firmino_666
Ei mãe, 500 pontos!
- Reações
- 27.676
- Pontos
- 803

Vamos falar dessa maravilhosa franquia. São diversos jogos, com a história interligada, que todo amante de JRPG precisa conhecer. Existem jogos anteriores à Série Trails, mas não fazem parte dessa mesma história.
Como são os jogos?
Eles são bastante focados na história, nos desenvolvimentos dos personagens, na construção de mundo e possui sistema de combate por turnos. Tenha em mente que são jogos com bastante diálogos e muitos textos para serem lidos.
Por onde começar?
A Série Trails é subdividido em 3 arcos nesta ordem de lançamento, dando um total de 9 jogos. Cada arco se passa em uma parte do continente de Zemuria, que é onde os jogos dessa franquia acontecem.
O Arco de Liberl
- Trails in the Sky (Sora no Kiseki) (PS3/PSP/PSVITA/PC)
- Trails in the Sky the 1st (NSW - 2025)
- Trails in the Sky SC (PS3/PSP/PSVITA/PC)
- Trails in the Sky the 3rd (PS3/PSP/PSVITA/PC, mas somente no PC foi lançado oficialmente no ocidente)

- Trails from Zero (Zero no Kiseki) (PS3/PSP/PSVITA/PC/PS4/PS5/NSW)
- Trails to Azure (Ao no Kiseki) (PS3/PSP/PSVITA/PC/PS4/PS5/NSW)

- Trails of Cold Steel (Sen no Kiseki) (PS3/PS4/PSVITA/PC)
- Trails of Cold Steel II (PS3/PS4/PSVITA/PC)
- Trails of Cold Steel: Northern War (Crunchyroll)*
- Trails of Cold Steel III (PS4/PS5/NSW/PC)
- Trails of Cold Steel IV (PS4/PS5/NSW/PC)
- Trails into Reverie (Hajimari no Kiseki) (PS4/PS5/NSW/PC)

- Trails Through Daybreak (Kuro no Kiseki) (PC/PS4/PS5/NSW )
- Trails Through Daybreak II (PC/PS4/PS5/NSW - 2025 no ocidente)
- Kai no Kiseki (PS4/PS5 - Setembro 2024 no japão)

Sim. E foi exatamente o que eu fiz, comecei pelo CSI, depois o CSII, mas quando vi que perdi bastante referência e alguns spoilers dos jogos anteriores, fiquei ainda mais ansioso para jogar os anteriores, e foi muito bom. Terminei todos os anteriores antes de começar o CSIII, e te digo, Ao no Kiseki já meu melhor JRPG de todos os tempos!
Mas eu preciso realmente jogar os anteriores a Cold Steel?
Se você pretende jogar todos os Cold Steel, a resposta é definitivamente sim. Enquanto o primeiro te dá pequenas referências aos outros arcos, além de um grande spoiler, o segundo já deixa você saber de coisas ocorridas nas outras nações de Zemuria que você deveria ter vivenciado jogando os anteriores. Mas a partir de CSIII, é esperado que você tenha jogado todos os anteriores, pois haverá volta de personagens importantes, tramas que começaram a ser desenvolvidas lá e darão continuidade a partir de agora., fora que ele é uma sequência direta de Trails to Azure e Trails of Cold Steel II.

Vamos discutir sobre os jogos dessa série, tirar dúvidas, formar teorias sobre o futuro, mas lembre-se de colocar em spoiler se for sobre a história do jogo, e indicando qual jogo pertence o spoiler.
Ultima Edição: