Marano
Supra-sumo
- Mensagens
- 409
- Reações
- 606
- Pontos
- 168
Me desculpem por ter escrito um livro aqui no O.P, mas como eh uma discussao seria de coisas com muitas nuances, n consegui condensar o texto mais q isso, se o tamanho aqui assusta, n precisa ler nem comentar, mas se realmente houverem alguns aqui interessados em uma discussao seria sobre o assunto, longe dos delirios que se veem por ai na internet de alguns, esse topico pode servir de referencia pra isso agora e no futuro se os moderadores permitirem.
Minha opiniao eh q os jogos da Bethesda vao ser mesmo exclusivos ou multi "on a case by case basis", onde so a MS sabe os criterios de cado caso. Ou seja n seria 100% exclusivo nem sem 100% multi mas alguma coisa no meio por ai, mas n da nem pra dizer q vai ser 50/50, so a MS sabe mesmo junto com os criterios q ela vai usar.
Eu ja venho falando aqui, no reddit e era, q todos esses jogos deveriam ser multi, de minha parte ja fico satisfeito com tudo day 1 no gamepass, mas tbm sei q a MS quer capturar outras audiencias alem de mim q ja estou no gamepass mesmo, por isso esse case by case basis deles ai pra tentar fisgar novos usuarios. Entao quero abrir essa discussao para algo maior q a maneira tradicional de enxergar exclusivos nos console q eh sempre no seu hardware somente (no caso da MS, tradicionalmente somente xbox, com o PC passando a receber jogos como play anyywhere a partir de 2016).
Eu quero pegar o q o @nominedomine postou no segundo paragrafo do topico do Tom Warren do The Verge, q pra mim faz um pouco de sentido pra ilustrar esse topico, mas com ressalvas, link do post: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/tom-warren-the-verge-sugere-que-jogos-da-bethesda-não-serão-exclusivos-de-xbox-foco-da-microsoft-é-aumentar-o-gamepass.571226/post-18726007
O problema de tudo isso ai eh a sony deixar a MS botar o gamepass la no playstation ne? E o Phil vir com a conversa de querer oferecer "the full xbox experience" no playstation como ele falou ai qd pergutaram pra ele sobre jogos em outro consoles, ai ele diz pra sony q libera todos os jogos da bethesda, inclusive os tradicionais do xbox antigos, mas em troca todo mundo no playstation teriam q ter conta da live em paralelo, o gamepass teria q incluir jogos third party mo playstation tbm, quem assinasse gamepass fora do playstation teria teria direito a acessar os jogos no playstation por ser a mesma conta da live e a sony n ganharia um centavo com isso, e as conquistas no playstation pros jogos da MS seriam gamerscore e n trofeis e o crossplay liberado pra todo mundo.
Entenderam como isso nao funciona pra sony e pq ela n deixaria isso rolar? Eh como se a MS tivesse criando seu proprio ecosistema dentro do playstation sem nem precisar vender hardware de xbox, mesma coisa que a epic ta brigando na corte pra burlar a loja ios da apple e ganhar ainda mais dinheiro, a MS ia amar isso mas a sony odiar pq ela perderia os 30% q ganha como platform holder. Fora q se a MS oferecer halo infinite, forza horizon 5, deathooop, ghostwire tokyo, wolfenstein 3 e starfield por 30 bozos por mes no gamepass no playstation day 1 enquanto q gran turismo, horizon forbidden west, god of war, returnal, ratchet and clank (pegando possilvemente os proximo jogos de cada ai) sera q os jogos da sony sao tao melhores assim pra justificar 350 day one (quase 12 vezes mais)? Quem vai pagar isso ai? Ah mas espera deep sale... n eh esse o ponto pq enquanto o cara espera pra comprar barato os da sony, ele joga os da MS por 30 day one e os outros do gamepass, pq 30 por mes qualquer um tem e se acostuma a pagar barato por jogos grandes day 1 mais os outros e nunca mais vai querer pagar 350 nos da sony nem 50% off em deep sale e so compraria jogos mesmo da sony bem barato mesmo e olhe la.
E se a Sony dizer q assim nao rola (porque realmente convenhamos q eh absurdo do ponto de vista da sony aceitar isso) a MS diz so assim q eu aceito, acabaram as conversas, porque nao tem como negociar em pe de igualdade ou blefar com as cartas tao desiguais, eh o q eles chamam de leverage, o proprio lugar financeiro das 2 empresas mostra isso onde a MS tem historico de torrar dinheiro por anos pra lucrar so bem la na frente (a MS fazia muito isso la atras e faz menos hoje porque teve problema com o governo americano com isso, inclusive eles criaram o termo embrace extend extinguish E.E.E pra significar isso ai, traduzido seria Adoptar, estender e extinguir, tem ate artigo na wikipedia em portugues pra quem estiver mais curioso https://pt.wikipedia.org/wiki/Adoptar,_estender_e_extinguir), ja a sony n pode torrar tanto dinheiro no playstation pra lucrar daqui a 10 anos por ser uma empresa menor q nao tem essa mesma tatica.
Isso n funciona mt bem quando as empresas sao de tamanho parecido, e a MS perdeu feio no Bing pra Google, no mercado de smartphones pra apple (nokia custou caro e fracassou) e no streaming de video pra amazon q tem o twitch (mixer ja ate acabou) entre outros fracassos, especialmente no mercado consumidor comum muitas vezes, pois ainda estao no topo no mercado empresarial e ate mesmo de contratos bilionarios com o governo americano; eh por isso q muita gente nunca entende quando a MS diz q os verdadeiros competidores sao google e amazon e n sony e nintendo, n eh por questao de ter lugar no mercado de games hoje (porque convenhamos amazon e google n tem a minima ideia de como fazer jogos), mas sim por questao de potencial financeiro mesmo e por terem ja infraestrutura de cloud proprias, eh aquilo de olhar como o mercado de jogos estara daqui a 10 anos e enxergar isso ai, onde a vantagem daquele q da os primeiros passos eh grande e tambem o velho "as regras do jogo estao mudando, eu preciso a qualquer custo ser lider desse novo mercado antes q outros possam se estabelecer, entao eu vou torrar dinheiro agora pra ver os frutos daqui a 10 anos", e pra MS esse futuro tem 3 pilares: assinaturas com renda corrente entrando todo mes (gamepass), streaming (xcloud, azure) e ecosistema/plataforma independente do hardware (tudo q eh xbox explorado em todos os lugares possiveis, incluindo playstation e switch) mas isso so funciona se tudo estiver unificado, ou seria como netflix ter todos os filmes e series no PC mas ficar reduzido a apenas a algumas poucas series e filmes nos ecosistemas da apple e google porque eles teriam algo similar competindo, isso n funciona pro consumidor de massa q vc precisa ganhar, pq isso causa confusao e falta daquela continuidade q voce tem um unico sistema, o mesmo valor por um catalogo reduzido (isso so acontece por fatores regionais e nao de dispositivo no streaming, desde que os direitos sejam acordados com streaming em mente, o q nao eh o caso da MS com o xcloud no momento em beta, pq ainda faltam muitos jogos na plataforma, por ainda estar na infancia o xcloud e esse ser um periodo digamos hibrido), fora q seria como a netflix ter q dividir com a google, apple, MS, sony uma fatia do bolo, 30%, pra cada um dependendo do dispositivo, ai q nada funciona mesmo, pq vc ja fragmentou todos os seus usuarios nesse caso, tendo q ter a plataforma separada em cada dispositivo, sem nenhuma conexao, aqui morre a ideia de ecosistema.
Faz sentido pra voces aqui tbm?
Minha opiniao eh q os jogos da Bethesda vao ser mesmo exclusivos ou multi "on a case by case basis", onde so a MS sabe os criterios de cado caso. Ou seja n seria 100% exclusivo nem sem 100% multi mas alguma coisa no meio por ai, mas n da nem pra dizer q vai ser 50/50, so a MS sabe mesmo junto com os criterios q ela vai usar.
Eu ja venho falando aqui, no reddit e era, q todos esses jogos deveriam ser multi, de minha parte ja fico satisfeito com tudo day 1 no gamepass, mas tbm sei q a MS quer capturar outras audiencias alem de mim q ja estou no gamepass mesmo, por isso esse case by case basis deles ai pra tentar fisgar novos usuarios. Entao quero abrir essa discussao para algo maior q a maneira tradicional de enxergar exclusivos nos console q eh sempre no seu hardware somente (no caso da MS, tradicionalmente somente xbox, com o PC passando a receber jogos como play anyywhere a partir de 2016).
Eu quero pegar o q o @nominedomine postou no segundo paragrafo do topico do Tom Warren do The Verge, q pra mim faz um pouco de sentido pra ilustrar esse topico, mas com ressalvas, link do post: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/tom-warren-the-verge-sugere-que-jogos-da-bethesda-não-serão-exclusivos-de-xbox-foco-da-microsoft-é-aumentar-o-gamepass.571226/post-18726007
O problema de tudo isso ai eh a sony deixar a MS botar o gamepass la no playstation ne? E o Phil vir com a conversa de querer oferecer "the full xbox experience" no playstation como ele falou ai qd pergutaram pra ele sobre jogos em outro consoles, ai ele diz pra sony q libera todos os jogos da bethesda, inclusive os tradicionais do xbox antigos, mas em troca todo mundo no playstation teriam q ter conta da live em paralelo, o gamepass teria q incluir jogos third party mo playstation tbm, quem assinasse gamepass fora do playstation teria teria direito a acessar os jogos no playstation por ser a mesma conta da live e a sony n ganharia um centavo com isso, e as conquistas no playstation pros jogos da MS seriam gamerscore e n trofeis e o crossplay liberado pra todo mundo.
Entenderam como isso nao funciona pra sony e pq ela n deixaria isso rolar? Eh como se a MS tivesse criando seu proprio ecosistema dentro do playstation sem nem precisar vender hardware de xbox, mesma coisa que a epic ta brigando na corte pra burlar a loja ios da apple e ganhar ainda mais dinheiro, a MS ia amar isso mas a sony odiar pq ela perderia os 30% q ganha como platform holder. Fora q se a MS oferecer halo infinite, forza horizon 5, deathooop, ghostwire tokyo, wolfenstein 3 e starfield por 30 bozos por mes no gamepass no playstation day 1 enquanto q gran turismo, horizon forbidden west, god of war, returnal, ratchet and clank (pegando possilvemente os proximo jogos de cada ai) sera q os jogos da sony sao tao melhores assim pra justificar 350 day one (quase 12 vezes mais)? Quem vai pagar isso ai? Ah mas espera deep sale... n eh esse o ponto pq enquanto o cara espera pra comprar barato os da sony, ele joga os da MS por 30 day one e os outros do gamepass, pq 30 por mes qualquer um tem e se acostuma a pagar barato por jogos grandes day 1 mais os outros e nunca mais vai querer pagar 350 nos da sony nem 50% off em deep sale e so compraria jogos mesmo da sony bem barato mesmo e olhe la.
E se a Sony dizer q assim nao rola (porque realmente convenhamos q eh absurdo do ponto de vista da sony aceitar isso) a MS diz so assim q eu aceito, acabaram as conversas, porque nao tem como negociar em pe de igualdade ou blefar com as cartas tao desiguais, eh o q eles chamam de leverage, o proprio lugar financeiro das 2 empresas mostra isso onde a MS tem historico de torrar dinheiro por anos pra lucrar so bem la na frente (a MS fazia muito isso la atras e faz menos hoje porque teve problema com o governo americano com isso, inclusive eles criaram o termo embrace extend extinguish E.E.E pra significar isso ai, traduzido seria Adoptar, estender e extinguir, tem ate artigo na wikipedia em portugues pra quem estiver mais curioso https://pt.wikipedia.org/wiki/Adoptar,_estender_e_extinguir), ja a sony n pode torrar tanto dinheiro no playstation pra lucrar daqui a 10 anos por ser uma empresa menor q nao tem essa mesma tatica.
Isso n funciona mt bem quando as empresas sao de tamanho parecido, e a MS perdeu feio no Bing pra Google, no mercado de smartphones pra apple (nokia custou caro e fracassou) e no streaming de video pra amazon q tem o twitch (mixer ja ate acabou) entre outros fracassos, especialmente no mercado consumidor comum muitas vezes, pois ainda estao no topo no mercado empresarial e ate mesmo de contratos bilionarios com o governo americano; eh por isso q muita gente nunca entende quando a MS diz q os verdadeiros competidores sao google e amazon e n sony e nintendo, n eh por questao de ter lugar no mercado de games hoje (porque convenhamos amazon e google n tem a minima ideia de como fazer jogos), mas sim por questao de potencial financeiro mesmo e por terem ja infraestrutura de cloud proprias, eh aquilo de olhar como o mercado de jogos estara daqui a 10 anos e enxergar isso ai, onde a vantagem daquele q da os primeiros passos eh grande e tambem o velho "as regras do jogo estao mudando, eu preciso a qualquer custo ser lider desse novo mercado antes q outros possam se estabelecer, entao eu vou torrar dinheiro agora pra ver os frutos daqui a 10 anos", e pra MS esse futuro tem 3 pilares: assinaturas com renda corrente entrando todo mes (gamepass), streaming (xcloud, azure) e ecosistema/plataforma independente do hardware (tudo q eh xbox explorado em todos os lugares possiveis, incluindo playstation e switch) mas isso so funciona se tudo estiver unificado, ou seria como netflix ter todos os filmes e series no PC mas ficar reduzido a apenas a algumas poucas series e filmes nos ecosistemas da apple e google porque eles teriam algo similar competindo, isso n funciona pro consumidor de massa q vc precisa ganhar, pq isso causa confusao e falta daquela continuidade q voce tem um unico sistema, o mesmo valor por um catalogo reduzido (isso so acontece por fatores regionais e nao de dispositivo no streaming, desde que os direitos sejam acordados com streaming em mente, o q nao eh o caso da MS com o xcloud no momento em beta, pq ainda faltam muitos jogos na plataforma, por ainda estar na infancia o xcloud e esse ser um periodo digamos hibrido), fora q seria como a netflix ter q dividir com a google, apple, MS, sony uma fatia do bolo, 30%, pra cada um dependendo do dispositivo, ai q nada funciona mesmo, pq vc ja fragmentou todos os seus usuarios nesse caso, tendo q ter a plataforma separada em cada dispositivo, sem nenhuma conexao, aqui morre a ideia de ecosistema.
Faz sentido pra voces aqui tbm?