entregar os melhores jogos, então ela criou o Gamepass. Só que a Sega não era uma Microsoft, a Sega era uma empresa de jogos, e ela falhou nisso. Então eu não coloco na conta o fato de não terem escutado o Tom Kalinske.

Uma coisa que o Sega&AMD bateu sistematicamente neste tópico, o Saturn só teve 3 million sellers. Só discordo de um ponto dele. Ele acha que os consumidores da Sega não compraram os games da Sega. Eu acho que a Sega não entregou games a altura da expectativa de que os consumidores e fãs da empresa queriam. Em relação ao videogame anterior da Sega, o Saturn deixa muito a desejar em games first party.
Baita post.

Bom, eu não quero bancar o "engenheiro de obra pronta" pois, obviamente, é muito fácil falar o que deveria ter sido feito se eu já vi o que aconteceu... Mas eu concordo 100% com o que falou: oras, tivesse feito uma "gourmetização" e investido em um grande mercado de nicho e com certeza a SEGA teria se dado melhor do que se deu. Objetivamente as specs poderiam ser:

Processador: Motorola 68000 16bits a 12Mhz e o velho e bom Zilog Z80 de 8Mhz;
Memória RAM: 8MB (64mb);
VRAM: 1MB; SRAM: 128Kb SRAM;
Resolução: 320x224;
Paleta: 65K; Simultâneas: 4096;
Som de CD (sic);
Drive de CD: 2x
Slot para cartuchos.

Retrocompatível com Mega Drive e SEGA CD (32X nem lançaria então)

Lançar a $199 no meio de 1994, antes do PS1 a $299 e de Donkey Kong e Killer Instinct do SNES, com jogos em CD a $39 (lançamentos).

Olhem o que até hoje conseguem fazer com Mega Drive e SNES... Seria a máquina 2D definitiva. Como perceberam, equivalente ao Neo Geo e a CPS2 em poder de fogo, porém, com o logo da SEGA, todos os seus first e a abertura com as thirds. Perderia todos os jogos 3D que foram para o PS1 e N64, porém, iria ganhar no 2D de todo mundo. Teria as maiores e melhores versões dos jogos 2D, conversões arcade perfect (que ainda eram populares), relançamentos dos melhores jogos do Mega Drive e do SEGA CD com mais cores, sprites, efeitos, etc. Tudo o que não foi possível fazer nos consoles 16bits seria possível ter feito com ele. Exemplos para quem não entendeu meu raciocínio:

Continuariam os lançamentos anuais do Sonic em 1995, 1996, 1997... Só que sem "limites técnicos".
Castlevania SOTN potencialmente melhores do que os do PS1 e Saturn.
Conversões "Arcade Perfect" dos jogos de luta da CAPCOM e da SNK (que foi um dos nichos do Saturn).
Todos os RPGs 2D do Saturn poderiam ser lançados normalmente.
Os jogos do Mega Man teriam sido melhores ainda com mais sprites, velocidade, etc.
Lançamentos dos jogos de beat'n'up dos arcades.
Mais duas ou três versões do Streets of Rage, com gráficos, animações, vídeos e outras opções que nunca vimos.
Jogos de esportes como ISSS e NBA Jam sairiam em versões mais animais ainda, sendo graficamente muito mais atraentes do que os primeiros jogos de esporte 3D que ainda engatinhavam e tinham gráficos horríveis.
Na parceria com a Disney poderiam sair ainda mais jogos lindos como obras-primas.
Jogos de "navinha" na excelência, podendo ser diversos lançados para o Saturn, outros vindos do Neo Geo e, ainda, novidades pelo tempo desse console de arquitetura amigável no mercado.
Jogos da Treasure como Alien Soldier e Gunstar seriam mais monstruosos ainda, infinitamente melhores.

Todos os jogos do Mega Drive lançados em 1994, 1995 e 1996 teriam versões upadas e dando maior liberdade aos seus criadores, como Comix Zone, MK3 seria arcade perfect, Toy Story seria um primor, Batman Forever seria graficamente perfeito, Maui Mallard seria melhor ainda, Vectorman e Vectorman 2 seriam ainda mais impressionantes, Road Rash seria a versão definitiva, os jogos do Spiderman/Venom teriam gráficos bombados nível arcade, X-Men 2: Clone Wars poderia ser hoje o melhor jogo da história dos X-Men, etc.

Todos os jogos 2D que saíram para Saturn e PS1 seriam iguais ou melhores.

Teria Astal, Golden Axe, Dragon Force, MK Trilogy, Mithologies Subzero, Super Tempo, Rayman, In the Hunt (jogo de submarino matador), Shinning Force, Gex, Darkstalkers, Street Fighter, The King of Fighters, Earthworm Jim, Phantasy Star, Shadownrun, Dragon Heart, Shinobi, Bomberman, Metal Slug, Diablo (ficaria muito bom se bem adaptado), Princess Crown, Elevator Action, Legend of Oasis, Dungeons & Dragons, etc.

Com o velho e bom Motorola 68000 que todo mundo sabia programar na época, com fôlego de sobra para meter sprites, com drive de CD, acessível (e com possibilidade de fortes cortes de preço nos anos seguintes), certamente inventariam muita, mas muita coisa nova e boa para esse console. Imaginem a capacidade gráfica animalesca do Neo Geo em um console SEGA aberto às thirdies, que fariam jogos para o público de massa.

Poderíamos estar falando agora de um console de nicho ou um segundo console de quem teve PS1, mas com 20 ou 25 milhões de unidades vendidas e que não teria dado prejuízos à SEGA. Um console que tivesse sobrevivido forte no mercado por uns 4 ou 5 anos e que teria tido condições de ter lançamentos rentáveis até a era HD. Poderíamos estar falando agora da era de ouro dos games 2D, em que a SEGA, Taioto, SNK, Capcom, Konami, Treasure, Hudson, Virgin, EA, Atlus, Disney, Activision, Namco, Midway, Data East e Telenet fariam jogos que simplesmente não existiram.

Enfim, depois de tanto devaneio e "futurologia do passado", minha paixão pelos games 2D e criatividade, penso que teria sido um caminho extremamente rentável para a SEGA.

Fim da "viagem".
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Excelente texto @Soldado! só que a história é cruel, o que eu quero dizer com essa frase é que os gráficos 3d traziam um fascínio e ironicamente eram mais baratos de serem feitos e mais leves para o hardware do que os jogos 2d

eu não teria problema algum em jogar um console 2d cujo o grafico mais simples fosse o de um yoshi island ou donkey kong, o problema foi que os gráficos 2d de 32 bits- isso na minha perspectiva- não foram suficientes para atingir um patamar de ofuscar totalmente os 16 bits, iniciando por golden revenge of dead do arcade 1993, Astal e Rayman contava com sprites grandes, jogos 2,5d como Clockworknight, jogos como silhouette mirage e castlevania sotn, tudo bonito, porém, por mais bonito que fossem não conseguiam passar a mesma evolução de um RE ou de um tomb raider sm64 frente aos 16 bits

o que eu quero dizer com isso é que a maquina que tu idealizou poderia ser um sucesso devido ao baixo ''preço'' pois o genesis custava em 1995 99 dolares e vendia bem, mas eles iriam precisar investir muito $$$ na hora de produzir os games, pois é o $$$ que faz jogos impressionantes.
talvez fosse possível games como Marvel vs capcom 2, quem sabe uma espécie de viewtifull Joe, aí sim seria um baita salto
mas infelizmente com a morte do saturn nunca saberemos qual seria o patamar real do 2d nos 32 bits, talvez algo acima de shinrei Jusaishi, xmen vs street fighter e castlevania, só de imaginar uma plataforma inteira com jogos na qualidade desse 3, um Gunstar heroes, sonic 2d
tradicional e não isométrico como o sonic da sistem 32 e 3d blast, enfim com a morte do saturn morreu tb a evolução dos graficos em sprites a moda antiga, resta ao novo Colego Intellivision restaurar o 2d de onde o saturn parou, isso me chatea muito na industria, há varias tecnicas que tb foram abandonadas que hoje fariam proezas devido o pode tecnico da maquinas atuais, mas não o 3d foi quem venceu a briga
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Quando fiz meu post nem falei da questão gráfica.

Hoje vocês preferiam jogar Castlevania 64 ou Symphony of the Night? Ou então entre jogar Street Fighter EX ou Street Fighter Alpha 3, qual vocês preferiam? E preciso perguntar entre Mega Man Legends e Mega Man X4?

Muitos jogos 3d da época tinha jogabilidade 2d. Um exemplo notório é R-Type Delta que continua tendo jogabilidade side-scrolling. Mas também jogos famosos da época continuavam com gameplay 2d ou semi 3d. Era o caso de um Metal Gear Solid e até mesmo de um Crash.

O Playstation também teve jogos 2d exclusivos, como foi o caso de Alundra.

Existiram vários problemas técnicos no desenvolvimento de Sonic Xtreme. Mas não são todos concentrados nos aspectos de hardware e sua programação. O que faltou a Sega foi definir do que se trataria o jogo enquanto o seu gameplay. Ela só chegou de fato a entender como seria um Sonic 3d quando o projeto Xtreme já estava cancelado e já haviam iniciado outro: Sonic Adventure. Nintendo já havia definido o que seria Mario 64 quando a Sega ainda testava os protótipos de Xtreme que vieram a ser rejeitados.

Vou postar aqui a minha opinião e ela pode ser um tanto quanto polêmica. Na minha opinião o Saturn revelou várias deficiências da Sega enquanto uma first house, seja no que diz respeito a sua administração, seja no que diz respeito a criação e produção de games. Sega entrou no mercado de consoles em 1986 quando as suas bases já estavam começando a se consolidar, quando as referências sobre o que é um videogame já estavam por se definir. Ou seja, o caminho já estava traçado, bastava percorrê-lo. Em meados dos anos 90 o conceito de videogame veio a passar por uma redefinição. Sem uma referência é preciso construir o futuro. No que diz respeito a game design a Nintendo conseguiu lidar muito bem com a transição porque ela criou conceitos, a partir daí, ela virou referência. Faltou isso pra Sega. E por isso coloquei no meu post, faltava um Miyamoto para a Sega.

Ter feito jogos 3d para arcade não quer dizer muito. Jogos de arcade são simples, muitos deles são inspirados em esportes reais, como esportes de luta, de corrida, de tiro ao alvo etc. Ou seja, as referências estão dadas. Criar um jogo de plataforma side-scrolling envolve um maior uso de imaginação porque isso não existe na realidade. Mesmo um jogo com câmera top down exige isso. Vou além, mesmo o combate de um Ocarina of Time envolve uma imaginação lúdica porque é um combate que se dá de uma maneira bem diferente da realidade. Vários dos conceitos de Zelda não são encontrados na realidade, foi a Nintendo que criou aquele conceito de dungeon tão característico de sua franquia.

Sony não sofreu tanto porque como tinha muito dinheiro foi à feira comprar estúdios, estabelecer relações para ter exclusivos e diversificou para atenuar os riscos. Muitos estúdios do Playstation 1 foram fechados porque seus jogos simplesmente não deram certo. Eu comentei sobre isso em outro tópico, é a estratégia da empresa, compra vários estúdios, alguns vão dar certo e trazer games de impacto, com os demais a empresa finge que nunca investiu neles e que não teve responsabilidade nos seus fracassos. Ora, se não tem responsabilidades nesses fracassos, também não tem nos êxitos, então que se decida.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
O Saturno não perdeu pro psx. Perdeu pro sega CD, 32x, activator, nomad, e pela rasteira do lançamento atrapalhado

Se a sega americana não tivesse sido tão desorganizada, teríamos no mínimo um cenário parecido com o SNES x Genesis

É só analisar a performance do Saturno isolada no Japão. O console entregava muito. Esse papo do Saturno não ser bom com 3D é conversa fiada. Basta fazer boot num Virtua Fighter 2, Sega Rally, Grandia, Burning Rangers pra ver o motor gráfico dando show
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Quanto mais nós analisamos o porque do saturn ter falhado, sempre chegamos a conclusão de que não foi apenas por 1 motivo, mas cada pessoa que faz a analise chega numa conclusão chave

Há quem jure de pé junto que flopou pois não teve um sonic no lançamento para empurrar mais unidades
Há quem jure que foi por motivos de distribuição, o boicote inicial dos varejistas segundo essa tese foi crucial, pois as unidades não chegava
Há quem diga que foi a popularidade do jogo FF7 (o Marcel acredita nessa teoria) pois o ps1 passou a vender até 8x1 sobre saturn
Há quem diga que foi o marketing mal direcionado (eu)
Há quem diga que as revistas compraram e venderam a ideia do ps1 como melhor compra antes mesmo deles chegarem ao mercado americano

deve ter mais teorias mas todas elas evidenciam falhas de organização, falta de uma peça chave ou falta de um planejamento centralizado, o que faz todo sentido pois o Saturn veio primeiramente para o mercado japones, o mega drive nunca foi um sucesso lá, e a sega captou as tendencias para fazer do saturn um sucesso, mesmo sem square e os rpgs que desequilibravam para o lado do snes na geração anterior, a sega se escorou na popularidade de Virtua fighter, o final dos anos 80 e parte dos anos 90 eram os anos das artes marciais, filmes, jogos etc, e virtua fighter se destacou por ser o pioneiro nesse novo nicho, e japones gostava de um jogo de luta, salvo MK as principais franquias da epoca era japonesas, agora que chega o ponto chave, se no japão o ''sonic'' deles era o Virtua fighter, nos Eua isso não ia funcionar, os caras tavam jogando era MK2 e MK3, donkey kong, metroid e jogos 2d em geral.... aí chegamos no 32x...o 32x tinha um jogo chamado Knucles chaotix de 1995 (olhem os graficos daquilo !!!) se não existisse o 32x, a sega teria transformado esse Chaotix num jogo do Sonic bastava ampliar as fases, melhorar a definição dos sprites, o som e pronto a Sega teria um sonic para lançar nos EUA no lançamento do saturno, pode parecer loucura mas chaotix por ser uma franquia nova jamais ia ter o peso do sonic...por exemplo, um clone do jogo God of war (obviamente sem o Kratos) por mais que a jogabilidade seja boa, nunca jamais terá um peso do gow legitimo, devido sobretudo a fama dos personagens.

Não prestar atenção no que o concorrente tava fazendo, foi cabal, se a sony não quis levar jogo 2d para a america, salvo mk3 e rayman
a janela para sega empurrar seus jogos 2d e fazer valer sua visão de mundo era justamente o lançamento ! de até no máximo em março de 1996 pois quando saísse a segunda leva de jogo 3d (bem mais trabalhados) tava na cara que seria mais dificil convencer o publico a pegar um astal do que um RE1

quando os caixistas falam que a goleada sofrida pelo One parte da culpa vem do lançamento, eles não estão enganados, é no lançamento que é criada a perspectiva, imagina se houvesse uma terceira peça capaz de receber os mults ? (salvo PC é claro) disputa tripla é barra pesada
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Difícil lançar Chaotix como Sonic. Era um jogo bem diferente, fugia muito do que era Sonic. Mais do que Yoshi Island era para a franquia Mario.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
O Saturno não perdeu pro psx. Perdeu pro sega CD, 32x, activator, nomad, e pela rasteira do lançamento atrapalhado

Se a sega americana não tivesse sido tão desorganizada, teríamos no mínimo um cenário parecido com o SNES x Genesis

É só analisar a performance do Saturno isolada no Japão. O console entregava muito. Esse papo do Saturno não ser bom com 3D é conversa fiada. Basta fazer boot num Virtua Fighter 2, Sega Rally, Grandia, Burning Rangers pra ver o motor gráfico dando show

Sim, Saturno era bem capaz graficamente, mas quando quase apenas a empresa fabricante consegue mostrar essa capacidade...
Por isso que o PST1 era "melhor" graficamente, qualquer um era capaz de extrair o que o hardware era capaz de fazer. O Saturno entregava menos com mais esforço, então na prática os chips extras não ajudavam.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.429
Pontos
2.419
O Saturno não perdeu pro psx. Perdeu pro sega CD, 32x, activator, nomad, e pela rasteira do lançamento atrapalhado

Se a sega americana não tivesse sido tão desorganizada, teríamos no mínimo um cenário parecido com o SNES x Genesis

É só analisar a performance do Saturno isolada no Japão. O console entregava muito. Esse papo do Saturno não ser bom com 3D é conversa fiada. Basta fazer boot num Virtua Fighter 2, Sega Rally, Grandia, Burning Rangers pra ver o motor gráfico dando show

Sega CD eu não vejo problema, CDs eram a moda do momento e acho que a Sega foi esperta em explorar essa novidade, agora o 32x realmente foi uma idéia idiota.

Já o lançamento americano do Saturn é culpa da matriz que ordenou que fosse antecipado contra a vontade da filial, fora as várias tentativas que foram feitas de mostrar pra Sega japonesa que o projeto do Saturn não era bom e oferecer a parceria com a Sony e depois com a Silicon Graphics, ambas rejeitadas.

Enfim, o Saturn ser o fiasco que foi é culpa da Sega do Japão mesmo, a Sega americana da época do Kalinske, tirando a cagada do 32x, foi o melhor setor da empresa em toda a sua história.
 
Ultima Edição:

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Pelo fato de ter apenas 4MB de eDRAM dedicada para vídeo, o Dreamcast tinha 8MB de VRAM.

Não foi só com o PS3 que a Sony falhou no hardware, PS2 tbem era trabalhoso pra extrair o seu melhor, ele tinha 2 processadores vetoriais que trabalhavam junto com o Emotion Engine, além disso até era possível usar parte da RAM principal como memória de vídeo, driblando o limite dos 4MB, mas isso adicionava mais complexidade para os desenvolvedores.

Só que como foi um super sucesso comercial as softhouses trataram de trabalhar pra domina-lo, uma boa vontade que o Saturn por exemplo não teve.

@Gamer King

O Playstation 2 possui 32MB de memória principal COMPARTILHADA entre CPU e Vídeo, ele foi projetado dessa forma assim como o Gamecube, o Xbox, o Xbox 360, o XBox One e o PS4, todos usa memória principal compartilhada.

Os 4MB de eDRam do PS2 não é uma memória de vídeo limitada ela é somente uma cache de vídeo onde é alocado o frambuffer (2MB) e o buffer de textura (2MB) da mesma forma que o Gamecube tem 3MB de cache de vídeo e o Xbox 360 tem 10MB e o Xbox One tem 32M.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Sega americana da época do Kalinske, tirando a cagada do 32x, foi o melhor setor da empresa em toda a sua história.

Tirando o 32x não dá né, cumpadi

Nunca vi um projeto tão bizarro quanto o 32x

Consegue ser pior que o Atari jaguar
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Esse papo do Saturno não ser bom com 3D é conversa fiada. Basta fazer boot num Virtua Fighter 2, Sega Rally, Grandia, Burning Rangers pra ver o motor gráfico dando show

até estava concordando com outras coisas.... mas essa parte negritada não dá não, nenhum desses jogos que você citou chegam sequer perto dos bons jogos do PS1

leia os artigos que postei nesse tópico mesmo, nem é questão de opinião, são fatos técnicos mesmo, saturn era sim inferior tecnicamente (pra gráficos poligonais)
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.429
Pontos
2.419
Tirando o 32x não dá né, cumpadi

Nunca vi um projeto tão bizarro quanto o 32x

Consegue ser pior que o Atari jaguar
Sim, é bizarro, mas foi só um acessório fracassado, não apaga os méritos de colocar o Genesis brigando pau a pau com o SNES e nem foi pelo 32x que o Saturn não deu certo.

A Sega americana era muito mais competente, a japonesa se salvava como softhouse, mas a visão empresarial era péssima, além do ridículo de ter inveja do sucesso dos americanos, foram tão imbecis que jogaram contra um braço da própria empresa.

Não tinha como a Sega dar certo a longo prazo, e de fato não deu.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
O 32x era o console 32 bits que a SEGA americana queria lançar, inclusive sua versão final sem ser add-on do Mega Drive e com o nome de Netuno.

Seria um videogame parecido com minha idéia louca mais acima no tópico, porém, pecava por ser um pouco caro pois tinha o mesmo processador da CPS3 e do Saturno (um deles), e também (principalmente), por ser cartucho.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Tb passei por isso... Vendi meu N64 porque queria jogar RE2 e o game no console da Nintendo custava um rim, comparado a versão piratinha por 10 real de PS1.
Mas que senti downgrade gráfico, isso sem dúvidas. Saí de Turok 2, com efeitos de fogo e animação, tamanho de mundo sem igual e acabei caindo pro padrão gráfico de MGS, com cenários despedaçando, e serrilhado pra todo lado. Mas era uma super produção, e o console da Sony recebeu mais títulos AAA. Lembro que comprei o FF VIII. 4 CDs... depois que terminou a apresentação, aquela CG belíssima, apareceu o game em real time....veio aquela sensação esquisita de que fui enganado..rs
Apesar do seu post já ser um pouco antigo, ele certamente vale uma revisita. A relação do PS1 com o N64 talvez tenha sido mesmo a mais estranha de toda a história dos videogames. Num primeiro momento, com Mario 64, nos víamos totalmente perplexos e embasbacados com o futuro que ali havia, a verdadeira revolução tridimensional dos videogames, somente para, alguns poucos anos depois, desejar de volta aquela "tranqueira/velharia" chamada PlayStation 1.

Um console com os seus serrilhados, sua jogabilidade truncada, etc, mas com uma verdadeira explosão de pirataria, de jogos AAA e de apoio terceirizado (que, com o N64, como todos nós sabemos, minguou vertiginosamente), uma alta contagem poligonal (que era praticamente ausente no N64, ainda que com um revolucionário anti-aliasing), e altos valores de produção, com CGs simplesmente inacreditáveis para a sua época (as pessoas não entendem como CGs impactavam a nossa experiência com um game naqueles saudosos tempos).

Mas eu confesso que, mesmo tentado a retornar para um PS1, eu resisti impávido e inflexível à sua tentação, que teria sido para lá de estranha. Seria quase como comprar uma HDTV e depois vendê-la somente para retornar de novo à TV de tubo (rs). Foi sofrido com o N64, mas eu resisti incólume - ao menos até o lançamento do Dreamcast. Depois disso, tudo foi pelos ares (mas pelo menos agora eu tinha o álibi da sofisticação, da próxima geração de consoles como desencargo de consciência, hehe).
 

VRgulino

Supra-sumo
Mensagens
1.165
Reações
1.135
Pontos
168
Apesar do seu post já ser um pouco antigo, ele certamente vale uma revisita. A relação do PS1 com o N64 talvez tenha sido mesmo a mais estranha de toda a história dos videogames. Num primeiro momento, com Mario 64, nos víamos totalmente perplexos e embasbacados com o futuro que ali havia, a verdadeira revolução tridimensional dos videogames, somente para, alguns poucos anos depois, desejar de volta aquela "tranqueira/velharia" chamada PlayStation 1.

Um console com os seus serrilhados, sua jogabilidade truncada, etc, mas com uma verdadeira explosão de pirataria, de jogos AAA e de apoio terceirizado (que, com o N64, como todos nós sabemos, minguou vertiginosamente), uma alta contagem poligonal (que era praticamente ausente no N64, ainda que com um revolucionário anti-aliasing), e altos valores de produção, com CGs simplesmente inacreditáveis para a sua época (as pessoas não entendem como CGs impactavam a nossa experiência com um game naqueles saudosos tempos).

Mas eu confesso que, mesmo tentado a retornar para um PS1, eu resisti impávido e inflexível à sua tentação, que teria sido para lá de estranha. Seria quase como comprar uma HDTV e depois vendê-la somente para retornar de novo à TV de tubo (rs). Foi sofrido com o N64, mas eu resisti incólume - ao menos até o lançamento do Dreamcast. Depois disso, tudo foi pelos ares (mas pelo menos agora eu tinha o álibi da sofisticação, da próxima geração de consoles como desencargo de consciência, hehe).

como se N64 não tivesse serrilhados e texturas minúsculas esticadas até virarem um borrão...

resistiu impávido aos grandes RPGs da época enquanto jogava Quest 64 :lolwtf

quando eu notei o que estava perdendo no PS1 (pra onde tinham ido todos os jogos do SNES), comprei e guardei o fail 64 no armário. Só tirei para um Banho Kazooie ou Perfect Dark da vida... honestamente, é a mesma história com todo console Nintendo desde então, um secundário que só vale por um jogo ou outro...
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Apesar do seu post já ser um pouco antigo, ele certamente vale uma revisita. A relação do PS1 com o N64 talvez tenha sido mesmo a mais estranha de toda a história dos videogames. Num primeiro momento, com Mario 64, nos víamos totalmente perplexos e embasbacados com o futuro que ali havia, a verdadeira revolução tridimensional dos videogames, somente para, alguns poucos anos depois, desejar de volta aquela "tranqueira/velharia" chamada PlayStation 1.

Um console com os seus serrilhados, sua jogabilidade truncada, etc, mas com uma verdadeira explosão de pirataria, de jogos AAA e de apoio terceirizado (que, com o N64, como todos nós sabemos, minguou vertiginosamente), uma alta contagem poligonal (que era praticamente ausente no N64, ainda que com um revolucionário anti-aliasing), e altos valores de produção, com CGs simplesmente inacreditáveis para a sua época (as pessoas não entendem como CGs impactavam a nossa experiência com um game naqueles saudosos tempos).

Mas eu confesso que, mesmo tentado a retornar para um PS1, eu resisti impávido e inflexível à sua tentação, que teria sido para lá de estranha. Seria quase como comprar uma HDTV e depois vendê-la somente para retornar de novo à TV de tubo (rs). Foi sofrido com o N64, mas eu resisti incólume - ao menos até o lançamento do Dreamcast. Depois disso, tudo foi pelos ares (mas pelo menos agora eu tinha o álibi da sofisticação, da próxima geração de consoles como desencargo de consciência, hehe).

Eu acabei deixando o N64 por causa do preço dos piratinhas( sim, eram 120 reais num cartucho contra 10 de um cd pirata) e lançamentos do ps1, que devia ser numa proporção de 3 pra 1, a favor do console da Sony(mesmo com muita porcaria lançada). Eu via RE2 no N64 e o PS1 ja estava engatilhando o RE3.

Contagem poligonal não era necessariamente o problema do N64, já que os devkits da Nintendo eram meio precários mesmo. Softhouses que desenvolviam seu próprio microcódigo , dava pra fazer coisa de alto nível, como Conker, Banjo, WDC, PDark, os Turok 2 e 3. Jogos impossíves no console da Sony, que contava com as lindas CGs produzidas pela Square , mas que pra mim nunca foram fator de desempate, pois terminava a CG e o gráfico real surgia lá, tosco e serrilhado, além do que os RPGs nunca foram a minha praia. Mas o PSx tinha muito mais jogos mesmo, de ação, tiro e esse foi o fator que tb me influenciou a sair do N64.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.283
Reações
33.588
Pontos
1.399
como se N64 não tivesse serrilhados e texturas minúsculas esticadas até virarem um borrão...

resistiu impávido aos grandes RPGs da época enquanto jogava Quest 64 :lolwtf

quando eu notei o que estava perdendo no PS1 (pra onde tinham ido todos os jogos do SNES), comprei e guardei o fail 64 no armário. Só tirei para um Banho Kazooie ou Perfect Dark da vida... honestamente, é a mesma história com todo console Nintendo desde então, um secundário que só vale por um jogo ou outro...

Mas nem se compara os estouros de pixels violentos dos 32 Bits com os gráficos do N64. Não existe comparação entre as line-ups, pois o PSone era anos luz à frente, mas graficamente era bastante triste mesmo nos gráficos top do sistema.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Mas nem se compara os estouros de pixels violentos dos 32 Bits com os gráficos do N64. Não existe comparação entre as line-ups, pois o PSone era anos luz à frente, mas graficamente era bastante triste mesmo nos gráficos top do sistema.

eu, e muita gente, discorda 100% dessa frase aí...

só pegando os jogos de corrida por exemplo:

Speed Punks tem gráficos muito melhores do que Mario Kart 64 (em que os karts eram 2D alias, muita gente não sabe disso)
Wipout 3 tem gráficos melhores que Wipeout 64
Ridge Racer Type 4 tem gráficos melhores que Ridge Racer64
Road Rash JailBreak tem gráficos melhores que Road Rash64
Carmaggedon do Ps1 tem gráficos melhores que Carmaggedon64
etc, etc....

como eu postei antes, até hoje ninguem foi capaz de me mostrar:

um jogo de luta do n64 mais bem feito que Tekken 3, Tobal 2 e SoulBlade
um rpg do n64 mais bem feito que Vagrant Story, Chrono Cross e Threads of Fate
um de corrida mais bem feito que Ridge Racer 4, Gran Turismo 2, Colin MCRae 2, Speed Punks, WipeOut 3
um shoot n up mais bem feito que Einhander e R-Type Delta
Um open-world mais bem feito que Driver 2
um jogo stealth mais bem feito que Metal Gear Solid
um adventure/survival horror mais bem feito que Dino Crisis 1 e 2 e Alone in the Dark 4
um simulador espacial mais bem feito que Colony Wars 3
um jogo com gráficos Cel-Shading (como o Slap Happy Rhythm Busters do PS1)
etc.... etc.... e assim a lista segue...

.... e o principal, um jogo com gráficos realmente bons que tenha um FRAME-RATE realmente bom e estável (30fps), simplesmente NÃO TEM. Os jogos com gráficos bons do N64 tinham sempre frame-rate horrível, Perfect Dark que pra mim é o jogo de melhor gráfico do N64 o frame-rate chega a cair pra UM DIGITO, sim, em momentos que junta mais de 2 inimigos na tela num cenário mais amplo o jogo cai até pra 8 ou 9 FPS....

A real é que pra um console que saiu 2 ANOS depois do PS1, e fez uma put* propaganda de ter o dobro de Bits (32 vs 64), o n64 foi MUITO DECEPCIONANTE.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Pois é, até esqueci de quotar esse ponto.

32MB era a RAM pra CPU, era possível usar parte dela pra vídeo, mas não se tratava de uma memória unificada como no 360.

Mas usar parte para o video não é compartilhar ? Não entendi onde esta o erro.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Pena que o saturn e o N64 não conviveram por mais tempo, ia ser interessante passado 1997 a sega já tava movendo tudo pro dreamcast

Parece 4k vs 480p

 
Topo Fundo