O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ditos populares - versão revisada [+significados]

diogo.tux

Veterano
Mensagens
1.462
Reações
13
Pontos
134
Bom, como eu recebi isso por e-mail deve ser beeeem [kold] , mas fica aí a dica pra quem nunca tinha visto (se eu não for o único, :lol )

Errado: Esse menino não pára quieto. Parece que tem bicho carpinteiro.
Correto: Esse menino não pára quieto. Parece que tem bicho no corpo inteiro.

Errado: Batatinha quando nasce esparrama pelo chão.
Correto: Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão.

Errado: Cor de burro quando foge.
Correto: Corro de burro quando foge.

Errado: Quem tem boca vai a Roma.
Correto: Quem tem boca vaia Roma.

Errado: Quem não tem cão caça com o gato.
Correto: Quem não tem cão caça como gato.

Errado: Quem tem boca vai a Roma.
Correto: Quem tem boca vaia Roma

Errado: É a cara do pai cuspido e escarrado. (Quando se quer dizer que alguém é muito parecido com o pai)
Correto: É a cara do pai em esculpido em carrara. (Carrara é um local da Itália de onde se extrai belo mármore, que ganhou o seu nome - e hoje é um dos mármores mais nobres)

Errado: Quem não tem cão caça com gato.
Correto: Quem não tem cão caça como gato. (ou seja, sozinho)

Errado: Essa dá mais que chuchú na serra. (moça que possui muitos parceiros...)
Correto: Essa dá mais que chuchú na cerca.


FRASES QUE O POVO DIZ

NAS COXAS.
As primeiras telhas dos telhados nas Casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito.

VOTO DE MINERVA.
Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto
de Minerva é, portanto, o voto decisivo.

CASA DA MÃE JOANA.
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de
Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

CONTO DO VIGÁRIO.
Duas igrejas de Ouro Preto receberam uma imagem de santa como presente. Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um
burro. O negócio era o seguinte: Colocaram o burro entre as duas paróquias e o animalzinho teria que caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burro. Desse modo, conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e malandragem.

FICAR A VER NAVIOS.
Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltava, o povo ficava a ver navios.

NÃO ENTENDO PATAVINAS.
Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.

DOURAR A PÍLULA.
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.

SEM EIRA NEM BEIRA.
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, sem recursos.

O CANTO DO CISNE.
Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém.
 

Mani89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.793
Reações
12.963
Pontos
999



Eu uso esse botão e simplesmente colo o link na janelinha que se abre.
 


unidade_bender

Bam-bam-bam
Mensagens
3.918
Reações
471
Pontos
214
Splasha;2750097 disse:
Vc tem de pegar o link usando o botão direito, pelo menos eu faço isso, copy link location, na barra lah encima fika sempre o link do forum mesmo.


:kongpositivo::kongpositivo::kongpositivo::kongpositivo:

e eu me matando pra descobrir isso.
 

Brunus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.704
Reações
3.415
Pontos
1.289
Versão boba: Uma andorinha só não faz verão!
Versão certa: Uma andorinha só não faz (seu ninho), vocês verão!

essa é a única coisa que lembro com orgulho do segundo grau.
 
Topo Fundo