O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DIY] Como reparar gatilho de Dualsense

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
ATENÇÃO: Console wars e mimimi favor tratar em outro tópico. Este tópico aqui é para suporte a quem preferir reparar o controle.

Há diversos relatos de gatilhos de Dualsense apresentando defeito em que ele subitamente fica mole e super sensível.

Aconteceu com o R2 do meu controle e eu o reparei. Vou publicar aqui como fiz pois é algo simples de fazer e acredito que muitos dos early adopters poderão precisar.

Eu abri o controle pra ver se era possível identificar a causa do problema e percebi que a mola do R2 não estava atuando:

kSvNa.gif


Removi a mola e constatei que a mesma estava quebrada:

kSyjS.jpg


Caso tenha acesso à mola do gatilho dualshock 4 pode utilizá-la para reposição pois é de mesmo formato e tensão:

161433

Como eu não tinha mola sobressalente no dia em que apresentou o defeito, então peguei uma mola de uma caneta retrátil, cortei no tamanho certo e moldei grosseiramente como a original:

kSWiE.jpg


kSB6T.jpg


Recoloquei a mola e funcionou exatamente como a original, com a mesma tensão de antes.

KwTn6J.gif


#chupasony

No meu caso a tensão da mola do R2 ficou idêntica ao do L2 de primeira, mas pode ser que em outros casos pode ficar um pouco mais ou pouco menos rígido. Neste caso é só reajustar a tensão na mola, deixando mais aberta ou mais fechada para igualar à tensão do L2.

Nao é necessario desmontar todo o controle para ter acesso aos gatilhos. Somente a tampa traseira. É bem simples de abrir, mas para não correr risco de danificar ou arranhar o controle, eu preferi seguir este video:



Espero que possa ajudar a mais pessoas aqui. O reparo bem fácil de fazer e acredito que muitos aqui poderão precisar. A Sony cagou no teste de qualidade dessas molas. Ela aparentemente é feito de uma liga metálica muito ruim, é pouco maleável e suscetível a fadiga. Devem ter mudado o fornecedor por conta da pandemia ou algo assim, já que isso não ocorria com os controles anteriores.

Acredito que a Sony já deva ter identificado e corrigido isso facilmente na linha de montagem mas milhões de controles já estão no mercado. Baita bola fora do QC da Sony.

Seja como for o dualsense é incrível. Não deixa de ser o melhor controle já feito. De longe
 
Ultima Edição:

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.901
Reações
32.535
Pontos
1.084


Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Ótimo tópico de ajuda. Isso já aconteceu comigo no Dualshock 4. Só que na época ao invés de usar mola de caneta eu usei a mola que faz aquela capinha metálica de disquetes 3/4 ficar fechada. Aquela mola já vem no formato idêntico à mola do Dualshock. Troquei e nunca mais tive problemas.

O problema hoje em dia é encontrar esses benditos disquetes kkkkk

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.282
Reações
42.735
Pontos
1.294
Bom, meus dois Dual Sense estão perfeitos por enquanto, e espero que continuem assim.

Ótimo tópico de ajuda. Isso já aconteceu comigo no Dualshock 4. Só que na época ao invés de usar mola de caneta eu usei a mola que faz aquela capinha metálica de disquetes 3/4 ficar fechada. Aquela mola já vem no formato idêntico à mola do Dualshock. Troquei e nunca mais tive problemas.

O problema hoje em dia é encontrar esses benditos disquetes kkkkk

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk

O que tive de problema no DS4 (os primeiros fabricados, que ainda tinham os botões pretos e não tinha o feixe de led no touch), era a travinha de plástico lateral do gatilho R2, que quebrava. A substituição era bem simples. Quando saiu aquela versão 2 do DS4, nunca mais tive problemas.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.334
Reações
13.674
Pontos
1.604
Ótimo tópico de ajuda. Isso já aconteceu comigo no Dualshock 4. Só que na época ao invés de usar mola de caneta eu usei a mola que faz aquela capinha metálica de disquetes 3/4 ficar fechada. Aquela mola já vem no formato idêntico à mola do Dualshock. Troquei e nunca mais tive problemas.

O problema hoje em dia é encontrar esses benditos disquetes kkkkk

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk

Isso serve?
Se sim... é 1 real cada mola, então... tá barato!! KKKKKKKKK

Tem mola de PS4, só que o formato das pontas dobradas é invertido (dobrado para fora, pois o de PS5 é dobrado para dentro):

Se bem que escolheria obviamente a de disquete que sai mais barato, já vem com o formato da mola idêntica ao do PS5, já que no caso das de PS4, mesmo comprando, terá trabalho para manusear de inverter as pontas... tenso.
 

Jows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.280
Reações
8.751
Pontos
1.279
Essa mola parece ser a mesma do controle do ps4, do mais novos, então vende no mercado livre pra quem quer deixar mais original.
 
Ultima Edição:

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.786
Pontos
1.499
Deve ter trocado de fábrica coisa alguma. As molas do DS4 são horríveis haha precisei trocar 4 vezes já.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.462
Reações
7.881
Pontos
453
Legal. Lembra a mola dos L/R do Nintendo DS (são bem mais finas e é um terror se perde uma D= ).
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.374
Reações
21.989
Pontos
1.109
Uma coisa é pegar essas molas do mercado livre com a tensão certa, outra é fazer essa mola alternativa achando que é a mesma coisa. Acionem a garantia,não façam gambiarra que vai durar um ano no máximo.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.317
Reações
19.370
Pontos
1.469
Mesmo reparo dos gatilhos do PS3, só que no meu caso eu usei o arame de uns disquetes 3’5.

Bom saber que arsme de caneta tb funciona. Impossível achar disquetes hoje em dia.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.317
Reações
19.370
Pontos
1.469
Uma coisa é pegar essas molas do mercado livre com a tensão certa, outra é fazer essa mola alternativa achando que é a mesma coisa. Acionem a garantia,não façam gambiarra que vai durar um ano no máximo.

Não sei no PS5, mas no meu PS3 duraram e duram mais de 10 anos tranquilamente.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.334
Reações
13.674
Pontos
1.604
Não sei no PS5, mas no meu PS3 duraram e duram mais de 10 anos tranquilamente.

Os 2 controles de PS3 do meu primo já tiveram troca de película condutora, 2 molas de gatilhos, uma peça que segura o R2 (o encaixe quebrou e deixa o R2 meio solto) e um analógico 3D (este último, tive que fazer a parada de soldagem, pq a peça é soldada na placa do controle).
O do meu irmão só teve a troca de película condutora, por enquanto.
 

Jows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.280
Reações
8.751
Pontos
1.279
Agora de manhã tenho uns controles de ps4 pra arrumar e só pra vcs terem uma base de como é a mola dos controles mais novos, acredito q todos os controles q o led do controle vc vê por cima no touchpad a mola é igual:
161129
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.317
Reações
19.370
Pontos
1.469
Os 2 controles de PS3 do meu primo já tiveram troca de película condutora, 2 molas de gatilhos, uma peça que segura o R2 (o encaixe quebrou e deixa o R2 meio solto) e um analógico 3D (este último, tive que fazer a parada de soldagem, pq a peça é soldada na placa do controle).
O do meu irmão só teve a troca de película condutora, por enquanto.

Eu me referi ao reparo que usei. Eu fiz e ele está durando mais de 10 anos.

Mas já que fez esse testemunho, sinceramente, com esses problemas todos eu já tinha jogado o controle no lixo. A ultima vez que tive problema com desgaste de controle foi com os do PS1. Desde o PS2 que meus controles começam e terminam a geração(com exceção dos gatilhos do Dual Shock3 que duraram alguns meses pra quebrar). Com a descrição dos problemas que você deu, se dissesse que o controle é de locadora, eu nem duvidava.
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
Isso me lembra de quando comprei o primeiro controle do xbox one pra jogar no PC, o analógico dava uma "escorregada" quando dava uma girada nele, quando criei coragem pra abrir eu vi que o plástico tava meio frouxo na alavanquinha em baixo dele, atochei um papelzim lá dentro e ficou perfeito, tinha vários videos resolvendo da mesma forma no youtube

a sensação é boa, não é verdade mas eu senti que meu controle estava melhor que original, aposto que o OP tá com essa sensação tbm
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.882
Reações
40.466
Pontos
1.444
Bom saber, o meu a garantia é de outro país , mais rápido eu trocar a mola se precisar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.282
Reações
42.735
Pontos
1.294
Os 2 controles de PS3 do meu primo já tiveram troca de película condutora, 2 molas de gatilhos, uma peça que segura o R2 (o encaixe quebrou e deixa o R2 meio solto) e um analógico 3D (este último, tive que fazer a parada de soldagem, pq a peça é soldada na placa do controle).
O do meu irmão só teve a troca de película condutora, por enquanto.

Caramba, tenho 4 dual shock 3 aqui em casa devido a ter 2 PS3, e a única gambiarra que precisei fazer foi essa aqui :klol

 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Certeza? Pq do dualshock 4 era de 1 ano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Já faz anos, só precisei na época do PS3 e estragou com 6 meses o controle, a Sony no Brasil disse que só o console tinha garantia de uma ano, os acessórios eram de 3 meses.

Era bom alguém afirmar aqui, vou ver se acho nos documentos aqui dos consoles mais novos o que tem.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Não estou achando o da Sony, acho que foi jogado fora, se alguém achar posta aí.

No do Séries X tá assim, 90 dias para acessórios



f570cb520f9fef898c18cb8f379b2130.jpg


Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 
Topo Fundo